Yoga x Pilates: descubra qual é o melhor para você

Com certeza você já ouviu falar de Yoga e Pilates, certo? Contudo, você sabe qual dessas duas práticas é a melhor para você?

Você poderá descobrir isso, durante nosso artigo de hoje. Durante esse artigo, você irá descobrir: O que é o Yoga e o Pilates, quais são os benefícios de cada prática, quais são as principais diferenças entre elas, e qual é a melhor para você.

Desde já, nossa principal recomendação é que você cuide do seu corpo com carinho, e nunca vá além do seu limite em nenhuma das práticas que trabalharemos durante o texto de hoje, principalmente se você for praticar sozinho(a).

Tudo bem então? Tudo o que for melhor para você e sua saúde. Vamos lá então!!!

O que é Yoga?

O Yoga é uma prática Indiana que existe há mais de 3 mil anos, sendo um grande aliado do bem-estar e da saúde humana há milênios.

Um dos lados mais positivos do Yoga, é que ele é dividido em diversas vertentes, como: O Hatha Yoga, Vinyasa Flow Yoga, Ashtanga Yoga, Yoga Dance, entre outros.

Graças a essa grande diversidade, o Yoga oferece diversas práticas físicas diferentes, caminhando desde às práticas com pouca intensidade, como o Hatha Yoga e a Iogaterapia, até as práticas consideradas um pouco mais intensas, como Ashtanga Yoga e o Vinyasa Flow Yoga.

Além disso, cada uma de suas modalidades possuem benefícios para a saúde física e mental de seus praticantes, fortalecendo seu corpo, lhe dando maior flexibilidade e equilíbrio.

Porém, antes de continuarmos a conversar sobre os benefícios do Yoga, você precisa conhecer um pouco sobre sua história.

História do Yoga

O Yoga faz parte de uma cultura milenar, que acompanha a história do mundo há mais de 3 mil anos. De acordo com a mitologia Yogui, foi Shiva quem ensinou o Yoga à humanidade e lhe concedeu essa prática de evolução física e mental.

A história Indiana nos conta, que Shiva (Deus da Destruição) em um gesto de bondade teria ensinado a Parvati (Deusa do amor) o Yoga e todos os seus Asanas (posturas).

O Blog Yoga.pro nos diz que há 6.500 A.C. na Índia, já se poderia distinguir algumas linhas do Yoga, umas das outras.

Contudo, o conhecimento dessa cultura milenar ainda não havia sido sistematizada, sendo essa uma tarefa que Patanjali, um sábio que viveu entre 400-200 A.C., tomou para si.

Durante os últimos 2 mil anos, o Yoga continua vivo e cada uma de suas modalidades continua sendo praticada até hoje.

Algumas das modalidades de Yoga mais famosas no Brasil, são: o Hatha Yoga, o Vinyasa Yoga e o Ashtanga Yoga.

Uma curiosidade incrível da História do Yoga, é que além de suas vertentes clássicas, surgiram novas modalidades através do tempo, como: O Vinyasa flow Yoga, o Yoga Power e o Ashtanga Vinyasa Yoga.

Benefícios do Yoga

Se você ama se exercitar, gosta de relaxar e de encontrar um tempo para si mesmo(a), o Yoga foi feito para você. Porém, se você gosta só de se exercitar, só de relaxar ou se você se preocupa muito mais com encontrar um tempo para você tirar consigo mesmo(a), o Yoga ainda pode ser um lugar de alegria para você.

Alguns dos benefícios gerais que o Yoga traz a seus praticantes, é:

  1. Dá maior flexibilidade e equilíbrio: a prática frequente de Yoga, vai te trazer maior flexibilidade e equilíbrio. Isso se dá, porque diversos de seus Asanas (posturas), trabalham diretamente essas duas áreas;
  2. Fortalece o tônus muscular: através de suas posturas, o Yoga trabalha diversos músculos do corpo, fortalecendo os músculos do abdômen, das pernas, dos braços, entre outros; 
  3. Diminui o estresse: sim, o Yoga é capaz de diminuir o estresse. O Yoga, auxilia na diminuição da produção de cortisol do corpo;
  4. Reduz dor crônica: algumas vertentes de Yoga, são recomendadas por médicos e médicas para auxílio no combate de alguns tipos de dores crônicas;
  5. Auxilia na diminuição de enxaquecas: o Yoga pode ser utilizado como terapia complementar no tratamento de enxaquecas;

Além disso tudo, a prática do Yoga pode ser capaz de: Melhorar a qualidade de seu sono; melhorar sua qualidade respiratória, te ensinando a respirar melhor; diminuir ansiedade; aliviar dores nas costas.

Você pode ter certeza, que a sua prática regular ainda é capaz de trazer outros benefícios a seu corpo e sua mente. Está esperando o que para pegar seu tapete de Yoga, e começar sua prática?

O Yoga é uma prática para vida, e que pode te auxiliar a ser mais saudável e ter uma vida mais equilibrada e feliz.

Se quiser saber um pouco mais sobre o Yoga, acompanhe o vídeo abaixo do Canal Yoga Diária, onde a instrutora e estudiosa do Yoga, Juliana Romera explica um pouco sobre o que é o Yoga e para o que ele se destina.

Agora, que nós já conhecemos um pouco sobre o Yoga, sua história e benefícios, que tal conhecer o Pilates e cada um de seus benefícios?

O que é Pilates?

O Pilates é uma atividade que se torna cada vez mais famosa no Brasil, ganhando a cada dia mais adeptos(as) e conquistando o país de Norte a Sul.

Criada por Joseph Pilates, essa prática é capaz de aumentar a força de seus praticantes, lhes dar maior flexibilidade, melhorar a postura e a saúde em geral de quem pratica.

O método criado por Joseph, utiliza aparelhagens construídas para auxiliar seus praticantes a terem um corpo mais saudável e uma vida cheia de qualidade.

Sendo famoso em todo o mundo, o Pilates ganhou fama pelos seus diversos benefícios e pela possibilidade de ser praticado por crianças, adultos, idosos, atletas de grande performance, pessoas que utilizam o método como auxiliar em tratamento, entre outros.

O que conhecemos hoje como Pilates, foi desenvolvido na década de 1920 e passou a ser conhecido depois que seu criador mudou para Nova York, onde Joseph Pilates abriu um estúdio e começou a utilizar sua técnica.

Sua prática chegou no Brasil durante a década de 1990, pela bailarina profissional Alice Becker Denovaro, que é considerada a primeira brasileira a se certificar em Pilates.

História do Pilates

Joseph Pilates nasceu em 1883 na Alemanha, e de acordo com a maioria das histórias sobre sua vida, ele era um garoto frágil, que sofria de: asma, febre reumática e raquitismo.

Contudo, Joseph cresceu determinado a tratar sua doença através da prática de diferentes esportes. o Blog Espaço Pilates,  diz que Joseph era esquiador, ginasta, mergulhador, boxeador e artista de circo.

E além de um aficionado por esportes, ele começou a estudar Yoga, medicina oriental, fisiologia, entre outros.

Em 1912 ele se muda para a Inglaterra, onde é enviado para um campo de concentração, assim como outros alemães que viviam na Grã-Bretanha durante a Primeira Guerra Mundial.

Logo após a Guerra, Joseph Pilates se muda para Nova York em 1926, na mesma década em que desenvolveu e sistematizou o Pilates. E foi em Nova York que ele abriu seu estúdio e passou a implementar seu método com o auxílio de sua esposa Anna Klara, que era enfermeira.

A partir disso, o Pilates se provou um método de sucesso que é recomendado em todo o mundo.

Com essa história incrível, aposto que você quer conhecer quais são os benefícios desta incrível técnica, certo?

Benefícios do Pilates

O Pilates é uma atividade completamente diferente de qualquer outra atividade física que você tenha praticado em sua vida.

Quando o Pilates se torna um hábito para a vida, ele é capaz de ser uma força transformadora e de saúde para você.

Alguns de seus principais benefícios, são:

  1. Corrige a postura: os exercícios de Pilates são recomendados para quem possui algum problema de postura, pois, eles promovem a reabilitação da coluna e conseguem auxiliar seus praticantes a terem uma postura mais correta;
  2. Tonifica os músculos: seus exercícios são perfeitos para quem deseja praticar uma atividade que seja suave, e que ao mesmo tempo fortalece o corpo;
  3. Aumenta flexibilidade: o Pilates consegue trabalhar com segurança, o alongamento dos músculos e o aumento da amplitude do movimento das articulações;
  4. Aumenta resistência: essa prática é capaz de te dar maior resistência, ao trabalhar músculos de todo o seu corpo, aumentando a dificuldade de seus exercícios gradualmente.

Todos os dias estamos cansados, estressados e ansiosos. O Pilates pode ser uma ótima forma de manter a saúde em dia, de diminuir o estresse e sua ansiedade.

O Pilates é vasto e muito extenso para se explicar em poucos parágrafos de um texto, por isso, se você quiser saber um pouco mais sobre o Pilates, assista o vídeo abaixo do Canal Thiago Arias Personal Studio do Youtube.

O vídeo explica rapidamente o que é o Pilates, como ele funciona, ele fala sobre a utilização de seus aparelhos, e muito mais.

Principais diferenças entre o Yoga e o Pilates

Desde já, se você puder praticar Pilates e Yoga ao mesmo tempo, vá em frente, isso será incrível para a sua saúde.

Porém, se você não pode, antes de realizar a escolha de qual dessas duas práticas é a melhor, você precisa entender quais são as principais diferenças entre elas. Acompanhe  nossa pequena lista a seguir, para descobrir.

O Yoga:

  1. É focado na transformação pessoal de cada um de seus praticantes, pretendendo através de sua prática, trazer autodesenvolvimento e autoconhecimento a quem pratica;
  2. Essa prática existe há mais de 3 mil anos, sendo composto por: Asanas (posturas),  relaxamentos, meditação, pranayamas (exercícios respiratórios) e uma longa filosofia para quem quiser conhecer melhor a prática;
  3. Diferente do Pilates, o Yoga não utiliza aparelhos de auxílio em suas aulas.

O Pilates:

  1. O Pilates é focado na transformação física e na correção do corpo, para uma vida melhor e mais saudável;
  2. Sua prática foi desenvolvida por Joseph Pilates, um homem que cresceu com Asma, febre reumática e raquitismo. Joseph passou sua vida se desenvolvendo em diversos esportes diferentes e estudando sobre medicina oriental, Yoga, entre outras coisas. Durante a década de 1920, ele desenvolve a prática de Pilates e abre seu estúdio em Nova York;
  3. Diferente do Yoga, o Pilates utiliza aparelhos durante seus exercícios;
  4. Dentro do mundo do Pilates, existem exercícios que utilizam aparelhos e exercícios que não utilizam.

Independente de sua escolha, a sua saúde vai te agradecer muito. O importante é se mexer e praticar alguma atividade física, melhorando assim, sua saúde e sua qualidade de vida.

Para quem se destina o Pilates e o Yoga?

Se depois de todo o texto, você ainda estiver confuso(a) e ainda não sabe qual das dois escolher, esse quadro vai tentar te auxiliar a fazer essa escolha.

Nossa dica é: experimente. Se você não praticar ao menos uma aula de Yoga e uma aula de Pilates, não saberá em qual prática você se sente melhor.

Experimentar é importante. Pois, mesmo que pareça que você não vai gostar, participar de uma aula ou até mesmo praticar por vídeo-aulas de sua casa, pode te dar uma sensação completamente diferente da que você pensava sobre o esporte.

Cuidados com o corpo ao praticar atividades físicas

Seja com o Yoga, com corrida, com Pilates ou qualquer outro exercício físico, é importante que você siga cada uma de nossas dicas a seguir, antes de iniciar sua prática.

  1. Se possível consulte um médico antes de fazer qualquer atividade física;
  2. Pegue leve com seu corpo, nunca o force demais durante um exercício. Isso poderá machucar algum de seus músculos, nervos ou outras partes de seu corpo;
  3. Utilize sempre roupas leves e confortáveis;
  4. Se mantenha hidratado(a) e bem alimentado(a);
  5. Mantenha sua alimentação o mais equilibrada possível, sempre;
  6. Aumente suas práticas gradualmente, um passo de cada vez.

Conclusão

Esperamos imensamente que você tenha gostado do nosso artigo de hoje, e que ele tenha te auxiliado de alguma forma.

Se você quiser saber mais sobre Yoga, Pilates, sobre saúde, saúde mental, e conhecer mais sobre grandes nomes do esporte e das práticas trabalhadas no texto de hoje, continue em nosso Blog e acompanhe nossas próximas postagens.

Pratique exercícios físicos, tome água e até a próxima!!!


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