Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

Yoga Nidra: Conheça mais sobre o sono yogui

Você sabe o que é Yoga Nidra? Venha descobrir mais detalhes sobre essa poderosa técninca de relaxamento!


Yoga Nidra, sono yogui ou yoga do sono. Não importa qual termo você prefere ou usa, o fato é que esta modalidade de yoga é extremamente poderosa no sentido de relaxar seus praticantes.

Então se você ainda não ouviu falar sobre ela, ou mesmo já conhece, mas quer entender maiores detalhes, este é o seu lugar.

Caso você venha passando por momentos de estresse e está buscando algo para realocar sua energia para seu bem-estar e relaxamento, este artigo também é para você.

Ao longo deste texto responderemos algumas perguntas que certamente te ajudarão a entender um pouco melhor sobre o interessante yoga nidra.

  • Afinal, o que é o Yoga Nidra?
  • Como funciona o Yoga Nidra na prática?
  • Por que a voz que nos guia é importante?
  • Existem dicas que podem ajudar a praticar o yoga nidra?
  • Dormi durante o Yoga Nidra, e agora?
  • Yoga Nidra é a mesma coisa que meditação guiada?
  • Quais pontos positivos o yoga nidra me oferece?

Interessou? Então segue com a gente para descobrir quais são os mistérios por trás dessa prática!

Afinal, o que é o Yoga Nidra?

Para começar a entender um pouco mais sobre esse tipo de yoga, propomos uma rápida experiência.

Abra a ferramenta de busca de sua escolha e procure pela palavra Yoga Nidra.

Agora observe quais expressões — além do próprio termo yoga nidra — mais aparecem na página. 

Você deve ter percebido que as palavras “sono” e “relaxamento” são bem frequentes nos resultados, certo? Esse detalhe faz completo sentido quando você entende a base e o funcionamento dessa prática.

O yoga nidra é focado no relaxamento profundo — tanto físico, quanto mental e emocional.

E dentro do yoga nidra, este é um estado alcançado quando a pessoa praticante não está nem dormindo nem acordada. É como se fosse uma espécie de espaço entre o sono e o despertar — como se seu corpo dormisse, mas sua mente mantivesse a atividade.

Este é o chamado sono yogui, uma tradução literal do termo sânscrito.

A definição ainda parece um pouco complicada?

Não se preocupe, com a descrição da prática de yoga nidra, você certamente já começará a visualizar como a técnica funciona.

Como funciona o yoga nidra na prática?

É bem mais simples do que você deve estar imaginando.

A prática de yoga nidra geralmente acontece com as pessoas praticantes deitadas. Para quem já tem algum conhecimento sobre asanas, você deve se deitar sobre seu tapete realizando o Savasana: a postura do cadáver.

Para quem não conhece bem esses termos ainda, não precisa se assustar.

A postura do cadáver nada mais é do que se deitar com os braços levemente afastados do corpo, as palmas das mãos viradas para cima, e os pés, também afastados, alinhados ao seu quadril.  

Mas não se engane: essa pose não é apenas se deitar sobre um tapete. Ela exige um importante nível de concentração, o que é extremamente importante para a prática de yoga nidra.

Isso porque, você deverá manter seu corpo parado e a mente focada nas orientações que receberá de sua instrutora ou seu instrutor.

Por que a voz que nos guia é importante?

A voz da orientação no yoga nidra é de grande importância para alcançar o tal espaço entre sono e despertar, que traz a sensação de relaxamento profundo. 

Afinal, imagine a situação: você se deita em savasana e fecha os olhos buscando relaxar.

Além do grupo de muitas pessoas que podem encontrar dificuldade em manter a pose e a concentração no próprio corpo — como serão instruídas —, existem ainda as pessoas que podem acabar dormindo.

Por isso a voz de quem te instrui é tão importante: ela irá te guiar para longe de ambas as possibilidades, e de encontro ao relaxamento proposto.

Você receberá instruções para focar em sua respiração e em partes específicas de seu corpo, por exemplo. Desta forma, você consegue canalizar sua concentração, diminuir o ritmo da sua mente, e, consequentemente, relaxar.

A ideia é que você esteja consciente o suficiente para seguir as instruções, mas em um estado de relaxamento a nível próximo do sono.

No vídeo abaixo, você pode conferir uma sessão guiada pela professora Pri Leite.

Existem dicas que podem ajudar a praticar yoga nidra?

Se você conhece outras modalidades de yoga, já deve saber que sempre há aquelas dicas que nos ajudam durante a prática.

O uso de roupas leves e confortáveis, por exemplo, é um consenso em qualquer tipo de yoga. E não poderia ser diferente no yoga nidra.

Mas outras dicas também são importantes para se atentar antes de começar a praticar.

Priorize locais tranquilos

Como o yoga, no geral, tem uma relação muito próxima com o relaxamento, é comum que te orientem a encontrar um espaço tranquilo para praticar.

Mas no caso do yoga nidra, esse ponto é quase uma exigência.

Afinal, você dificilmente conseguirá avançar na modalidade, dedicando seus momentos de prática em um local de movimento e agitação.

Então, caso você não pratique em estúdios ou academias, o melhor é começar encontrando um espaço confortável, tranquilo e, de preferência, quieto, para seu yoga nidra.

Não tenha medo de usar acessórios

Se você conhece o yoga restaurativo, já sabe que acessórios podem ser de grande ajuda para manter posturas por um tempo prolongado.

E no yoga nidra a intenção é justamente que você passe toda a prática em apenas uma posição. Logicamente, os acessórios podem tornar essa tarefa mais fácil.

Você pode usar blocos, bolsters, almofadas, rolos, e até mesmo mantas.

Vai do que te trouxer conforto para manter o savasana por toda a prática.

Afinal, uma vez confortável, é muito mais fácil encontrar relaxamento. Então se está frio, se aqueça com uma manta. Se você sente necessidade de usar algum acessório próprio do yoga para manter a postura: use.

O importante é estar confortável para conseguir relaxar. Mas mais importante ainda é consultar quem te guia na prática para não posicionar nenhum acessório de forma equivocada.

Estabeleça uma rotina para sua prática

A rotina é outro ponto que pode ajudar na prática e avanço dentro do yoga nidra.

Mantendo uma frequência diária, por exemplo, a tendência é que você garanta mais facilidade para alcançar os objetivos e benefícios dessa modalidade.

Dormi durante o Yoga Nidra, e agora?

Como falamos mais acima, muitas pessoas podem acabar dormindo durante a prática de yoga nidra.

É mais comum do que você pode imaginar, e até bem compreensível, se você considerar que o objetivo da prática é estar justamente entre o sono e o despertar.

Por isso, não se culpe caso você durma durante a prática.

Até porque, é provável que a voz que esteja orientando sua sessão seja responsável por te despertar — mais um motivo que ressalta a importância de quem te guia no yoga nidra.

Caso você não acorde com a voz de quem te guia: também não se preocuope. Com tempo e prática, seu corpo e sua mente se habituarão com as exigências da atividade.

Então, complementando o item anterior, mais uma dica: aceite suas distrações durante a prática de yoga nidra.

Sono e pensamentos exteriores à atividade são normais.

E conforme você torna a prática mais consistente e frequente, esses momentos tendem a fazer cada vez menos parte do seu momento com o yoga nidra.

Yoga Nidra é a mesma coisa que meditação? 

Deitar, fechar os olhos e se deixar orientar pela voz de uma pessoa para alcançar relaxamento.

Essa descrição não soa semelhante à da meditação? E realmente é. Yoga nidra e meditação andam lado a lado, apesar de apresentarem pontos que podem diferenciar ambas as atividades.

É importante lembrar que quando falamos sobre meditação, incluímos um grande número de diferentes práticas.

Existem meditações com entoação de mantras, meditações com foco na respiração, mas é a meditação guiada que principalmente complementa o yoga nidra.

Isso porque o yoga nidra muitas vezes é utilizado como uma atividade pré-meditação.

Graças ao relaxamento proveniente deste tipo de yoga, as pessoas podem ter maior facilidade de manter um ritmo de atividade física e mental menos intenso — o que é imprescindível para alcançar o estado meditativo

Por outro lado, as orientações verbais durante o yoga nidra podem ser consideradas como uma forma de meditação guiada, que compõe a técnica de relaxamento da atividade.

Então o entendimento das duas práticas realmente se confunde. Mas o fato é que: yoga nidra e meditação são complementares.

Algumas características do yoga nidra e da meditação ajudam a distinguir o funcionamento de cada momento das práticas.

Exemplo disso é o fato de que, geralmente, realizamos meditações enquanto estamos sentados.

Normalmente, durante a meditação, estamos realizando o padmasana — aquela conhecida posição de lótus. Já no yoga nidra, como já mencionamos, o asana fixo costuma ser o savasana — ou postura do cadáver.

Existem variações para isso, mas, tradicionalmente, essas são as posições mais utilizadas em cada uma dessas práticas.

O  estado de consciência também pode diferenciar yoga nidra e meditação.

No yoga nidra você é guiado para um lugar entre sono e despertar, que apresentam estados de consciência diferentes do estado meditativo — objetivo e resultado da meditação.

Quais pontos positivos o yoga nidra me oferece?

Bom, chegando até aqui, você já entendeu que o relaxamento é um objetivo e um dos pontos principais do yoga nidra, certo?

Então começamos essa lista por ele. O relaxamento é o primeiro ponto positivo que o yoga nidra pode te oferecer — tanto durante quanto após a prática.

Durante o yoga nidra, é comum que o relaxamento seja tanto que você se sinta mais leve.

A sensação pode ainda se prolongar para além da prática, tornando seu estado mental mais tranquilo para atividades diárias. Com isso, é comum que a pessoa praticante experimente uma vida de menos estresse e até mesmo de maior fluxo de criatividade.

O foco na respiração e em partes específicas do seu corpo — característico do yoga nidra — também afetam nosso dia a dia de forma positiva. Afinal, com isso, você melhora também sua consciência corporal.

Outra melhoria que praticantes de yoga nidra podem experimentar é a do sono.

Como a atividade ajuda a reestruturar nossa mente e nossos pensamentos, os obstáculos para um sono de qualidade podem ser eliminados com o yoga nidra.

Desta forma, a solução para um caso de insônia provocado por ansiedade, por exemplo, pode encontrar auxílio nessa prática de yoga.

Então, alguns dos benefícios que podem ser alcançados com o yoga nidra incluem:

  1. Relaxamento
  2. Diminuição no nível de estresse
  3. Aumento no fluxo criativo
  4. Maior consciência corporal
  5. Melhora na qualidade do sono

Interessante esse tal de sono yogui, certo? E mais do que isso, esta técnica tem o poder de transformar seus praticantes. Caso tenha se interessado por essa modalidade, não deixe de buscar por uma aula teste para experimentar, na prática, o que é o yoga nidra.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.