Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

Yoga, meditação e ciência: quais são os benefícios dessas práticas comprovados cientificamente?

As pesquisas nas áreas de neurociência têm avançado muito nas últimas décadas. Entre os estudos dessa área, existem investigações que buscam demonstrar qual é o benefício físico e mental da meditação e da yoga. Apesar dos benefícios da yoga e meditação já serem bem compreendidos dentro da psicologia oriental, a psicologia do ocidente passou a olhar para essas práticas apenas recentemente.

O primeiro estudo científico sobre a meditação foi publicado na década de 1970 e é intitulado como The Relaxation Response. Nesse estudo, os benefícios da meditação no tratamento e na recuperação cardíaca foram abordados.  A pesquisa demostrou que os pacientes que realizavam a meditação conseguiam manter seu batimento cardíaco, metabolismo e respiração estáveis. Tudo isso contribuiu para a diminuição da ansiedade e estresse dos pacientes.

Segundo o médico cardiologista Sidney Alexander, a meditação pode auxiliar no controle da ansiedade, de reações emocionais intensas, no tratamento da hipertensão, no equilíbrio dos batimentos cardíacos, no alívio da dor, no período de tensão pré-menstrual, menopausa, em quadros de insônia e nas alterações de humor. Além desses benefícios, o pesquisador e professor de medicina Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachussetts, descobriu que a combinação entre meditação e yoga pode diminuir a dependência de analgésicos e reduzir os sintomas de dor crônica, como a enxaqueca.

Pesquisas mais recentes buscam relacionar a prática de yoga com a prevenção ou retardamento da demência e Alzheimer entre idosos. Tanto meditação quanto yoga contribuem para mantermos a mente ativa, assim, podem ser aliados para treinar e aprimorar a cognição mental.  

Se você tem interesse em entender mais sobre a relação entre pesquisas científicas e a meditação e yoga, recomendamos o episódio “Meditação” da série documental “Explicando a Mente” que está disponível na plataforma de streaming da Netflix!

Para ler mais:
Prática de ioga e meditação ajudam a manter mente ativa
Os Benefícios da meditação: melhora na qualidade de vida, no controle do stress e no alcance de metas.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.