Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

Yoga e Aromaterapia: por que aliar as duas práticas?

Imagem: Unsplash

Provavelmente você já ouviu falar do Yoga e da Aromaterapia, certo? Contudo, você sabia que você pode unir as duas práticas e utilizar óleos essenciais para auxiliar em sua prática de Yoga?

Sim, isso é possível e você vai descobrir isso e muito mais durante nosso artigo de hoje. O texto começa com a apresentação do que é Yoga e Aromaterapia, e depois ele mostra algumas opções de como unir as duas práticas para a sua saúde e bem-estar.

O Yoga

O Yoga é uma prática milenar que existe há mais de 2 mil anos. O Yoga é composto por posturas, exercícios respiratórios, relaxamentos, meditação e muito mais.

O significado mais utilizado para a palavra “Yoga”, é união. Essa prática busca trazer a seus praticantes, a sensação de união entre: seu corpo, mente e alma. Alcançando assim, maior consciência do aqui e do agora.

A prática de Yoga perdura a milênios e foi se desenvolvendo com o passar do tempo, se dividindo em diversas modalidades diferentes e se espalhando pelo mundo.

Alguns dos benefícios dessa prática são: aumento da flexibilidade, diminuição da ansiedade e estresse, melhora do foco e o aumento da força do tônus muscular.

Praticar Yoga é uma ótima forma de se começar a ter maior qualidade de vida, e somente com algumas aulas, você já consegue perceber os benefícios do Yoga em sua vida.

Porém ele não é somente uma prática física, o Yoga também pode ser levado como uma filosófica e ética para a vida de seus praticantes.

Um exemplo disso, é a prática dos Yamas e Niyamas que são considerados o código moral e de ética do yoga.

O Yoga, ainda é dividido em diferentes vertentes que surgiram de acordo com sua longa história, como o Hatha Yoga e o Raja Yoga que são considerados vertentes clássicas do Yoga, e as práticas consideradas contemporâneas, como o Vinyasa Flow Yoga e o Yoga Integral.

Modalidades do Yoga

Como você acabou de ver, o Yoga possui modalidades que existem desde sua criação e modalidades que nasceram ao longo de sua história de mais de 2 mil anos.

E para que você tenha um entendimento mais completo sobre esta prática, leia logo a seguir nossa pequena lista, que conta com uma breve descrição de algumas das modalidades do Yoga.

  • Hatha Yoga: essa modalidade busca a saúde perfeita e a libertação através da prática de Asanas (posturas), pranayamas (exercícios respiratórios) e meditação;
  • Karma Yoga: considerada uma vertente clássica do Yoga, o Karma Yoga ensina seus praticantes a movimentarem sua vida, buscar seus objetivos e a andar de acordo com a lei do Karma;
  • Kriya Yoga: outra vertente clássica do Yoga, o Kriya Yoga  tem como objetivo o alcance de maior serenidade e calma de forma natural. Presenciando a melhora física e o crescimento espiritual com a prática de suas técnicas;
  • Ashtanga Yoga: sua prática se separa em diferentes séries fixas de posturas. Sendo considerada uma prática mais “vigorosa”, o Ashtanga trabalha suas séries de forma mais ritmada e em conjunto a exercícios respiratórios;
  • Vinyasa Flow Yoga: essa modalidade busca a conexão do movimento com a respiração. O Vinyasa representa a fluidez entre os movimentos e os estágios de evolução que todo Yogue passa.

Além dessas modalidades, ainda existem: a Yogaterapia, o Bhakti Yoga, o Iyengar Yoga, entre outros.

Considerado um mundo extenso, o Yoga abre espaço para qualquer pessoa se encaixar em sua prática, sejam as pessoas que gostam de práticas consideradas mais “dinâmicas”, ou pessoas que curtem práticas mais “calmas”.

Benefícios do Yoga

O Yoga não é um esporte ou ginástica, porém, ele possui sua prática física e diversos benefícios para o corpo e a mente.

Acompanhe logo abaixo, uma lista com alguns dos benefícios do Yoga para saúde.

  • Diminui o estresse: o Yoga é um ótimo auxiliar no combate ao estresse, conseguindo ajudar na diminuição de hormônios relacionados diretamente ao estresse do dia a dia, como o cortisol, por exemplo;
  • Gerenciamento da ansiedade: através da prática de Yoga, você vai aprender a controlar melhor sua respiração, irá aprender a relaxar e a respirar melhor. Consequentemente, você vai conseguir gerenciar melhor momentos de grande ansiedade;
  • Aumenta flexibilidade e do tônus muscular: dentro da prática de Yoga, existem posturas específicas que trabalham a flexibilidade e posturas que trabalham o equilíbrio e o tônus muscular;
  • Diminui dores nas costas: o Yoga é recomendado em todo o mundo, para auxílio no tratamento de dores nas costas e na lombar. Sendo recomendado, até mesmo no tratamento de algumas dores crônicas;
  • Pode melhorar a qualidade do sono: alguns estudos mostram que incorporar o Yoga em seu dia a dia, pode melhorar a qualidade de seu sono.

Além desses benefícios, o Yoga pode melhorar a saúde do coração, aumentar a qualidade da respiração de seus praticantes e melhorar a qualidade de vida de quem pratica.

Praticar Yoga significa melhorar sua vida, pois, o Yoga ensina a ter uma vida mais calma, ele te ensina a ver o agora, a pensar melhor, a ser mais disciplinado(a) e a levar uma vida mais saudável em geral.

Se quiser saber um pouco mais sobre o Yoga e seus principais aspectos, assista a seguir o vídeo do canal Yoga Diária, onde a instrutora e estudiosa do Yoga Juliana, ensina em poucos minutos o que é o Yoga.

A Aromaterapia

A aromaterapia é uma terapia complementar que busca utilizar óleos essenciais para tratar sintomas, auxiliar em tarefas e melhorar a qualidade de vida de quem os utiliza.

É considerada uma terapia holística, que usa o extrato de plantas e ervas para fabricar os óleos essenciais.

De acordo com o portal Medical News Today, os óleos essenciais são utilizados há quase 6 mil anos pela humanidade para promover seu bem estar.

A utilização de óleos essenciais pode ser feita com a inalação do óleo ou através de seu contato com a pele.

A Aromaterapia também pode ser feita com de produtos, como: difusores, inaladores, cremes e loções para massagem.

Imagem: Unsplash

História da Aromaterapia

Não é possível descobrir onde o uso de óleos essenciais começou, porém, sabe-se que sua prática foi sendo descobertas por diferentes povos através do tempo.

Na Ayurveda, antiga medicina Indiana que existe há mais de 2 mil anos, se utilizavam plantas e seus extratos para tratar pessoas doentes.

Enquanto isso, na China e no Antigo Egito também utilizavam plantas e remédios à base ervas para tratar, equilibrar e melhorar a saúde de pacientes. Remontando a utilização das substâncias de plantas para tratar e cuidar da saúde, há mais de 2.500 anos.

O uso de ervas e de seus extratos foram usados através da história e com o tempo seu uso se tornou o que conhecemos e chamamos hoje de Aromaterapia.

Óleos Essenciais e sua utilização

Depois de aprender o que é aromaterapia e um pouco sobre sua história, que tal conhecer uma lista de tipos diferentes de óleos essenciais e para eles servem?

Confira a lista, logo abaixo:

  • Lavanda: esse óleo essencial é muito utilizado para auxiliar na diminuição de estresse e ansiedade;
  • Alecrim: ótimo para quem tem problemas com foco e possui cansaço mental, pois, o alecrim auxilia a ter maior foco e energia;
  • Jasmim: relaxante perfeito para ser empregado em conjunto a massagem, podendo ser utilizado até mesmo para insônia em alguns casos;
  • Hortelã-pimenta: auxilia na diminuição de fadiga e pode ser utilizado com o intuito de aumentar a concentração e o foco;
  • Laranja: o óleo essencial de Laranja auxilia na melhora do humor e na diminuição do estresse;
  • Camomila: excelente calmante e ótimo para auxiliar na diminuição do nervosismo. Sendo utilizado em alguns casos, para ajudar no combate a insônia;
  • Bergamota: ótimo para diminuir fadiga e auxiliar na diminuição da ansiedade e do estresse.

A aromaterapia pode ser usada de diversas formas diferentes e tem diversos benefícios para a saúde, porém, antes da utilização de óleos essenciais, é recomendado que você consulte um(a) Aromaterapeuta.

A importância de consultar um aromaterapeuta

Os óleos essenciais podem ser usados de diversas formas e existe uma grande variedade desses óleos, que são utilizados com diferentes objetivos.

Imagem: Unsplash

Ao consultar um aromaterapeuta, ele saberá qual é o melhor óleo essencial para você, de acordo com sua necessidade. Potencializando os benefícios da aromaterapia em sua vida.

Obs: sempre verifique a contra-indicação de cada óleo essencial que você for consumir.

Aliando o Yoga e a Aromaterapia

Os benefícios do Yoga e da Aromaterapia são desfrutados pela humanidade há milhares de anos, e a utilização de ambos acompanha a história da humanidade.

Porém, você já pensou em aliar a utilização do Yoga e da Aromaterapia? Sim, utilizar ambas terapias complementares em sua vida, pode ser uma ótima forma de melhorar sua qualidade de vida.

Existem formas, até mesmo de usar a aromaterapia como uma impulsionadora de sua prática de Yoga.

Como por exemplo, fazer uso de um óleo essencial calmante antes de praticar meditação ou antes de praticar Yoga depois de um dia cheio de serviços.

O Blog Made By Coopers, nos dá algumas opções para utilizar o Yoga em conjunto a aromaterapia:

  • Usar óleos essenciais antes de praticar Yin Yoga, prática voltada para melhora do sono, relaxar e ter mais paz interior;
  • fazer uso de óleos essenciais energizantes para praticar Vinyasa Flow Yoga.

Outra forma de melhorar sua experiência com Yoga, é aplicando óleos essenciais para preparar seu ambiente antes de sua prática. Para isso, você pode aplicar o óleo essencial com um difusor elétrico ou um borrifador.

Óleos Essenciais para unir ao Yoga

Agora, você já sabe um pouco sobre alguns benefícios de unir a prática de Yoga e a utilização de óleos essenciais.

A escolha do óleo para melhorar sua prática de Yoga, vai depender de sua intenção para a prática do respectivo dia e de como seu humor, corpo e mente estarão.

Uma ótima ideia, é você conversar com seu(a) Aromaterapeuta sobre a ideia de utilizar o Yoga e a aromaterapia em conjunto.

Alguns óleos que você pode usar para isso, são: hortelã-pimenta, alecrim, lavanda e capim-limão, não sendo esses óleos uma regra para sua utilização.

Uma das melhores formas de preparar seu ambiente para a prática de Yoga, é borrifando seu óleo essencial no ambiente de sua prática. Deixando um ar calmo, energizado e tranquilo para fazer Yoga.

Se você quiser saber mais sobre o que é a Aromaterapia, seus principais aspectos e benefícios. Assista o vídeo a seguir, do canal Hugo Merchan do Youtube.

A importância de cuidar da saúde mental durante tempos difíceis

Cuidar da saúde mental vem se tornando cada dia mais necessário, principalmente depois do início da pandemia de covid-19.

Os níveis de ansiedade e estresse aumentaram desde o início da pandemia e a procura por aulas online de Yoga e meditação também, principalmente durante a quarentena.

Até hoje existem pessoas isoladas e sem ver suas famílias, diversas pessoas estão morrendo todos os dias em conjunto ao estresse de lidar com a covid-19, o isolamento e o estresse do dia a dia.

E por isso, é importante que você se cuide e cuide de sua saúde mental, você é importante e merece estar bem. Fazer Yoga, terapia e utilizar terapias complementares, como a Aromaterapia, é importante para que você consiga gerir seu estresse e ansiedade durante esse momento difícil.

Correr, fazer aulas de dança, exercícios, Pilates, se movimentar e buscar uma melhor qualidade de vida, é essencial para se ter uma vida plena e feliz, e é isso o que desejamos para você. Que você seja pleno(a), tenha uma vida saudável e que você seja inteiramente feliz.

Conclusão

Durante o artigo de hoje, você conheceu sobre o Yoga e como ele funciona em conjunto a Aromaterapia.

Além disso, você conheceu a Aromaterapia e aprendeu um pouco sobre sua longa história na humanidade.

Esperamos ter te auxiliado de alguma forma e que você tenha gostado de nosso texto. Se quiser saber mais sobre o Yoga, vida saudável e quais são as melhores ferramentas de apoio para se utilizar em seus exercícios, continue em nosso Blog.

Você não vai se arrepender!!!

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.