Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

Você Conhece? Wanda dos Santos

Wanda dos Santos nasceu em São Paulo, em 1932. Ativa desde sua infância, ela sempre foi apaixonada por esportes – especialmente o basquete. O atletismo entrou na vida de Wanda dentro do São Paulo Futebol Clube,  treinando com  alemão Dietrich Gerner, o mesmo treinador de Adhemar Ferreira da Silva.

No atletismo, Wanda tem destaque nas modalidades de 80 metros com barreira e no Salto em distância. Em 1949, ela fez sua primeira competição internacional  no Peru. Lá, ela foi campeã em ambas as modalidades. Wanda participou de duas edições das Olimpíadas, em Helsinque em 1952 e também em Roma, em 1960. Durante sua participação na competição em Helsinque, Wanda quebrou o recorde sul-americano do 80m com barreira.

Seu histórico de vitórias no esporte é extenso. Entre elas, estão: bicampeonato mundial dos 80m com barreiras; bicampeonato dos Jogos Ibero-Americanos; medalha de prata nos 80 metros com barreira no Panamericano de 1959 em Chicago;  medalha de bronze nos 80 metros com barreira no Panamericano de 1955 na Cidade do México; medalha de bronze nos 80 metros com barreira no Panamericano de 1963 em São Paulo; medalha de bronze no Salto em distância no Panamericano de 1951 em Buenos Aires.

Wanda foi a segunda mulher negra a disputar uma Olimpíada, a primeira sendo a velocista Melania Luz. Durante as Olimpíadas de Helsinque, ela relata que competidores se recusavam a se aproximar ou cumprimentá-la. Wanda teve que enfrentar as barreiras do racismo e do machismo para cravar seu nome no esporte. Ela é responsável por abrir um caminho no qual inúmeras de mulheres esportistas iriam traçar após ela.

Após encerrar sua carreira como atleta profissional, Wanda se dedicou a outro esporte: o ensino. No documentário “Wanda dos Santos – Sem Barreiras”, ela conta que vive em busca do aprendizado e do ensino. Ela já foi professora de Educação Física e realizou cursos de futebol, vôlei e basquete ao longo de sua jornada. Hoje, Wanda tem 88 anos e ainda é ativa, exercendo sua paixão pelo esporte por meio do ensino e do treinamento.      

Para saber mais:
Documentário: Wanda dos Santos – Sem Barreiras
Associação Brasileira do Atletismo Master – Wanda dos Santos
As Mulheres Negras no Esporte Brasileiro

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.