Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

Você Conhece? Melânia Luz

Crédito: Carlos Bali

Assim como Adhemar Ferreira da Silva e Wanda dos Santos, Melânia Luz é uma importante pioneira do esporte brasileiro! Ela foi a primeira mulher negra brasileira a participar das Olimpíadas.

Melânia nasceu em 1928 na cidade de São Paulo. Aos vinte anos, ela integrou a primeira equipe feminina de atletismo do Brasil e se especializou nas modalidades de 100 e 200 metros rasos de corrida. A atleta fez parte da equipe de atletismo do São Paulo Futebol Clube, sendo um nome de peso na história do clube.

No ano de 1948, Melânia foi a primeira mulher negra a competir nos jogos olímpicos realizados em Londres. Apesar de não ter alcançado o pódio, sua chegada às finais das provas é uma imensa vitória. Seu pioneirismo representa a interseção entre a luta de desigualdade de gênero e do combate ao racismo. Ela não foi apenas a primeira mulher negra a competir nas Olimpíadas como também inaugurou a primeira equipe feminina de atletismo no Brasil. 

A atleta é detentora de um histórico extenso de medalhas e de recordes quebrados. Para citar alguns: prata no campeonato Sul-americano de 200m rasos (1947); ouro no campeonato Sul-americano de 4x100m rasos (1949); prata no campeonato Sul-americano de 200m rasos (1949).  Em 1998, Melânia quebrou o recorde Sul-americano na modalidade de 200m rasos e também do salto em altura. Em 1997, ela quebrou o recorde Sul-americano da modalidade 4x100m rasos.

Ao se aposentar do atletismo profissional, Melânia continuou ativa.Hoje, ela tem 92 anos e sua luta criou um importante espaço para a representatividade de mulheres negras no esporte brasileiro. 

Para ler mais:
Melânia Luz: a primeira mulher negra na história a representar o Brasil em uma Olimpíada
No Dia Internacional da Mulher, o máximo agradecimento à Melânia Luz; saiba quem foi
Dia Internacional contra a Discriminação Racial: brasileiros que venceram o preconceito e fizeram história nas Olimpíadas
SPFpédia – Melânia Luz

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.