Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

Você conhece? Adhemar Ferreira da Silva

O racismo estrutural sob que vivemos e que devemos combater diariamente faz com que muitas histórias de pessoas negras sejam invisibilizadas. Durante os próximos dias, iremos divulgar histórias de algumas dessas pessoas como uma pequena forma de apoiar o movimento Vidas Negras Importam.

Adhemar Ferreira da Silva nasceu em São Paula, em 1927. Vindo de uma família humilde, o pai de Adhelmar trabalhava como ferroviário e sua mãe como cozinheira.

Adhemar é um grande nome entre os atletas olímpicos brasileiros. Ele foi o primeiro bicampeão brasileiro nas Olimpíadas, levando o ouro na modalidade de salto triplo em 1952 e 1956. Além das duas medalhas de ouro, Adhemar também foi recordista mundial: ele quebrou o recorde em salto triplo cinco vezes durante sua carreira.

Em 1952, após sua vitória na Olimpíadas de Helsinque, Adhemar realizou um gesto que eternizou a comemoração da vitória no esporte: a volta olímpica! Sim, ele foi o responsável por criar esse ato que é um símbolo olímpico até os dias atuais.  

Ao encerar sua carreira como esportista, Adhemar focou sua energia na área acadêmica, se formando em Educação Física, Direito e Relações Públicas. Ele também atuou como adido cultural na Embaixada Brasileira da Nigéria (um cargo que funciona como um representante diplomático honorário).

Como se todo esse currículo já não fosse uma vitória, Adhemar também trabalhou como ator. Ele atuou na peça Orfeu da Conceição, escrita por Vinícius de Moraes, e também no filme Orfeu Negro, de 1959. Orfeu Negro foi uma produção francesa e italiana, venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro e também obteve a Palma de Ouro no festival de Cannes.

Um grande herói do esporte e da vida, ele nos deixou em 2001, aos 73 anos. Apesar de ser conhecido por alguns entusiastas do esporte, Ademar e seus feitos ainda são desconhecidos por muitos brasileiros. Sua única filha, Adyel Silva, já relatou que o Comitê Olímpico do Brasil ignora a memória deixada por seu pai.

Para ler mais:
Rede Nacional do Esporte – Adhemar Ferreira da Silva
Adhemar Ferreira da Silva é nosso maior atleta olímpico
Comitê Olímpico do Brasil – Adhemar Ferreira da Silva
Terceiro tempo – Adhemar Ferreira da SIlva
Orfeu Negro e os Quadrinhos
Filha de primeiro bicampeão olímpico do Brasil critica descaso com seu pai

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.