Tudo que você precisa saber sobre meditação guiada

Surgiu o interesse em embarcar em uma jornada de autoconhecimento e relaxamento? Te ajudamos a conhecer mais sobre o universo da meditação guiada!


Uma forma de relaxamento, um exercício de encontro consigo, uma pausa na rotina.

São muitas as definições para a meditação guiada. Mas a prática atua além desses três campos e se torna cada vez mais presente e difundida.

De acordo com o Google Trends — mecanismo de análise de pesquisas do Google —, nos últimos cinco anos, o termo “meditação guiada” tem visto picos de pesquisa apenas na plataforma de busca do Google.

Mas quais são os motivos por trás desse crescente interesse pela prática da meditação guiada?

Para responder a essa pergunta, o blog da Arimo montou este guia informativo e prático, para que você entenda, de fato, o que é a meditação guiada, seus benefícios, seu funcionamento e muito mais.

Neste texto, te guiaremos pelos seguintes tópicos:

  • Definição: o que é a meditação guiada?
  • Os benefícios que a meditação guiada pode proporcionar
  • Plataformas: onde encontrar meditação guiada
  • Dicas para uma meditação guiada de qualidade

Então, o que é meditação guiada?

O termo já é bem intuitivo, autoexplicativo. A meditação guiada propõe que o praticante seja guiado no caminho para alcançar seu estado meditativo.

E isso ocorre por meio das orientações de instrutores ou de pessoas mais experientes na prática.

Mas como isso acontece? Para visualizar melhor, se imagine em um ambiente tranquilo, em uma posição confortável, e uma voz indicando as ações que você deve realizar:

“Inspire profundamente, apenas pelo nariz, e encha seus pulmões de ar. Em seguida, solte todo o ar pela boca”.

A voz pode ser de um instrutor que está ali, presencialmente te guiando por esse processo, ou até mesmo de um áudio gravado, para ser utilizado a qualquer dia e momento.

Mas, independente disso, a voz que te guia é uma ferramenta para te auxiliar. Principalmente se você é um iniciante ou encontra dificuldade para alcançar o silêncio mental proposto pela prática meditativa.

Por isso, a meditação guiada acaba sendo a escolha de muitos iniciantes, agindo especialmente como porta de entrada para estilos de vida mais equilibrados.

Além disso, as pessoas que já não têm facilidade em se concentrar no presente, também podem encontrar na meditação guiada um treino para aprimorar este foco.

E a habilidade pode não só te ajudar em práticas mais avançadas, mas até mesmo refletir na sua vida diária, em atividades que exigem maior concentração.

Mas a meditação guiada, como outros tipos de meditação, vai além de um momento de silêncio e foco. E seus benefícios também são diversos!

Os benefícios que a meditação guiada pode proporcionar

Se você costuma ler os textos aqui do blog, já está ciente dos benefícios que as atividades físicas podem oferecer, em especial o yoga.

E mencionamos o yoga aqui porque é uma prática que, muitas vezes, atua atrelada à meditação, a ponto de muitos confundirem as duas como uma coisa só.

Além disso, mesmo que praticadas separadamente, as duas dividem muitas características, incluindo alguns pontos positivos.

E assim como o yoga, os benefícios proporcionados pela meditação — guiada ou não — podem ser sentidos física, psicológica e mentalmente.

A lista inclui:

  1. Diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão
  2. Redução de estresse
  3. Melhora na respiração
  4. Melhora na qualidade do sono

Por esses motivos também, a prática da meditação guiada pode ser uma ótima opção para quem busca desacelerar a rotina confusa durante a pandemia.

Conforme passamos mais tempo dentro de casa, tendo nossas atividades limitadas de diferentes formas, a meditação guiada se apresenta como uma ferramenta acessível e eficaz.

Onde encontrar meditação guiada?

Apesar de existirem locais que realizam meditação guiada presencial, e muitas vezes em grupo — como pode acontecer durante sessões de yoga —, a prática cresce principalmente nos ambientes virtuais.

E é no online que vamos focar aqui.

Especialmente considerando o fator pandemia, que se prolonga por mais de um ano no Brasil, e exige cada vez mais cuidado com nossas saúdes física e psicológica. 

Neste caso, a meditação guiada se fortalece ainda mais como uma forma de autocuidado. Se você busca apostar na prática, lembre-se que você pode encontrá-la em diversas plataformas.

Atualmente, por exemplo, você  tem acesso a modalidade através de aplicativos desenvolvidos especificamente com esta finalidade e até mesmo em diferentes plataformas de streaming.

Meditação guiada em aplicativos especializados

Existem diversos aplicativos especializados em meditação guiada. E cada um deles apresenta um diferencial, como cronômetro, opções de download, monitoramento de humor, e personalização da prática meditativa.

Esses diferenciais, inclusive, revelam um ponto muito importante desses aplicativos especializados: diferente de outros apps, eles são desenvolvidos com o objetivo de aprimorar a experiência da meditação.

Por isso, permitem práticas diversificadas e adaptáveis a cada pessoa.

Esses aplicativos acabam sendo uma opção frequente para quem já tem alguma intimidade com a meditação guiada.

Mas a nível de aprendizado, também pode ser especialmente interessante para iniciantes na prática. Isso porque, muitas vezes, eles não oferecem apenas as sessões, mas também informações didáticas sobre o assunto.

E não é nada difícil encontrá-los.

Basta uma simples busca dos termos “meditação” e “meditação guiada”, e você já consegue encontrar facilmente algumas aplicações nas lojas de aplicativos.

Vale ressaltar que muitas dessas aplicações funcionam com opções gratuitas e pagas. Desta forma, as sessões mais especializadas e profundas podem estar disponíveis apenas para assinantes.

É importante também ter atenção sobre o idioma usado nesses aplicativos, já que alguns não oferecem serviços em português.

Meditação guiada no Youtube

Por ser uma plataforma gratuita e concentrar grandes números de acesso, o Youtube provavelmente é o local em que há maior diversidade de práticas meditativas guiadas.

Por lá você também encontra sessões específicas para diferentes objetivos, como cura, relaxamento e melhor qualidade de sono.

Mas é importante que você tenha atenção aos áudios que escolherá.

Ou melhor, aos canais que te acompanharão nesta prática.

É sempre bom dar uma olhada na seção “sobre” do canal, onde a pessoa que o administra costuma colocar suas informações profissionais e experiências na área.

Assim você pode priorizar canais com meditações guiadas por pessoas com capacitação adequada, e conhecer mais da trajetória de quem está guiando seu caminho.

Meditação guiada na Netflix

Apesar de ser uma plataforma de streaming conhecida por suas séries e filmes de sucesso mundial, a Netflix conta também com um pedacinho da meditação guiada.

A ‘Headspace – Meditação Guiada’ é uma série de animação com oito episódios, e duração que varia de 18 a 24 minutos.

O interessante dela é que, além das sessões de meditação guiada, os minutos iniciais de cada episódio trazem também explicações sobre a prática meditativa.

Então, o conteúdo não só te introduz à meditação, mas também te explica como a prática age no seu corpo e na sua mente.

Por essa característica quase didática, a série pode ser especialmente benéfica para iniciantes ou pessoas que não possuem amplo conhecimento sobre meditação.

Além disso, por estar disponível na Netflix, você pode fazer download da série em dispositivos móveis e praticar onde e quando desejar.

Headspace – Meditação Guiada na Netflix

Meditação guiada no Spotify

Nem só de músicas é feito o Spotify.

Os podcasts já tomam conta da plataforma e a meditação guiada se faz presente justamente neste formato.

E se pararmos para pensar, nada mais natural que uma plataforma de streaming de áudio atraia um conteúdo essencialmente sonoro, certo?

Além dos podcasts (que não são poucos), você pode encontrar ainda playlists de meditação guiada, que concentram sessões de diversos profissionais e com diferentes finalidades.

Para os podcasts de meditação guiada, o aplicativo oferece opções de interrupção da reprodução automática dos áudios.

Isso pode ajudar principalmente em casos de meditações que antecedem o sono, permitindo que você não interrompa o ciclo de relaxamento para pausar o áudio ou fechar o app.

Você pode escolher que o áudio seja interrompido após 5 minutos de reprodução, 1h desde o início dela ou até ao final de cada episódio;

Os usuários do plano pago do aplicativo, o Spotify Premium, podem ainda fazer download de seus episódios e faixas de meditação guiada.

Playlist de Meditação Guiada no Spotify

Dicas para uma meditação guiada de qualidade

A orientação de um profissional durante as sessões de meditação guiada pode sim te ajudar a encontrar mais equilíbrio.

Mas, no fim das contas, o trabalho essencial é feito por você e sua mente. Não apenas durante a prática, mas antes e depois dela também. E é mais fácil do que você pode imaginar.

Para te mostrar isso, separamos algumas dicas que você deve ter em mente a partir do momento em que decide se dedicar à meditação guiada.

Antes da meditação guiada

1. Encontre um local tranquilo

Escolha um ambiente tranquilo, e onde sejam poucas as chances de interrupções e distrações externas.

Esta pode parecer uma dica óbvia, mas é sempre bom ressaltar a importância de um ambiente que ajude a alcançar o estado meditativo.Principalmente se você já tem dificuldades para se distanciar da agitação de suas rotinas.

2. Opte pelo seu próprio conforto

Assim como é importante praticar em um ambiente tranquilo, também é importante que o local escolhido seja confortável.

Até porque, não se deve esquecer que você passará, pelo menos, alguns minutos na mesma posição.

Então na hora de preparar o ambiente para sua meditação guiada, busque também ferramentas que possam tornar a prática mais confortável.

Vale utilizar almofadas, mantas e até mesmo recorrer à sua própria cama!

E se você é do tipo de pessoa que curte a utilização de aromas para um momento de relaxamento, saiba que: óleos essenciais e incensos também podem ajudar a tornar o ambiente mais aconchegante.

3. Prepare enquanto desacelera

Toda essa preparação do ambiente pode servir também como uma preparação para sua própria mente.

Utilize esse momento para desacelerar. Tente dedicar toda a sua atenção à arrumação do local onde irá praticar.

E assim, quando o ambiente estiver pronto, você também pode estar.

Durante a meditação guiada: seja paciente consigo mesmo

Essa dica vale especialmente para os iniciantes, que podem ter dificuldade neste primeiro momento da meditação. Seja paciente.

É normal que distrações façam parte da prática meditativa. O importante é a forma como você lida com elas. Aceite os pensamentos que te distraem, mas não se perca neles.

A chave para isso é a mudança de foco.

Percebeu a distração? Tudo bem, agora é hora de voltar seu foco para a sua respiração — ou qualquer outro ponto de foco que esteja trabalhando.

Após a meditação guiada: retorno gradual ao seu ritmo

Se após a meditação você precisa voltar ao seu ritmo, ou se dedicar a alguma atividade, é interessante que faça isso aos poucos.

Uma dica é trabalhar novamente na arrumação do local, por exemplo.

Ou mesmo fazer alguns exercícios de alongamento. Desta forma, você trabalha o reativamento da mente e do corpo, ainda focado no seu autocuidado, antes de retornar às atividades.

A meditação guiada no seu dia a dia: invista em uma rotina

Se você tem uma rotina de trabalho e uma rotina de exercício físico, por quê não uma rotina de relaxamento e conexão interior?

Você não precisa fazer uma longa meditação diária, mas manter uma frequência dessa prática pode ser essencial para que você alcance seus benefícios.

Por isso, invista em uma rotina de meditação com os pontos citados acima.

Você pode começar com dez minutos diários ou até mesmo praticar a cada dois dias. E conforme seu corpo e mente se acostumam ao hábito de meditação, você pode evoluir para sessões diárias, mais longas e profundas.

Além disso, você pode até mesmo começar pela meditação guiada e evoluir para uma meditação independente, ao longo dessa evolução. O importante é que você defina e mantenha a sua rotina.

Inspire, expire e… vamos à prática!

Após este guia prático, nada mais natural que tentar uma meditação guiada, certo?

Dê uma chance a esta prática.

Explore as opções de aplicativos, a diversidade de sessões e seus objetivos.

Quem sabe a meditação guiada não é a forma de autocuidado e harmonia que você precisa e ainda não descobriu?


A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Cadastrar

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.