Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

Saiba a importância da união entre yoga e ecologia

Neste dia 5 de junho, comemoramos o dia do meio ambiente. Mas a união entre yoga e ecologia é eficaz e compensadora todos os dias. Saiba o por quê!


Você já parou para refletir sobre a união entre yoga e ecologia? As duas mentalidades podem parecer, inicialmente, parte de dois assuntos completamente diferentes.

São campos de conhecimentos que não apresentam um vínculo tão óbvio, para muitas pessoas. Mas a verdade é que: o cuidado com o meio ambiente é parte inerente dos valores do yoga.

Ainda parece difícil de enxergar essa relação? Então vamos te ajudar a entender melhor.

O yoga, por definição, tem como objetivo equilibrar corpo, mente e espírito.

E, para isso, uma série de valores orientam a prática, incluindo a não-violência, ou seja, aquilo que causa sofrimento ao outro.

Aqui no blog já até falamos sobre um aspecto específico deste valor: a alimentação. Neste caso, abordamos a não-violência com animais, contemplando a relação entre yoga e dietas não-carnívoras — que também impactam de forma positiva o meio ambiente.

Mas existe ainda uma grande diversidade de hábitos ecologicamente amigáveis que podem formar o estilo de vida yogi.

Vale lembrar também, que nem todas as pessoas poderão integrar, logo de primeira, todos esses costumes em suas vidas.

É importante primeiro compreender a importância da união entre yoga e ecologia, para então observar o que é acessível para seu estilo de vida.

Só então você terá conhecimento e domínio suficiente para adequar seu dia a dia àquilo que é melhor para você, como parte deste meio ambiente que tentamos proteger.

Além de uma lição importante para este Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, este é um aprendizado para todos os dias. E a seguir, você encontra os seguintes tópicos:

  • O que preciso saber para praticar a união entre yoga e ecologia?
  • Mudanças de hábitos são bem vindas
  • Produtos ecológicos: quais materiais priorizar?
  • União entre yoga e ecologia é com a Arimo

Confira abaixo!

O que preciso saber para praticar a união entre yoga e ecologia?

Como falado anteriormente, a união entre yoga e ecologia contempla uma gama diversa de aspectos das nossas vidas diárias.

Você pode aderir a uma nova dieta, procurar formas de transportes menos agressivas ao meio ambiente, e priorizar a utilização de produtos recicláveis, por exemplo.

Mas, inicialmente, muitas pessoas podem questionar a relação de todos esses hábitos com o yoga. E aí é imprescindível a compreensão de que o yoga não é apenas a prática, os asanas e pranayamas.

Na verdade, a atividade física é apenas um momento de maior concentração da sua energia para os saberes do yogis. Porque o objetivo do yoga, em si, é que seus conhecimentos formem um estilo de vida harmonioso e saudável.

A partir do momento em que você entende verdadeiramente a amplitude do yoga, verá que não é tão estranho, e que alguns costumes ecológicos têm tudo a ver com a prática.

Mas que costumes são esses?

Mudanças de hábitos são bem vindas

Alimentação consciente

As dietas não-carnívoras, como vegetariana e vegana, podem ser a primeira coisa que vem à nossa mente quando pensamos em alimentação não-violenta.

E de fato, essas são soluções muito interessantes para quem busca priorizar uma alimentação menos agressiva ao meio ambiente.

Mas definitivamente, essas dietas não são as únicas.

Vale ainda diminuir o consumo de carnes e evitar alimentos industrializados. Segundo o especialista Tales Nunes, é importante ainda priorizar alimentos frescos e que você consiga monitorar a origem, consumindo assim alimentos de qualidade e fugindo de agrotóxicos.

Transportes ecologicamente amigáveis

O transporte menos agressivo ao meio ambiente também pode ser praticado de diferentes formas.

Vale investir em uma bicicleta, para percorrer distâncias mais curtas, e  priorizar o transporte público, diminuindo a emissão de poluentes por pessoa.

Ainda nessa lógica, é possível pensar em esquemas de carona, algo que se tornou mais acessível hoje em dia através de aplicativos voltados para a aprimoração da mobilidade urbana.

Consumo consciente

Somando a não-violência ao desapego — outro valor incentivado pelo yoga —, chegamos a outro ítem importante da lista: o consumo consciente.

Isso porque a partir dos dois fatores, você pode entender o que é realmente necessário para você e adquirir itens que não ferem seus valores.

Um exemplo disso é a prática da moda consciente, que incentiva compras em brechós e de origem não-exploratória.

A economia de água e energia também podem e devem ser incluídas no consumo consciente.

Além disso, contam também os materiais utilizados para a fabricação dos seus arredores. É importante priorizar produtos ecologicamente amigáveis, mas nos aprofundaremos nessa questão a partir do próximo tópico.

Produtos ecológicos: quais materiais priorizar?

Você já pensou na procedência da madeira dos móveis na sua casa?

Ou na quantidade de embalagens plásticas não-reutilizáveis que você adquire?

Até mesmo na escolha de seus acessórios de yoga, é possível priorizar materiais que não agridem o meio ambiente.

E se você não tem conhecimento sobre quais materiais são esses, tudo bem. Estamos aqui para ajudar nisso também!

1. Plásticos recicláveis

Presente em basicamente todos os nossos ambientes, os produtos feitos de plásticos não são exatamente ideais, considerando seu prejuízo ambiental.

Mas os plásticos recicláveis podem atenuar os danos.

Segundo a empresa Propeq, entram para essa lista: as garrafas PET, plásticos filmes — presentes em sacolas de supermercado, por exemplo —, e o plástico rígido, que compõe embalagens de produtos de limpeza e potes de alimentos.

2. Bioplásticos

Outra opção para os produtos de plásticos são aqueles que são produzidos a partir do chamado bioplástico.

Este tipo de material pode ser caracterizado de duas maneiras.

A primeira é quando ele é derivado de alguma fonte renovável de matéria-prima, como o milho, a cana de açúcar, e outras fontes de origem vegetal.

A segunda definição do bioplástico diz respeito a sua decomposição: quando a degradação do produto ocorre de forma natural e não afeta negativamente o meio ambiente.

Produtos feitos de plásticos PLA (ácido polilático), PHA (polihidroxialcanoatos), PHB (poli-hidroxibutirato) são o conjunto de ambas as definições de bioplásticos.

Esses materiais têm origem em fontes renováveis, além de serem também biodegradáveis. Então vale ficar de olho nas especificações técnicas dos produtos e priorizar aqueles feitos a partir dos materiais citados acima.

3. TPE (Elastômero termoplástico)

Essa espécie de borracha sintética já até apareceu aqui no blog, isso porque, é o material utilizado para os tapetes de yoga da Arimo, como o Arimo Balance.

O TPE (elastômero termoplástico) combina propriedades de borracha e elástico, é biodegradável, reciclável e livre de toxinas.

4. Cortiça

Este é outro material recorrente no blog da Arimo, por estar presente na composição de diversos dos nossos produtos.

A cortiça aparece em blocos, tapetes, rolos… Mas daremos uma atenção maior a esses produtos específicos a seguir.

Aqui, queremos garantir que você entenda o motivo da cortiça se enquadrar em um material a se priorizar no seu dia a dia.

Para quem conhece a origem da cortiça, pode parecer estranho que ela apareça nesta lista. Isso porque sua matéria-prima é extraída de uma árvore: o Sobreiro.

Mas vale lembrar que o Sobreiro tem forte poder de regeneração. Desta forma, a árvore não morre durante o processo de extração de sua casca. Mas é importante que seja respeitado o tempo ideal entre cada extração.

A produção deste tipo de revestimento também emite taxas reduzidas de CO2, fortalecendo sua qualidade ecologicamente amigável.

União entre yoga e ecologia é com a Arimo

Como falado anteriormente, alguns desses materiais não só são temas recorrentes em nossos textos como também são presenças garantidas em nossos produtos.

A Arimo entende a importância de um compromisso com materiais ecológicos e isso transparece nos produtos da marca.

Dessa forma, a Arimo possibilita também que mais pessoas tenham acesso a uma vida melhor equilibrada com o meio ambiente. E mais: ajuda seus clientes a praticar a união entre yoga e ecologia.

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre os produtos ecológicos da Arimo, vale dar uma conferida na Linha Eco.

Pensando no momento presente, mas também no futuro, esta linha conta com 50 ofertas no site.

Lá você encontra tapetes de cortiça e TPE de variadas cores, blocos, rolo e roda de yoga também de cortiça.

A linha inclui ainda uma variedade de garrafas térmicas.

Isso porque, ao adquirir uma dessas, você pode poupar a utilização de mais de 300 garrafinhas de água a cada ano. Vantagem para você e para o meio ambiente!

Mas as opções de cortiça não são as únicas ecológicas dentro da loja da Arimo.

Lá você também encontra os produtos de TPE. Lembra que falamos dessa borracha sintética mais acima? Este material está presente na linha Arimo Balance Tapete de Yoga TPE.

Nossa evolução reside da união entre yoga e ecologia

Vale lembrar que a união entre yoga e ecologia deve ser um fio condutor não apenas na sua escolha de acessórios para a própria prática de yoga e outras atividades.

A intenção deste texto é ressaltar a importância de ter os valores do yoga em comunhão com o meio ambiente sempre, sendo prioridade dentro do seu consumo — de acordo com suas condições financeiras — e estilo de vida.

Definitivamente é importante viver o momento presente, como propõe o yoga.

Mas mais do que isso, é preciso buscar sempre evoluir e incentivar a evolução daqueles que estão à sua volta.

E o processo evolução de um ser, não deve significar prejuízo do processo alheio. Até porque podemos progredir dentro de um meio ambiente saudável. Então, por que fazer o contrário?

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.