Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

Qual é o melhor tipo de tapete para yoga?

O tapete de yoga pode ajudar a evitar lesões e promover uma prática mais confortável e segura. Conheça os tipos de tapete e seus benefícios!


Acidentes durante atividades físicas são extremamente comuns, e podem resultar em diferentes tipos de lesões. No yoga não é diferente. E, para evitar que você sinta dor durante ou após a prática, um simples, mas importante aliado pode ser de grande ajuda: o tapete de yoga.

Apesar de parecer, à primeira vista, um acessório meramente decorativo, a verdade é que os tapetes entram para a lista de fatores que podem tornar sua prática mais segura e confortável.

De acordo com a instrutora de yoga Nina Tassi, não existe pré-requisito ou acessórios obrigatórios para aderir à filosofia do yoga.

“Por isso, gosto de dizer aos meus alunos que um bom tapete é um investimento que torna a experiência mais agradável e segura,” afirma.

Nina explica ainda que: “no momento da escolha do tapete é muito importante considerar o material e a espessura. Tapetes mais finos, em geral, são mais rígidos, facilitando a estabilidade, mas podem ser desconfortáveis, principalmente para quem está começando. Tapetes mais grossos são mais confortáveis e protegem algumas articulações, como o joelho, em determinadas posições. Mas é mais difícil ter estabilidade em superfícies muito macias.”

O ideal, na busca e na escolha do tapete mais adequado, é que você conheça, além das espessuras, os materiais e suas características.

Por isso, te apresentamos aqui quatro tipos de tapete de yoga: cortiça, TPE, PU + borracha natural e PVC!

Tapete de Cortiça

Se em sua jornada pelo yoga, seu foco inclui — além da conexão entre corpo, mente e espírito — prezar pelo meio ambiente, o tapete de cortiça pode ser uma ótima escolha para você.

Isso porque a matéria-prima utilizada para a criação de revestimentos em cortiça não resulta no abate de árvores.

No caso do Arimo Eco (cortiça+TPE), a matéria-prima é extraída da casca do Sobreiro, e a árvore não morre nesse processo, graças ao seu poder de regeneração.

Além disso, a produção deste tipo de revestimento também emite taxas reduzidas de CO2, o que faz do tapete de cortiça uma interessante opção ecologicamente amigável.

Características do tapete de cortiça

Como já trazemos aqui no blog, o tapete de yoga feito de cortiça traz benefícios não somente ao meio ambiente, mas também para a sua própria prática, aprimorando sua saúde e níveis de segurança e conforto.

Estudos realizados pela Universidade do Porto demonstraram que o material em si tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas, mas sua aplicação no yoga também inclui longa durabilidade e outras vantagens.

1. É confortável e amortece

Com células formadas por componentes microscópicos chamados de almofadas gasosas, a cortiça pode proporcionar conforto na hora de praticar yoga.

E não se trata apenas de conforto, o material tem poder de amortecer choques, diminuindo a pressão sobre pés — e até mesmo mãos, dependendo da postura praticada —, e poupando e oferecendo mais suporte para suas articulações e coluna.

2. É hipoalergênico, antibactérias e antimicróbios

Diferente de outros materiais para tapete de yoga, a cortiça não absorve poeira, e, com isso, acaba auxiliando na proteção contra alergias.

Além disso, as propriedades naturais do material permitem que o tapete não retenha — e ainda elimine — bactérias e germes.

Essas qualidades, permitem também que o tapete de cortiça previna odores.

3. É isolante térmico

A cortiça é um material conhecido por seu potencial como isolante térmico, servindo para a construção até mesmo de foguetes.

Por aí, já podemos entender: se o material tem uma baixa condutividade de calor suficiente para um foguete, imagine para um tapete de yoga?

Aplicado para este fim, a cortiça te permite conforto em todo tipo de prática, incluindo as mais intensas e aquelas realizadas sob altas temperaturas.

Pode ser especialmente interessante para os praticantes de hot yoga — que também podem se beneficiar através do próximo fator.

4. É Antiderrapante

Enquanto alguns tapetes absorvem água e/ou suor, o de cortiça evita essa absorção.

Na verdade, uma vez molhado, o tapete de cortiça libera uma substância chamada suberina, e ela é a responsável por torná-lo antiderrapante.

Essa aderência não apenas te impedirá de cair, como também não deixará que o material cole em seu corpo e te dará uma segurança maior para executar posturas e a troca delas.

Tapete de TPE

O TPE, ou elastômero termoplástico, é um material composto por propriedades da borracha e do elástico, e forma uma espécie de borracha sintética.

Ao lado do tapete de cortiça, o acessório de TPE também apresenta uma opção ecologicamente amigável, considerando sua qualidade biodegradável, reciclável e livre de toxinas.

Mas, além disso, o tapete de TPE apresenta mais benefícios.

Características do tapete de TPE

Os tapetes de Elastômero Termoplástico, ou TPE, apresentam um ótimo custo-benefício por serem versáteis e muito bem aderentes.

Aqui, podemos destacar algumas características interessantes desse material.

1. Absorve suor sem perder a aderência

Diferente dos tapetes de cortiça — e semelhante aos tapetes de PU, que você verá a seguir —, os acessórios feitos de TPE absorvem o suor.

As partículas antiderrapantes deste tipo de tapete impedem que você escorregue, caia ou se lesione durante a prática, mesmo quando suas mãos, pés ou até mesmo o próprio corpo estão suados.

2. Fácil higienização

Apesar do poder de absorção, que impede que bactérias se proliferem, é necessário cuidado para manter seu tapete limpo.

E o tapete de TPE pode facilitar sua vida neste caso, considerando que sua limpeza pode ser garantida da forma mais básica e prática: com água e sabão!

Como já explicamos nesse post sobre cuidados com seu tapete de yoga!

3. Fácil transporte

O tapete de yoga de TPE pode pesar até mesmo 1,5kg a menos que um tapete de borracha natural.

O Arimo Balance, por exemplo, apresenta dimensões de 181x61cm, e espessura de 6mm — considerado leve para este tipo de acessório.

E, por ser mais leve, o tapete de TPE proporciona também uma opção com maior facilidade de transporte.

4. Boa durabilidade com qualidade

Apesar da leveza e de uma espessura baixa, o tapete de TPE não deixa de ser confortável para a prática de yoga.

Sua elasticidade e qualidade amortecedora ficam responsáveis pela maciez e conforto. E essas qualidades não se perdem com o tempo.

O tapete TPE também é conhecido por manter qualidade e durabilidade bem equilibrados.

Tapete de PU + Borracha natural

O Poliuretano (PU) é um material amplamente utilizado para o estofamento de mobiliários, servindo para encher assentos de cadeiras, sofás e até mesmo de colchões.

A espuma de PU traz a maciez e o conforto, que você também pode encontrar em um tapete de yoga.

Ao contrário do tapete de TPE, este conta com borracha natural em sua composição.

Mas este fator não significa prejuízo às florestas e árvores. Assim como os outros dois tipos de tapete já citados, o tapete de PU + Borracha natural também é ecologicamente amigável, por obedecer uma lógica semelhante aos tapetes de cortiça.

As árvores que servem como matéria prima para este acessório também têm poder de regeneração.

Características do tapete de PU + Borracha natural

Assim como o tapete de TPE e cortiça, o tapete de PU também é biodegradável e reciclável.

Mas quais são seus diferenciais em relação aos outros materiais do mercado?

1. Mais versatilidade

O tapete feito de PU e borracha natural permite maior versatilidade para seu uso.

Isso porque, com cada verso do acessório revestido por um dos materiais, o usuário pode se utilizar não só de uma, mas de ambas as superfícies.

Você pode usar frente e verso do tapete sem se preocupar com diferença de aderência e conforto.

2. Máxima aderência

Os tapetes de PU + borracha naturais são ótimos para as práticas mais intensas de Yoga, como a Ashtanga Vinyasa, em que o suor pode surgir como companheiro de sessão.

Esse modelo consegue absorver rapidamente o suor e evitar que você escorregue durante a prática.

3. Limpeza diferenciada

No geral, a limpeza do tapete de PU + Borracha natural pode ser feita facilmente com um pano úmido.

Mas, optando pelo Arimo Balance Lines, pode ser mais aconselhável uma higienização específica: se utilizando de água e detergente neutro, de preferência, transparente.

Ainda, nesse modelo de tapete é muito importante evitar álcool e óleo na hora da limpeza!

4. Material mais pesado

O tapete de PU + Borracha natural pode pesar em torno de 2,5kg, e, por isso, é uma das opções mais pesadas.

Considerando este fator, o transporte pode não ser dos mais fáceis. Mas, caso você não precise percorrer longos trajetos carregando o acessório, esta pode ser uma boa opção.

Quem pratica yoga em casa, por exemplo, pode aproveitar de todos os benefícios deste tapete, sem se preocupar com esta característica.

5. Não recomendado para alérgicos a látex

Como o tapete também é composto por látex, vale lembrar que ele pode não ser a melhor opção para quem é alérgico ao material, podendo gerar reações ao uso.

Tapete de PVC

O tapete de PVC pode ser uma das opções mais buscadas para o yoga, principalmente por seu custo benefício.

Os tapetes de PVC possuem uma boa aderência e são resistentes, podendo ser usados para diversos exercícios.

Mas, diferente dos outros três mencionados, este tapete não é exatamente uma opção ecologicamente correta. Por ser feito de plástico, o tapete causa danos ambientais durante seu processo de decomposição.

Por isso, se você for optar por um tapete de PVC, opte por PVC reciclável e busque realizar o descarte no lugar correto, específico para materiais em PVC.

Menor preço

Geralmente os tapetes de PVC são os mais baratos do mercado, e, por isso, também são tão procurados.

Por essa característica, pode ser uma opção viável para quem busca aderir ao estilo de vida do yoga, mas não tem recursos para adquirir outros tipos de acessórios.

Durabilidade e questão ecológica

Apesar de ter um preço mais barato, os tapetes de PVC possuem uma boa durabilidade, mas podem apresentar um leve esfarelo com o passar dos anos.

Mas tudo vai depender dos cuidados com o tapete, é claro.

Ainda, o material não é recomendado se você busca uma opção menos danosa ao meio ambiente.

Isso porque o PVC quando está em decomposição libera toxinas no ambiente ao seu redor. Por isso, é muito importante realizar o descarte em local apropriado para materiais em PVC.

A toalha de yoga como complemento

O tapete de yoga não é o único adicional que pode otimizar sua prática.

A toalha de yoga, por exemplo, é um complemento muito utilizado pelos praticantes, e suas utilidades e benefícios são muitos.

A começar pelo custo benefício.

1. Tapete provisório

Por também conter propriedades antiderrapantes, e um valor abaixo do praticado para tapetes de yoga, muitas vezes a toalha serve como opção para quem ainda não tem recursos para adquirir um tapete ou trocar o antigo por um novo.

Desta forma, a toalha funciona como um tapete provisório.

2. Complemento ao tapete

Para os que já tem um tapete e buscam maior conforto, a toalha pode promover essa sensação sem comprometer a segurança da prática.

A combinação dos dois acessórios pode ainda aumentar a espessura do tapete, e melhorar a prática em dias mais frios.

4. Absorção de suor

Além dos próprios tapetes apresentarem propriedades que lidam com absorção ou dispersão do suor, a toalha de yoga também ajuda.

O poder de absorção do acessório pode ser especialmente interessante para práticas mais intensas ou mesmo ajudar quem enfrenta problemas como hiperidrose —  transpiração excessiva.

5. Estabilidade para superfícies irregulares

A toalha de yoga pode ser bem vinda também em práticas realizadas em superfícies irregulares, como a areia da praia.

6. Higiene para tapetes compartilhados

Pensando na higiene de tapetes utilizados coletivamente, a toalha também é um acessório interessante para os praticantes, considerando que protege o tapete de sujeiras, bactérias e do próprio suor.

A importância da higiene

A higienização do tapete é muito importante para a durabilidade do produto! Inclusive, já até mostramos no nosso instagram algumas dicas de higiene!

Além da limpeza periódica e do auxílio da toalha de yoga para a manutenção do tapete, é necessário priorizar a higiene em outros aspectos.

A higiene das mãos, por exemplo, é imprescindível para uma prática agradável e segura, segundo a instrutora Nina Tassi.

“Sempre aconselho meus alunos a realizarem suas práticas sem qualquer tipo de produto oleoso nas mãos ou no corpo, para uma prática muito mais precisa e movimentos seguros, evitando deslizes e preservando os materiais com os quais terá contato,” conta.

Este último conselho, inclusive, pode ser interessante para aqueles que pensam em inserir a aromoterapia à prática de yoga.

Muitos profissionais desencorajam a aplicação de óleos essenciais na pele para o momento da prática, priorizando, por exemplo, a utilização dos aromas através de difusores.


Concluindo

Tapetes, toalhas, óleos essenciais, higiene das mãos…

A segurança e o conforto da sua prática de yoga podem incluir diferentes aspectos e complementos. Mas é preciso lembrar também de quem irá te orientar na utilização de tudo isso.

“Um tapete de boa qualidade diminui significativamente as chances de acidentes ou lesões, mas é imprescindível o acompanhamento de um professor devidamente capacitado que entenda o Yoga enquanto estilo de vida, para todos os corpos, todas as histórias, todos os corações que estejam dispostos a buscar a união entre mente, corpo e espírito em seu próprio ritmo — respeitando seus processos e amando seus corpos,” conclui a instrutora Nina Tassi.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.