Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

Qual é o melhor tapete de yoga para você?

Quando pesquisamos sobre tapetes de yoga, nos deparamos com uma variedade de produtos. Tapetes de diferentes materiais, espessuras e comprimento. No meio de tanta informação, pode ser um pouco confuso saber qual tapete seria mais adequado para sua prática. Pensando nisso, esse post busca ilustrar as vantagens e desvantagens dos principais tapetes de yoga (ou de exercícios) disponíveis no mercado brasileiro. Aqui, a ideia não é citar marcas, mas sim, as especificações dos produtos, para que você possa escolher qual tapete se encaixa melhor com sua prática.

Para escolher o tapete de yoga ideal para sua prática, três principais componentes tem que ser levados em consideração: o material, a espessura e o comprimento do produto.

PVC, TPE e borracha natural: quais são as diferenças?

Os tapetes de yoga de PVC normalmente são os tapetes com menores custos. Por ser um material com baixo custo, o PVC não é dos mais resistentes. Os tapetes de PVC são bem leves,  o que torna o transporte deles mais fácil. Contudo, esse material não possuiu uma boa absorção de água e suor, assim, a higienização do tapete é mais difícil.

Outro ponto que vale a pena ressaltar no PVC são as substâncias que formam o material. O PVC pode possuir algumas substâncias tóxicas danosas ao meio ambiente porque dificultam a biodegradação do material. Contudo, os tapetes de PVC não possuem látex em sua composição, o que pode ser levado em conta para quem possui alergia a esse componente.   

Em síntese, os tapetes de PVC são bons para quem está começando a prática de yoga e ainda não quer investir em um tapete melhor estruturado. Ele também é bom para quem quer uma superfície simples para praticar alongamentos. Como os tapetes de PVC possuem uma menor resistência, pode ser que você tenha que trocar o tapete com uma frequência maior do que você desejaria. Mas, claro, isso sempre depende de qual tipo atividade está sendo usada no tapete como os cuidados com o produto são realizados.

Os tapetes feitos de TPE, por sua vez, são produtos mais resistentes e bons para práticas de yoga mais dinâmicas e exercícios aeróbicos. A sigla TPE significa Elastômero Termoplástico e é um tipo de borracha sintética. Diferentemente do PVC, o TPE é um material reciclável e biodegradável.

O material TPE já é um pouco mais resistente do que o PVC. Mas claro, a vida útil do produto dependerá muito de como ele é utilizado. Em relação à higienização e estabilidade, os tapetes de TPE usualmente são mais fáceis para limpar porque possuem uma boa absorção de água e suor. Já a estabilidade do tapete em relação ao chão, eles podem ser antiderrapantes melhores do que os de PVC, por serem derivados da borracha.

Os tapetes de borracha natural, também conhecidos como PU, são a opção mais ecológica. Esses tapetes são mais pesados e duros, o que pode tornar o transporte mais difícil. Eles possuem uma boa tração e uma superfície mais dura que o PVC e o TPE, tornando-o mais durável que os demais. Aqui, a desvantagem é o preço: esse modelo está entre os tapetes mais caros do mercado.

Espessura e comprimento: como saber quais são os ideias?

A espessura ideal do tapete irá depender do tipo de prática que você deseja fazer. As práticas de yoga mais paradas pedem um tapete mais grosso para que você possa ter mais conforto ao praticar as posições (asanas). Já os estilos mais dinâmicos pedem tapetes mais finos para que o equilíbrio não seja prejudicado.

Os tapetes mais finos possuem uma espessura que varia de 3 a 5 mm. Já os mais grossos, podem variar de 7 a 12mm. Se você quer um tapete mais versátil, os que medem entre 5 e 7mm seriam uma boa opção.

Além da espessura, o comprimento do tapete também é uma especificação importante de levar em conta ao buscar um produto perfeito para você! Essa medida vai ser relativa a sua altura, se você for uma pessoa mais alta, é melhor buscar tapetes que tenha um comprimento próximo a sua altura.

O segredo para uma compra sem arrependimento

Tendo em mente todas as vantagens e desvantagens colocadas aqui, fica claro que o melhor tapete para você irá depender de quais são suas necessidades! Entender de cada material e sua espessura permite que você já busque um tapete que cumpra suas expectativas.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.