Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

Yoga emagrece, mito ou verdade?

Não é mito, yoga emagrece. Mas também não estamos falando de uma fórmula mágica ou de resultados fantásticos que podem ser alcançados da noite para o dia. Com a prática, trabalhamos simultaneamente nosso corpo e mente, o que melhora a saúde como um todo e promove bem-estar. Com tudo funcionando bem, é mais fácil emagrecer.

Se você quer perder peso de forma saudável, mantendo corpo e mente em harmonia, então o yoga com certeza é pra você.

Porque yoga emagrece

No Ocidente, muitas vezes há uma certa confusão sobre o yoga.

Enquanto uns veem a prática apenas como uma série de alongamentos e torções, outros acham que se trata só de meditar.

Ambos estão errados.

O yoga tem origem indiana e a proposta é exatamente a integração entre o corpo e a mente, na busca do autoconhecimentp, do equilíbrio e da consciência corporal.

Para isso, reúne a execução de posturas corporais (asanas), exercícios respiratórios (pranayamas) e meditação.

E como o yoga emagrece? Com gasto calórico, melhora do metabolismo, fortalecimento muscular e relaxamento, entre outros benefícios. Com o corpo em equilíbrio, nossa saúde melhora como um todo. E um corpo que desempenha melhor todas as funções, também emagrece com mais facilidade!

Mente sã, corpo são

Inspira… expira! Yoga se pratica meditando.

O corpo se move no ritmo respiração, trazendo nosso foco ao momento presente.

Por alguns instantes podemos deixar de lado as preocupações e problemas e nos concentrar no cuidado com nosso corpo e mente. É uma forma incrível de alívio do stress e da ansiedade!

E a mente tranquila tem relação direta com a saúde do nosso corpo. A sensação de paz e equilíbrio proporcionada pela prática de yoga ajuda a melhorar hábitos alimentares que muitas vezes são causados pela ansiedade.

Quem nunca devorou uma barra de chocolate em segundos depois de um dia estressante? Quando estamos relaxados e equilibrados é mais fácil nos alimentarmos bem, sem ceder à tentação das comidinhas pouco saudáveis nem comendo grandes quantidades de uma vez só.

Além disso, praticar yoga ainda pode ajudar a combater a depressão, que também influencia nossos hábitos alimentares.

À medida que evoluímos na prática, executando cada vez melhor as posturas, nos tornamos mais seguros, autoconfiantes e conscientes de nosso corpo e mente.

É um passo importante para lidar com nossas fragilidades, enfrentar nossos medos e começar um vida mais saudável.

Imunidade fortalecida

É possível que em algum momento da vida você tenha sofrido algum problema de saúde cujo diagnóstico foi “stress”. Ou recebeu de um médico a recomendação “você precisa descansar”.

Isso acontece porque o nosso sistema imunológico é altamente influenciado pelo sistema nervoso e sensível a hormônios ligados ao stress, como o cortisol.

Quando estamos estressados e cansados nosso corpo produz altos níveis desse hormônio. Em situações normais, o cortisol é responsável pela correta resposta do corpo a inflamações, mas quando produzido em grandes quantidades pode levar a um colapso das respostas imunológicas.

Diversos problemas de saúde podem surgir como consequência, inclusive doenças cardíacas e respiratórias.

Estudos que acompanharam praticantes regulares de yoga demonstraram que eles tinham níveis significativamente menores de cortisol que pessoas não praticantes.

Com a diminuição dos níveis desse hormônio, mantemos nosso sistema imunológico em bom funcionamento, perdendo peso e ganhando saúde.

Upgrade no metabolismo

Para manter o bom funcionamento do nosso corpo e emagrecer com saúde é fundamental manter o metabolismo equilibrado.

Para isso, é preciso que o organismo esteja realizando perfeitamente uma série de funções, como a circulação, a digestão e até mesmo o sono. E o yoga pode ajudar muito nessas tarefas!

Sistema circulatório

As posturas de yoga, especialmente as de alongamento, melhoram a circulação sanguínea.

Além disso, o controle da respiração proporcionado pela prática leva ao melhor funcionamento do coração e pulmões, o que também favorece o sistema circulatório.

Células bem irrigadas trabalham de forma mais eficiente, equilibrando o metabolismo e, consequentemente, a perda de peso.

E ainda há benefícios adicionais. As posturas invertidas, em que a cabeça fica abaixo da linha do coração, facilitam o fluxo de retorno do sangue dos membros inferiores para o tronco. Isso diminui o inchaço nas pernas e evita doenças como a trombose.

Saúde intestinal

Você já percebeu que momentos de ansiedade e stress podem causar prisão de ventre? O relaxamento proporcionado pelo yoga afeta positivamente nosso sistema digestivo.

Além disso, as posturas de torção, reversão e uso do abdome ajudam a melhorar o tônus dos órgãos na região, favorecendo a saúde intestinal.

E não para por aí. A diminuição do stress pode ajudar a evitar outras doenças gastrointestinais influenciadas por fatores emocionais, como gastrite e úlcera.

Com o sistema digestivo funcionando bem, o corpo absorve melhor os nutrientes que precisa e elimina o que não é necessário, o que também ajuda a emagrecer.

Eu já disse que yoga emagrece de forma saudável, né?

Boas noites de sono

Quem já esteve cansado e estressado a ponto de não conseguir dormir sabe a importância de uma noite de sono.

Às vezes estamos tão exaustos que não conseguimos relaxar o suficiente para pegar no sono. E aí está outro grande benefício do yoga: nos ensina a relaxar! Com isso, melhoramos nosso sistema nervoso e descansamos mais.

Dormir bem é fundamental para que o corpo consiga recuperar as energias gastas durante o dia e repor as células de defesa.

Isso também é fundamental para o equilíbrio do metabolismo e, como já vimos, para perder peso.

Fortalecimento muscular

Talvez até melhor do que ter um corpo magro é ter um corpo forte e saudável.

E por que não, definido? A prática de yoga emagrece e ainda pode ser uma ótima aliada na construção de músculos. Isso porque diversas posturas são pensadas para aumentar a força e a resistência.

E você sabia que músculos fortes e ativos impactam positivamente no nosso metabolismo? É que o músculo “consome” mais energia pra se manter do que as células de gordura, “queimando” mais calorias.

Por isso quem quer emagrecer também deve investir em fortalecimento muscular.

Xô, dor nas costas!

E os benefícios de ter músculos fortes vão muito além da estética.

Sabe aquela dor nas costas que vira e mexe incomoda? Também pode ser prevenida com yoga. As posturas alinham e trabalham a musculatura yem toda a extensão da coluna, que se torna mais forte e flexível, e menos suscetível a dores crônicas.

Dores nas articulações também podem diminuir com yoga.

Com a musculatura fortalecida, elas ficam mais saudáveis e menos sobrecarregadas. É uma boa pedida pra quem quer aliviar dores articulares, como as causadas pela artrite.

E sabe o que é melhor? Ao contrário de práticas esportivas que aumentam a força mas podem levar ao encurtamento muscular, como a musculação, o yoga fortalece os músculos mantendo e trabalhando a flexibilidade. Isso auxilia no alívio das dores causadas por escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e outras.

E o gasto calórico?

Você deve estar querendo saber quantas calorias conseguirá “queimar” com a prática de yoga.

Calma, que a resposta não é simples. Como já falamos aqui no blog, existem vários tipos de yoga. Umas mais meditativas, outras mais focadas no ritmo acelerado dos movimentos… tem yoga com auxílio da elevação da temperatura ambiente e até acrobática! O gasto calórico vai depender de cada um desses tipos.

Para escolher é interessante levar em conta não apenas o objetivo de emagrecer. Também é preciso pensar sobre a modalidade que cabe melhor no seu estilo de vida e pode trazer mais benefícios para a sua saúde como um todo.

Aqui trazemos alguns tipos de yoga que podem ser boas opções para quem quer perder peso. Mas lembre-se que não são as únicas e que todas elas vão trazer ganhos para sua saúde que, mesmo indiretamente, ajudarão no emagrecimento.

Hatha Yoga

É a modalidade “clássica”. Alia posturas, respiração, contração de órgãos e músculos e outras ferramentas com o objetivo de facilitar os fluxos de energia pelo corpo, purificando-o.

Para isso, o praticante permanece por algum tempo em cada postura, o que também ajuda no fortalecimento muscular. Seu ritmo tranquilo a torna uma prática possível a qualquer pessoa, inclusive iniciantes, idosos e gestantes.

É uma ótima opção para quem busca fortalecer o corpo, relaxar a mente e exercitar concentração e foco.

Iyengar

Outra boa opção para iniciantes ou pessoas com alguma limitação corporal.

É um tipo de yoga altamente técnico. Une yoga tradicional, precisão técnica e perfeito alinhamento do corpo durante a execução dos movimentos. Conta com acessórios que dão mais estabilidade ao praticante, como cintos, blocos, cadeiras e cordas. 

Por isso facilita a prática a todos os tipos de público.

Ashtanga Vinyasa

Dinâmica e intensa, é uma ótima opção para quem quer alto gasto calórico. Mas também exige bastante concentração.

A prática tem sequências fixas que devem ser executadas sem pausa. A respiração guia e conecta os movimentos. Por isso é preciso ter foco para não perder o ritmo.

As séries podem ser bastantes desafiadoras para o corpo e trabalham todos os grupos musculares, proporcionando força, resistência e flexibilidade.

A aula começa com um mantra, passa pelas saudações ao sol (sequência fixa) seguida de séries de outras posturas, e finaliza com relaxamento.

Vinyasa Flow

Tem o dinamismo e intensidade da Ashtanga Yoga, sem posturas fixas. Outra boa opção para alto gasto calórico.

O instrutor pode criar sequências com impulsos específicos: alongamento das costas, fortalecimento do abdome ou das pernas, e assim por diante. Para que a prática flua melhor, o ideal é que o praticamente já conheça as posturas básicas.

Assim, pode não ser o método mais recomendado para iniciantes.

Hot Yoga

A prática é realizada em uma sala com a temperatura elevada a até 42 graus Celsius, que ajuda no relaxamento e flexibilidade muscular. Também conta com sequência fixa de posturas.

O praticante costuma suar muito e por isso é possível parar para beber água sempre que necessário.

Apesar dos benefícios, quem opta por essa modalidade deve estar sempre atento aos sinais de desidratação. Ao menor indício de tontura é preciso parar e só recomeçar quando se sentir completamente restabelecido.

Também é preciso ter cuidado para não exagerar no alongamento durante as posturas e causar lesões. Com o relaxamento da musculatura devido ao calor, é mais fácil “passar do ponto”.

É importante conhecer o próprio limite e não forçar!

Acro Yoga

É uma modalidade de yoga mais recente. Surgiu na América do Norte no começo da década de 1990 e chegou ao Brasil mais de 15 anos depois. Talvez você já tenha visto belas fotos dos seus praticantes em posturas aparentemente impossíveis.

Geralmente executada em duplas, o Acro Yoga alia posturas da yoga clássica a movimentos acrobáticos. Boa opção para trabalhar força, equilíbrio e flexibilidade.

E não se assuste com a aparente dificuldade. Até os mais avançados praticantes começaram no nível iniciante. Tudo é questão de prática!

Em quanto tempo o yoga emagrece?

Como já dissemos antes, não estamos falando de milagre e sentir os benefícios do yoga requer algum tempo de prática.

Se você está cansado e estressado talvez comece sentindo os benefícios do relaxamento em poucos dias. Em poucas semanas já é possível sentir mudanças expressivas no corpo e na mente.

Além disso, quanto mais adaptado você estiver a integrar corpo e mente no exercício, mais consciência irá adquirir, aprendendo exatamente como beneficiar o seu corpo. O resultado é mais saúde, equilíbrio, e, consequentemente, uma perda de peso mais rápida.

Há alguma contraindicação?

Nenhuma! A prática de yoga promove benefícios para todas as idades.

Para iniciar é importante contar com ajuda profissional que possa orientar a boa execução das posturas. Quem tem problemas prévios em músculos e articulações deve informar o instrutor para que a prática seja conduzida de modo a evitar lesões e o obter o máximo benefício possível na recuperação.

Muito além do emagrecimento

Você já percebeu que o yoga emagrece, mas traz muitos benefícios que vão muito além disso, né? E um corpo saudável não necessariamente atende aos padrões de “magreza”.

Por isso, sugiro que você foque no seu equilíbrio e bem-estar e desfrute de tudo o que o yoga pode te dar. Mais otimismo, autoconfiança, concentração e bem-estar!

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.