Hot yoga: o que é e quais são seus benefícios

Yoga em altas temperaturas? Venha conhecer o hot yoga, seus benefícios e o que exatamente define esta prática.


A primeira coisa que vem à mente da maioria de nós, quando pensamos sobre aulas de yoga, é sobre o ambiente tranquilo e reconfortante.

Por isso, o conceito do Hot Yoga pode soar, além de atípico, inesperado e inusitado para quem tem seu primeiro contato com a prática.

Afinal de contas, quem imagina que sentir altas ondas de calor pode fazer parte de uma prática específica de yoga? E não estamos falando sobre o verão, mas sim sobre ambientes propositalmente aquecidos.

A ideia é, no mínimo, diferente, certo?

Hoje, aqui no blog da Arimo, te contaremos um pouco mais sobre essa atividade: o Hot yoga, seus benefícios e o que define esta prática.

Além disso, abordaremos também seu histórico — um aspecto de grande importância para os caminhos trilhados pelo próprio hot yoga e seus praticantes.

Confira abaixo o resumo deste artigo:

  • Afinal, o que é Hot yoga?
  • Qual é a temperatura em uma aula de Hot Yoga?
  • Quais são os objetivos do Hot yoga?
  • Hot yoga x Bikram yoga
  • Hot yoga e seus benefícios: quais são eles?
  • Dicas: o que pode me ajudar em uma aula de Hot yoga?
  • Vestuário: qual é a roupa mais adequada para o Hot yoga?
  • Acessórios úteis em uma aula de Hot yoga

Afinal, o que é Hot yoga?

Em uma tradução literal do inglês, o termo Hot yoga pode ser entendido como “Yoga quente”.

E essa tradução é o suficiente para entendermos o conceito por trás dessa prática. A ideia do Hot Yoga é que seus praticantes realizem a atividade sob altas temperaturas.

Mas não se trata de uma prática sazonal, com foco no calor do verão e ambientes abertos, ao ar livre.

O Hot yoga pode ser realizado em qualquer época do ano. Até porque esta atividade geralmente é feita em ambientes fechados e climatizados especificamente para seu objetivo.

Os ambientes que recebem sessões de Hot Yoga normalmente são climatizados com aquecedores tradicionais.

Mas, além da temperatura, é importante também regular a umidade deste local. E, assim como a temperatura, este fator também varia de acordo com a aula e quem a leciona.

Uma vez que passamos a entender esse basicão, é hora de avançar um pouco nessa conversa.

Afinal, certamente algumas dúvidas podem estar pairando na sua mente. O quão quente é o ambiente de uma aula de Hot Yoga? E por que é preciso praticar sob altas temperaturas?

Temos as respostas para você.

Qual é a temperatura em uma aula de Hot Yoga?

Esta é uma pergunta com respostas diversas. Isso porque existem variações de Hot Yoga — como Power yoga e Baptiste yoga —, e nem todas são realizadas sob uma mesma temperatura.

Além disso, os próprios professores e professoras podem determinar a temperatura adequada para suas aulas.

Mas, no geral, de acordo com o portal Yoga Journal, a climatização nas modalidades de Hot Yoga podem incluir temperaturas entre 29º e 40º.

Algumas fontes podem apontar ainda modalidades que vão um pouco além disso. 

Lembre-se que: é super importante que você saiba a temperatura da aula antes de se jogar nela. Além disso, vale conversar com quem instrui a prática para entender se você realmente pode praticá-la, considerando histórico e condição de saúde.

Quais são os objetivos do Hot Yoga?

De acordo com o portal Yoga Journal, o Hot yoga é trabalhado em altas temperaturas devido a três importantes fatores.

  1. Trabalhar o corpo de uma forma diferenciada
  2. Desintoxicação através da transpiração
  3. Sair da zona de conforto

Hot yoga x Bikram yoga

Muitas pessoas podem achar que Hot yoga e Bikram yoga são as mesmas coisas.

Mas é importante entender que, apesar de suas semelhanças, essas são práticas diferentes — e por diversos motivos. 

Um deles, por exemplo, é o fato de que o Bikram yoga trabalha com 26 asanas fixos, diferente do Hot yoga, que inclui variadas posturas. A umidade no Bikram yoga — sempre em 40% — também difere dos variados níveis de umidade utilizados pelo Hot yoga.

Mas vai muito além dos aspectos técnicos.

E os históricos das práticas também passam por pontos de convergência e divergência.

O yoga em ambientes aquecidos ficou amplamente conhecido no Ocidente a partir dos anos 80, com o Bikram yoga. A atividade leva este nome devido ao guru que fez dela uma forte tendência — especialmente nos EUA. 

Foi Bikram que começou a ampliar o número de instrutores e instrutoras de Bikram yoga, atraindo centenas de pessoas para seus cursos de formação. Mas também foi o guru que, mais tarde, se tornou mundialmente conhecido pelas acusações de abuso sexual contra suas alunas.

Hot yoga x Bikram yoga na Netflix

O caso foi recentemente explorado no documentário da Netflix Bikram: yogi, guru, predador (2019).

Além de trazer relatos de mulheres que sofreram com os abusos de Bikram, o filme mostra o desenvolvimento da modalidade ensinada por ele e seus desdobramentos. 

“Por causa da sua ganância, ego, narcisismo, ele destruiu a comunidade [de Bikram yoga] em vários níveis. E eu, assim como outros estúdios de Bikram, percebemos que tínhamos que evoluir. No final de 2015, eu mudei o nome [do meu estúdio] para Hot Yoga Pasadena.”

O depoimento é de Val Sklar Robinson (ex-aluna de Bikram) para o documentário da Netflix. E seu relato mostra como a prática ensinada por Bikram vai além dele e das atrocidades cometidas por ele — que incluem ainda acusações de discriminação por gênero e racismo.

O yoga de altas temperaturas transformou a vida de diversas pessoas de forma que elas conseguiram separar guru de ensinamentos.

E desde então, o Hot yoga vem se consolidando como uma prática à parte de sua origem.

O Hot yoga vem como uma alternativa àquelas pessoas que realmente se conectaram com a prática de yoga em ambientes aquecidos, mas que se recusam a compactuar com uma modalidade marcada pela figura controversa de um predador sexual.

Para quem se interessa por esse tipo de prática, vale também o aviso: tenham atenção para como o yoga em altas temperaturas é chamado. Afinal, isso pode refletir o posicionamento do estúdio.

Hot yoga e seus benefícios: quais são eles?

Após esse alerta sobre a questão Hot yoga x Bikram yoga, muitas pessoas podem se perguntar o que faz dessa prática tão especial?

Por que pessoas optaram por continuar desenvolvendo modalidades baseadas nos ensinamentos de Bikram?

Para começar, Bikram não inventou a técnica, mas sim sua aplicação. Os asanas ensinados por ele, bem como seus conhecimentos, são anteriores e tem origem na troca com o guru B. C. Ghosh. 

Além disso, o yoga realizado em ambientes aquecidos tem seus próprios benefícios. E esses pontos positivos foram também determinantes para que alguns estúdios decidissem evoluir para além da prática de Bikram yoga.

Ao pesquisar sobre os benefícios das modalidades de Hot yoga, porém, você encontrará muito mais pesquisas referentes à modalidade Bikram.

Isso porque esse é o tipo de yoga de alta temperatura mais popular. E, ainda assim, as comprovações de estudos não são muitas.

Alguns benefícios atribuídos ao Hot yoga são:

  1. Diminuição na rigidez arterial
  2. Ganho de flexibilidade
  3. Ganho de força
  4. Diminuição em sintomas de estresse
  5. Desintoxicação do corpo através da transpiração

A listagem acima conta com benefícios bem comuns a outras modalidades de yoga.

Mas chama atenção o primeiro ponto. De acordo com estudo, foi constatado diminuição na rigidez arterial em um pequeno grupo de jovens adultos que começaram a praticar Hot yoga.

A longo prazo, isso pode ajudar na diminuição de risco de doenças cardiovasculares.

O mesmo estudo averiguou também uma redução significativa no índice de resistência à insulina em adultos mais velhos.

Apesar disso, um aprofundamento nas pesquisas é importante para afirmar que esses são benefícios próprios do Hot yoga.

Dicas: O que pode me ajudar em uma aula de Hot yoga?

Como você já entendeu, o Hot yoga é uma prática bem desafiadora. Imagine passar mais de uma hora sob forte calor e testar os limites do seu corpo nessa condição? 

Por isso, é importante que você tenha em mente algumas dicas para que sua prática não ultrapasse o limite do desconforto que ela propõe.

E, desta forma, evite os riscos que a atividade pode apresentar para a sua saúde.

1) Hidratação é essencial

A desidratação é um dos riscos do Hot yoga.

Então, para começar, tenha sempre uma garrafa de água com você! O aquecimento da sala fará com que você sue bastante, e é essencial que você reponha a água que está perdendo.

Não deixe de se hidratar. Beba água antes, durante e depois da sua prática de Hot yoga. 

2) Respeite seus limites

Essa é uma dica que pode ser especialmente necessária para iniciantes.

Mas independente do nível de prática, é preciso respeitar os seus limites. As condições da prática de Hot yoga podem trazer incômodos pontuais como sensação de tontura e náusea.

Caso sinta estes ou qualquer outro incômodo, não hesite em fazer uma pausa. Pare, sente-se, e se hidrate

3) Busque orientação profissional

Antes de começar no Hot yoga, é importante que você busque orientação profissional.

Primeiramente, uma orientação médica.

Isso porque, algumas condições físicas podem dificultar a prática de yoga sob alta temperatura. E, após a liberação médica, vale conversar também com quem te instruirá na prática.

Desta forma, esta pessoa pode avaliar o que é válido ou não para você dentro de uma rotina de Hot yoga.

Vestuário: qual é a roupa mais adequada para o Hot yoga?

Outra dica mega importante para quem pretende praticar Hot yoga diz respeito ao vestuário. Afinal, algumas roupas podem tornar a aula mais difícil e até menos segura.

Sempre ressaltamos, aqui no blog, a necessidade de uma vestimenta confortável para as aulas de yoga. E isso pode variar de acordo com a própria pessoa, prática e clima. E, esses dois últimos critérios são exatamente o que define uma roupa ideal para a prática de Hot yoga.

A roupa ideal para Hot yoga é essencialmente fresca. A preferência é que você evite peças de algodão 100% e outros tecidos que retém o suor.

Isso porque elas irão pesar sobre o seu corpo e tornar a prática menos confortável. 

Ao invés disso, invista em roupas que permitam que seu corpo respire, como peças de poliéster. Esse tipo de tecido conta com diferentes tecnologias em sua composição, que ajudam a manter seu corpo seco durante a prática.

Entre as peças mais confortáveis para o Hot yoga estão:

  • Leggings
  • Tops esportivos
  • Shorts

Há ainda espaços em que você pode praticar com roupas menores, caso se sinta confortável para isso.

Nesses casos, você pode usar roupas de banho. Mas é interessante que siga o guia acima para escolher qual roupa de banho utilizar.

Além das roupas, vale acrescentar aqui também acessórios para o cabelo, sejam eles faixas para cabelo ou prendedores. Lembre-se que ter os cabelos presos pode diminuir a sensação de calor, além de diminuir possíveis interferências ao realizar determinadas posturas.

Acessórios úteis em uma aula de Hot yoga

Além das roupas, alguns acessórios também podem ajudar a tornar o Hot yoga mais confortável — dentro das possibilidades da prática. E um deles é um companheiro básico para qualquer aula de yoga: o tapete.

É importante que você utilize um tapete de yoga antiderrapante. Afinal, conforme você suar durante a atividade, tudo o que você menos precisa, é escorregar ao realizar uma postura.

Então, ao buscar um tapete, certifique-se de que ele é antiderrapante.

Você encontra essa característica principalmente em tapetes feitos de cortiça, como o nosso Arimo Eco (cortiça+TPE) ou nos tapetes em PU, como os tapetes da linha PRO da Arimo.

Uma toalha também pode te ajudar bastante ao longo da aula. Ela pode ficar em cima de tapetes que não sejam antiderrapantes ou mesmo servir para te secar após a prática.


Este é um guia introdutório de Hot yoga, seus benefícios e principais características.

Vale lembrar que a leitura deste texto não deve ser o único material de consulta antes de começar na prática.

Busque sempre orientação profissional e garanta uma atividade física saudável e segura para você.


A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Cadastrar

Banner App Arimo
Banner Pinterest Arimo
Banner Instagram Arimo

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.