Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

Estilos de yoga: qual é o melhor para você?

A prática de yoga vem se tornando cada vez mais comum no ocidente. Originário da Índia, o termo “yoga” pode servir como um conceito guarda-chuva para englobar diversos grupos de atividades físicas, mentais e espirituais. Entender que a yoga é fruto de uma cultura e filosofia não-ocidental é muito importante para que possamos respeitar a prática da forma que ela foi criada sem estereotipar os povos e religiões que representam essa cultura, como os hindus, budistas e o Jainismo.

Com isso em mente, quando nós buscamos entender um pouco mais da yoga, nos deparamos com diversas ramificações e estilos dessa prática. Por isso, separamos quatro estilos de yoga diferentes para apresentar suas principais características. Como a yoga representa uma ligação íntima entre os exercícios físicos, a consciência mental e a espiritualidade, separamos as práticas das que são mais voltadas para o lado espiritual para aquelas que focam mais na parte física.   

SIVANANDA YOGA

O estilo de yoga Sivananda foca na autodescoberta. Essa prática se baseia na filosofia de Swami Sivananda. Sivananda buscou ensinar seus discípulos os conceitos de servir, amar, doar, purificar e meditar. Para isso, o filósofo defendia um caminho que reconheceria esses valores em cada nível da experiência humana, como o intelecto, o coração, o corpo e a mente. 

Essa técnica foi trazida para o ocidente em 1957, por Swami Vishnu-devananda. Alguns anos mais tarde, ele fundou o Centro Internacional de Yoga Sivananda e sistematizou a Sivananda em cinco princípios básicos: os exercícios (asanas); a respiração (pranayama); relaxamento (Savasana); uma dieta própria (vegetariana); o pensamento positivo (Vedanta); e a meditação (dhyana).

O ritmos das aulas da Sivananda yoga são mais lentos e meditativos. Durante a prática, são realizadas doze posições (asanas) que podem variar de acordo com o aula. Esse estilo é ótimo para quem quer se aprofundar na filosofia e espiritualidade intrínsecos nessa prática.

KEMETIC YOGA

Ainda pouco se fala sobre a Kemetic yoga no Brasil. A Kemetic yoga tem sua ancestralidade no Egito antigo e na cultura negra africana. Esse estilo se baseia na prática de movimentos físicos combinados com o controle da respiração e meditação e foi sistematizada por Asar Hapi na década de 1970.

A Kemetic yoga também enfatiza a associação entre corpo e mente. A movimentação durante a Kemetic yoga é mais lenta e metódica. Nessa prática, o foco está na desaceleração dos movimentos, na paciência e na concentração. Por ser uma prática mais espiritual e meditativa, os benefícios da Kemetic yoga estão na redução do estresse e no aumento da produtividade e criatividade.

Para além de um estilo de yoga, a Kemetic tem uma grande importância como um resgate da cultura africana do antigo Egito. Por isso, a Kemetic Yoga possui em seu cerne o aspecto da conexão com ancestralidade e do resgate da identidade negra. 

ASHTANGA YOGA

A prática da yoga Ashtanga se popularizou bastante nos últimos anos devido ao seu ritmo mais rápido. Na Ashtanga, realizamos uma sequência de posturas que foram criadas por K. Pattabhi Jois.

A sequência realizada durante a prática é baseada em seis séries de asanas. Usualmente, as posições começam das mais fáceis e a dificuldade vai aumentando ao longo da aula. O ritmo mais rápido está entre as mudanças das posições porque não há um breve intervalo para ajustar casa posição. O desafio é sincronizar sua respiração enquanto você muda de posições.

A Ashtanga yoga é ótima para o fortalecimento físico e flexibilidade. Ainda, a sincronização entre a respiração e as posturas contribui para o desenvolvimento de uma consciência corporal e foco mental.

POWER YOGA

A Power Yoga é uma das variações da prática criada nos Estados Unidos, em 1995. Essa modalidade foi idealizada pela professora Beryl Bender Birch e seu objetivo era “ocidentalizar” a Yoga Ashtanga. Segundo a professora, a Yoga Ashtanga era desafiadora demais para algumas pessoas porque elas não compreendiam seu significado. Com essa ideia em mente, Birch criou uma série de poses em que o objetivo era aumentar o fluxo de energia e calor corporal.  

As aulas de power yoga são energéticas e voltadas para o desenvolvimento físico dos praticantes. Essa prática pode ser subdivida em core yoga e hot yoga. Esse estilo é ideal para quem deseja uma prática mais voltada para os exercícios físicos e para a capacidade de concentração.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.