Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

Cortiça e tapetes de yoga: tudo que você precisa saber sobre esse material

Quando pensamos em cortiça, a primeira coisa que vem a mente são as rolhas de garrafas de vinho ou os quadros de decoração e avisos feitos de cortiça. Contudo, devido a sua versatilidade e qualidade, o material pode ser utilizado em diversas formas. Entre elas estão os acessórios para a prática de yoga.

Cortiça e tapetes de yoga: tudo que você precisa saber sobre esse material

A cortiça é um material natural retirado da casca das árvores Sobreiro (Quercus suber). Da mesma família que o Carvalho, o Sobreiro vem sido cultivado há muito tempo devido à extração da cortiça. A retirada dessa casca não prejudica a árvore e nem gera desflorestamento, uma vez que elas precisam continuar vivias para as próximas extrações de suas cascas.

Tesouro português  

O sobreiro precisa de um clima muito particular para conseguir nascer, que seja quente, com poucas chuvas, mas ao mesmo tempo com uma boa umidade do ar. Por isso, poucas regiões do planeta conseguem produzir florestas de cortiça. Entre essas regiões, a península ibérica, o norte da África e algumas regiões da China.

A maior indústria de cortiça do mundo | Amorim |  | Portugal |

A Europa é responsável por cerca de 80% de toda produção mundial de cortiça. O maior exportador de cortiça do mundo é Portugal. Sendo um bem muito importante em sua matriz econômica. Os sobreiros são tão emblemáticos que até viraram um símbolo para o país.   

Sustentável

Quercus preocupada com abate ilegal de sobreiros na Tapada Nacional de Mafra
Plantação de Sobreiros

O material retirado para a fabricação da cortiça é a casca do sobreiro, uma camada externa da árvore formada por células mortas.

Ao contrário do que o senso comum costuma nos dizer, a extração de cortiça não mata os Sobreiros. Para a produção da cortiça, apenas sua casca é retirada. A árvore continua viva e voltará a produzir uma nova casca. Após a extração, a casca do sobreiro leva cerca de 9 anos para crescer novamente e assim, estará pronta para uma nova colheita.

O estilo dessa produção faz a extração da cortiça uma prática voltada a sustentabilidade, além do Sobreiro ser uma árvore com alta absorção de dióxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.

Cortiça e yoga: o que tem a ver?

Devido a sua versatilidade e características únicas, a cortiça passou a ser usada para além das rolhas de vinho! Um grande exemplo disso é sua utilização nos acessórios para a prática de yoga. Algumas características tornam esse material incrível para ser utilizado na fabricação de tapetes de yoga e demais acessórios.

Previne Bactérias

A cortiça possui várias características naturais que a tornam um ótimo material para compor acessórios esportivos, como o tapete de yoga. Uma de suas principais características é a resistência a absorção de água ou líquidos, ou seja, sua baixa permeabilidade. Isso faz com que a cortiça seja um ótimo composto que evita a proliferação de fungos e bactérias em sua superfície.

No tapete para yoga, essa característica deixa a prática higiênica e facilita a limpeza do acessório. Essa propriedade da cortiça também evita que odores se formem em no tapete ao longo do tempo.

Qualidade do Material

Além de ser um componente que facilita a higienização do tapete, a cortiça se torna um componente prático de ser aplicado em acessórios devido a demais características, como seu peso, resistência e tração.

O material é leve, o que faz com que o tapete que possua cortiça tenha um peso prático para ser transportado.

Outra característica incrível da cortiça é sua durabilidade. Com os cuidados certos, o tapete de cortiça possuirá um vida útil maior que os tapetes de materiais menos resistentes. Ainda, o componente é uma ótima opção para práticas mais dinâmicas ou para os dias de verão em que o suor as vezes pode atrapalhar a performance. Isso porque a cortiça é um ótimo material antiderrapante.

Mesmo sendo um material com mais resistência, a cortiça ainda é capaz de trazer o conforto ao tapete. Quando aliada a demais materiais, como o TPE, o amortecimento do tapete traz práticas muito confortáveis.

Devido a essas vantagens naturais da cortiça, sua usabilidade nos tapetes de yoga vem crescendo bastante no mercado de acessórios para yoga. Se tornando mais uma opção legal para considerar incorporar na rotina de práticas!

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.