Como se tornar professor de Yoga?

Você pratica Yoga e sentiu vontade de começar a dar aulas de Yoga? Durante o artigo de hoje, você vai aprender sobre a formação de professor de Yoga, como avaliar se um curso de Yoga é realmente bom e as qualidades que todo bom instrutor de Yoga deve ter.

Começando pela formação de Yoga, indo para como identificar o curso de formação ideal para você e finalizando com as qualidades que todo(a) professor(a) de Yoga deve ter.

Preparados? Vamos lá então.

Formação em Yoga

Realizar uma formação em Yoga, principalmente para se tornar professor(a) de uma de suas modalidades, é um grande passo no caminho do Yoga moderno.

Existem diversos cursos de qualidade dentro deste mercado e encontrar o ideal para você pode ser um desafio.

Por isso, é necessário que você já tenha algum tempo de experiência no Yoga, se você deseja se tornar um(a) instrutor(a) de Yoga.

Antes de iniciar seu curso, é recomendado que você pratique ao menos um ano de Yoga, para que você entenda um pouco mais sobre a prática e saiba a experiência de mudança e melhora na qualidade de vida que a prática oferece.

Seja para iniciar seu caminho como professor(a) ou para se aprofundar dentro da prática de Yoga e conhecer a história e cada aspecto desta maravilhosa tradição, um curso de formação em Yoga será transformador em sua vida

Antes de começar sua formação, você precisa saber que: 

  • o Yoga não é uma profissão regulamentada por lei no Brasil;
  • Os cursos de formação de professores de Yoga no Brasil, que não são feitos em regime de pós-graduação em faculdades, são considerados como cursos livres; 
  • Realizar um curso de formação de Yoga como curso livre ou em regime de pós-graduação, dá praticamente na mesma. Ambos tipos de formação possuem o mesmo nível de qualidade, basta você encontrar o curso certo para você.

Existem diferentes formações de Yoga no Brasil e no Mundo, cada uma focada em uma modalidade de Yoga diferente.

Tipos de Formação

Normalmente, as formações em Yoga duram entre 6 e 12 meses e possuem de 140horas a 200 horas de estudo. Podendo serem encontrados cursos de até 1200 horas tudo irá, depender do Estúdio em que você fará sua formação. 

Normalmente, de 140h a 200h são o tempo mínimo que organizações internacionais de Yoga, como a IYTA(Organização Internacional de Professores de Yoga) exigem que os cursos de Yoga tenham, para que seu curso seja reconhecido por essas organizações.

Esse é um ponto positivo dos cursos de formação de professores de Yoga no Brasil, onde diversos cursos diferentes possuem certificados reconhecidos pelas organizações internacionais de Yoga.

Como você já sabe, o Yoga é uma prática milenar e com o tempo foram se criando novas modalidades de Yoga, como o Hatha Yoga que tem um pouco mais de 500 anos, e o Ashtanga Yoga que foi reformulado entre 200 e 300 D.C.

Além dessas duas modalidades, existem outras vertentes de Yoga.

Isso faz com que esta pluralidade de modalidades seja levada aos cursos de formação de professores também, existindo diferentes cursos de formação para diferentes tipos vertentes do Yoga.

Por isso, é recomendado que você pratique e conheça diferentes vertentes de Yoga durante sua prática, até que você se encontre em uma em que você se encaixe completamente.

Algumas das matérias que você provavelmente vai aprender em seu curso de formação, são:

  • Asanas: Durante essa matéria você vai aprender sobre as posturas, seus benefícios e como realizá-las corretamente;
  • Pranayamas: São exercícios respiratórios que nos preparam para nossa prática, limpam e renovam as energias de nosso corpo e é uma parte importante da prática de Yoga;
  • Introdução ao Vedanta: história da cultura Vedanta, seus principais aspectos e sua influência no Yoga;
  • Mantras: o que são mantras e como reproduzir os mantras;
  • Patanjali e os Yoga Sutras: quem foi Patanjali, o que são os Yoga Sutras e o Ashtanga Yoga;
  • Anatomia do yoga e corpos sutis: quais partes do corpo os diferentes Asanas trabalham, seus benefícios, o que são chakras e o corpo sutil;
  • História do Yoga: origem do Yoga e seu desenvolver ao longo do tempo;
  • Diferentes Modalidades de Yoga: você vai aprender quais são as diferentes modalidades de Yoga, quais são as mais antigas e as que foram surgindo através do tempo.

Existem duas grandes organizações de Yoga no Brasil que podem te auxiliar a encontrar o curso de Yoga ideal para você. 

A primeira é a Associação Internacional de Professores de Yoga (IYTA), eles possuem seu próprio curso de formação em Yoga.

E a segunda é a Aliança do Yoga, que em seu site é possível pesquisar diversos cursos de formação de professores de Yoga por todo o Brasil. 

Você também encontrará cursos em todo o Brasil, só de fazer uma pesquisa rápida no Google. Porém, é importante que você saiba escolher e que se possível, seu curso seja reconhecido por alguma instituição internacional de Yoga.

A importância de se certificar em um curso reconhecido por uma organização internacional de Yoga, é que será possível que você consiga dar aulas de Yoga em outros países com maior facilidade.

Como avaliar se um curso de formação em Yoga é bom ou não

Ao realizar um curso de formação de Yoga, com certeza você vai querer realizar um curso de qualidade e que vai te ensinar tudo aquilo que você precisa saber sobre o Yoga para ser um(a) bom(oa) professor(a), certo?

Por isso, é necessário que você saiba avaliar os cursos de formação em que você está interessado(a).

E para que você faça a melhor escolha possível na hora de escolher seu curso, acompanhe nossa lista a seguir, com algumas dicas de como avaliar se um curso de formação de Yoga é bom ou não.

1. Realize cursos com currículo abrangente

para que você consiga ensinar e transmitir a cultura Yogue de forma clara para seus futuros alunos, é importante que o curso escolhido por você tenha um currículo que te ensine desde Asanas e como realizá-los, até Mantras e filosofia Vedanta;

2. Pesquise na internet sobre o curso

pesquise na internet elogios e críticas sobre os cursos que você está interessado(a) em realizar, e se possível, converse com ex-alunos do curso para saber sobre o curso e como foi a experiência deles;

3. Observe bem o método utilizado no curso

observe bem o método utilizado pelo curso, qual sua tradição e a qualidade de seu futuro professor ou professora;

4. Realize um curso reconhecidopor uma organização internacional de Yoga

isso dará maior confiança a seu curso e você saberá que ele está dentro de um bom padrão de ensino;

5. Seu curso deve ter um bom custo-benefício 

sim, o curso de Yoga que você for realizar deve te oferecer ensinamentos e benefícios equivalentes ao que você for pagar, seja seu curso presencial ou Ead. Compare preços, busque comentários sobre eles na internet e veja qual é o melhor para você;

Antes de realizar seu curso, faça pesquisas sobre ele e o compare com outros cursos que existem dentro desse mercado, fazer um curso de formação de professores de Yoga é um grande investimento de dinheiro e tempo, e por isso ele deve corresponder a altura.

Se você quiser saber mais sobre como escolher um bom curso de formação de professores de Yoga, assista o vídeo a seguir do Canal Fernanda Cunha do Youtube. No vídeo a professora dá algumas dicas de como fazer a melhor escolha para você.

https://www.youtube.com/watch?v=tYj9XTILiIw&t=153s&ab_channel=FernandaCunhaYoga>

As qualidades que todo bom professor de Yoga deve ter

Agora que você já sabe como descobrir se um curso de Yoga é realmente bom ou não, está na hora de você descobrir quais são as qualidades que todos os bons professores e professoras de Yoga devem ter.

Desde já, é importante que você saiba que não precisa seguir ou ser 100% igual as qualidades que listamos logo abaixo, mas que você busque cultivar cada uma delas, se assim você desejar.

1.O Estudo de Yoga Acontece Dentro e Fora do Estúdio

Quem ensina Yoga, deve estudar e praticar Yoga dentro e fora do Estúdio onde se ensina a prática. Isso acontece, porque o Yoga é uma prática de autoconhecimento que envolve grande atenção em si mesmo(a), em suas atitudes e em seus pensamentos.

O Estudo do Yoga deve ser feito dentro de livros, dentro de seu local e aula e dentro de si mesmo(a).

2.Calma, paciência e comprometimento

Essas 3 qualidades são essenciais para que sua aula seja bem-sucedida. Como instrutor(a) de Yoga, é necessário que você tenha comprometimento com a evolução de seus alunos e atenção no desenvolvimento de cada um durante suas aulas.

Explique sempre detalhadamente cada Asana que será feito, os objetivos das sequências que você preparar e cada coisa que você explicar durante suas aulas.

Cultivar calma e paciência é necessário, para que você consiga lidar bem com o tempo de evolução e desenvolvimento de cada pessoa que participar de suas aulas.

3.Buscar sempre aprender mais

Bons(as) professores(as) de Yoga sempre buscam aprender mais e estão abertos ao aprendizado, buscando todos os dias aprender algo novo sobre Yoga, fazendo workshops, lendo livros sobre o assunto ou relacionados a ele, e até mesmo cultivando o aprendizado durante suas aulas.

Quem dá aulas de Yoga deve estar preparado(a) para estar errado(a), porque isso realmente vai acontecer algum dia. Um dia durante alguma de suas aulas você pode errar, e/ou algum(a) de seus alunos ou alunas vai te ensinar algo novo. 

Você não é obrigado(a) a saber de tudo 24h por dia, mas como instrutor(a) de Yoga, você deve sempre se abrir a novos aprendizados

4.Se comunique

Ao dar aulas de Yoga, você deve sempre escutar seus alunos e lhes dar espaço para realizar perguntas antes e depois de suas aulas.

Se comunicar com seus alunos, escutar suas ideias e responder suas dúvidas é essencial para manter seus alunos motivados e engajados em suas aulas.

Mostre aos seus alunos que eles pertencem ao local de aula e que eles podem tirar suas dúvidas sempre que necessário.

5-Seja disciplinado(a) em sua prática

Às vezes quando começamos a dar aulas de Yoga, acabamos ficando sem muito tempo para se dedicar a nossa prática pessoal.

Contudo, é importante realizar sua prática de Asanas sempre que possível.

Separar horários em sua agenda para a sua prática pessoal, é uma ótima ideia, pois, realizar sua prática pessoal de Ásanas e meditação, também é uma forma de estudo e de investimento em suas aulas.

Quando você pratica, você aprende. E quando você aprende mais sobre o que você ensina, você tem mais conteúdos para ensinar.

O que fazer depois que terminar sua formação em Yoga?

Bem, não existe uma resposta rápida, certa ou simples para essa pergunta. Porém, se você desejar dar aulas de Yoga e fazer com que isso se torne sua profissão, você não deve desistir.

No começo pode ser um pouco difícil conseguir uma grande quantidade de estudantes, superar a insegurança de dar aulas e pagar todas as suas contas somente dando aulas de Yoga. Mas é possível conseguir, e para uma destas questões existe uma resposta.

Para superar sua insegurança, a melhor dica é que você dê aulas, nem que seja para seus familiares e amigos no começo.

A melhor forma de superar a segurança de dar aulas, é dando aulas!

Conseguir uma grande quantidade de alunos no começo pode ser um pouco difícil, entretanto, divulgar seu trabalho dentro das redes sociais, criar conta em sites de aula online, e até mesmo criar uma página em alguma mídia social, pode te auxiliar a superar esse obstáculo.

E para que você consiga sobreviver e pagar todas as suas contas com suas aulas de Yoga, leva algum tempo também.

Entretanto, se esse é seu objetivo, se planejar financeiramente e criar um plano para que essa meta seja alcançada, pode te auxiliar.

Algum outro problema ou obstáculo pode aparecer em seu caminho, porém, se você deseja realmente dar aulas de Yoga, não desista porque você vai superar seus obstáculos.

https://www.youtube.com/watch?v=17aatW7bSyw&ab_channel=YogacomLeandroCastelloBranco>

Para terminar nosso artigo, acompanhe o video acima do Canal Yoga com Leandro Castello Branco do Youtube. Onde o instrutor Leandro fala sobre ganhar a vida como Instrutor(a) de Yoga e sobre alguns dos tabus de ganhar a vida dando aulas.

Boas práticas e boas aulas!


A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Cadastrar

Banner App Arimo
Banner Pinterest Arimo
Banner Instagram Arimo

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.