Como escolher o exercício físico ideal para você?

Diante das centenas de atividades físicas, fica até difícil escolher o exercício físico ideal, certo? Mas hoje te ajudaremos nesta árdua tarefa!


Se você já teve um momento, ou ainda vive um período de sedentarismo, com certeza já foi incentivado a buscar uma atividade física para quebrar o hábito. Mas como escolher o exercício físico ideal?

A musculação e as modalidades de ginástica aeróbica — que vão desde a hidroginástica até o step — são algumas das atividades mais populares. Mas nem todas as pessoas se sentem atraídas pelo trabalho exigido por esses exercícios. E não tem nada de errado nisso.

“Eu nunca consegui manter uma constância porque era algo que eu realmente não gostava de fazer,” contou a Devlin Bezus, aqui da equipe da Arimo.

Antes de se encontrar no Muay Thai, incentivada por uma maratona de filmes do Rocky Balboa, ela se aventurou nos treinos mais convencionais repetidas vezes. Mas não era isso que seu corpo e mente buscavam.

Escolher exercício físico também tem a ver com gosto pessoal

Assim como a Devlin fez, é importante descobrir aquilo que dialoga com seu gosto e suas necessidades. 

Quando for escolher o exercício que melhor funciona para você, pode ser interessante considerar aspectos como sua rotina de trabalho, por exemplo.

Mas sua afinidade com a prática pretendida é sempre de grande importância. Desta forma, a hora da atividade física não beneficiará apenas seu corpo, mas também sua mente.

Neste post, vamos dividir com vocês algumas noções técnicas e experiências pessoais sobre exercícios como:

  • Muay Thai
  • Natação
  • Zumba
  • Cross Fit
  • Yoga

E atividades afins que podem te ajudar a escolher o exercício mais apropriado para aderir a uma vida mais ativa!

Muay Thai ou Boxe Tailandês

O Muay Thai, ou Boxe Tailandês, como é conhecido no Brasil, é uma arte marcial que teve origem há mais de 2 mil anos.

Apesar disso, segundo a Confederação Brasileira de Muay Thai, a chegada da modalidade por aqui é atribuída apenas ao fim da década de 70. Desde então, o boxe tailandês vem conquistando adeptos brasileiros.

A atividade consiste em uma luta de contato em pé, e combina a utilização de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, para ataque, e movimentos de bloqueio, para a defesa.

Assim como em outras modalidades de artes marciais, os praticantes de Muay Thai são divididos de acordo com a graduação, que por sua vez, corresponde ao tempo e experiência no esporte.

O grau, sinalizado por uma faixa amarrada ao braço, é distinguido pelas seguintes cores:

  • Branca
  • Branca com vermelho
  • Vermelha
  • Vermelha com azul claro
  • Azul clara
  • Azul clara com azul escuro
  • Azul escura (instrutor)
  • Azul escura com preto (instrutor master)
  • Preta (professor)
  • Kruang preto e branco (mestre)
  • Kruang preto, branco e vermelho (grão mestre)

Mas independente de graus e hierarquia, o Muay Thai pode oferecer uma série de benefícios aos seus praticantes.

A começar pelo alívio de estresse, comum a muitos outros exercícios. Isso porque a movimentação do corpo auxilia na liberação de endorfina, proporcionando sensação de bem estar.

Além disso, outros aspectos que podem te fazer escolher o exercício físico são a melhoria na coordenação motora, adquirida pela combinação de movimentos de ataque e defesa, e o fortalecimento muscular, proveniente do uso da força e movimentos aeróbicos.

Muay thai também é para mulheres

As artes marciais são rodeadas de estereótipos, e o Muay Thai também sofre com isso.

Muitas mulheres podem acabar por não escolher o exercício devido ao medo de se lesionar ou por considerar a tradição majoritariamente masculina no esporte.

Mas Devlin Bezuz, adepta do boxe tailandês, explica:

“Qualquer academia, que leve o esporte a sério, tem o respeito como um dos principais valores da luta. E sempre foi isso que eu senti, tanto dos professores quanto dos colegas. Se você não quiser fazer o sparring, que é a simulação da luta, também não tem problema nenhum.”

Além disso, existem turmas dedicadas exclusivamente ao público feminino, o que pode ser um atrativo para muitas mulheres interessadas no Muay Thai.

“O que eu realmente amo do Muay Thai é estar sempre evoluindo e melhorando nas técnicas.  Isso me ajudou a ter uma melhor consciência corporal e também me ajudou muito com a auto-estima em relação ao meu corpo. E não pela questão estética, mas para aceitar que com o que eu tenho eu já consigo fazer rounds de treinos incríveis. Além do mais, durante as aulas, consigo me desconectar de qualquer problema e focar inteiramente no que estou fazendo naquele momento. O que me ajuda naqueles dias em que estou mais ansiosa,” compartilha Devlin.

Se interessa por artes marciais? Você também pode gostar de: Jiu-jitsu, Taekwondo, Karatê e Judô.

Natação

Enquanto a Devlin se encontrou na luta, seu companheiro e o diretor da Arimo, Rafael Slonik, se apaixonou pela natação.

Ele conta que começou a nadar para combater o sedentarismo, sem mesmo saber que escolher o exercício se tornaria bem mais que isso.

“A natação funciona para mim como uma terapia, tanto para o corpo quanto para a mente. É um momento em que a necessidade da atenção física dos movimentos faz a minha ansiedade ficar de lado. Antes de começar a natação cheguei a experimentar musculação na academia, corrida na rua e a prática de uma luta de autodefesa chamada Krav Maga, mas nenhum deles se encaixou pra mim como a natação,” conta.

Além do foco e concentração relatados por Rafael, o esporte aquático também reúne sua própria lista de benefícios.

A Melhoria no sistema respiratório é um dos principais atrativos para a natação.

E isso se dá principalmente pela umidade do ambiente, que permite a dilatação das vias respiratórias e facilita a entrada e saída do ar.

Se você enfrenta problemas respiratórios como asma ou bronquite, a natação pode ser uma ótima escolha.

Assim como é para pessoas que sofrem com artrose ou fibromialgia. Isso porque a atividade não só fortalece as articulações, como também não causa impacto sobre elas, já que é praticado na água. Desta forma, o exercício pode aliviar essas dores.

Além disso, a natação também age nos seguintes benefícios:

  • Melhoria da circulação sanguínea
  • Controle de peso
  • Redução no risco de diabetes

E apesar de não ter uma longa lista de contraindicações, é importante lembrar que você deve evitar a natação em caso de doenças como:

  • Rinites, sinusites, faringites e conjuntivite
  • Osteoporose

Se você se interessa por exercícios aquáticos, confira também: hidroginástica, pólo aquático, e até mesmo uma versão da próxima atividade desta lista: a aqua zumba.

Zumba

Uma das modalidades queridinhas atualmente é a Zumba.

A ideia de realizar treinos cardiovasculares enquanto dança — uma atividade frequentemente relacionada à diversão — acaba atraindo muitas pessoas.

Se você quer escolher um exercício físico que não se parece exatamente com um exercício, talvez a Zumba seja uma boa opção.

Parte da popularização da atividade pode ser atribuída, em parte, ao crescimento da música latina nos últimos anos, considerando que a Zumba é tradicionalmente embalada por ritmos latinos como salsa, reggaeton, merengue e cumbia.

Mas aqui no Brasil, existem ainda adaptações da modalidade com a utilização do funk e do axé.

Independente do ritmo, a Zumba consiste na combinação de movimentos de dança e rotinas aeróbicas. Por isso, a atividade propõe que alguns passos padrões sejam executados dentro das mais diversas coreografias.

Além disso, a atividade é dividida em diferentes tipos, que visam objetivos próprios e exercícios distintos. Os tipos de Zumba são:

  • Zumba®
  • Zumba® Step
  • Zumba® Toning
  • Aqua Zumba®
  • Zumba Sentao™
  • Zumba Gold®
  • Zumba® Gold-Toning
  • Zumba® Kids
  • Zumba® Kids Jr.
  • Zumbini™
  • Zumba In The Circuit™

Criada nos anos 90, a Zumba não tem muitos anos de história, mas certamente tem um extenso alcance. Segundo o site oficial da marca, a modalidade já é praticada em 180 países, contabilizando cerca de 15 milhões de praticantes.

Mas por que tantas pessoas optam pela Zumba?

Benefícios da Zumba

Diferente do que muitos podem achar, a Zumba pode ser praticada por pessoas de todas as idades.

Na verdade, existem até mesmo tipos de Zumba desenvolvidos para fases específicas da vida.

É o caso das modalidades de Zumba Kids e Zumbini, que contemplam práticas para crianças de até 11 anos, e as Zumbas Gold, voltadas para a terceira idade.

Apesar de a atividade parecer bastante exterior, seu ritmo intenso também proporciona benefícios internos, como a melhora da circulação sanguínea, promovida pelo aumento dos batimentos do coração.

Desta forma, a Zumba permite que o sistema cardiovascular esteja em pleno funcionamento.

Além disso, entram para a lista de benefícios proporcionados pela Zumba:

  • Tonificação muscular
  • Maior flexibilidade e resistência
  • Queima de calorias

Se você se interessa pela Zumba, confira também: Street dance, Jazz dance e Balé contemporâneo.

CrossFit

Assim como a Zumba, o CrossFit é uma modalidade relativamente nova. Isso porque, a marca foi fundada em 2000.

Tanto Zumba quanto CrossFit, inclusive, são atividades que, após seus desenvolvimentos, foram registradas como marcas, permitindo que academias e instrutores de todo mundo pudessem se filiar para ensinar a prática.

Aqui no Brasil, a primeira academia — ou box de treinamento, como chamam dentro do esporte — a oferecer CrossFit surgiu em 2009. E desde então, a modalidade só cresceu.

Caso você pense em escolher o exercício como sua atividade física preferencial, aqui vão alguns aspectos importantes para conhecer melhor o CrossFit.

União de diferentes tipos de exercícios

O CrossFit combina três principais atividades:

  • Exercícios aeróbicos;
  • Exercícios de calistenia (utilização do peso do próprio corpo para movimentar os músculos, sem a necessidade de ferramentas como halteres);
  • Levantamento de peso;

Desta forma, o exercício desenvolve capacidade aeróbia, força e resistência muscular, velocidade, coordenação, agilidade e equilíbrio.

Execução descuidada/excessiva pode causar lesões

As lesões são uma possibilidade dentro de qualquer modalidade esportiva, e com o CrossFit não é diferente.

Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte, quando executada de forma errada e excessiva, a prática apresenta risco significativo de lesões.

Então, consulte seu médico antes de praticar o CrossFit e escolha um box de confiança!

Foge da rotina e investe no dinamismo

Diferente de treinos de musculação e outras atividades que focam na repetição de uma série específica de exercícios, o CrossFit propõe uma diversidade diária.

Com isso, os treinos são sempre diferentes. Este fator torna o exercício dinâmico e permite também que você não entre em um modo de conforto durante a atividade.

Desta forma, seu corpo não economiza esforços.

Os praticantes de CrossFit também podem encontrar na prática: maior resistência física e mental, atividades de qualidade para perda de peso e aumento na flexibilidade.

Yoga

Aqui no blog, o Yoga é uma das práticas mais abordadas.

Já falamos sobre como iniciar na modalidadeos tipos existentesacessórios ideais e até mesmo sobre como o Yoga pode ser um potente aliado em tratamentos de ansiedade.

Mas na hora de escolher o exercício físico ideal, muitas pessoas podem nem mesmo enxergar o Yoga como uma modalidade à altura das citadas anteriormente.

Muito porque, a prática é frequentemente relacionada somente à técnicas de relaxamento.

Mas engana-se quem acredita que todas aquelas posturas do Yoga — asanas, para os íntimos — não exigem e desenvolvem resistência corporal e preparo mental.

Na verdade, estes fatores fazem parte da essência do Yoga.

O que é o Yoga e por que praticar?

O Yoga é uma filosofia de vida de mais de 5 mil anos. Seu objetivo principal é proporcionar conexão entre corpo, mente e espírito.

E, para alcançar esse ponto de equilíbrio, a atividade se utiliza de exercícios físicos, respiratórios e meditação.

Normalmente, as pessoas, que optam pelo Yoga como sua atividade física preferencial, buscam justamente este equilíbrio, que oferece melhor qualidade de vida e menos estresse.

Ao contrário do que muitos acreditam, o Yoga é extremamente inclusivo e permite que diferentes corpos e mentes possam aderir aos seus ensinamentos.

Não é necessário ser uma pessoa magra, já flexível ou jovem. Para praticar é necessário apenas ter vontade de encontrar uma vida de equilíbrio.

O Yoga permite ainda que você pratique esses ensinamentos em diferentes espaços e períodos de tempo.

Com duração versátil, a prática pode durar até mesmo 5 ou 10 minutos.

Já o local em que essa prática ocorre, pode ser encontrado desde em algum canto especial da sua casa até estúdios de Yoga e ao ar livre.

Não existe tempo e local específicos para a atividade. Diante da facilidade de encaixar o Yoga nas mais diversas rotinas, muitas pessoas acabam por escolher o exercício.

Entram para a lista dos benefícios do Yoga:

  • Fortalecimento das musculaturas
  • Melhora na saúde cardiovascular
  • Alívio de dores na coluna, enxaqueca e problemas respiratórios
  • Diminuição de sintomas de ansiedade e depressão

Se o Yoga te interessou, vale a pena ainda conferir: meditação e pilates.

Tudo certo para escolher o exercício?

Essas são apenas cinco entre a ampla diversidade de exercícios físicos que podem te ajudar a deixar para trás o sedentarismo.

Mas, realizada corretamente, até a mais básica das atividades físicas pode te beneficiar e amplificar sua qualidade de vida. 

Se nenhum dos exercícios citados acima te atraiu ou mesmo funcionou, quando você tentou integrá-los à sua vida, não significa que não existe atividade física para você.

Na verdade, só atesta que a procura por uma modalidade que se adeque à você pode ser um pouco mais longa. Saiba que: eventualmente você encontrará o seu exercício físico ideal!


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