Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

Cardápio antiestresse: do café da manhã à ceia

Conheça os melhores alimentos para melhorar a sensação de estresse que pode nos atingir durante a quarentena

Alguns alimentos são fiéis combatentes da ansiedade e é uma ótima pedida reforçar a sua dieta com eles durante essa época de pandemia.

Enriquecer a sua alimentação com algumas frutas, cereais, chás e proteínas magras de origem animal pode ser muito benéfico, sobretudo para proteger o corpo dos danos que o cortisol, hormônio ligado ao estresse, pode nos causar.

Saiba agora o que comer a cada hora do seu dia durante essa quarentena para driblar a ansiedade, diminuir os efeitos do estresse e viver com mais saúde e estabilidade emocional.

Cardápio para o café da manhã

Apresentamos a você três cardápios, um para cada dia!

Veja que os alimentos são muito fáceis de encontrar e talvez você possa já ter todos em sua geladeira e fruteira.

Dia 1

Tome um copo de suco de laranja e, como acompanhamento, frite em azeite de oliva três ovos e acrescente um queijo curado a eles. Pode ser um parmesão, que pode vir até mesmo em pacotinho, já ralado.

A laranja é uma fruta rica em vitamina C, que é um poderoso antioxidante natural. Como previne o envelhecimento precoce, acaba também prevenindo doenças e dando um gás na sua imunidade.

Já os ovos e o queijo são alimentos ricos em triptofano, que é um precursor da serotonina. Ou seja, comer mais alimentos ricos em triptofano pode combater a ansiedade, uma vez que gera a sensação de prazer.

Dia 2

Para o seu segundo dia, um copo de leite logo pela manhã já vai te fazer muito bem. Você pode também substituir o leite de vaca por leites vegetais, como o de aveia, de arroz ou de amêndoas.

Coma também duas fatias de pão integral, com um queijo branco, ainda jovem.

Os alimentos selecionados para o segundo dia da nossa dieta também são ricos em triptofano. Consumi-los ainda pela manhã permite que o corpo possa sintetizá-lo ao longo do dia, tornando nosso sono ainda melhor à noite.

Dia 3

No terceiro dia, aposte em duas bananas com duas colheres de aveia (com flocos finos ou em forma de farelo) para cada banana. Esse é um café da manhã muito nutritivo e, apesar do seu tamanho reduzido, você vai se sentir bastante satisfeito.

A banana é também um alimento rico em triptofano, mas quem ganha os louros desse cardápio é a aveia.

A aveia é um alimento muito rico em fibras, e tem o seu processo de digestão mais lento do que o dos outros alimentos selecionados nessa sugestão de cardápios.

É justamente por ser mais lento o seu processo de digestão que a aveia nos ajuda tanto a lidar com momentos de ansiedade, já que proporciona mais saciedade e, portanto, reduz a sensação de oscilação de apetite.

Cardápio para o lanche da manhã ou da tarde

Sabemos que entre o café da manhã e a hora do almoço um lanchinho vai super bem.

Esse lanche do meio da manhã é essencial para que você possa driblar exageros no momento do almoço.

Dia 1

Aposte em um punhado de mix de castanhas, que são oleaginosas ricas em ômega-3 e zinco, que são importantes auxiliares no combate à ansiedade e à oscilação do humor.

Dia 2

Um punhadinho de gojo berrys e duas fatias de kiwi são alimentos que já dão uma enorme contribuição para a redução do hormônio produzido pelo estressse, também chamado de cortisol.

Sempre que você se sentir um tanto mais ansioso, aposte nas duas frutinhas para ter uma injeção de bom humor!

Dia 3

Um punhado de amendoim e alguns quadradinhos de chocolate 70% podem ser, juntos, um dos melhores lanchinhos para combater a ansiedade.

O amendoim, tal como as outras sementes, é rico em zinco, enquanto o chocolate é rico em feniletilamina, que também pode ser chamada de neurotransmissor da paixão.

É esse mesmo neurotransmissor que aumenta em nosso cérebro quando nós trocamos um abraço com alguém querido.

Quer melhor remédio para a ansiedade?

Cardápio para o almoço ou para o jantar

As duas refeições mais esperadas do dia também são os momentos em que devemos ter mais atenção com o nosso prato, principalmente agora, em que a alimentação pode ser grande aliada da nossa saúde mental.

Dia 1

Frango empanado com farinha de linhaça, arroz, feijão e salada de alface. Não tem nada de tão especial nesse prato, tem?

Ah, se tem.

O frango é um alimento muito rico em triptofano e quando empanado em farinha de linhaça recebe uma super carga de zinco.

Como vimos, são dois alimentos essenciais para a saúde do nosso cérebro.

Já o arroz é um alimento rico em aminoácidos essenciais, que são responsáveis por proporcionar maior produção de neurotransmissores capazes de reduzir a ansiedade.

E, por fim, a alface é um alimento riquíssimo em lítio, que é capaz de combater as alterações de humor.

Dia 2

O prato para o segundo dia vem com salmão, arroz integral e espinafre.

O salmão, por si só, já é um ótimo remédio para o nosso cérebro, por conta de sua grande taxa de ômega-3, que está associado à prevenção de doenças relacionadas à mente, como Alzheimer.

Até pouquinho tempo atrás não sabíamos da eficiência do ômega-3 na prevenção da depressão e da ansiedade, mas, de acordo com pesquisas recentes descobrimos que ele tem um grande potencial na redução do cortisol, hormônio que nosso corpo produz quando estamos estressados.

Já o arroz integral é um alimento repleto de minerais essenciais e vitaminas. Segundo estudos, por ser rico em glutamina e GABA, opera como um grande inibidor de ansiedade e estresse.

E, por fim, o espinafre é um alimento poderoso no combate à depressão por conta de sua grande quantidade de ácido fólico, que, quando em carência, está associado ao surgimento da doença mental.

Dia 3

Alimentos integrais, como o arroz e as massas, são ricos em nutrientes essenciais, como vimos.

Eles só não controlam a saciedade como enchem nosso corpo com minerais e vitaminas que são importantes para a saúde como um todo.

A macarronada bolonhesa integral com molho de tomate formam um combo sensacional de triptofano.

Por fim, a saladinha de couve-flor nos fornece uma dose extra de ácido fólico para fechar com chave de ouro a nossa dieta.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.