Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

Meia bola: O que é e como incorporá-la em sua rotina de exercícios

CRÉDITOS: KATHRYN WIRSING

O que é?

A tal da Meia Bola vem ganhando cada vez mais notoriedade aqui em terras brasileiras. Isso porque ela pode ser um acessório muito versátil para incrementar os treinamentos físicos. De forma simples, o equipamento consiste em uma meia bola em que um lado é composto por uma plataforma rígida e o outro lado é composto por uma doma de borracha inflável (ou, uma meia bola, em termos mais simples!).

Devido a essas características, o acessório é muito utilizado para treinos de equilíbrio. Quando o lado da meia bola está para cima, a Meia Bola fornece uma superfície instável enquanto o acessório em si ainda fica estável no chão. Essa combinação faz com que o treino de equilíbrio fique muito mais seguro. Ainda, o lado da meia bola para cima também pode proporcionar usos para atividades aeróbicas. Como a Meia Bola é um acessório muito versátil, ela pode ser um ótimo recurso para ser acrescentado nos exercícios em casa! Com o lado da plataforma para cima, você tem uma superfície mais mais instável para quem já domina o uso do acessório.

Quais são os benefícios?

Além de trabalhar o equilíbrio, a Meia Bola pode complementar os treinos cardiovasculares e aeróbicos. Como o objetivo do acessório é proporcionar uma superfície instável de forma segura, qualquer exercício trabalhará como diversos músculos. Isso resulta em um maior fortalecimento muscular, tanto dos membros superiores quanto dos membros inferiores – o que gera uma maior estabilidade e equilíbrio para o praticante.

Mas qual é a relação do fortalecimento muscular com o equilíbrio? Na verdade, uma das estratégias para melhorarmos nosso equilíbrio e estabilidade é fortalecendo ambos lados do nosso corpo ao mesmo tempo! Como a Meia Bola trabalha o fortalecimento muscular de forma simétrica, o acessório é perfeito para esse treino de equilíbrio e estabilidade. Essa simetria nos exercícios significa que uma parte do seu corpo não ficará mais fortalecida que a outra.  Ou seja, se a parte direita do seu corpo é mais forte que a esquerda, a Meia Bola permite que você fortaleça o lado esquerdo de forma com que ambos os lados fiquem simétricos.     

Em um artigo científico do periódico Sports Medicine, pesquisadores explicam que existem diversos benefícios ao inserir um treino voltado ao equilíbrio na rotina de exercícios. Por exemplo, um maior equilíbrio pode evitar lesões e melhorar a performance nas atividades físicas no geral. Além do treino de equilíbrio, a Meia Bola é uma ótima aliada na hora dos alongamentos. É possível usar o lado da meia bola como um suporte para alongamentos de abdominal e das costas.   

Como esses benefícios físicos são diversos, este acessório pode ser utilizado em diferentes estilos de treino. Nos mais intensos, como treinos funcionais e HIIT, aos treinos mais voltados para o alongamento.  

Como inserir a Meia Bola na sua rotina de exercícios?

Já enfatizamos aqui que a Meia Bola é um acessório muito versátil. Por isso, ela pode ser inserida na sua rotina de exercícios de forma muito fácil. Primeiramente, é sempre bom lembrar que qualquer exercício novo e de alto impacto deve ser acompanhado por um profissional!

Para os iniciantes, a Meia Bola deve ser utilizada perto de uma parede ou de alguma superfície de apoio. Primeiro apoie um pé na meia bola e deixe o outro no chão, para maior estabilidade. Caso você se sinta muito instável, o ideal seria recuar do uso em pé e usar a meia bola para outros tipos de exercícios.  

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por BOSU® (@bosu_fitness)

Alguns exercícios básicos podem ser realizados na Meia Bola­ ­– o que dá uma cara nova e uma diversificada na rotina de treinos! Por exemplo, flexões podem ser feitas em ambos os lados da Meia Bola são uma ótima maneira de você desafiar ainda mais os membros superiores do seu corpo, principalmente o troco. Além das flexões, o exercício Alpinista, ou escalador, também pode ser realizado no acessório para um aumento na performance.

Ainda nos membros superiores, a Prancha também pode ser realizada na Meia Bola. A superfície da meia bola vai estimular ainda mais o encaixe do quadril e o fortalecimento do tronco. Esses exercícios podem ser feitos em ambos os lados do acessório.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por BOSU® (@bosu_fitness)

Para os exercícios dos membros superiores, recomenda-se que o lado da meia bola seja utilizado para cima. Isso porque, ele vai te dar mais segurança e evitar lesões. Entre as possibilidades estão: o agachamento simples; o agachamento afundo (com um pé na meia bola); e o agachamento lateral.     

E aí, que tal inserir a Meia Bola na rua rotina de exercícios?

Para ler mais :

Specificity of Balance Training in Healthy Individuals: A Systematic Review and Meta-Analysis  
The BOSU Ball: Overview and Opportunities

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.