Aulas grátis de yoga: onde encontrar?

Manter corpo e mente ativos nem sempre requer gastos, e as aulas grátis de yoga podem ser uma ótima opção para você que busca harmonia e movimento! Aqui, vamos dar dicas de algumas plataformas onde você pode encontrar aulas de yoga grátis.


Engana-se quem acha que yoga é para quem esbanja dinheiro.

Primeiro porque a prática incentiva justamente o desapego material.

Segundo, porque cresce não apenas a demanda, mas também a oferta de aulas grátis de yoga. As opções são muitas: vão desde aulas locais e comunitárias, até vídeo aulas disponíveis online.

E é pensando nesta segunda possibilidade que resolvemos ajudar os iniciantes na prática a encontrar uma forma acessível de alcançar uma vida de mais harmonia e saúde.

E, para isso, é importante que você conheça as plataformas que disponibilizam aulas grátis de yoga, como funcionam e seus benefícios.

Então, na semana do 21 de junho, que comemoramos o Dia do Yoga, trazemos um apanhado de canais e aplicativos online para você praticar sem precisar gastar nada!

Além disso, a data comemorativa reserva também uma novidade especial para os clientes da Arimo: a partir do dia 21, você poderá ter acesso a um curso gratuito de yoga para iniciantes, ministrado por nossa parceira e instrutora Nina Tassi.

Interessou?

Segue com a gente neste texto e te daremos mais detalhes não só sobre o que vem por aí, mas também sobre o que já há de disponível!

Neste artigo você encontra informações sobre as seguintes plataformas:

  • Aulas grátis de yoga no Youtube
  • Aulas grátis de yoga no Instagram
  • Aulas grátis de yoga por aplicativos
  • Aulas grátis de yoga com o curso da Arimo

Pega seu tapete, seu celular e vem com a gente!

Aulas grátis de yoga no Youtube

Quando falamos de conteúdo em vídeo gratuito e acessível, provavelmente o Youtube é a plataforma que melhor atende às expectativas.

Basta buscar uma palavra chave, para se ver diante de uma infinidade de opções.

Para aprender e praticar o yoga não é diferente.

Você pode pesquisar por nível de conhecimento na prática, por asanas e pranayamas específicos e até pelo estilo da sua preferência. Dificilmente a plataforma te deixará na mão.

Não importa qual seja a sua pesquisa, o Youtube terá uma vídeo aula que se encaixa na sua demanda.

Canal Pri Leite Yoga

Alguns canais já são até tradicionais, como o da professora Pri Leite, que reúne mais de 1 milhão de inscritos.

Por lá, a instrutora contempla uma diversa gama de práticas, indo de aulas mais suaves até as mais intensas, como as de Power Yoga.

Além disso, seu canal também conta com séries de aulas voltadas para fins e públicos específicos — yoga para gestantes, pessoas 60+, yoga para autocuidado, depressão, e outros.

Vale muito a pena conferir o trabalho e praticar com a ajuda de Pri Leite!

Canal Carlo Guaragna

Para quem busca algo em tempo real, outra opção no youtube é o canal Carlo Guaragna Yoga, que transmite aulas ao vivo, de segunda a quinta, às 19h30.

E se você perder Por lá, o instrutor não apenas instrui a prática, como também aprofunda os conhecimentos teóricos em vídeos mais longos. 

O canal também conta com uma grande variedade de séries, diferentes tipos de práticas e um foco especial em importantes aspectos do yoga: a meditação e a respiração.

Além disso, semanalmente é liberada uma nova prática de meditação guiada por lá.

Canal Yoga na Maré

Outra iniciativa bem legal que você pode encontrar o Youtube é o Yoga na Maré.

O canal tem uma atualização média de, pelo menos, um vídeo por semana, e conta com aulões ao vivo.

O mais interessante do projeto, é que ele vai além das telas e do online.

Seu objetivo principal é tornar acessível uma saúde física e mental de qualidade para moradores do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. E, durante a pandemia, este projeto passou a se estender a qualquer pessoa que tenha acesso ao Youtube. 

Outros canais interessantes para você experimentar são: Yoga para você, Fernanda Yoga, Yoga Mudra e Yoga em casa

Aulas grátis de yoga no Instagram

Para quem é mais ligado na rede social de fotos — o Instagram — ou busca aprender a prática com demonstrações mais rápidas, também não faltam opções.

Até mesmo os canais citados anteriormente desenvolvem conteúdos exclusivos para o Insta, onde normalmente os vídeos são mais curtos e objetivos.

Por isso também, os materiais publicados no Insta muitas vezes podem servir mais como uma introdução rápida — e que requer aprofundamento para uma prática segura.

Além disso, o conteúdo da rede social também pode funcionar como um apoio, quando você já tem conhecimento sobre a prática. 

Como é uma rede social de fotos e vídeos, a pesquisa e o estudo através do Instagram pode ser uma grande ajuda para praticantes de qualquer nível.

Isso porque, através do uso de hashtags, por exemplo, a plataforma permite que você tenha acesso a diversos conteúdos, de diferentes criadores.

Desta forma, você pode ver como cada pessoa executa um mesmo asana, pode aprender sequências diferentes, e ainda se inspirar com os mais diversos praticantes.

Interessou? Seguem algumas sugestões de contas sobre yoga para você seguir no Instagram:

Nina Tassi | Ale Toledo | Yoga Marginal | Yoga para Todes Brasil | Ana Ribeiro 

Aulas grátis de yoga por aplicativos

As opções de plataformas para acessar aulas grátis de yoga são muitas.

E quando se trata de aplicativos não é diferente.

Basta pesquisar “yoga” na loja de aplicações do seu dispositivo, que você se vê diante de uma lista extensa — que vai desde apps até jogos.

Com essa diversidade, fica até difícil saber qual é a opção ideal para você, né? Mas podemos te ajudar com algumas sugestões e dicas. 

Primeiramente, é importante estar atento para quais aplicativos oferecem aulas, de fato, gratuitas. Isso porque muitos serviços só são grátis durante o período de teste.

Para poupar tempo, vale dar uma olhada na seção de comentários sobre o app, onde os usuários costumam relatar e avaliar suas experiências.

Ler a seção “sobre este app” dos aplicativos também ajuda a focar em um que funcione melhor para você. Ali, os desenvolvedores geralmente resumem os recursos oferecidos pelo app, incluindo informações como modalidades e exercícios contemplados e sistema para acompanhamento de evolução.

Outra dica interessante é sobre o idioma desses aplicativos. Caso você se sinta confortável também com aulas em inglês, sua gama de opções fica ainda mais ampla, já que são muitos os aplicativos neste idioma.

Mas, se apenas o português funciona para você, é importante ter atenção: nem todos os apps apresentam essa opção.

Ioga – Posturas e Aulas

Entre as opções acessíveis — gratuitas e em português — o aplicativo Ioga – Posturas e Aulas é um pacote completo.

Como a maioria das aplicações, em seu primeiro acesso, você deve configurar seu perfil.

Quando você disponibiliza essas informações para o aplicativo, você informa quem é e o que busca. E a partir disso, o sistema consegue oferecer um plano de exercícios que pode melhor te atender, e cumprir seu objetivo com a prática.

Um bônus do Ioga – Posturas e Aulas é que as demonstrações dos asanas é bem detalhada. As posturas são descritas passo a passo, retratadas por imagens, e contam ainda com demonstrações por vídeos.

É importante alertar que, para algumas funções, como as aulas, é necessário estar conectado à internet. E para acessar os vídeos também é preciso estar online, já que, para reproduzi-los, o aplicativo tem de fazer o download deles.

Hatha yoga para iniciantes – Daily asanas de videos

Com o Hatha yoga para iniciantes – Daily asanas de videos, você passará pelo mesmo processo de configuração inicial, mas com fatores diferentes.

O aplicativo te oferece planos de treinos que diferem em seus objetivos — para iniciantes, corpo flexível, força corporal, aquecimento, alongamento, foco nas costas e na

Outra opção interessante deste app é que você pode criar um programa próprio e personalizado!

Diferente do aplicativo anterior, no entanto, as demonstrações de posturas do app Hatha yoga para iniciantes têm foco na comunicação via áudios e descrições.

Aulas grátis de yoga com o curso da Arimo

Em mais um passo para te ajudar a encontrar o estilo de vida que você busca e merece, a Arimo desenvolveu um novo projeto.

Agora, ao adquirir qualquer item da loja, você ganha acesso ao Curso de Yoga Arimo: um conjunto de aulas teórico-práticas de introdução à prática yogui, ministrado pela instrutora Nina Tassi.

No total, serão dez vídeo aulas, de 20 minutos cada, que serão lançadas semanalmente.

E o mais legal é que a primeira aula será gratuita e liberada para todos, independente de ser ou não cliente da Arimo.

Quem ainda não têm produtos da marca, por exemplo, pode fazer um teste, assistindo a primeira aula e, então, adquirir um tapete de yoga, para já mergulhar nos conhecimentos que o curso oferece.

E por falar em conhecimento, este é um ponto importante a ressaltar sobre o projeto.

Além de ensinar asanas e pranayamas, e introduzir os alunos a diferentes estilos da prática, as aulas também visam os saberes que constroem o yoga. Por isso, o curso conta ainda com material de leitura para os alunos.

Junto das vídeo aulas, você ganha acesso a breves textos temáticos sobre cada aula com uma lista dos asanas (em sânscrito e português) realizados no vídeo.

Você pode estar se perguntando o que diferencia este curso das demais opções já citadas.

E sobre isso podemos ressaltar três pontos!

Diferenciais do curso

  1. O curso da Arimo é pensado para ser uma opção acessível para todos os corpos. Então aquele sentimento de exclusão que algumas pessoas podem sentir, ao iniciar na prática, passa longe das vídeo aulas.
  2. Além disso, a linearidade do curso também é um ponto forte. As aulas são introdutórias, mas os assuntos não são dispersos — cada aula se relaciona com a anterior, facilitando uma compreensão total dos conteúdos.
  3. O terceiro ponto é especialmente importante: a garantia de uma prática assegurada por uma profissional qualificada. 

Segundo a própria instrutora Nina Tassi, não se trata apenas da segurança do praticante — que pode acabar se lesionando, sem o auxílio de um profissional. 

“Para que eu entenda o contexto, e aproveite 100% da prática, é importante eu estar com alguém que tem conhecimento, e que está constantemente estudando o tema. É algo que precisa ser feito com responsabilidade, mas existem várias outras facetas também que merecem atenção: a meditação, as práticas dos pranayamas, a recitação de mantras, os mudras, a história do yoga.”

Curso de Yoga para iniciantes da Arimo: as aulas

Como o curso tem um caráter introdutório sobre o yoga, as dez aulas são estruturadas justamente para apresentar noções básicas da prática para os alunos. 

Na primeira aula, por exemplo, você terá uma visão geral sobre a prática.

A intenção é sanar as dúvidas e tabus que cercam o yoga, e apresentar uma primeira sequência de posturas para iniciantes. 

A segunda aula, por sua vez, traz um papo sobre os exercícios respiratórios que compõem a prática de yoga, e, claro, o aprendizado de um deles.

Já na terceira semana de curso, você entenderá um pouco mais sobre a importância da meditação no yoga, incluindo uma prática orientada pela instrutora.

O curso inclui ainda os seguintes temas:

  • Estilos de Yoga
  • Existe um Yoga certo? 
  • Consequências e objetivos do Yoga
  • Hatha Yoga
  • Ashtanga Vinyasa Yoga
  • O que são e para que servem os asanas?
  • Mudras
  • Meu corpo é minha casa

Apesar do foco no módulo introdutório, o curso te guia por uma evolução natural dentro do yoga.

A cada semana você aprenderá uma sequência de asanas, indo das posturas iniciantes até as intermediárias em dez aulas.

Você encontra a primeira aula nesse link!


O yoga e seus benefícios te aguardam, e a melhor parte disso é que você não precisa sair de casa e nem gastar dinheiro para dar o passo inicial de encontro à prática.

De quebra, você ainda ganha mais um dia para comemorar: neste 21 de junho, Dia do Yoga, pegue seu tapete, respire fundo e viva o momento presente e a harmonia que você merece.


A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Cadastrar

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.