7 Benefícios do Yoga para a sua saúde durante a Pandemia

Imagem: Pexels

Atualmente, cuidar de nossa saúde mental se tornou uma grande prioridade, principalmente com o estresse da Pandemia de Coronavírus e pelo isolamento social que milhões de pessoas ainda estão passando.

E para auxiliar em seu autocuidado durante esse momento difícil, a Yoga pode ser uma arma poderosa no combate ao estresse e à ansiedade.

Porém, o Yoga tem uma série de benefícios que podem ser desfrutados em seu dia a dia, tanto durante a Pandemia quanto durante toda a sua vida, se assim você desejar.

E são estes benefícios que você descobrirá durante o artigo de hoje. Preparados? Vamos lá, então.

A importância de cuidar da saúde mental durante a Pandemia de Coronavírus

Já faz quase 1 ano que a pandemia de covid-19 chegou no Brasil e começou a se proliferar por todo o país. E durante esse tempo, passamos por diferentes formas de isolamento, estresse e ansiedade.

E ainda hoje, estamos passando por situações do tipo, aumentando cada vez mais a necessidade de cuidarmos de nossa saúde mental. Para podermos conseguir gerenciar melhor nossa ansiedade e estresse extremo que estão nos assolando quase todos os dias.

Cuidar de sua saúde mental, irá te auxiliar a manter a cabeça no lugar, a lidar melhor com suas crises e evitará males provindos do excesso de ansiedade e estresse.

O Yoga pode ser um grande aliado de sua saúde física e mental, e sua prática pode auxiliar você a se manter mais calmo(a), tranquilo(a), relaxado(a) e em paz consigo mesmo(a),

Yoga e Saúde mental

Ao trazer um estado maior de concentração a sua vida, a prática de Yoga vai fazer com que você consiga focar melhor em atividades, quando quiser desviar de pensamentos que trazem ansiedade e estresse.

O Yoga vai além de uma prática física, ele consegue: relaxar o corpo, aumentar a capacidade de concentração e trazer maior leveza para a vida.

Seja durante seus relaxamentos, meditação e durante seus asanas(posturas), o Yoga dá a seus praticantes uma capacidade maior de contemplação da vida, do aqui e do agora.

Sendo uma prática perfeita para quem está em busca de uma vida mais equilibrada e de maior autocuidado consigo mesmo(a).

Principalmente durante a pandemia, o Yoga pode ser uma arma poderosa na hora de cuidar de sua saúde mental.

Essa prática milenar que existe há mais de 2 mil anos, também possui diversos benefícios para sua saúde física e mental em geral, potencializando ainda mais sua qualidade de vida.

Acompanhe logo a seguir, uma pequena lista que conta com 7 Benefícios do Yoga para a sua saúde, e o porque ele é benéfico para você durante a pandemia.

Tradução: Auto cuidado não é egoísmo. Imagem: Pexels

1-Diminui o Estresse

Durante a Pandemia de Coronavírus, o aumento da ansiedade e do estresse em nosso dia a dia, é notável. Provavelmente você conhece pessoas que passaram a ter uma vida muito mais estressante, desde o início da Pandemia, e até mesmo você está passando por isso, certo?

O Yoga é um ótimo auxiliar no combate ao estresse, sendo um ótimo relaxante e auxilia na diminuição de estressores no corpo.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos EUA, já existem evidências científicas que comprovam o auxílio do Yoga no gerenciamento de estresse, na saúde mental, em ter uma alimentação mais saudável, entre outros.

Ao praticar Yoga, seus músculos tensionados relaxam, você sente tranquilidade e seu cansaço diminui no seu dia a dia, principalmente, quando se começa a praticar Yoga regularmente.

2-Alivia Ansiedade

Em um relatório da OMS de 2019, no Brasil 9,3% da população sofre de ansiedade, o que equivale a 18,6 milhões de brasileiros.

Em 2020, esses números cresceram muito e até agora nós ainda sentimos o resultado do abalo do Coronavírus no mundo. Quem em todo o mundo não está ansioso agora, esperando por uma vacina?

Com a prática de Yoga, você consegue controlar melhor sua respiração e aprende exercícios respiratórios que são capazes de te auxiliar a aliviar sua ansiedade e de manter a mente mais calma.

Os chamados Pranayamas (exercícios respiratórios), são parte essencial de diversas modalidades do Yoga, e podem te auxiliar a aprender a respirar melhor, a controlar melhor sua respiração e a respirar melhor em momentos de grande ansiedade.

3-Aumenta o Condicionamento Físico

A prática regular de Yoga é capaz de aumentar o condicionamento físico e o tônus muscular de seus praticantes.

Isso ocorre, porque o Yoga possui Asanas (posturas) específicas que trazem ganho de resistência e força a seus praticantes.

A variedade de posturas que o Yoga oferece, dá a seus praticantes a oportunidade de trabalhar diferentes músculos diferentes em somente uma aula. Trazendo além de força e condicionamento, equilíbrio e maior consciência corporal a seus praticantes.

Dentre as diferentes modalidades de Yoga, você vai encontrar práticas que são mais “vigorosas”, como o Ashtanga Yoga e o Vinyasa Yoga, e práticas um pouco menos dinâmicas, como o Hatha Yoga e a Yogaterapia.

4-Aumenta flexibilidade

Quem nunca enfrentou problemas por causa da falta de flexibilidade? Há quanto esticar um pouco mais o corpo para alcançar algo, tem sido um problema para você?

Além disso, manter os músculos, articulações e tendões flexíveis, é essencial para evitar lesões e prevenir injúrias futuras. Através de seus Asanas (posturas) o Yoga é capaz de aumentar a flexibilidade de seus praticantes, de forma lenta, gradual e saudável.

Praticar Yoga é uma boa alternativa para manter o corpo ativo, alinhado e alongado durante a Pandemia de Covid.

Ainda estamos passando por um momento difícil em que devemos nos preservar seguros dentro de casa, e essa incrível prática milenar, pode ser uma ótima forma de se manter saudável, se manter em forma e até mesmo de auxiliar em processos de emagrecimento.

5-Combate dores na Coluna

Depois de passar meses trabalhando em Home Office, talvez você já tenha notado algumas dores nas costas que surgem ao longo do tempo, por ficarmos sentados e com má postura por longos períodos de tempo.

O Yoga fortalece os músculos das costas, auxiliando na diminuição das dores na coluna. Sem contar que ele tem asanas que aliviam dores nas costas e na lombar, sendo o Yoga indicado para auxiliar no tratamento dessas dores por diversos médicos.

Se você não consegue ter sempre uma postura correta, o Yoga também auxilia na melhora da postura de quem o pratica. Mantendo o corpo alinhado, deixando a coluna saudável e evitando dores nas costas.

6-Benefícios para o Coração

A prática de Yoga pode auxiliar na melhora da saúde do coração, principalmente quando incorporado como parte de seu estilo de vida.

Aliviando a tensão do corpo, e auxiliando na diminuição da fabricação de hormônios que contribuem para o aumento do estresse, como o cortisol. O Yoga é capaz de auxiliar na saúde de seu coração.

Principalmente, quando o Yoga é combinado a mudanças de dietas ruins para dietas mais saudáveis, ele tem um grande potencial para auxiliar em seu bem-estar, melhorar sua disposição e sua saúde em geral.

7-Melhora a qualidade de vida

Como você pode perceber, o Yoga é uma ótima forma de melhorar sua qualidade de vida dentro da pandemia de Covid-19. Sendo uma prática que vale a pena ser levada para toda a vida.

Ela auxilia na diminuição de ansiedade e estresse, fortalece os músculos do corpo e traz maior condicionamento físico a ele, aumenta a flexibilidade, auxilia na luta contra dores na coluna e na lombar e é ótimo para a saúde física e mental em geral.

O Yoga é uma prática física e mental, que procura trazer qualidade de vida a cada um de seus praticantes.

Através do estudo do Yoga, você pode melhorar sua alimentação, saúde física e mental. Pois, em uma aula de Yoga você irá trabalhar posturas, exercícios respiratórios, meditação e relaxamentos.

Podendo também, ser trabalhado um pouco sobre a filosofia do bem-estar que essa prática traz para a sua vida durante as aulas.

Uma prática benéfica e que pode ser feita por qualquer pessoa, com qualquer idade. A única contra-indicação do Yoga é que se você possuir algum problema de saúde, consulte um(a) médico(a) antes de iniciar suas práticas.

Se você quiser saber um pouco mais sobre os benefícios do Yoga, assista o vídeo a seguir, do Canal Camila Zen do Youtube. O vídeo aborda os benefícios do Yoga em um parâmetro geral e fala um pouco sobre os benefícios da meditação também.

Aumento do interesse por Yoga online durante a Pandemia

Durante a pandemia, o aumento de pessoas interessadas em aulas de Yoga online cresceu de forma exorbitante. Aumentando a busca pela palavra Yoga, em 50% durante a quarentena de 2020.

Outra coisa que se tornou famosa e que pode ser considerada um “sucesso” dentro da internet, são as diversas lives de aulas de Yoga que ocorreram no ano passado e que continuam acontecendo.

Sem contar, que todos(as) profissionais do Yoga buscaram se adaptar e não perder a qualidade de sua aula de Yoga, mesmo sendo muitos professores(as) iniciantes na prática do Yoga online.

Independente do estilo de Yoga, você consegue encontrar bons professores e professoras que dão aulas online, cheias de qualidade e benefícios.

Alguns dos pontos mais positivos de participar de aulas online, é que você não precisa sair de casa para praticar Yoga com qualidade, e que existem sites e páginas nas redes sociais que podem te auxiliar a encontrar seu(ua) professor(a) de Yoga.

Imagem: Daniela Poublan/Arimo

Praticando Yoga em casa

Como dito no último tópico, diversas pessoas passaram a buscar aulas de Yoga online durante a Pandemia e começaram a praticar em suas próprias casas, seja por segurança ou por necessidade.

Porém, muitas pessoas ficam inseguras em relação ao início de sua prática de Yoga online. E para quebrar esse gelo, e iniciar sua prática, confira logo a seguir algumas dicas de como ter uma prática saudável de Yoga em casa.

  • Vá com calma: dê um passo de cada vez e não force seu corpo. Esteja atento(a) a partes sensíveis do seu corpo, como os joelhos, pescoço e quadris. Aumente a dificuldade de sua prática aos poucos e nunca vá além de seu limite, o Yoga deve ser confortável e suave;
  • Escolha bem o local de sua prática: de preferência, escolha um local plano e com espaço para você movimentar bem seu corpo. Para sua própria segurança, verifique se perto de seu local de prática existem móveis pontiagudos e os retire de perto durante sua prática;
  • Utilize roupas confortáveis: é recomendado que ao fazer Yoga, você utilize roupas confortáveis e de fácil movimentação do corpo;
  • Pegue leve com você mesmo(a): principalmente no início de sua prática, algumas posturas podem ser um pouco difíceis de se conseguir realizar de forma completa. Contudo, com a prática e a permanência você chega lá. NÃO DESISTA!!!

Com somente algumas práticas, você consegue perceber o potencial que o Yoga tem de melhorar sua vida.

Você começará a estar mais disposto(a) no dia a dia, perceberá que seus níveis de estresse estão diminuindo pouco a pouco, e que seu corpo está mais forte, saudável e flexível. Caso você ainda esteja inseguro em começar essa prática em casa, dê uma olhada no nosso guia de yoga para iniciantes para ter algumas dicas valiosas!

Existem diversas aulas de Yoga gratuitas no Youtube e apps que podem te auxiliar no início de sua prática.

Meditação

A meditação é uma prática que faz parte da cultura Yogue e que está inserida nas aulas de Yoga. Sejam por alguns momentos ou por alguns minutos, é bem provável que em alguma de suas aulas de Yoga, você acabe praticando meditação.

Meditar não é um “bicho de 7 cabeças” como muitos pensam, a prática diária de meditação, mesmo não feita em conjunto com o Yoga, é extremamente benéfica para a saúde. Meditar, é você se acalmar, focar e esquecer de todas as coisas do mundo por um breve momento.

Existem diversos tipos de meditação, que contemplam diversos tipos de pessoas diferentes, como a meditação guiada, a meditação mindfulness e meditação com mantras, por exemplo.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre meditação e as diferentes técnicas para meditar, assista o pequeno vídeo a seguir, do canal Juliana Salem do Youtube. Neste vídeo, a Juliana explica em poucos minutos, algumas formas diferentes de se meditar.

Conclusão

Durante este artigo, você pode perceber os diferentes benefícios do Yoga para a sua saúde física e mental durante a Pandemia de Covid-19 e aprendeu algumas dicas de como praticar Yoga em casa.

É importante que você cuide de sua saúde física e mental durante este tempo difícil, autocuidado é o que mais precisamos em tempos de grande estresse e ansiedade coletiva.

Se cuide, você merece ser feliz e saudável. E se quiser, continue em nosso Blog e conheça os ótimos artigos que temos disponíveis em nosso site.

Até a próxima!!! 

 


A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Cadastrar

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.