Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

10 dicas para beber mais água ao longo do dia

Todo mundo sabe que beber água é fundamental para a saúde.

Já nos primeiros anos da escola aprendemos que o corpo humano consegue passar até semanas sem alimento, mas pode não sobreviver ao terceiro dia sem água. 

Mesmo assim, muita gente tem dificuldade em beber água ao longo do dia. Uns não gostam, outros esquecem completamente. Nos dois casos é preciso ficar atento porque a falta de hidratação pode comprometer a saúde e nossa qualidade de vida.

Na postagem de hoje vamos te dar 10 dicas para beber mais água ao longo do dia e manter a saúde e o bem-estar!

Por que precisamos beber água?

Estima-se que entre 60% e 70% do corpo de um adulto seja composto de água.

Essa taxa pode variar de acordo com o biotipo, sexo e até o nível de atividade física de cada um, mas é considerada uma média válida para pessoas saudáveis.

Diversas funções do organismo dependem de água e por isso é tão importante manter a hidratação em dia. Veja alguns exemplos de ações do nosso corpo em que ela é fundamental.

Absorção e transporte de nutrientes

Quando comemos, os nutrientes dos alimentos são absorvidos no sistema digestivo e lançados ao sangue, que os distribui pelo corpo.

A água deixa o sangue mais fluido, facilitando a circulação e, consequentemente, o transporte desses nutrientes às células.

Além disso, algumas vitaminas dependem da água para serem absorvidas. São as chamadas hidrossolúveis. É o caso das vitaminas do complexo B e da vitamina C.

Controle da temperatura

Um dos principais mecanismos corporais para regular a temperatura é o suor. Quando nos exercitamos ou mesmo em dias muito quentes, a transpiração impede que o corpo se aqueça além da conta. 

E esse processo depende de uma boa hidratação, já que o resfriamento acontece com a evaporação da água eliminada no suor.

Nossa temperatura deve estar sempre abaixo dos 37,5ºC. O superaquecimento corporal, chamado de hipertermia, pode causar dores de cabeça, câimbras musculares, náusea, exaustão e outros sintomas.

Nos casos mais graves, chega a provocar desmaios, convulsões e até falência de órgãos.

Desintoxicação

Os rins são os órgãos do nosso corpo responsáveis por filtrar o sangue, retendo substâncias indesejadas e desintoxicando o organismo. Esses resíduos são eliminados pela urina.

Quando não estamos bem hidratados, a quantidade de sangue no corpo diminui, levando à menor disponibilidade de oxigênio aos rins.

Isso pode levar à insuficiência renal, aguda ou crônica. É uma condição grave, que exige tratamento imediato.

Além disso, a falta de água pode causar o acúmulo das toxinas filtradas nos rins, o que pode favorecer a formação de cálculos e as infecções urinárias. 

E você já deve ter ouvido falar sobre a dor causada por uma pedra no rim, né? Melhor prevenir!

Bom funcionamento do intestino

Nós já dissemos que nosso sistema digestivo precisa de água pra processar os alimentos e absorver os nutrientes. E ela é especialmente importante para o intestino.

A água lubrifica as paredes intestinais facilitando o trânsito de resíduos alimentares até a eliminação. 

Beber pouca água pode causar constipação e a formação de gases. 

Quem teve prisão de ventre e ouviu o conselho “tem que beber mais água” sabe bem do que estamos falando, não é mesmo?

Água é bom pra tudo

Você já percebeu que água é imprescindível para evitar uma série de problemas no nosso corpo.

Agora vamos te mostrar que ela também pode ajudar com uma série de “coisinhas” que a gente investe tempo e dinheiro tentando melhorar. Quer ver?

Melhora a pele

A boa hidratação promove a revitalização das células e mucosas do nosso corpo. E a pele se beneficia muito com isso

Se você quer evitar ressecamento e a descamação e conquistar aquele aspecto jovem e saudável da pele, capriche na água! 

Ela hidrata “de dentro pra fora” e por isso pode ser até mais eficiente que cremes e óleos, que terão que ser absorvidos. Ou seja: é fácil e barato!

Facilita o emagrecimento

Sabe aquela fome que chega de repente, em um horário pouco convencional? Aquela que muitas vezes nos faz comer “besteiras”… Pode ser sede!

Experimente beber água e aguardar alguns minutos. É possível que a fome passe e você deixe de ingerir essas calorias fora de hora.

Além disso, beber um copo de água cerca de meia hora antes das refeições pode aumentar a sensação de saciedade e evitar que você coma além da conta. 

Também prepara o sistema digestivo para processar os alimentos (lembra que falamos sobre a lubrificação do intestino?), facilitando a digestão.

Mas atenção: beba a água antes das refeições. Não é recomendado ingerir líquidos enquanto comemos.

E por último, mas não menos importante, um corpo bem hidratado, com as funções operando corretamente, emagrece com mas facilidade.

Protege os olhos

Já reparou que em dias secos nós podemos sentir um incômodo nos olhos? Isso acontece porque eles são extremamente sensíveis à desidratação. E o ressecamento pode causar infecções e inflamações oculares. 

Por isso, a melhor forma de manter a umidade adequada para os olhos e protegê-los dos problemas do ressecamento é beber bastante água!

Como saber se preciso beber mais água?

Há uma recomendação recorrente de que devemos beber pelo menos dois litros de água por dia. Mas a verdade é que ela não vale pra todo mundo.

Diversos fatores influenciam a quantidade de água que devemos beber por dia.

Se você pratica atividades físicas intensas, deverá beber mais água do que alguém que passa o dia trabalhando sentado. 

Quem pesa 80kg, precisa de mais água do que quem pesa 65kg. E quem vive em lugares mais quentes, também tem que se hidratar mais do que os que moram em lugares frios.

Até o tipo de dieta influencia na hidratação. Se você ingere muito sal no dia a dia, deve tomar ainda mais água.

Mas há um jeito de descobrir se você precisa caprichar mais na hidratação que costuma funcionar pra todo mundo. É observar a cor do xixi!

Ele deve ser sempre amarelo-claro. Se estiver amarelo-escuro ou alaranjado e com cheiro forte, é hora de beber água! 

E aqui vão algumas dicas pra você conseguir fazer isso.

Como beber mais água? Aqui vai 10 dicas

1. Estabeleça uma meta

Para começar, trace uma meta diária para beber água. Vá anotando quanto você já bebeu e se esforce para cumpri-la até o fim do dia.

Como você já sabe, a quantidade de água que devemos beber por dia depende de nossas características físicas e de nossas atividades cotidianas. Mas alguns profissionais de saúde recomendam um cálculo médio que pode ser útil.

Para um adulto saudável a recomendação é de 35 ml de água para cada kg de peso. Por exemplo, uma pessoa de 60 kg deve beber cerca de 2,1 L de água diariamente. Quem pesa 85 kg, cerca de três litros.

2. Tenha uma garrafinha por perto

A boa garrafinha não falha! Tenha uma por perto, seja em casa ou no trabalho. E, principalmente, durante as atividades físicas!

Ter água sempre à disposição vai te ajudar a lembrar de se hidratar. Além disso, não ter que se levantar ou parar o que está fazendo para beber água evita que você deixe para depois e acabe não bebendo.

Também facilita na hora de calcular quanta água você já bebeu. Cada vez que você precisar encher a garrafa novamente, subtrai a capacidade dela da meta do dia. 

Garrafinhas térmicas, que mantêm a água geladinha, podem ser boas opções para quem não consegue beber líquidos à temperatura ambiente.

3. Experimente água saborizada

É a dica de ouro pra quem não gosta do sabor da água. Você pode adicionar “temperinhos” para deixá-la mais agradável.

Canela, gengibre e maçã são algumas opções. Limão, pepino e hortelã podem dar uma sensação refrescante. Só evite usar açúcar!

Você pode adicionar o que quiser. Use a criatividade! 

Mas prefira preparar a sua água em casa em vez de comprar os produtos prontos disponíveis no mercado. Eles costumam ser adoçados artificialmente, e ainda podem conter conservantes. 

4. Troque refrigerante por água com gás

Se você é do time que troca a água por refrigerante, tente beber água com gás.A água mineral tradicional é sempre a melhor pedida, mas a versão com gás tem o mesmo poder de hidratação.

É uma opção que pode agradar o paladar de quem faz questão das “bolhinhas”. Mas tem a vantagem de não conter sódio e açúcar como os refrigerantes.

Só é preciso observar que a água gasosa tem o pH mais ácido, o que pode sensibilizar quem tem problemas estomacais, como gastrites ou duodenites. Se esse é o seu caso, use com moderação.

5. Espalhe bilhetinhos pela casa

Muita gente simplesmente esquece de se hidratar! Se você é uma dessas pessoas, espalhe lembretes pelos cômodos da casa e na mesa de trabalho para lembrá-lo de beber mais água.

A tendência é que se torne um hábito e com o tempo você já não precise mais dos avisos.

6. Programe o despertador

Use o alarme do celular para te lembrar de beber água. Você pode começar programando o lembrete de hora em hora ou a cada duas horas

Com o tempo você irá descobrir qual a frequência ideal para o seu corpo e pode espaçar mais os alarmes ou diminuir o tempo entre eles. 

7. Tenha um aplicativo para beber água

Você sabia que existem aplicativos gratuitos pra nos lembrar de beber água? 

Na verdade, eles são ainda melhores que isso.

Alguns ajudam a calcular a quantidade de água que devemos beber por dia, de forma personalizada. Para isso, levam em consideração, por exemplo, o peso do usuário e dados da rotina. 

Com a meta diária estabelecida, é só marcar os horários dos lembretes e registrar quanto de água você vai bebendo ao longo do dia até alcançar o total estabelecido.

Super prático, né?

8. Abuse do gelo

Gelo é água! Portanto, use e abuse dele sempre que beber outros líquidos.

Mas lembre-se que você não estará ingerindo um grande volume de água com isso. E também não conseguirá calcular exatamente a quantidade. 

Então não conta pra “bater” a meta do dia, OK? Mas é uma opção “fresquinha” para aumentar a hidratação.

9. Substitua (com cuidado) por outros líquidos

Se mesmo com todas as nossas dicas você ainda sente muita dificuldade para beber água, experimente substituições.

Mas cuidado! Não vale qualquer líquido no lugar da água.

Água de coco e chás não adoçados são as melhores opções. Sucos de frutas naturais também valem, mas é preciso lembrar que eles adicionam o açúcar natural das frutas à dieta.

Jamais substitua água por café, refrigerantes ou bebidas industrializadas!

10. Coma frutas e vegetais ricos em água 

Embora nosso objetivo aqui seja te ajudar a criar o hábito de beber mais água, essa dica também ajuda a melhorar a hidratação.

Frutas e verduras ricas em água devem fazer parte do dia a dia de quem busca aumentar a hidratação.

Você pode se fartar delas, especialmente nos dias quentes.

Entre as frutas estão melancia, melão, abacaxi, laranja e morango. Para os vegetais, boas opções são abobrinha, pepino, rabanete, alface e repolho.

Não espere ter sede para beber água!

Pode parecer estranho ouvir isso, mas você não deve esperar sentir sede para beber água. Isso porque, em alguns casos, ela pode já ser um primeiro sinal de desidratação. Outros sinais podem ser:

  • Cansaço excessivo;
  • Boca seca;
  • Tontura;
  • Fraqueza;
  • Dor de cabeça.

A desidratação pode evoluir rapidamente, especialmente em dias quentes e secos. Por isso, não espere sentir sede. Beba água periodicamente.

Mas não exagere na quantidade de uma vez só!

Para estar bem hidratado é preciso ter o hábito de beber água regularmente. Não adianta passar o dia à seco no trabalho e querer beber toda a água do mundo quando chegar em casa. Isso também faz mal!

Beber grandes volumes de água de uma vez só pode descompensar a quantidade de eletrólitos no sangue, prejudicando o funcionamento dos rins. É uma situação rara, porém perigosa, chamada de hiponatremia.

Então você já sabe: nada de querer compensar tudo de uma vez. Regularidade é o segredo do sucesso.

Rumo à nova rotina

Agora você já sabe com detalhes a importância de estar bem hidratado para o nosso organismo funcionar corretamente.

E com as nossas dicas, também já consegue elaborar sozinho uma meta e um plano para beber mais água ao longo do dia.

Então não espere! Separe a sua garrafinha, capriche nos lembretes e hidrate-se!

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.