Como ter uma rotina saudável com pouco tempo disponível?
Você sabia que é possível ter uma rotina saudável com pouco tempo disponível? A Arimo separou algumas dicas para melhorar a qualidade de uma vida ocupada.
Há quem pense que para ter uma rotina saudável, é preciso dispor de bastante tempo livre.
E, de fato, a disponibilidade de tempo pode ser uma ótima aliada quando estamos na missão de melhorar nossa qualidade de vida.
Mas essa não é a única forma de estabelecer um dia a dia positivo para nossa saúde.
Uma rotina saudável com pouco tempo disponível também é completamente possível. Pode até dar um pouco mais de trabalho, exigir uma organização maior, mas é possível. E para te provar isso, a Arimo separou algumas dicas para te ajudar a visualizar melhor essa possibilidade.
- Organização é a chave para uma rotina saudável com pouco tempo disponível
- O papel do sono em uma rotina saudável
- Alimentação de qualidade em uma rotina corrida, mas saudável
- Equilibrar áreas da vida ajuda a conquistar uma rotina mais saudável
- Dicas para equilibrar sua rotina
- Visitas médicas também promovem uma rotina saudável
Organização é a chave para uma rotina saudável com pouco tempo disponível
Se você não dispõe de muito tempo no seu dia a dia, provavelmente já sabe que a chave para fazer a vida funcionar propriamente é a organização. É planejando sua rotina que você consegue visualizar melhor como e quando realizar suas tarefas diárias — desde o trabalho e o estudo até os afazeres domésticos.
E quando falamos sobre uma rotina que preza por um dia a dia de hábitos saudáveis não deve ser diferente.
Nesses casos, a nossa dica é colocar sua rotina no papel — ou na tela. Serve uma folha solta, uma agenda pessoal, um planner ou simplesmente o bloco de notas de algum dispositivo eletrônico.
O importante é você ter um espaço onde possa listar suas atividades diárias e os horários delas. Afinal, assim você consegue visualizar seu cotidiano mais facilmente.
O ideal é que você faça essa listagem semanalmente, para que possa incluir compromissos e afazeres pontuais.
Ou seja, aquelas atividades — como uma consulta médica, uma reunião de trabalho ou de amigos, etc — que não são fixas em sua rotina.
Uma vez que você tem essas informações à sua frente, você pode identificar momentos do dia em que ainda há um tempinho livre.
Pode ser que sejam poucos 20 minutos após chegar do trabalho, ou 15 minutos do seu horário de almoço. Mas é um período que pode contribuir positivamente para uma rotina saudável.
Mas, afinal, o que você pode fazer nesses poucos momentos livres para que agreguem à qualidade do seu dia a dia?
Algumas possibilidades são: atividades físicas, prática de hobbies, investimento em alimentação saudável e até um tempinho a mais de sono.
E te daremos algumas dicas de como colocar isso em prática nos próximos tópicos.
O papel do sono em uma rotina saudável
Pode parecer que o sono não tem tanta importância para uma rotina saudável.
Afinal, costumamos associar a ideia de rotina ao momento em que estamos ativos fisicamente, em movimento e atividade.
Dificilmente pensamos que quando estamos dormindo, estamos também colocando algo em prática.
Mas a verdade é que o momento de descanso determina — e muito — o nível da nossa qualidade de vida diária. E quem já passou um dia difícil, sem energia e forças, após uma noite mal dormida sabe bem disso.
Mas o impacto do sono vai além da disposição — ou a falta dela — que sentimos ao longo do dia.
Um sono de qualidade ruim pode te tornar mais vulnerável a problemas de saúde, como os cardíacos e até afetar a saúde mental.
Os sintomas de estresse, ansiedade e depressão, inclusive, podem ser negativamente afetados por uma noite mal dormida.
Tá, mas como posso melhorar a qualidade do meu sono? E como posso dormir bem para ter uma rotina saudável com pouco tempo disponível?
Pegando aquela listinha que você fez das suas atividades diárias, vale notar duas coisas:
- Posso dormir mais cedo para ter mais tempo de sono?
- Estou usando o tempo em que eu poderia dormir para uma tarefa que não me beneficia?
A partir da resposta desses questionamentos, você pode estender — mesmo que pouco — seu tempo de sono.
Mas se isso não for possível, você pode melhorar os hábitos que antecedem seu horário de dormir e o próprio período em que está dormindo.
É o que chamamos higiene do sono: um conjunto de costumes adotados para que seu corpo entenda que é o momento de desacelerar e relaxar.
Então, você pode tornar sua rotina mais saudável tanto dormindo um pouco mais quanto melhorando os hábitos que antecedem e que fazem parte do seu sono.
Alimentação de qualidade em uma rotina corrida, mas saudável
“Tenho pouco tempo livre no meu dia, por isso minha alimentação não é das melhores.”
Quem nunca disse, pensou ou até mesmo ouviu algo do tipo? E é totalmente compreensível. Afinal, quando temos pouco tempo disponível, acabamos procurando as soluções mais fáceis para nossos problemas.
Na alimentação, a falta de tempo pode levar ao consumo excessivo de produtos ultraprocessados e industrializados. Isto sem contar com a falta de uma rotina alimentar própria, que inclua, ao menos, café da manhã, almoço e jantar.
Mas como fugir dessas soluções fáceis quando temos pouco tempo disponível?
1) Preparando as refeições com antecedência
Uma dica clássica que funciona para muitas pessoas é a de reservar um dia da sua semana para preparar as refeições dos próximos dias.
Vale você pegar a manhã de domingo, por exemplo, e preparar aquilo que você comerá no almoço e jantar dos próximos cinco ou sete dias.
2) Planejando sua dieta semanal
Ainda seguindo a ideia de preparar as refeições com antecedência, vale também planejar a sua dieta semanal.
Isto é, pensar pratos e alimentos que beneficiam a saúde e que podem fazer parte do seu cardápio da semana.
Esta é uma tarefa simples, então você pode fazer isso em seu horário de almoço e jantar, ou mesmo quando estiver no transporte entre casa e rua.
Lembre-se de dar prioridade a um cardápio completo e balanceado. Nada de dietas restritivas.
3) Praticar mindful eating
Uma rotina saudável com pouco tempo disponível também é possível por meio da alimentação quando comemos com plena atenção. É o chamado Mindful Eating.
A prática exige que você dedique toda a sua atenção ao alimento e suas sensações, quando você está comendo. Nada de usar celular ou conversar muito.
Desta forma, você aproveita melhor as refeições e passa a compreender melhor as necessidades do seu corpo.
Equilibrar áreas da vida ajuda a conquistar uma rotina mais saudável
Vale sempre lembrar que, quando falamos sobre saúde de qualidade, não estamos abordando apenas um corpo saudável. A mente também precisa estar bem para que tenhamos uma rotina mais saudável.
Além disso, não podemos esquecer também que: quando a mente sofre, o corpo também pode sofrer.
Por isso, uma outra forma de conquistar uma rotina saudável com pouco tempo disponível é equilibrar sua dedicação às diferentes áreas da vida.
De nada adianta você gastar todo o seu tempo diário em tarefas de trabalho, e não reservar um tempo — por mais breve que seja — para autocuidado. A prática de exercícios e de hobbies, por exemplo, pode ser essencial para que sua mente seja um ambiente saudável para você.
Dicas para equilibrar sua rotina
Para encontrar esse equilíbrio na sua rotina, você pode:
- Socializar mais e evitar se isolar de círculos de pessoas que te apoiam e te querem bem
- Encaixar momentos para se divertir em meio à rotina corrida
- Reservar um momento — mesmo que breve — para práticas de autocuidado
Mas se você ainda não sabe como pode fazer essas coisas, aqui vão algumas dicas.
Se você encontrou um tempinho completamente livre na sua semana, vale pensar em encontrar alguém querido. Visitar um amigo ou familiar, ou combinar um passeio com essas pessoas.
Você pode até mesmo marcar um encontro mensal ou semanal com quem você gosta. O importante é socializar e não se isolar.
Esses encontros com pessoas queridas podem, inclusive, ser uma forma de encaixar a diversão na sua rotina.
Vale uma ida a um bar após o expediente, um cineminha no fim de semana e até mesmo uma reunião em casa. O importante é estar com quem gosta e se divertir.
Mas lembre-se que você também pode se divertir na sua própria companhia: assistindo séries e filmes, jogando videogames, lendo, cozinhando e fazendo qualquer coisa que você gosta e te faça bem.
E isso inclui também atividades externas: não tenha medo de se jogar em um programinha solo.
Todas essas dicas contam como autocuidado. Mas as brechas encontradas na sua rotina também podem ser ocupadas por momentos que visam exclusivamente esse cuidado consigo. Uma sessão semanal com psicólogo, por exemplo, pode funcionar.
Também ajuda: sempre praticar a gentileza consigo, investir um momento — pode ser de dez a vinte minutos — do seu dia para dedicar a alguma atividade física e qualquer atividade que seja prazerosa para você e benéfica para sua saúde.
Visitas médicas também promovem uma rotina saudável
Todos os tópicos anteriores ajudam a tornar um dia a dia corrido em uma rotina também saudável. Mas não podemos esquecer dos cuidados tradicionais que devemos ter com a nossa saúde.
O acompanhamento médico é imprescindível para entendermos melhor sobre a nossa saúde e sobre a qualidade dela.
Por isso, é preciso priorizar também priorizar visitas médicas dentro do seu cotidiano.
O melhor é que esse tipo de cuidado com a saúde não exige tanto tempo assim. Muitas vezes as consultas são anuais ou acontecem em períodos espaçados.
Vale lembrar ainda que, felizmente, temos acesso a um serviço de saúde pública, que democratiza a possibilidade de uma vida saudável.
Caso você não tenha um plano de saúde privado — e até mesmo que tenha —, pode sempre buscar ajuda e orientação no SUS (Sistema Único de Saúde).
Priorize sua saúde e busque ter uma rotina saudável, mesmo quando o tempo estiver curto!