Dia das Mães Arimo: Confira os melhores presentes!

Yoga e Viagens: Dicas para manter a prática em movimento na sua próxima viagem

Imagem ilustrativa para o texto Yoga e Viagens: Dicas para manter a prática em movimento na sua próxima viagem. Publicado no blog da Arimo.

Yoga e viagens combinam? Descubra como manter a prática em movimento mesmo longe da sua rotina tradicional.


É  comum que algumas pessoas deixem um pouco de lado a rotina de exercícios quando estão de férias e viajando. E tudo bem! Às vezes realmente precisamos de uma folga de tudo aquilo que dita a ordem do nosso dia a dia. Sair da rotina é importante.

Mas quando falamos de atividade física, especialmente o yoga, a regularidade também é importante. Por isso, vale descobrir maneiras de manter a prática em movimento mesmo quando se está longe de casa ou dando um tempo de sua rotina tradicional.

  • Yoga e viagens: dicas básicas para manter a prática em movimento longe de casa
  • Dicas para conciliar yoga e viagens
  • Aulas online de yoga para fazer nas viagens
  • Yoga e viagens: quando a prática orienta seu destino 
  • Yoga e viagens: ótima oportunidade de aprendizado para praticantes 

Yoga e viagens: dicas básicas para manter a prática em movimento longe de casa

Se você deseja conciliar yoga e viagens, sua principal tarefa certamente será o planejamento. Afinal, quando não estamos em casa, a tendência é sairmos da rotina e focar em outras atividades.

Por isso, para incluir a prática no seu dia a dia, é preciso pensar como fazê-lo, considerando as particularidades de cada viagem.

Tenha o yoga como uma parte prazerosa da viagem

A primeira dica é fazer do yoga uma parte prazerosa da viagem, e não uma obrigação.

Esta observação vale principalmente para quem está viajando de férias ou folga, já que é quando buscamos descanso e diversão.

Para isso, vale levar a prática para um ambiente diferente e que te inspire, ao invés de te desanimar e/ou remeter a rotina tradicional e mais cansativa.

O que preciso levar?

Sabemos que os acessórios são ótimos aliados na prática de yoga, mas quando estamos fora de casa e/ou em trânsito, levá-los pode ser um problema.

Por isso, o importante para praticar yoga durante suas viagens é investir no básico. Se possível, leve apenas um tapete. Para a maioria das pessoas, o tapete é tudo que alguém precisa para praticar.

Claro que há casos de mobilidade reduzida em que a pessoa praticante precisa de um ou outro acessório. E a dica se mantém a mesma: leve consigo o básico. Você não deve ignorar suas necessidades, mas evite excessos.

Pratique em novos cenários

Para ajudar a tornar a prática mais prazerosa, como mencionamos no primeiro item, leve o yoga para novos cenários. Uma boa opção é apostar na atividade ao ar livre, especialmente em ambientes em que você possa estar em contato com a natureza — seja praia ou parques naturais. 

Essa mudança torna a prática de yoga mais especial e diferenciada, já que muitas pessoas não podem ter esse contato rotineiramente. 

Dicas para conciliar yoga e viagens:

1)Invista em uma sequência fixa

Imagem ilustrativa para o texto Yoga e Viagens: Dicas para manter a prática em movimento na sua próxima viagem. Publicado no blog da Arimo.

Não quer enferrujar durante a viagem? Uma forma de manter o yoga em movimento longe das aulas tradicionais, é investir em uma sequência fixa.

Você não precisa diversificar tanto em termos de asanas e pranayamas, se não quiser. O importante é manter a regularidade na prática para não parar seu avanço.

Por isso, vale consultar quem te orienta no yoga e determinar uma sequência fixa para fazer enquanto estiver viajando. 

Um profissional qualificado pode ainda determinar a frequência da realização dessa atividade e te orientar em caso de possíveis dúvidas. 

Saudação ao sol é uma opção popular

Muitos praticantes de yoga, por exemplo, investem na Saudação ao sol para praticar enquanto estão viajando. É uma sequência interessante por seu nível de complexidade e por ser, preferencialmente, realizada logo cedo.

Esse último aspecto é positivo para ocasiões de viagem.

Isto porque, ao  praticar yoga pela manhã, você começa o dia com movimento, trazendo tranquilidade e relaxamento para as atividades do dia que vêm a seguir.

2) Procure aulas e profissionais locais

Se você faz parte do time que não gosta muito de praticar solo, é interessante procurar aulas e profissionais locais de yoga.

Desta forma, você mantém a regularidade da sua prática e o seu avanço dentro da atividade. Mas não só isso, esta é uma grande oportunidade de apoiar a comunidade yogui local.

Quando você viaja e pratica yoga em aulas oferecidas no local de destino, você está apoiando os talentos locais. Este aspecto é positivo por diversos motivos.

Primeiro porque você está reforçando essa noção de comunidade dentro do yoga, segundo porque você tem a oportunidade de expandir seus conhecimentos.

3) Pesquise antes de se jogar

Por isso, antes de embarcar em sua próxima viagem, vale pesquisar os profissionais e espaços que oferecem aulas de yoga.

Verifique as avaliações e as experiências de outras pessoas para ajudar na escolha.

4) Novas modalidades de yoga durante viagens

Lembra que falamos que é interessante tornar o yoga uma parte prazerosa da viagem?

A primeira dica para isso é levar a prática para diferentes espaços, diversificar os ambientes.

5) Mude o aspecto de foco da sua prática 

Mas você também pode diversificar os estilos da sua prática. Se você geralmente se dedica a uma modalidade de yoga mais focada no trabalho físico, vale testar um estilo com maior foco no aspecto mental e espiritual. 

Vale, por exemplo, deixar o Ashtanga de lado e investir no Kriya Yoga. Caso você esteja em um ambiente de baixas temperaturas, pode tentar praticar o Hot Yoga para aquecer. 

6) Yoga para recuperar 

Também é interessante trabalhar o yoga como uma ferramenta de recuperação de possíveis lesões adquiridas durante a sua rotina normal. 

Você pode fazê-lo através de asanas voltados especificamente para a região lesionada ou mesmo através da prática de Yoga Restaurativo. 

Orientação profissional é essencial

Imagem ilustrativa para o texto Yoga e Viagens: Dicas para manter a prática em movimento na sua próxima viagem. Publicado no blog da Arimo.

Mas lembre-se: é extremamente importante que você faça essas mudanças sob orientação profissional. Converse com quem te instrui na prática para avaliar quais modalidades podem se encaixar na sua rotina de viagem de forma positiva. 

Aulas online de yoga para fazer nas viagens

Há quem prefira continuar a fazer aulas com orientadores fixos. Há também casos em que você pode ter dificuldades em encontrar aulas e profissionais locais que se encaixem nas suas preferências e necessidades. Mas não se preocupe, você não precisa parar de praticar yoga por esses motivos. 

Aulas online oferecem flexibilidade de horários

Nesses casos, é indicado que você busque aulas online de yoga. Desta forma, você não para de praticar durante a viagem, e pode ainda adequar a atividade para o horário de sua preferência.

Inclusive, esse é o principal benefício das aulas remotas e online: elas oferecem maior flexibilidade de horários.

Oferta de yoga online é ampla

A oferta de aulas de yoga online é extremamente ampla. Você encontra em diversas plataformas, com diferentes abordagens e formatos.

Há aulas disponíveis gratuitamente no Youtube, e há também diversos aplicativos gratuitos e pagos com esse mesmo objetivo.

Não quer deixar de praticar com quem já te orienta no yoga? Vale solicitar aulas remotas com esse mesmo profissional — sejam elas ao vivo ou gravadas. 

Clientes Arimo saem na frente

Imagem ilustrativa para o texto Yoga e Viagens: Dicas para manter a prática em movimento na sua próxima viagem. Publicado no blog da Arimo.

Quem é cliente Arimo sai na frente quando o assunto é aulas online. Isto porque oferecemos um curso completo com dez aulas simples, acessíveis e rápidas. Esse último aspecto, inclusive, torna as vídeo-aulas perfeitas para quem está viajando.

O curso é especialmente voltado para iniciantes, mas funciona muito bem para quem já conhece o yoga e quer manter a frequência da prática durante suas viagens.

Então, se você é cliente Arimo, considere que sua folga conta com uma preocupação a menos: as suas aulas de yoga já estão garantidas.

Yoga e viagens: quando a prática orienta seu destino 

Para algumas pessoas, o yoga também pode ser o fator que define o destino da viagem. É assim que muitas pessoas acabam dedicando seus momentos de folga e de férias à retiros de yoga, por exemplo.

Claro que você não precisa sair de casa ou ir para muito longe para participar de um retiro de yoga. Mas fazer uma viagem que inclua esse tipo de atividade pode ser uma oportunidade muito interessante para quem busca desacelerar.

Viagens para esses tipos de retiros geralmente proporcionam ambientes tranquilos e melhores condições para entrar em contato com seu eu interior e o universo. 

Se você quer viajar e tornar essa atividade um momento de espiritualidade e desenvolvimento no yoga, vale pesquisar as opções.

Isto porque existem diferentes modalidades de retiros, incluindo até mesmo aqueles que propõem um período de completo silêncio. 

Informação é a chave

Por esse motivo, é importante você conhecer as abordagens de cada um dos retiros, para entender com qual ou quais deles mais se identifica. Ou descobrir quais deles oferecem uma experiência mais próxima daquela que você tem como objetivo.

Também é importante buscar relatos de quem já passou pelos retiros, já que, desta forma, você também pode descobrir se é mesmo aquilo que deseja.

A informação é a chave para fugir de experiências que não se encaixam nos seus objetivos e evitar vivências que não sejam genuínas. 

Por isso, em sua pesquisa, é interessante que dê preferência para mídias conhecidas e de referência. Mas não esqueça de avaliar TODAS as opções. Somente conhecendo os retiros e as experiências que eles proporcionam, é que você conseguirá avaliar se ele é válido para você.

Yoga e viagens: ótima oportunidade de aprendizado para praticantes 

Imagem ilustrativa para o texto Yoga e Viagens: Dicas para manter a prática em movimento na sua próxima viagem. Publicado no blog da Arimo.

O movimento físico é sempre necessário para avançar dentro do yoga, mas o conhecimento teórico também é muito importante. E uma viagem, um momento de folga ou de férias, pode ser o momento ideal para se aprofundar nos conhecimentos milenares da prática.

Livros sobre Yoga na bagagem

Uma opção para adquirir ou aprofundar conhecimentos no yoga é através da leitura.

Sabe aquele livro sobre yoga que está na sua estante esperando apenas uma folga na rotina corrida para ser lido? É hora de colocá-lo na mala e levar para a viagem.

Lembre-se que não é preciso tirar tempo do descanso e da diversão para se dedicar a essa leitura. Você pode ler antes de dormir, no caminho da viagem ou entre um passeio e outro. E essa dica vale para os demais conteúdos que citaremos a seguir.

Assista conteúdos sobre yoga

Você sabia que as plataformas de streaming estão recheadas de conteúdo sobre yoga, meditação e bem-estar? E não falamos apenas sobre vídeo-aulas, mas também documentários e ficções sobre esses assuntos.

A Arimo já trouxe um guia para te ajudar a se orientar nesse universo de novidades. Esta pode ser um momento oportuno para sair um pouco das indicações do algoritmo e se jogar em conteúdos diferentes e do seu interesse. 

Yoga para os ouvidos

Outra maneira de consumir yoga e seus ensinamentos é através de podcasts. As plataformas de áudio também oferecem uma grande quantidade e variedade de conteúdos.

Nelas, você pode tanto praticar uma aula guiada quanto aprender mais sobre a prática de yoga.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.