Como colocar em prática nossas resoluções de Ano Novo?
Confira nossas dicas para começar o ano colocando em prática as resoluções de ano novo!
Com o fim e o início de ano, não é difícil nos vermos diante de reflexões, metas e até mesmo algumas frustrações. O que eu poderia ter feito de diferente ao longo do ano? O que quero alcançar de novo no ano que começa?
As famosas listinhas com resoluções de ano novo muitas vezes nos ajudam a visualizar melhor nossos objetivos. Mas e quando o assunto é colocar em prática essas metas? Por que os nossos desejos parecem tão distantes?
Muitas vezes é apenas uma questão de perspectiva e adaptação. Mas, independentemente do seu caso, estamos aqui para te ajudar.
De métodos a objetivos frequentes na vida das pessoas, separamos algumas dicas para que você comece o ano colocando em prática as resoluções de ano novo,
- Um passo de cada vez: separe suas resoluções em pequenas metas
- Foco no equilíbrio: determine resoluções para diferentes âmbitos da vida
- Olhando para seus objetivos: mantenha sua lista em local visível
- Meta de ter uma alimentação mais saudável
- Meta de fazer mais exercícios
- Meta de aprender coisas novas
- Meta de viajar mais
- Meta de ler mais
Um passo de cada vez: separe suas resoluções em pequenas metas
Uma questão muito importante sobre colocar em prática as resoluções de ano novo diz respeito ao ritmo em que fazemos isso.
Afinal, quando temos um objetivo em mente, é comum olharmos apenas para ele, e não para todo os processo que precisamos vivenciar até realizar aquilo que desejamos.
Mas esses processos são extremamente importantes.
Então, para que você consiga visualizar melhor o caminho para alcançar suas resoluções, vale separá-las em pequenas metas.
Uma boa estratégia é observar o que te separa dessas resoluções, e, a partir de então, determinar as pequenas metas. Vamos considerar aqui um possível objetivo: fazer um curso de fotografia.
O que te distancia disso?
- Dinheiro – Se este for o caso, vale juntar uma quantia aos poucos, para investir no curso.
- Tempo – Se o seu problema é disponibilidade de tempo, é importante pesquisar um curso que se encaixe nos seus horários ou mesmo em seu período de folga/férias.
- Falta de material – Se você não tem uma câmera, e este é um material exigido para o curso escolhido, você pode procurar por empréstimo/aluguel de câmeras. Vale até mesmo incluir uma nova resolução na sua lista: comprar uma câmera. E se ainda assim nada disso for acessível, você pode, por exemplo, buscar um curso para fotografia com celular.
Esse é apenas um exemplo muito específico, mas demonstra bem a lógica que você pode seguir. Determinar um objetivo > listar as dificuldades que te separam de realizá-lo > buscar soluções para essas dificuldades.
Outra dica interessante é organizar sua lista de resoluções de ano novo por prioridade: primeiro necessidades, depois os desejos.
Faça seu planejamento
A gente sempre começa o ano com boas intenções, mas às vezes acabamos perdendo o foco e não conseguimos alcançar as metas que nos propusemos.
Por isso, é super importante planejar e se organizar para ter mais chances de sucesso.
Um planner pode ser uma ótima ferramenta para te ajudar a dividir suas metas em passos menores e acompanhar o progresso ao longo do ano. Além disso, ter tudo escrito em um só lugar te ajuda a não perder o rumo e a lembrar de coisas importantes.
Você pode baixar gratuitamente o planner da Arimo para organizar suas metas e registrar seus hábitos.
Foco no equilíbrio: determine resoluções para diferentes âmbitos da vida
Uma lista de resoluções de ano novo completa é aquela que contempla diferentes âmbitos da vida. Tudo bem se você prefere, no momento, focar no lado profissional, por exemplo. Mas é importante encontrar equilíbrio e determinar objetivos também para sua saúde, vida pessoal, preparo emocional, etc.
Uma estratégia possível é dividir essas resoluções em diferentes listas, e sempre conferir cada uma delas para verificar seus avanços.
E se você não estiver no ritmo desejado, não se culpe. É importante entender que tudo bem sair um pouco da rota determinada inicialmente. O importante é manter o foco, e reconsiderar suas metas com frequência.
Olhando para seus objetivos: mantenha sua lista em local visível
A frequência, inclusive, é importante também para fixar as resoluções no nosso imaginário, ao longo de nossas rotinas. Por isso, outra dica para colocar em prática as resoluções do ano novo é colocar sua lista em um local visível.
Desta forma, você visualiza, regularmente, os objetivos que, muitas vezes, podem se perder entre nossas tarefas, preocupações e responsabilidades diárias.
Então, vale deixar sua lista em lugares como:
- uma agenda ou caderno com o qual você tenha contato frequente
- na porta da geladeira
- em alguma parte da sua estação de trabalho
O importante é que você consiga ver essas resoluções com frequência.
Agora que você já tem algumas estratégias para orientar a criação e realização da sua lista de objetivos para o novo ano, vamos à parte da realização. Te ajudamos colocando em prática as resoluções de ano novo mais comuns.
Meta de ter uma alimentação mais saudável
Vamos começar a montar sua lista de resoluções de ano novo com algo imprescindível: saúde. Afinal, estar saudável é um fator determinante para que você consiga alcançar outros objetivos de vida. E uma forma de garantir uma melhor saúde física reside na alimentação.
Para quem torce o nariz quando o assunto é “alimentação saudável”, vamos desmistificar um pouco isso. Comer bem não quer dizer que você precisa cortar tudo aquilo que acha gostoso da sua rotina alimentar.
A chave aqui é focar em uma dieta que balanceie diferentes grupos de alimentos — incluindo gordura e carboidrato, que geralmente são alvos de dietas restritivas.
Por falar nesse tipo de dieta, vale lembrar que elas não são o melhor caminho para uma alimentação saudável. Na verdade, cortar completamente alguns tipos de alimentos pode ter justamente um resultado reverso na sua vida.
Isso porque as dietas restritivas podem afetar de forma negativa aspectos da sua vida como: disposição diária, fraqueza, perda de massa muscular e até queda de cabelo.
Por isso, é de suma importância que, para sua meta de se alimentar melhor, você se consulte com nutricionista. É essa pessoa que saberá exatamente como te orientar a cumprir, de forma segura, essa resolução de ano novo.
Vale lembrar ainda que uma alimentação de qualidade garante um bom funcionamento do intestino, o que impacta diretamente nossa saúde mental.
Meta de fazer mais exercícios
A resolução de ano novo de fazer mais exercícios também é uma que se encaixa no âmbito da saúde física e mental. Afinal, através de exercícios físicos você consegue garantir corpo e mente ativos, e, de quebra, liberar estresse e endorfina, acessando aquela gostosa sensação de bem-estar.
O emagrecimento é um objetivo comumente atrelado a ideia de fazer mais exercícios. E tudo bem, se você quer isso e procura alcançar essa meta de formas seguras. Mas é importante focar também no fator saúde, e se exercitar para além da pressão estética.
Tendo isso em mente, se você busca uma maneira de aumentar a carga de exercícios na sua rotina, vale investir em um planner. Mas não apenas para planejar sua atividade física, e sim para organizar uma rotina focada no bem-estar, como um todo.
Vale conferir a edição gratuita e semanal que nós, da Arimo, disponibilizamos para você aqui no site. Com ele, você pode registrar e acompanhar seus objetivos da semana, hábitos, pontos altos do período e até os exercícios.
O Arimo Yoga e Wellness Planner é focado, naturalmente, na prática de yoga. E nele você pode determinar foco em diferentes asanas por semana. Mas, se você pratica outro tipo de atividade, pode utilizar essa área também para incluir os exercícios que você pratica.
Meta de aprender coisas novas
O novo pode assustar. E há quem não se sinta tão à vontade com mudanças e novidades na rotina. Mas tentar algo diferente também pode ser um abrir de portas para novas oportunidades.
Afinal, com o aprendizado, abrimos nossa mente para novas perspectivas, desenvolvemos novas habilidades. No fim das contas, a experiência não apenas contribui para nosso crescimento, também facilita para que nos conheçamos melhor.
Por isso, aprender coisas novas pode ser uma resolução de ano novo que contempla diferentes partes da sua vida. No lado profissional, por exemplo, você pode se aperfeiçoar no que já faz ou até investir em uma nova área de conhecimento.
Na vida pessoal, aprender coisas novas pode ser uma ferramenta para autocuidado, na forma de um hobby, por exemplo.
Então, vale fazer uma autoanálise sobre sua vida. Você está precisando melhorar como profissional? Está buscando uma nova área para atuar? Então é interessante listar os campos de conhecimento que te interessam e verificar suas possibilidades para começar a estudar algum desses tópicos que você identificou.
Se você está precisando de um tempo para aliviar o estresse, se distrair ou mesmo se aprofundar em um assunto que você curte, vale apostar em hobbies. Então aqui você pode listar coisas que você sempre quis aprender e não tem exatamente a ver com sua área de trabalho.
Você gosta de descobrir mais sobre signos? Pode investir em leituras sobre astrologia. Tem vontade de aprender a desenhar? Procure um curso de ilustração.
A partir do momento em que você identifica o que quer estudar ou conhecer melhor, vale aplicar aquela lógica: o que te distancia desse objetivo? Assim você consegue se organizar para colocar em prática a resolução de aprender coisas novas.
Meta de viajar mais
Quando a sua resolução de ano novo é viajar mais, diferentes fatores podem influenciar. Disponibilidade de tempo, regime de trabalho, situação financeira. Tudo isso é determinante. Mas o interessante é que para tudo isso há alguma solução.
Levando em conta os 30 dias de férias garantidos aos trabalhadores regulares, vale dividir as férias. Você pode tirar 15 dias em um período do ano, depois 10 dias ou uma semana. E quem sabe até dividir os destinos dentro desses 30 dias direto.
Em todos os casos, o dinheiro pode ser um empecilho. Então, vale se planejar financeiramente com antecedência. Nada de se jogar no primeiro destino com apenas aquilo que você tem no bolso. É extremamente importante que você comece a juntar pequenas quantias ao longo do ano para que, na época das férias, tenha maior segurança financeira para se divertir.
Além disso, quando falamos em viagens, podemos acabar imaginando apenas aqueles destinos mais visados e populares. Mas é interessante lembrar que visitar novas cidades também pode caracterizar uma viagem.
Você não precisa pegar um avião e cruzar o país ou oceanos para curtir uma viagem. Às vezes, pegar um ônibus ou carro e ir para aquela cidade vizinha já basta. Você pode aliviar o estresse do dia a dia, conhecer lugares, culturas e pessoas diferentes e respirar novos ares em lugares próximos também!
Outro benefício desse tipo de viagem, é que você pode economizar para visitar mais destinos.
Então, para viajar mais, você pode:
- dividir suas férias em diferentes períodos do ano
- determinar diferentes destinos para suas férias
- se planejar financeiramente para qualquer viagem
- investir em destinos acessíveis e menos visados
Meta de ler mais
Uma rotina de leitura também nos ajuda a distrair, crescer, aprender e até viajar (figurativamente, claro). Então, ler mais é uma daquelas resoluções coringa de ano novo, que servem para te ajudar em qualquer parte da sua vida.
E se você tem dificuldade em se concentrar para ou mesmo ter vontade de ler, não se preocupe. Isso é até mais comum do que você imagina. Até porque, não estamos lendo o tempo inteiro? Seja no trabalho, nas redes sociais…
Então, é até natural não ter tanta motivação quando a ideia é focar unicamente na leitura de algo.
Por isso, uma dica interessante é focar em livros e formatos que já te interessam. Se você gosta de assistir filmes de ficção científica, por exemplo, pode tentar embarcar em uma leitura do mesmo gênero. Mas, se você gosta de se aventurar, vale pesquisar livros e gêneros que despertem curiosidade em você.
O importante é que a história te mantenha dentro da leitura.
O formato também pode ser a chave na hora da leitura. Há quem não curta tanto se dedicar a um romance longo, mas gosta de ler contos e histórias curtas. E tudo bem em ambos os casos. O ponto aqui é ler. Independente do quanto tempo você gastará em cada leitura.
Seja você alguém que já tem o hábito de ler ou não, aqui vão algumas dicas para aumentar o volume de leituras neste novo ano.
Dicas práticas para mais leituras
- Determine um número de páginas para ler diariamente
Neste caso, não precisa ser nada extremamente rígido. Vamos supor que sua meta é ler quinze páginas por dia. Se em um deles você estiver sem motivação para ler, tudo bem ler cinco páginas ou mesmo uma. Mas lembre-se: é interessante você manter a regularidade para criar o hábito.
- Priorize a leitura em ambientes tranquilos
Já que para muitas pessoas, o problema da leitura é a concentração, é importante encontrar um ambiente em que isso não seja uma dificuldade. Você pode ler na cama, antes de dormir, ou em um cantinho mais quieto do seu local de trabalho.
Mas se você não tem essas opções, até mesmo o transporte entre casa e trabalho pode ser um ambiente interessante para ler. Assim, você consegue se desligar daquele ambiente por algum tempo, se distrair e ainda ter a sensação de uma viagem mais rápida do que realmente é.
- Visite bibliotecas
Essa é uma dica interessante porque bibliotecas geralmente são lugares pouco explorados atualmente, apesar de oferecer entretenimento e conhecimento gratuitos. Lá você encontra desde clássicos até opções mais atuais, além de livros que nem mesmo estão à venda nas livrarias.
Além de tudo, é justamente um local tranquilo, que promove um ambiente mais adequado para a leitura, e é também uma ótima forma de diversificar sua perspectiva.
Outras ideias de resoluções interessantes para começar o novo ano
- Apostar mais em autoconhecimento e autocuidado
- Cuidar propriamente da saúde mental
- Cultivar mais paciência para lidar com o universo ao seu redor
- Tratar as pessoas (incluindo você) com gentileza
- Equilibrar as diferentes áreas da sua vida