Dia das Mães Arimo: Confira os melhores presentes!

Como arranjar a sua casa de acordo com os princípios do Feng Shui?

Já se perguntou como arranjar a sua casa de acordo com os princípios do Feng Shui? A Arimo traz informações para te ajudar nessa missão!


Você já parou para pensar como a organização, decoração e planejamento da sua casa podem influenciar no seu dia a dia? Isso tudo pode trazer não apenas conforto, mas sensação de bem-estar, e até alívio de estresse.

Para alguns, essas informações podem soar como novidade, mas adeptos de Feng Shui estão familiarizados com esse conceito faz tempo.

A técnica vem sendo aplicada na China há eras e cresceu tanto que tomou conta de casas localizadas do outro lado do mundo. Mas antes de colocá-la em prática, é importante entender como arranjar a sua casa de acordo com os princípios do Feng Shui. Por isso, a Arimo montou esse guia introdutório juntamente para te ajudar nisso!

Confira abaixo os tópicos abordados neste texto.

  • O que é Feng Shui?
  • Feng Shui tem comprovação científica?
  • Quais são os princípios do Feng Shui?
  • Existem diferentes tipos de Feng Shui?
  • Como escolher a escola de Feng Shui que melhor se encaixa nos seus objetivos?
  • Quais são os benefícios do Feng Shui?
  • Como arranjar a sua casa de acordo com os princípios do Feng Shui?
  • Posso aplicar a lógica do Feng Shui em outros espaços além da casa?
  • É preciso seguir à risca as sugestões do Feng Shui?

O que é Feng Shui?

O Feng Shui é uma filosofia chinesa milenar, que visa a harmonia entre indivíduos e os locais que ocupam. Dentro desse conceito, acredita-se que esses espaços abrigam uma energia vital, e que essa energia deve ser trabalhada justamente para promover a harmonia. E não apenas isso, mas ressaltar a energia positiva que corre ali.

No Feng Shui, acredita-se também que, para melhorar o fluxo de energias positivas, é preciso um planejamento estratégico do espaço.

E esse planejamento pode ir desde a escolha do local onde você vai morar até as cores das paredes da sua casa. A filosofia considera itens como para a direção da porta principal da sua casa, localização de determinados móveis e até mesmo a necessidade de algum item de decoração específico.

Parte desse planejamento começa antes mesmo de você ter uma casa, se inicia no processo de escolha de uma residência.

Isso reflete o Feng Shui antigo, que visava principalmente a determinação de locais para a construção de espaços espirituais, como lápides. É o que aponta especialista na arte, em entrevista à CNN.

Mas, ao longo dos anos, a filosofia ganhou adaptações, e deixou de focar apenas nesses ambientes voltados para a espiritualidade. A intenção se tornou a melhora na relação com qualquer espaço em que habitamos.

De acordo com o Feng Shui, casas localizadas em becos sem saída, por exemplo, recebem os ventos malignos da rua. Mas, quem vive nesse tipo de local não está fadado à infelicidade. 

Com as adaptações modernas, a arte passou a incorporar soluções, como o uso de alguns itens. No caso de moradias em becos sem saída, por exemplo, utiliza-se de um espelho pequeno e retangular posicionado na fachada da residência. Isto porque acredita-se que o espelho reflete os tais ventos malignos e os direciona para fora de casa novamente.

Feng Shui tem comprovação científica?

Sem estudos o suficiente que comprovem cientificamente sua eficácia, o Feng Shui é considerado uma pseudociência, mas também pode ser visto como aspecto cultural apenas.

De toda forma, é uma filosofia que vem ganhando novos adeptos para além de sua esfera local e cultural na China.

Quais são os princípios do Feng Shui?

Os princípios do Feng Shui são aqueles aspectos da filosofia que orientam seu funcionamento. Ou seja, são fatores que revelam como essa arte é pensada e determina como ela deve ser aplicada em nosso dia a dia e ambientes que ocupamos.

Os princípios do Feng Shui são:

  • Qi/Chi
  • YinYang
  • Os cinco elementos da natureza

1) O Qi no Feng Shui

O conceito de Qi — também conhecido como Chi — se refere à energia vital que habita e se movimenta em tudo que existe no universo.

Essa energia precisa ser trabalhada para que haja um equilíbrio entre seus aspectos positivos e negativos. Portanto, no Feng Shui, o Qi tem como objetivo encontrar equilíbrio para os ambientes em que vivemos, e permitir o melhor fluxo possível de energia nesses espaços.

Isso é feito através da escolha da localização de uma casa e do posicionamento de móveis e itens de decoração.

Yin Yang no Feng Shui

O conceito de Yin e Yang também trabalha com o equilíbrio. A escuridão do Yin representa calmaria, enquanto a claridade de Yang representa atividade.

E ambos devem coexistir, fazer parte do outro. No Feng Shui, esse conceito pode ser associado às cores dos ambientes de uma casa, por exemplo.

Nesse sentido, um quarto, que visa tranquilidade para adormecer, deve conter mais cores escuras e sóbrias do que aquelas quentes e que te colocam em alerta. Essas últimas cores devem ser aplicadas em ambientes para a realização de atividades, como prática de exercícios.

Os cinco elementos da natureza

Os cinco elementos da natureza — água, madeira, fogo, terra e metal — também orientam a filosofia do Feng Shui.

Neste caso, também busca-se o equilíbrio entre os elementos, mas, é possível que especialistas decidam por focar em um grupo de até três itens para pensar um ambiente.

Existem diferentes tipos de Feng Shui?

A arte milenar do Feng Shui tem origem na China, e hoje em dia é conhecida e aplicada por todo o mundo. Esse contato com novas culturas, pensamentos e sociedades, influenciou diretamente a forma como a filosofia do Feng Shui se desenvolveu e mudou ao longo dos anos. Não só internacionalmente, mas, mesmo dentro do território chinês, há diferentes tipos e escolas de Feng Shui.

De acordo com a Feng Shui Society, a filosofia se divide em dois principais eixos: a escola clássica ou tradicional, e a escola contemporânea.

No Feng Shui clássico ou tradicional, são duas as principais divisões. A primeira delas é o método da forma, que considera o formato das coisas, como a casa, seus arredores e até mesmo os móveis e itens de decoração. Já o segundo método é o da bússola, que leva em conta cálculos referentes à posição e direção em que o espaço está localizado. 

A abordagem contemporânea do Feng Shui, no entanto, vai além e contempla diversos métodos, muitas vezes relacionados às adaptações ocidentais.

Como escolher a escola de Feng Shui que melhor se encaixa nos seus objetivos?

Como visto no item anterior, as escolas de Feng Shui envolvem conceitos complexos. Por isso, caso você não tenha conhecimento sobre cada uma delas, pode ser bem difícil entender qual é a melhor para aplicar. Neste caso, é de extrema importância que você busque a orientação de profissionais especializados na filosofia do Feng Shui.

Essas pessoas certamente poderão te ajudar a avaliar suas prioridades e objetivos na aplicação do Feng Shui, e entender qual método te servirá melhor.

Quais são os benefícios do Feng Shui?

Apesar de não haver comprovações científicas da aplicação do Feng Shui, existem alguns aspectos que demonstram benefícios dessa arte.

O próprio objetivo geral do Feng Shui é um exemplo disso. Afinal, buscar o equilíbrio de um ambiente pode trazer tranquilidade e alívio de estresse.

Isso pode acontecer tanto pela atividade em si, que pode funcionar como um hobby, quanto pelo resultado do processo.

Neste último caso, podemos considerar resultados como o desenvolvimento de espaços mais aconchegantes, seguros, confortáveis e relaxantes dentro de casa, que também podem ajudar a desestressar.

Tudo isso ajuda a melhorar a nossa relação com o ambiente que ocupamos, o que também se torna um benefício.

Afinal, quem é que gosta de chegar em casa e não se sentir bem no próprio lar?

A sensação de satisfação com seu próprio ambiente pode ajudar bastante na melhora da qualidade de vida.

Além disso, acredita-se que os benefícios do Feng Shui incluem:

  • Melhora no fluxo de energia vital dentro do ambiente
  • Proteção do ambiente contra energias negativas
  • Melhora na relação entre pessoas que vivem no mesmo espaço

Como arranjar a sua casa de acordo com os princípios do Feng Shui?

Existem infinitas maneiras de arranjar a sua casa de acordo com o Feng Shui. Mas, nessa seção, vamos considerar aquelas mais acessíveis e básicas.

Cores

As cores são muito importantes na composição de um espaço e de como nos sentimos nele.

Avalie como cada cor te faz sentir e entenda qual delas se adequa melhor aos espaços em que você pretende utilizar o Feng Shui. E leve sempre em consideração a função daquele ambiente. 

Caso não possa pintar as paredes, invista no design de interiores. Use as cores nas cortinas, móveis e itens de decoração, no geral. O importante é trazer equilíbrio através desses elementos.

Os cinco elementos

De acordo com especialista, é interessante ter os cinco elementos da natureza no ambiente.

Água – Aquários, fontes, cascatas e piscinas

Fogo – Velas, lareiras, iluminação e cores quentes

Terra – Pedras naturais, cristais e cerâmica.

Madeira – Plantas e artes que representam a natureza

Metal – Elementos de prata, bronze, cobre e qualquer coisa feita de metal.

Mas não basta apenas ter esses elementos no ambiente, é preciso equilibrá-los.

Segundo o Feng Shui, uma casa rica em itens do elemento de fogo, por exemplo, pode aumentar a energia, mas também pode aumentar o nível de raiva. Além disso, alguns elementos se complementam e podem gerar o equilíbrio almejado.

  • Madeira alimenta o fogo e corta a terra
  • Fogo cria a terra, absorve a água e derrete o metal
  • Metal carrega a água e corta a madeira
  • Água nutre a madeira e apaga o fogo
  • Terra forma o metal

Organização e não-acúmulo

Outro aspecto importante do Feng Shui diz respeito à organização do local. Segundo sua filosofia, a desorganização e acúmulo de matéria concentram energias negativas no ambiente.

Por isso, é necessário manter o ambiente sempre arrumado e analisar a necessidade de manter ou não alguns elementos nele.

Posso aplicar a lógica do Feng Shui em outros espaços além da casa?

Apesar de ser comum o uso do Feng Shui em ambientes domésticos, isso não impede que a filosofia também contemple outros espaços.

Você pode levar os princípios dessa arte para o ambiente de trabalho, para locais de prática de hobby, e por aí vai.

O importante é que você tenha a liberdade de poder fazer alterações no local, para adequá-lo ao que o Feng Shui determina. 

Nesses casos, vale novamente buscar uma orientação especializada. Isto porque, ambientes com funções diferentes têm necessidades também diferentes.

E profissionais da área são quem melhor saberão como implementar o Feng Shui para além da sua casa. 

É preciso seguir à risca todas as sugestões do Feng Shui?

Mesmo quem acredita no funcionamento do Feng Shui e se compromete a adequar sua rotina às indicações da filosofia, pode ter dificuldade em fazê-lo.

Por isso, é importante notar que não é estritamente necessário seguir à risca todas as sugestões do Feng Shui.

Nem sempre, por exemplo, é possível viver em uma casa localizada em um ambiente favorável segundo os princípios do Feng Shui.

Nesses casos, você pode consultar pessoas especializadas na filosofia para entender como pode contrabalancear a energia negativa do local. Isto porque o Feng Shui, em sua aplicação contemporânea, adotou diversos símbolos, itens e acessórios com esse objetivo.

A utilização de um espelho em casas localizadas em becos sem saída, citada anteriormente, é um exemplo disso.


O Feng Shui é uma arte e filosofia extremamente complexa. O texto acima dá conta apenas de apresentar o básico de seu pensamento, e não contempla toda a sua profundidade. Por isso, incentivamos que, caso tenha se interessado em aplicar em sua casa, estude sobre e busque orientação profissional.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.