Dia das Mães Arimo: Confira os melhores presentes!

A Importância do Autocuidado para Pais e Cuidadores

Pouco se fala sobre a importância do autocuidado para pais e cuidadores, mas esta é uma discussão que merece sua atenção. Por isso a Arimo traz detalhes sobre a pauta e dicas para implementá-la.


Você já parou para refletir como aquelas pessoas que cuidam de outras podem se cuidar?

Mães e pais, tutores e cuidadores — seja de crianças ou pessoas com necessidades especiais — têm em suas mãos um trabalho árduo, que exige grande dedicação.

A dedicação é tanta que, muitas vezes, essas pessoas são vistas apenas como o trabalho de cuidado que desempenham.

Perde-se a identidade, os desejos, e a sociedade faz acreditar que nem mesmo necessitam de cuidados. Por isso, muitos pais e cuidadores são negligenciados e também acabam se negligenciando. 

Por esse motivo é tão importante ampliar a discussão sobre a importância do autocuidado para pais e cuidadores. E a Arimo traz hoje uma reflexão sobre o tema, além de dicas para implementar os tais cuidados que essas pessoas tanto necessitam.

  • O que é trabalho de cuidado?
  • Afinal, qual é a importância do autocuidado para pais e cuidadores?
  • Como reconhecer os sinais de esgotamento?
  • Estabelecer limites saudáveis sem sentir culpa: o cuidado consigo e com o outro
  • Dicas de técnicas de relaxamento e redução do estresse: Yoga e meditação 
  • Dicas de técnicas de relaxamento e redução do estresse: Exercícios de respiração 
  • Dicas de técnicas de relaxamento e redução do estresse: Higiene do sono
  • Dicas de técnicas de relaxamento e redução do estresse: Hobbies
  • Criar uma rede de apoio: o que é e como funciona?

O que é trabalho de cuidado?

O Enem 2023 tomou a frente de uma discussão que é pouco ampla no Brasil, e necessita da atenção de todos: a invisibilidade do trabalho de cuidado.

A avaliação, jogou luz, especificamente, sobre a atuação das mulheres, visto que elas formam a maioria dentro do trabalho de cuidado. Este, que, na maioria das vezes, nem mesmo é remunerado.

Para se ter noção, segundo a Exame, uma pesquisa da Oxfam Brasil aponta que mulheres e meninas de todo o mundo representam maioria no trabalho de cuidado, seja remunerado ou não.

Esse é um contexto importante e que não devemos descartar. Fato é que mulheres são mais impactadas pelos problemas que envolvem essa categoria de trabalho.

Mas, aqui, ampliaremos também a discussão para as demais pessoas que atuam nesse segmento. 

Falamos sobre mães, mas também sobre pais, tutores e cuidadores — sejam eles responsáveis por crianças, idosos ou qualquer pessoa com necessidades especiais. 

Entram para a lista de trabalho de cuidado:

  • trabalho doméstico
  • serviço prestado por/em creches e berçários
  • cuidadores de pessoas com necessidades especiais
  • serviços prestados em hospitais

Afinal, qual é a importância do autocuidado para pais e cuidadores?

Para a sociedade, todas essas atribuições são naturais, especialmente às mulheres. Mas a verdade é que, para desempenhar esse trabalho de cuidado, é necessário também se cuidar.

Mas por que?

Cuidar de si é também cuidar do outro

Segundo a Dra. Lisa Damour, quando você se cuida, pode aumentar sua capacidade para cuidar de alguém. A lógica é simples: se você estiver bem física e mentalmente, tem maior disposição para cuidar de quem precisa da sua assistência.

E não só disposição, mas paciência, saúde e preparo físico, ânimo, tranquilidade, clareza mental, vontade.

Se você está com alguma lesão, pode ter dificuldade em desempenhar determinadas funções. Caso esteja enfrentando algum quadro psicológico, pode ser mais difícil entender e atender às necessidades de terceiros.

Além disso, quando o autocuidado é um hábito, você dá o exemplo para a pessoa de quem cuida, que isso é algo importante.

Alívio do estresse

Quem está dentro do universo do trabalho de cuidado, sabe bem o estresse que esse tipo de ocupação pode render.

E o autocuidado para essas pessoas pode ser justamente a garantia de um momento para aliviar esse estresse, ansiedade e qualquer sensação negativa que o trabalho envolva.

Seu bem-estar importa

Para além do cuidado com o outro, é preciso lembrar que seu bem-estar importa. Assim como qualquer outra pessoa, você merece ter uma vida que não seja só o trabalho de cuidado.

A norma social vai dizer que viver exclusivamente para cuidar de alguém é nobre, e também incentivar essa lógica.

Por isso, é importante lembrar a si mesmo que sem bem-estar deve ser garantido, independentemente de como isso afeta quem está ao seu redor.

Lembre-se: para além do reconhecimento, pais e cuidadores merecem e devem ter também diversão, dignidade, tempo livre e condições de se ver como um indivíduo.

Como reconhecer os sinais de esgotamento?

Não é difícil identificar quando sentimos que esgotamos as energias do nosso corpo. Afinal, dores e falta de disposição geralmente diminuem nosso ritmo e, às vezes, nos impedem de realizar diferentes tarefas, até mesmo aquelas que nos trazem prazer.

Mas o esgotamento vai muito além do físico, e nem sempre, conseguimos entender que o que sentimos são sintomas de uma exaustão mental. Além disso, o senso comum pode levar muitas pessoas a acreditarem que o trabalho de cuidado não é um trabalho como qualquer outro. E por isso, não gera estresse e exaustão como eles — o que não é verdade.

Por isso, é importante conhecer os sinais de esgotamento:

  • Dificuldade de lembrar das coisas
  • Ansiedade constante
  • Insônia ou excesso de sono
  • Dificuldade de concentração
  • Queda no rendimento 
  • Desânimo mesmo para atividades prazerosas
  • Queda no desejo sexual

Além disso, os sintomas físicos também podem se manifestar quando se trata de esgotamento mental.

Vale chamar atenção ainda para a diferença entre a exaustão e o chamado burnout. Isto porque o burnout está necessariamente relacionado ao trabalho e ao estresse gerado pelas atividades profissionais.

Com isso, o burnout se torna uma possibilidade não só porque o cuidado é um trabalho para muitas pessoas. Mas também porque há quem divida funções, se dedicando ao trabalho de cuidado e a atividades profissionais mais tradicionalmente reconhecidas.

Estabelecer limites saudáveis sem sentir culpa: o cuidado consigo e com o outro

Uma forma de autocuidado que todas as pessoas devem passar a reconhecer e pôr em prática são os limites saudáveis.

No caso de pais e cuidadores, a importância é ainda mais significativa porque essas pessoas tendem a anular parte de suas vontades e vidas para priorizar a de terceiros.

Por esse motivo, é importante, primeiramente, estabelecer limites saudáveis consigo. Identificar suas limitações e respeitá-las.

Percebeu que não consegue dedicar o tempo desejado à uma tarefa? Você pode repensar como fazer isso: buscar a ajuda de companheiros e uma rede de apoio e buscar novas formas de gerenciar seu tempo, por exemplo.

Sabemos que para muitas pessoas, opções como ter a ajuda de uma profissional doméstica em casa não é acessível. Por isso, é importante analisar sua rotina, planejá-la e respeitar os seus limites.

Aprenda a dizer não

Estabelecer limites saudáveis também significa dizer não para algumas situações e pedidos. Justamente porque é comum nos anularmos diante das necessidades alheias, mas é extremamente importante saber equilibrar com as nossas próprias necessidades. 

Dizer não nem sempre é negativo, vale sempre lembrar disso.

Dicas de técnicas de relaxamento e redução do estresse: Yoga e meditação

Estresse, esgotamento físico e mental… que outras formas de autocuidado para pais e cuidadores podem evitar esse tipo de impacto negativo?

As técnicas de relaxamento certamente entram para essa lista.

As atividades listadas abaixo tem o potencial não apenas de aliviar o estresse, mas também de melhorar a qualidade da saúde de seus praticantes.

1) Yoga

Tema de diversas postagens aqui no blog da Arimo, o yoga é um exemplo disso. A atividade ajuda a melhorar e manter a saúde física e mental, além de equilibrar esses dois lados da vida e o espiritual.

São diversos os pontos positivos do yoga, incluindo os fatos de:

  • Não exigir um longo tempo diário de seus praticantes, portanto pode ser encaixada naquela brecha que surge na rotina.
  • Poder ser uma prática individual, como um momento para si; ao lado de amigos, como uma forma de cuidado e socialização; e com a pessoa cuidada, estendendo os benefícios não apenas para si.

2) Meditação

A meditação segue uma lógica semelhante ao do yoga, mas com foco voltado para o aspecto mental e espiritual do indivíduo. 

É uma ótima opção para quem busca desacelerar em algum momento da intensa rotina de um trabalho de cuidado.

Dicas de técnicas de relaxamento e redução do estresse: Exercícios de respiração

Sejam pranayamas ou técnicas não aplicadas no yoga, os exercícios de respiração também são importantes. Isto porque, esse tipo de atividade pode servir como uma solução instantânea para determinadas situações.

Afinal, nem sempre que estamos diante do estresse, podemos parar o que estamos fazendo e meditar ou praticar yoga.

Por isso, exercícios de respiração podem ser muito eficientes para o alívio do estresse.

Dicas de técnicas de relaxamento e redução do estresse: Yoga e meditação: Higiene do sono

A Higiene do sono é outra opção que pode ajudar a relaxar. O melhor é que esta técnica pode ser implementada na sua rotina e na rotina da casa/família.

O ato de desacelerar aos poucos, perto do horário de dormir, ajuda não apenas a ter um sono de qualidade. Esse tipo de hábito também pode funcionar como um momento diário de relaxamento e conexão consigo.

Dicas de técnicas de relaxamento e redução do estresse: Hobbies

Para as pessoas que buscam trazer não apenas o relaxamento, mas a diversão para sua rotina, vale também investir em hobby.

Esta é uma solução com diversos atrativos. Isto porque, o hobby:

  • Ajuda a reduzir o estresse
  • Pode melhorar a saúde física e mental
  • Permite que você desenvolva habilidades — novas ou não
  • Promove diversão e um tempo de conexão consigo

Além dos benefícios citados acima, os hobbies costumam ser atividades que você consegue manejar dentro da rotina. Ou seja, você tem maior liberdade para determinar quando praticá-los, e modificar datas e horários, em caso de imprevistos. 

Criar uma rede de apoio: o que é e como funciona?

A sensação de estar sozinha, sem alguém com quem contar, pode ser sufocante. E sentir isso na prática, não ter a quem recorrer em um momento de necessidade, é ainda mais difícil.

Por isso, além de práticas relaxantes e que ajudam a reduzir o estresse, também é importante se cercar de pessoas que se importam e podem te ajudar. É importante criar uma rede de apoio.

O que é uma rede de apoio?

A rede de apoio nada mais é que o grupo de pessoas com quem você sabe que realmente pode contar para diversas situações. Pode ser a pessoa com quem você divide sua vida, familiares e amigos. São aquelas pessoas que, no caso de você precisar de um tempo para você, podem passar um tempo com seu filho, por exemplo. Ou aquela pessoa que pode te fazer companhia, enquanto você desempenha algum trabalho de cuidado. Ou mesmo alguém que possa escutar um desabafo.

E assim como essas pessoas são parte da sua rede de apoio, você também pode se tornar parte da rede de apoio delas. Afinal, reciprocidade é importante.

Saber pedir ajuda é uma forma de autocuidado

Pais e cuidadores podem tentar resolver tudo sozinhos, sem ajuda de outras pessoas, por acharem que o trabalho e cuidado é sua responsabilidade. E, apesar de realmente ser responsabilidade dessas pessoas, é preciso reconhecer quando precisam de ajuda, e pedir por essa ajuda.

Entender que você nem sempre vai dar conta de tudo, e buscar auxílio de alguém, é também uma forma de autocuidado.

Vale lembrar que não podemos exagerar, no sentido de buscar a rede de apoio em qualquer situação. É preciso trabalhar sua maturidade para entender quando realmente a ajuda é necessária, e quando você pode resolver a questão por si só.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.