Dia das Mães Arimo: Confira os melhores presentes!

Saúde mental em dia é sinônimo de ser feliz?

Imagem ilustrativa para o texto "Saúde mental em dia é sinônimo de ser feliz?" publicado no blog da Arimo.

Ter a saúde mental em dia é sinônimo de ser feliz? É possível alcançar um estado de felicidade constante com saúde mental de qualidade? A Arimo te convida a refletir sobre essas questões.


“Saúde mental em dia”. Você certamente já viu essa máxima espalhada pela internet e nas redes sociais, em perfis de pessoas que difundem ideias de bem-estar.

E não se engane, não há problema algum em buscar uma saúde mental de qualidade e se orgulhar, quando alcança esse objetivo.

Mas você já parou para pensar na problemática que essa pressão por uma “saúde mental em dia” pode causar?

As pessoas que declaram ter essa saúde mental em dia, realmente têm?

Isso significa que elas são felizes? É possível chegar em um momento da vida em que a saúde mental está 100% e você está feliz o tempo todo?

Essas são perguntas que podem nos levar a respostas não muito agradáveis.

Mas é importante termos o conhecimento sobre elas para entendermos as ferramentas que precisamos para lidar com qualquer adversidade. Por isso, a Arimo traz hoje algumas reflexões para você sobre a tal saúde mental em dia.

Confira o resumo do artigo nos tópicos abaixo:

  • Saúde mental em dia é sinônimo de ser feliz?
  • A felicidade é algo constante?
  • É possível se sentir triste mesmo quando a saúde mental parece estar em dia?
  • A busca pela felicidade e a tal saúde mental em dia pode levar à positividade tóxica?
  • O yoga pode ser um caminho para encontrar a dita felicidade?
  • O que pode me ajudar a viver momentos felizes?

Saúde mental em dia é sinônimo de ser feliz?

Quando pensamos na saúde mental como sinônimo de felicidade, já colocamos um peso enorme sobre nós.

Já pensou como é não se ver em um estado mental saudável e ainda sentir culpa por não conseguir se sentir feliz diante disso?

Esse é um cenário que muitas pessoas podem vivenciar justamente pela ideia de que, para viver um momento de felicidade, é preciso ter uma saúde mental em dia.

É verdade que quando não estamos bem mentalmente, podemos ter dificuldade de perceber ou sentir coisas positivas.

Uma pessoa ansiosa, por exemplo, pode se ver presa em expectativas e não conseguir identificar situações que poderiam fazê-la se sentir bem. Alguém com um caso depressivo vive um momento de tristeza prolongada, e também pode ter dificuldade em vivenciar a felicidade.

Mas mesmo essas pessoas podem se sentir felizes.

Isto porque, essas são condições médicas. Esses quadros podem até influenciar no seu estado emocional, mas não são os próprios estados emocionais. Portanto, mesmo alguém em sofrimento psíquico pode vivenciar a felicidade.

E o mesmo vale para o oposto. Alguém que não está passando por nenhum desses quadros, também pode vivenciar tristeza e sentimentos negativos.

Por isso, saúde mental em dia não é sinônimo de ser ou de estar feliz.

Acreditar que saúde mental em dia é sinônimo de ser feliz só nos coloca mais pressão para alcançar uma vida inalcançável de constante felicidade e sentimentos positivos.

E esse tipo de mentalidade acaba prejudicando nossa noção de felicidade e nos afastando de experienciar reais momentos felizes.

A felicidade é algo constante?

É comum confundirmos a ideia de felicidade com algo constante em nossas vidas.

Muitas vezes usamos termos como “pessoa feliz”, “casal feliz”, “feliz no trabalho” como se a felicidade fosse uma característica.

Como se fosse possível “ser” feliz constantemente. Mas a verdade é que a felicidade é um estado emocional momentâneo.

Por existir essa confusão na hora de entender o que é felicidade e por quanto tempo ela pode durar, acabamos também nos encontrando em constante insatisfação.

Afinal, quando você acredita que é possível ser feliz o tempo todo, e não se vê vivendo isso, acaba esbarrando na frustração e tristeza.

Lidar com adversidades também é importante

Por isso, é importante sempre se lembrar de que a felicidade não é um sentimento constante ou eterno — e nem deve ser.

Tente normalizar a ideia de estar feliz, ao invés de ser feliz. Apenas essa mudança de pensamento já pode ajudar bastante.

Claro que todos desejamos nos sentir bem o tempo inteiro, mas isso é humanamente impossível, e precisamos saber lidar com as adversidades. É assim que aprendemos a encontrar novas formas de crescer e nos reinventar.

É possível se sentir triste mesmo quando a saúde mental parece estar em dia?

Imagem ilustrativa para o texto "Saúde mental em dia é sinônimo de ser feliz?" publicado no blog da Arimo.

Algo que podemos ter certa dificuldade de entender é o fato de que a tristeza faz parte da experiência humana. Por mais que doa e nos leve a momentos de dificuldade, se sentir triste é também uma vivência que nos faz reavaliar nossa vida, relações e pensamentos.

E assim como a felicidade, a tristeza também é um estado emocional momentâneo.

É importante falar sobre isso porque sempre que nos sentimos tristes, pode parecer que esse sentimento nunca irá embora.

E a tendência é que a tristeza, eventualmente, seja superada e dê lugar a autoreflexão, mudanças de comportamento e até mesmo a felicidade.

É completamente normal você se sentir bem com sua saúde mental, e, diante de alguma situação adversa, sentir algum nível de tristeza.

A perda de alguém querido ou problemas no trabalho e em relações sociais, por exemplo, fatalmente fará com que você se sinta triste, independentemente de você estar mentalmente bem.

Então, é completamente possível se sentir triste quando a saúde mental parece estar em dia. Nesses casos, você pode ter até uma facilidade maior para passar por esse momento de tristeza.

Em caso de tristeza prolongada, busque ajuda

Mas e quando a tristeza não passa?

Esse é um cenário completamente possível, e algumas pessoas podem passar por momentos de sofrimento psíquico prolongado.

E quando percebemos que esse sentimento negativo não passa, é extremamente importante buscar ajuda profissional.

Afinal, longos períodos de tristeza podem caracterizar quadros médicos, como depressão, que, com o tratamento adequado, podem ser controlados e superados.

A busca pela felicidade e a tal saúde mental em dia pode levar à positividade tóxica?

Voltemos à ideia de que felicidade e saúde mental andam lado a lado, e que podemos alcançar uma felicidade constante.

Quando você vive com essa mentalidade, pode acabar se obrigando a vivenciar algo que não está naturalmente em suas experiências. É quando nos deparamos com a problemática positividade tóxica.

Para te ajudar a visualizar isso, vamos considerar que você está em um emprego que te traz realização pessoal e profissional.

Se repentinamente te demitem desse local, é completamente natural que você se sinta triste. Mas a ideia de que você está mentalmente bem e precisa estar constantemente feliz, pode te fazer buscar um lado positivo para essa situação.

E pode até haver um lado bom disso tudo. Mas a ideia de que você não pode, por nenhum momento, se sentir triste por algo que gostava e perdeu, é exatamente um caminho de positividade tóxica.

Permita-se sentir até mesmo os sentimentos negativos

Imagem ilustrativa para o texto "Saúde mental em dia é sinônimo de ser feliz?" publicado no blog da Arimo.

O importante aqui é ressaltar que se sentir triste é natural e que você deve se permitir esse e outros sentimentos negativos.

É importante reconhecer e viver suas próprias emoções, sejam elas positivas ou não.

O que podemos concluir é que não é a busca pela felicidade ou pela tal saúde mental em dia que te coloca diante da positividade tóxica.

O que te leva a esse caminho prejudicial é como você encara felicidade e saúde mental, é uma questão de mentalidade. E quanto mais você reconhece e respeita suas emoções, mais você tende a se distanciar de uma positividade tóxica.

O yoga pode ser um caminho para encontrar a dita felicidade?

A relação entre o yoga e a felicidade pode não ser algo tão facilmente enxergado pela maioria de nós. Mas a verdade é que um dos principais pontos da filosofia yogui é um fator determinante para ser feliz: a vivência do momento presente.

Nesta leitura sugerida, Kátia Poles, professora da Faculdade de Ciências da Saúde da UFLA, explica a razão disso.

Para a especialista, a satisfação com a vida só pode ser vivenciada no tempo em que estamos. Por isso, quando vivemos em função de sentimentos positivos do passado e possíveis sensações futuras, acabamos nos prendendo a um estado de infelicidade.

Afinal, acabamos focando apenas em uma felicidade que está distante de nós e condicionada a um tempo em que não estamos vivendo.

Considerando esse ponto, o yoga pode ser uma ferramenta importante para alcançar momentos de felicidade. Isto porque a prática incentiva que tenhamos nosso foco no momento presente não só durante a atividade, mas o tempo inteiro. 

Ao exercitar essa presença no momento presente, portanto, você pode ter maior facilidade para perceber e viver os momentos de felicidade que surgirem.

Vale lembrar que práticas como a atenção plena também podem ser um facilitador nesse sentido, já que trabalham com a mesma lógica de foco no momento presente.

Mas também é importante ressaltar que o yoga e a atenção plena não são garantias de encontrar a felicidade. Essas são atividades que podem ajudar a alcançar esses momentos, mas não podemos nos apoiar apenas nisso. Até porque, dessa forma, podemos também nos encontrar num ambiente de positividade tóxica.

O que pode me ajudar a viver momentos felizes?

Imagem ilustrativa para o texto "Saúde mental em dia é sinônimo de ser feliz?" publicado no blog da Arimo.

Agora que você já entende que a felicidade é uma questão de momentos, e não de ser feliz, você pode buscar maneiras de encontrar esses momentos felizes.

Vale lembrar que esses itens não são sinônimos de felicidade, mas podem ser maneiras de encontrá-la.

1) Saúde mental em dia/Orientação psicológica

A tal saúde mental em dia pode ajudar, mas, como já falamos, não é garantia de uma felicidade constante e é importante lembrar. Mas, sim, uma saúde mental de qualidade pode te ajudar a identificar e viver mais plenamente os momentos felizes.

A orientação psicológica também é essencial, principalmente se você não está com a saúde mental em dia. Apenas o fato de estar buscando ajuda profissional, já te coloca no caminho para encontrar momentos de felicidade.

2) Prática regular de atividade física

Uma rotina regular de atividade física também pode ajudar a viver momentos felizes. A começar já no momento da prática, considerando que exercícios físicos liberam endorfina e trazem sensação de bem-estar instantânea.

3) Desacelere

Vivemos em um ritmo tão acelerado atualmente, que podemos acabar perdendo deixas e não perceber a felicidade que está diante de nós.

Por isso, é muito importante entender quando precisamos desacelerar um pouco, e fazê-lo. Desta forma podemos identificar,  entender e vivenciar mais facilmente nossas emoções.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.