Dia das Mães Arimo: Confira os melhores presentes!

O que é o Yoga do Riso?

Saiba o que é o Yoga do Riso, prática dinâmica, traz o riso para a atividade, combinando com técnicas de métodos tradicionais.


A princípio, yoga e riso podem parecer pertencentes a dois extremos completamente distantes.

O yoga é caracterizado por suas posturas elaboradas e por ser uma atividade física tomada por calmaria e quietude. Já o riso é conhecido por ser uma reação e entusiasmada. Mas a verdade é que ambos podem, sim, convergir. Esse ponto em comum, inclusive, tem nome: é o Yoga do Riso.

Essa é uma prática diferenciada, e ainda pouco discutida quando o assunto é yoga, mas merece a sua atenção por seu funcionamento e objetivos.

Bateu a curiosidade? Confira abaixo os tópicos que abordarão o Yoga do Riso ao longo do texto.

  • O que é o Yoga do Riso e como essa prática surgiu?
  • Como funciona a prática de Yoga do Riso?
  • Yoga do Riso realmente traz resultados?
  • Existem contraindicações para o Yoga do Riso?
  • Yoga do Riso vs. Risoterapia: Qual é a diferença entre os métodos 
  • A importância do riso em sua vida
  • Benefícios associados ao Yoga do Riso
  • Rir é sinônimo de felicidade?

O que é o Yoga do Riso e como essa prática surgiu?

O Yoga do Riso nada mais é do que uma modalidade de yoga baseada na atividade de rir.

A princípio, a ideia pode soar estranha, mas basta olhar para o efeito do riso em nosso corpo para começar a entender a lógica da atividade. Isto porque, quando rimos, expiramos o ar inspirado por mais tempo, trazendo uma sensação de calmaria.

Por aí, já começamos a entender como o riso e o yoga se relacionam para promover bem-estar.

Mas como todo o conceito dessa modalidade surgiu?

A origem do Yoga do Riso

Mais à frente, você vai ver que, apesar do nome, esse tipo de yoga não necessariamente tem a ver com diversão e humor. Mas esses fatores foram importantes no desenvolvimento da prática.

De acordo com reportagem da revista The New Yorker, a atividade surgiu da vontade de Madan Kataria de escrever um artigo sobre como rir seria o melhor remédio. A partir desta ideia, ele começou a organizar clubes do riso, onde pessoas contavam piadas para provocar risadas em uma experiência coletiva. 

Quando as piadas pararam de ter graça, se tornaram repetitivas e se esgotaram, então, ele propôs algo diferente aos participantes: rir sem motivos. E hoje essa é a lógica central do Yoga do Riso: rir sem que a risada seja provocada por uma piada ou coisa do tipo. Rir voluntariamente.

Como funciona a prática de Yoga do Riso?

Esqueça as posturas de yoga que você conhece. Pelo menos por hora. Afinal, durante o Yoga do Riso elas não são estritamente necessárias porque esta  não é uma modalidade física convencional dentro da tradição yogui.

Aspectos definidores do Yoga do Riso

A movimentação física aqui se concentra em outros aspectos, principalmente nos listados abaixo.

  • Riso
  • Exercícios de respiração 
  • Palmas

Os dois primeiros itens são totalmente complementares dentro do Yoga do Riso. Isto porque a risada funciona também como um exercício de respiração. E os pranayamas tradicionais do yoga podem ser trabalhados de forma diferenciada quando associados ao riso.

Para que você visualize melhor, parte da prática é baseada em inspirar, segurar o ar e rir ao expirar. 

1) Palmas para aliviar dores

As Palmas podem parecer alheias ao restante dessa atividade. Mas, de acordo com esta leitura sugerida, atua como forma de ativar pontos específicos das mãos (de acupressão), que ajudam no alívio de dores.

2) Cânticos e alongamentos também podem fazer parte da atividade 

Além desses três fatores que guiam o Yoga do Riso, a modalidade também pode incluir outras atividades. É o caso da entoação de cânticos, palavras e frases, alongamentos.

Prática coletiva pode beneficiar a nível individual 

Outra característica marcante do Yoga do Riso é o fato de ser uma prática geralmente coletiva.

Nada impede que você realize uma sessão sem companhia, mas, é importante lembrar que o riso contagia, e a presença de outras pessoas pode te beneficiar individualmente. 

Yoga do Riso realmente traz resultados?

O riso, por si só, já é uma ferramenta de bem-estar. Por isso, quando unido aos princípios do yoga, esse potencial pode ser intensificado. 

Mas o riso, quando é forçado, tem o mesmo efeito?

A questão é totalmente válida, já que, até que você se contagie pela risada do outro, durante o Yoga do Riso, a prática funciona à base de te fazer se forçar a rir.

Mas, de acordo com o estudo, isso não impede de acessar benefícios promovidos por uma risada natural e provocada por um momento de diversão. 

Os estudos ainda são considerados inconclusivos, mas é interessante lembrar que, mesmo a risada forçada, acaba se tornando natural ao longo da prática de yoga.

Existem contraindicações para o Yoga do Riso?

Apesar de não significar, necessariamente, uma forma de diversão, é comum que o Yoga do Riso seja visto desta forma. Portanto, é comum que as pessoas deduzam que não há contraindicações para esta prática.

Afinal, que mal faz rir? Uma modalidade de yoga baseada no riso soa bastante inofensiva. 

Mas é preciso notar que não são todas as pessoas que podem praticar esse tipo de yoga. Isto porque, a movimentação realizada durante a atividade pode ser prejudicial em alguns casos, como para pessoas recém operadas.

Nesta circunstância, é aconselhado verificar com médico quando, após o procedimento, é permitido realizar a atividade.

Também entram para a lista de casos de contraindicações para Yoga do Riso:

  • Epilepsia
  • Pressão sanguínea alta
  • Hérnias 
  • Lesões musculoesqueléticas
  • Tosse contínua

A lista não acaba por aí, por isso, é indicado que faça uma avaliação médica para verificar se pode ou não aderir ao Yoga do Riso. E o mesmo vale para qualquer outro tipo de atividade física.

Yoga do Riso vs. Risoterapia: Qual é a diferença entre os métodos

Para quem conhece a chamada Risoterapia, a ideia do Yoga do Riso pode remeter a certa semelhança. E, de fato, os dois métodos se esbarram em alguns sentidos, como o fato de ambos promoverem bem-estar através da risada.

Os dois métodos também dividem os mesmos benefícios para a saúde física.

Mas então, quais são as diferenças? O que exatamente distingue Yoga do Riso e Risoterapia? São duas as principais características que mostram que Yoga do Riso e Risoterapia não são a mesma coisa.

Exercício  vs. Humor

É verdade que o riso é contagiante. Com isso, durante uma prática de Yoga do Riso, é comum que você ache graça de toda a situação e se contagie pela risada de demais praticantes.

Mas este não é, necessariamente, o objetivo do Yoga do Riso. A modalidade propõe um riso sem motivo porque foca no exercício de respiração.

É nesse ponto que a Risoterapia se distingue. Isto porque, esse tipo de terapia alternativa tem como objetivo trabalhar com o bom-humor das pessoas, e provocar o riso como reação positiva e de alegria.

Riso induzido ou voluntário vs. Riso provocado

A natureza da risada nessas duas atividades também se difere. Como no Yoga do Riso, não é necessário ver graça em algo para rir, a risada é induzida/voluntária. Ou seja, você ri porque a prática exige isso, é faz isso de forma estratégica.

No caso da Risoterapia, são utilizadas diferentes formas para provocar o riso em seus pacientes — através de piadas, filmes, séries, brincadeiras, músicas, etc. 

Então, enquanto no Yoga do Riso, rir é uma ação, na Risoterapia, rir é uma reação.

A importância do riso em sua vida

Vamos fazer um exercício rápido. Pense: quais são as sensações que você associa ao riso?

Agora, avalie quais foram essas sensações e se elas são positivas ou negativas.

A maioria delas é positiva, certo? Alegria, felicidade, realização, ânimo, diversão. Esses são apenas alguns sentimentos que provocam riso, e, por sua natureza, já dá para entender o motivo de tamanha importância em nossas vidas.

Mas não se trata apenas de alegria. O riso é sinônimo de outros benefícios.

Rir alivia o estresse

De acordo com artigo da BBC, o riso é capaz de aliviar o estresse e/ou tensão de algumas situações. Por isso, inclusive, algumas pessoas riem diante de situações incômodas ou quando estão nervosas. É uma resposta do seu corpo para amenizar essas sensações negativas. Com isso, o indivíduo experimenta uma sensação de alívio, em algum nível.

Rir também afeta positivamente a saúde física

O mesmo texto da BBC ressalta ainda que o riso pode impactar a saúde física de forma positiva. Isto porque o riso pode ajudar a melhorar a pressão sanguínea, defesas imunológicas e quadros mentais, como depressão e ansiedade.

Segundo esta leitura sugerida, a liberação de endorfina, dopamina e serotonina aumenta quando rimos. Esses neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar podem ainda aliviar dores.

Benefícios associados ao Yoga do Riso

Além dos benefícios de rir, citados anteriormente, o Yoga do Riso também ajuda a:

  • Melhorar a capacidade pulmonar 
  • Tonificar os músculos abdominais
  • Melhorar a saúde cardiovascular 
  • Movimentar o corpo
  • Melhorar a qualidade do sono
  • Reduzir sintomas de burnout, depressão, ansiedade e quadros de sofrimento mental
  • Relaxar os músculos 

Rir é sinônimo de felicidade?

Como já vimos aqui, o riso nem sempre é a resposta a uma situação ou sentimento positivo. O ato de rir pode ser uma tentativa do nosso corpo de aliviar a tensão, por exemplo. Então, quando rimos, não estamos, necessariamente, felizes.

Relação entre riso e saúde mental é complexa

Esse é um equívoco comum quando falamos sobre saúde mental, inclusive. 

Algumas pessoas acham que, porque alguém está rindo, não está passando por algum sofrimento mental, como depressão e ansiedade. Mas não se engane, a relação entre riso e saúde mental é mais complexa do que parece.

Quem está passando por quadros de sofrimentos mentais pode, sim, rir, se divertir e experimentar sentimentos positivos pontualmente. Portanto, tenha atenção aos sentimentos mais profundos e frequentes — tanto os próprios quanto os alheios.

Se a tristeza profunda for uma presença mais forte na vida de qualquer pessoa, é necessário buscar ajuda psicológica profissional.

Vale lembrar também que, o ato de rir, e tudo que isso envolve — mental e fisicamente — é o que promove benefícios no Yoga do Riso. Por isso, mesmo uma pessoa em quadro de sofrimento mental, pode experimentar, em algum nível, esses pontos positivos da prática.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.