Dia das Mães Arimo: Confira os melhores presentes!

O que é Eneagrama? Descubra quais das nove personalidades pode ser a sua

Você sabe o que é Eneagrama? Conheça o conceito que mapeia nove personalidades e propõe ajudar no autoconhecimento.


Testes de personalidade podem parecer algo divertido para passar o tempo e para identificar com qual personagem daquela série você mais se parece. Mas e se esse tipo de atividade te ajudasse a entender um pouco mais sobre você?

Essa é a ideia de alguns tipos de testes de personalidade. O mais popular talvez seja o chamado MBTI, que considera 16 tipos de personalidades. Mas hoje vamos falar sobre um diferente, que também pode ser interessante para quem quer se entender melhor: o Eneagrama.

  • O que é um Eneagrama?
  • Como posso descobrir meu eneatipo?
  • Quais são as nove personalidades consideradas pelo Eneagrama?
  • Como são as pessoas de eneatipo perfeccionista?
  • Como são as pessoas de eneatipo ajudante prestativo?
  • Como são as pessoas de eneatipo bem-sucedido?
  • Como são as pessoas de eneatipo intenso romântico?
  • Como são as pessoas de eneatipo observador?
  • Como são as pessoas de eneatipo questionador?
  • Como são as pessoas de eneatipo otimista/entusiasta?
  • Como são as pessoas de eneatipo poderoso/confrontador?
  • Como são as pessoas de eneatipo mediador/pacificador?
  • Meu eneatipo será sempre o mesmo?
  • Como o Eneagrama pode me ajudar?
  • Não me identifiquei ou não gostei do conceito de Eneagrama. E agora?

O que é um Eneagrama?

Um Eneagrama é uma figura geométrica, mas, para muitas pessoas, é também uma forma de encontrar autoconhecimento. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBIE), foi criada há mais de 5 mil anos.

E o significado do termo — do grego, a união das palavras “nome” e “desenhado” — já dá conta de entender o funcionamento dessa ferramenta para se conhecer.

Isso porque a figura de um Eneagrama apresenta nove pontas, que representam nove tipos de personalidades. Ou seja, o Eneagrama mapeia nove personalidades com características diferentes — os chamados eneatipos.

Nove pontas, nove tipos de personalidade e autoconsciência

A ideia é que, através da identificação com um dos nove eneatipos, a pessoa consiga se entender melhor Consiga compreender suas emoções, as origens delas, e como elas influenciam suas atitudes e decisões.

Entre os fatores que você passa a conhecer melhor também estão: motivações, ciclos emocionais viciosos, mecanismos de defesa e até as chamadas crenças limitantes.

Essa consciência de si nada mais é que uma forma de autoconhecimento e de melhorar a maneira como você lida com situações da vida.

Sejam essas situações adversas ou não.

Eneagrama é uma técnica pseudocientífica

Vale lembrar que o Eneagrama faz parte de um grupo de práticas que chamamos de pseudociência. Isso quer dizer que, apesar de ter diversos adeptos mundo afora, e crescente número de estudos a respeito, não há base científica para corroborar seu funcionamento.

Este é um detalhe importante para ressaltar, já que muitas pessoas podem levar esse tipo de teste como uma verdade absoluta sobre si.

Os resultados podem ser reveladores, e, a identificação, imediata. Mas esse pode ser apenas o início de uma jornada de autoconhecimento.

Como posso descobrir meu eneatipo?

Existem diversos sites que oferecem testes gratuitos de Eneagrama, e você pode utilizá-los livremente para avaliar com qual eneatipo você se identifica.

Para escrever esse texto, por exemplo, utilizei o teste do meueneagrama.com.

Nele, você precisa informar alguns dados pessoais — como nome, e-mail, telefone — antes de realizar o teste. Então, se você prefere não compartilhar essas informações, é interessante buscar outra alternativa.

Lá no meueneagrama.com, você encontra também um perfil completo e detalhado sobre cada um dos eneatipos, e um blog todo dedicado a essa pseudociência.

Mas, novamente, você não precisa usar esse site especificamente, e pode buscar outros sites e publicações que te ajudem a mapear sua personalidade.

Honestidade acima de tudo

Independentemente de onde você realizar o teste para descobrir seu eneatipo, é super importante que você o faça com completa honestidade.

Responda as perguntas com sua verdade, mesmo que algumas delas não caracterizem comportamentos dos quais você se orgulha.

Afinal, a honestidade é um componente importante do processo de autoconhecimento. Somente através dela você pode visualizar com clareza todos os seus atributos.

Tanto os que são considerados positivos quanto aqueles que são vistos como um tipo de defeito.

E é somente com a consciência total dessas informações sobre si, que é possível atuar para melhorar traços da sua personalidade. 

O mesmo vale quando estamos falando das qualidades. A partir do momento em que você passa a conhecê-las, pode buscar maneiras de ressaltar ainda mais essas características.

Por isso, ao realizar o teste do eneagrama, tente se desprender do que alguém acharia das suas respostas. Foque apenas em usar o máximo possível da sinceridade, para encontrar o eneatipo que melhor te descreve.

Quais são as nove personalidades consideradas pelo Eneagrama?

Como dito anteriormente, o Eneagrama define as pessoas dentro de nove diferentes tipos de personalidades, que chamamos de eneatipos. 

Esses eneatipos são perfis que contemplam, cada um, um grupo distinto de características, incluindo pontos fortes e alguns pontos negativos.

Mas quais são eles?

1 – Perfeccionista

2 – Ajudante/Prestativo

3 – Bem-sucedido

4 – Intenso/romântico

5 – Observador

6 – Questionador

7 – Otimista/Entusiasta

8 – Poderoso/Confrontador

9 – Mediador/Pacificador

Como são as pessoas de eneatipo perfeccionista?

A pessoa do eneatipo perfeccionista é uma idealista. É conhecida por ser alguém organizado, responsável, ético, muito crítico, teimoso e realista.

Por ser perfeccionista, acaba controlando ao máximo a impulsividade. Desta forma consegue manter o próprio controle e um comportamento que julga adequado.

Como são as pessoas de eneatipo ajudante prestativo?

Prestativo.

O termo já entrega exatamente quem se encaixa nesse eneatipo. São pessoas, acima de tudo, generosas. Também costumam ser caracterizados como alguém compreensivo, atencioso e prestativo.

Por outro lado, essas pessoas costumam ter dificuldade em se concentrar em si, olhando mais para a vida e necessidades dos outros do que as próprias.

Como são as pessoas de eneatipo bem-sucedido?

O eneatipo bem-sucedido é atribuído a pessoas que são orientadas pela busca ao sucesso.

São aquelas que demonstram alto nível de autoconfiança, ambição e energia para realizar o que necessitam para alcançar seus objetivos.

Geralmente o eneatipo bem-sucedido também é atribuído a alguém que dá muita importância à como é visto pelos outros. 

Como são as pessoas de eneatipo intenso/romântico?

Pessoas que se identificam com o eneatipo intenso/romântico são também muito emotivas, honestas, criativas e calmas.

Por serem muito críticas, costumam estar sempre se comparando com os outros.

Como são as pessoas de eneatipo observador?

No entendimento do eneagrama, a personalidade de um observador inclui características como: curiosidade, alta capacidade de concentração e independência.

São pessoas que gostam de objetividade e são cheias de boas ideias.

O observador, por outro lado, tem tendência ao isolamento e podem se irritar facilmente.

Como são as pessoas de eneatipo questionador?

Lealdade, cautela, responsabilidade e dedicação são alguns dos pontos que orientam a vida de uma pessoa considerada questionadora, de acordo com este eneatipo.

São pessoas que costumam se sentir inseguras e desconfiadas, por isso se atentam aos detalhes.

Como são as pessoas de eneatipo otimista/entusiasta?

Se o seu eneatipo é otimista/entusiasta, então você provavelmente se identifica como alguém flexível, divertido, prático, inovador e idealista.

Tende a ser também uma pessoa muito produtiva.

Mas, por ver o lado bom da vida frequentemente, o otimismo dessas pessoas pode acabar se tornando exagerado e fora da realidade. 

Como são as pessoas de eneatipo poderoso/confrontador?

O eneatipo poderoso/confrontador é atribuído à quem tem uma personalidade forte, são pessoas práticas, protetoras, resolutas e determinadas.

São conhecidas por sua assertividade e tendência ao controle das situações, e, por isso, podem intimidar os outros.

Como são as pessoas de eneatipo mediador/pacificador?

Se você é considerado um mediador/pacificador, segundo o eneagrama, certamente é considerado alguém fácil de se conviver.

Afinal, são pessoas pacientes, adaptáveis e receptivas.

Mas essas características em excesso também trazem dificuldades. Pessoas desse eneatipo podem achar difícil impor limites e acabar sendo passivas demais.

Meu eneatipo será sempre o mesmo?

De acordo com o entendimento do Eneagrama sobre as personalidades, o eneatipo é algo imutável.

Isso não quer dizer que você não possa mudar ao longo da vida. Apenas que, mesmo com mudanças de comportamento e pensamentos, as pessoas ainda mantêm traços que definem quem são. 

Também não quer dizer que esses traços serão mantidos da mesma forma por toda a sua vida.

Posso mudar, mesmo mantendo o mesmo eneatipo?

Quem é do eneatipo prestativo, por exemplo, pode deixar de se preocupar muito mais com as necessidades alheias do que com as próprias. É possível que essa pessoa aprenda a equilibrar ambas.

Mas, de acordo com o eneagrama, esse equilíbrio requer um trabalho constante. E demais características desse eneatipo também devem ser consideradas.  

Algo que também pode ocorrer é encontrar resultados diferentes ao realizar o teste por diferentes níveis de autoconhecimento. 

Se você não se conhece bem, pode se identificar com um eneatipo, e, em um momento em que está mais consciente de si, chegar a outro resultado.

O fato de o eneatipo não mudar, inclusive, diferencia essa técnica de autoconhecimento do chamado MBTI, o teste das 16 personalidades. Nesse último, você pode encontrar diferentes resultados ao longo da vida, de acordo com o momento em que está vivendo.

Como o Eneagrama pode me ajudar?

Por se tratar de uma forma de criar consciência sobre você, seus pensamentos e comportamentos, o eneagrama te ajuda de diferentes formas.

Eneagrama pode ajudar a melhorar a vida profissional 

Quando você passa a conhecer seu eneatipo, por exemplo, pode identificar seus principais pontos positivos e como isso pode impactar sua vida profissional. Se você tende a ser uma pessoa de liderança, pode buscar cargos e atividades que te coloquem nessa posição.

Os pontos negativos também são importantes nesse momento. Assim, você pode traçar um paralelo com sua rotina de trabalho e identificar o que necessita de mais atenção ou melhora.

Esse é apenas um exemplo, focado no lado profissional.

Conhecer seu eneatipo é autoconhecimento e isso muda tudo

Mas, de acordo com a ideia do eneagrama, o autoconhecimento pode auxiliar também na sua relação consigo e com as pessoas do seu convívio.

O importante aqui, independentemente do aspecto da vida, é que ter consciência sobre você é transformador. E uma vez que você começa a se conhecer melhor, pode trabalhar para realçar os lados positivos da sua personalidade e melhorar aqueles que são considerados negativos. 

Não me identifiquei ou não gostei do conceito de Eneagrama. E agora?

Se você não se identificou com o conceito de Eneagrama ou o que seu eneatipo diz sobre você, não tem problema algum.

Desconsiderar o resultado do Eneagrama não te impede de encontrar autoconhecimento de outras formas.

Na verdade, mesmo que você se identifique e leve o resultado do Eneagrama para sua vida, é super importante que você vá além dele.

Outros testes de personalidade

Se você gostou desse conceito de personalidades pré-determinadas, vale testar seu MBTI para identificar qual das 16 personalidades é a sua. Você pode também buscar um profissional para conhecer seu dosha.

Uma outra alternativa é o Goleman EQ Test, que calcula seu nível em quatro aspectos que compõem a chamada inteligência emocional. O teste avalia, com pontuação de 1 a 10, sua capacidade de autoconhecimento, autogestão, consciência social e gestão de relacionamentos.

Todas essas são formas de olhar para si, seus pensamentos e comportamentos, e entender a origem e o funcionamento deles. Mas, novamente, não são as únicas maneiras de fazer isso.

Mergulhando em si com psicoterapia

A psicoterapia é sempre uma ferramenta especialmente importante no caminho para o autoconhecimento. Mesmo que você faça todos os testes citados anteriormente, e até encontre algumas respostas neles, é preciso mergulhar em si. E mais do que isso, fazê-lo sob a orientação de uma pessoa profissional no ramo.

Como existem diferentes abordagens para terapia, é preciso pesquisar cada uma delas para entender com que tipo de profissional você quer viver esse processo. Mas, uma vez que você inicia essa jornada guiada, já está um passo adiante de se conhecer melhor.

Isso porque, a terapia dá conta de entender seus comportamentos, pensamentos, traumas, e sua forma de lidar com o mundo. A partir desse conhecimento, são pensadas soluções para aliviar o estresse emocional que tudo isso causa.


Lembre-se: o eneagrama é uma pseudociência. Caso sinta que sua necessidade por autoconhecimento vai além de personalidades pré-determinadas, procure orientação profissional. 

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.