Dia das Mães Arimo: Confira os melhores presentes!

O poder da gratidão: Como agradecer pode te proporcionar maior qualidade de vida?

Cada vez mais o poder da gratidão vem sendo estudado e discutido. Por isso, a Arimo traz um panorama sobre benefícios, dificuldades e problemas que esse conceito pode trazer.


Quando escutamos o termo “gratidão” atualmente, é comum associarmos a um grupo específico de pessoas.

Aquelas que veem o lado positivo de todo tipo de situação, que aparentemente estão constantemente felizes e agradecem ao universo por tudo que lhes ocorre.

Claro que essas pessoas correspondem a um estereótipo. Mas fato é que, para muitos, o estilo de vida que levam vem representando o que é a gratidão.

E até mesmo afastando outras pessoas da ideia de olhar para a vida com um olhar de agradecimento.

Independente de qual lado desses dois extremos você esteja — ou mesmo no meio dele, vale a reflexão sobre o assunto.

Será que é mesmo saudável viver esse estilo de vida? É possível se sentir grata por tudo? É necessário? Essas são questões indispensáveis quando analisamos a importância e a necessidade de incluir a gratidão em nosso dia a dia.

Por isso, hoje a Arimo traz um texto reflexivo e informativo, para te ajudar a entender que papel a gratidão pode desempenhar na sua vida. Confira os tópicos que abordam o tema:

  • O que é gratidão?
  • Como a gratidão pode te proporcionar melhor qualidade de vida?
  • Expressar gratidão e o impacto no outro
  • Preciso mesmo agradecer por tudo que me ocorre?
  • Em tempos de valorização da gratidão, é preciso normalizar reações negativas
  • Dicas para praticar a gratidão: registre os motivos para agradecer
  • Dicas para praticar a gratidão: esteja consciente no momento presente
  • Dicas para praticar a gratidão: seja gentil consigo e com os outros

O que é gratidão?

A resposta para essa pergunta pode parecer óbvia, mas é importante ampliarmos a discussão, principalmente levando em consideração os estereótipos citados no início do texto.

Gratidão nada mais é que o sentimento de apreciar uma situação ou uma atitude. Por exemplo, você pode se sentir grata diante de um ato gentil de alguém em relação a você. Você também pode se sentir grata por vivenciar um acontecimento inspirador, como a realização do sonho de alguém querido. Você pode sentir gratidão até mesmo em simplesmente acordar e perceber que se sente bem, descansada e com energia para o dia.

Os motivos para a gratidão são muitos e sempre variam de acordo com a vida e a rotina de cada pessoa.

Gratidão é algo constante?

Se você sente que não tem muito a agradecer, vale olhar com cuidado para os acontecimentos da sua vida e analisar se isso é realmente verdade.

Isto porque, vivemos em um ritmo tão acelerado e automático, que muitas vezes as situações que nos inspiram gratidão podem passar despercebidas.

Vale notar também que é comum que o número de coisas que nos inspiram gratidão na vida variem. Pode ser que em um dia você esteja sem perspectiva, e não veja muito ao que agradecer. Mas, no dia seguinte, diante de mudanças — internas e/ou externas — você perceba diversos motivos para se sentir grata.

Portanto, a gratidão não é e nem precisa ser algo constante. É claro que é ótimo que você consiga encontrar motivos para agradecer diariamente, mesmo quando esses motivos pareçam pequenos. Mas não se cobre de tornar isso uma obrigação na sua vida.

Como a gratidão pode te proporcionar melhor qualidade de vida?

A gratidão vem sendo tema de estudos científicos há anos, buscando entender o impacto desse sentimento na vida das pessoas.

E o que essas pesquisas dão conta de explicar, até o momento, é que a gratidão pode realmente melhorar a qualidade de vida de alguém.

É o que afirma artigo publicado no site da Escola de Medicina de Harvard.

De acordo com o texto, um dos estudos propôs que um grupo de pessoas registrassem semanalmente motivos pelos quais se sentiam gratos. Outro grupo registrou coisas que os irritavam. 

O resultado foi que o primeiro grupo se sentiu mais otimista sobre a vida, ao fim do experimento.

Mas não para por aí. As pessoas que registraram os motivos de sua gratidão praticaram mais exercício e precisaram de menos consultas médicas, comparadas àquelas que registraram momentos negativos.

Curioso, não?

O exemplo desse estudo é interessante porque revela a importância do foco que temos em nossas vidas. Quando passamos a ter um olhar mais atento para reconhecer as coisas boas que nos ocorrem, consequentemente sentimos gratidão, e o impacto positivo é geral.

E a ciência explica esse impacto positivo. De acordo com matéria da CNN, o sentimento de gratidão ativa a dopamina e a serotonina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar

O que pode surpreender é a relação da gratidão com a diminuição do nível de hormônios como o cortisol, que afeta diretamente no estresse.

Então, é possível afirmar que a gratidão pode, sim, melhorar a sua qualidade de vida.

Expressar gratidão e o impacto no outro

Além de reconhecer as boas coisas que nos acontecem, expressar a gratidão por esses momentos também pode trazer benefícios.

Não só a você, mas a quem está envolvido na situação com você.

Basta pensar em situações simples do dia a dia para entender. Não é bom escutar que alguém está feliz por sua companhia, aliviado com uma ajuda sua ou satisfeito com o seu trabalho?

O agradecimento por esse tipo de situação nos faz sentir bem.

E o mesmo vale para o outro.

É claro que o agradecimento é uma questão de educação, que não se limita apenas a situações em que você está satisfeita.

Mas é recompensador para quem escuta um simples “obrigado”. E, quando você está especialmente grata a situação ou atitude, seu agradecimento pode fazer completa diferença no dia de quem recebe esse sentimento. 

É uma atitude simples, mas que pode contribuir para a autoestima e o bem-estar do outro, e deve ser mais normalizada e incentivada. 

Preciso mesmo agradecer por tudo que me ocorre?

Uma questão muito importante quando falamos sobre gratidão diz respeito a quando o agradecimento se torna quase que compulsório.

Muitas vezes, todos esses pontos positivos de se mostrar uma pessoa grata podem te fazer sentir que precisa agradecer por tudo.

E quando falamos tudo, é tudo mesmo, incluindo aquelas coisas que, geralmente, não te inspiram qualquer sentimento positivo.

É verdade que situações difíceis e dolorosas podem, sim, trazer ensinamentos aos quais podemos nos beneficiar. Com isso, podemos também sentir algum tipo de gratidão sobre a tal lição aprendida. Mas isso não quer dizer que você precisa agradecer por algo que te fez sentir mal.

Gratidão compulsória pode beirar a positividade tóxica

Na verdade, esse tipo de situação pode beirar a positividade tóxica. Isto porque você se vê na necessidade de olhar positivamente para algo que não te impactou de forma positiva.

Não é algo natural, mas sim forçado.

Vamos considerar um exemplo, para melhor compreensão dessa situação: suponha que você estava mexendo no celular na rua e te roubaram o aparelho. 

Esse acontecimento pode, sim, servir para te deixar em alerta quando estiver na rua e precisar mexer no celular futuramente.

Mas isso não faz com que o momento te inspire um sentimento positivo e de gratidão.

Claro que, quando você não sofre nada físico, há como agradecer por isso. Mas, ainda assim, trata-se de uma situação de violência e de perda, que pode gerar traumas, e, no geral, é negativa. E você não precisa agradecer por isso.

Em tempos de valorização da gratidão, é preciso normalizar reações negativas

Equilíbrio é a chave para tudo na vida, e não é diferente com relação a gratidão. Por isso, mencionamos anteriormente o perigo de mirar na gratidão e acabar acertando na positividade tóxica.

Para evitar esse tipo de armadilha, é preciso reconhecer que a dor e a dificuldade são partes da experiência humana, assim como as reações negativas à elas.

Você tem todo o direito de se sentir triste, com raiva e frustrada diante de situações e vivências que te inspiram esse tipo de emoção.

Você deve se permitir viver essas emoções negativas porque elas são tão humanas e naturais quanto os sentimentos positivos. Então, é muito importante que ambos estejam presentes na sua vivência, mesmo que alguns sentimentos não sejam agradáveis.

Equilíbrio e gratidão precisam andar lado a lado

Mas também é sempre importante lembrar do equilíbrio, para que as reações negativas também não se tornem compulsórias.

Ou seja, para que não se torne um hábito que você reaja de forma negativa a qualquer situação — seja ela inconveniente ou não.

Até porque, quando isso acontece, você pode estar vivendo algum tipo de transtorno psicológico, como depressão e ansiedade, sem mesmo saber.

Dificuldade em sentir gratidão pode sugerir sofrimento mental

Isso acontece porque esses transtornos têm como principais características padrões de pensamentos negativos. É o que diz a Associação Americana de Ansiedade e Depressão.

De acordo com a organização, a tendência da mente que vive com esse tipo de quadro, é focar excessivamente no lado negativo de uma experiência e praticamente desconsiderar a parte positiva da mesma.

Não quer dizer que, se você não se sente grata, está automaticamente vivendo episódios de ansiedade ou depressão. Mas é verdade que pode haver uma relação, então é preciso ter atenção sobre suas emoções/reações e investigá-las com ajuda profissional, em caso de dúvidas.

Dicas para praticar a gratidão:

1) registre os motivos para agradecer

Seja você alguém que enfrenta ou não dificuldades para reconhecer aspectos positivos da vida, algumas dicas podem ajudar a se conectar mais frequentemente com o sentimento de gratidão.

Uma delas é o registro de motivos para agradecer, e o melhor é que existem diversas formas de fazer isso.

Uma delas é registrar diariamente em um diário, caderno ou bloco de notas do celular. Você pode, inclusive, tornar isso parte da sua rotina, como dentro da higiene do sono.

A ideia é desacelerar, ao final do dia, e, antes de dormir, anotar aquilo de bom que te ocorreu naquele dia.

Você também pode fazer isso com uma periodicidade menor, mantendo um registro semanal ou mensal. Neste caso, seria como um balanço e coisas que te impactaram positivamente nesses períodos.

Você também pode fazer isso mentalmente. A ideia é parar durante um momento do dia, semana ou mês, e tentar relembrar as coisas que te inspiraram gratidão.

Mas é preciso reconhecer que o registro físico tem uma vantagem: você pode voltar a ele em outros momentos. Quando você não está se sentindo bem, por exemplo, pode reler essas anotações. Isto pode te ajudar a enxergar que coisas boas acontecem e que aquele momento difícil é apenas temporário.

2) Esteja consciente no momento presente

Estar consciente do momento presente também é uma atitude que pode te aproximar da gratidão.

Isto porque, uma vez que você está vivendo plenamente uma situação, você tende a enxergar e valorizar mais facilmente as sensações positivas que isso traz, incluindo o sentimento de agradecimento.

3) Seja gentil consigo e com os outros

Gratidão tem a ver com gentilezas.

Ser gentil consigo é importante porque assim podemos respeitar nossos limites. Se não nos sentimos gratas sobre algo, por exemplo, faz toda a diferença quando não nos obrigamos a esse sentimento.

Já a gentileza com o outro traz positividade para a sua vida e impacta positivamente a vida de outra pessoa. Por isso, expressar sua gratidão ao outro também é importante.

Já pensou que o seu “obrigado” pode se tornar o motivo de alguém se sentir grato um dia?

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.