Dia das Mães Arimo: Confira os melhores presentes!

Meditação Body Scan: o que é, benefícios e como praticar?

Saiba o que é a Meditação Body Scan, como ela pode ser benéfica para você e confira dicas para inserir a prática em sua rotina.


A chamada Meditação Body Scan pode soar misteriosa para quem não tem familiaridade com a prática. O nome em inglês não é exatamente intuitivo. Mas, apesar disso, a atividade é bem mais simples do que muitas pessoas podem imaginar.

Diferentemente da maioria das modalidades de meditação, o objetivo aqui é muito mais o exercício da atenção do que o relaxamento em si. No entanto, isso não quer dizer que a Meditação Body Scan não seja uma ferramenta potente para quem busca uma prática para relaxar.

Na verdade, a Meditação Body Scan une o melhor dos dois mundos: atenção plena e relaxamento em uma só modalidade. 

Para que você conheça melhor essa prática, a Arimo traz este guia introdutório sobre a Meditação Body Scan. Confira abaixo os tópicos que te guiarão ao longo do texto.

  • O que é a Meditação Body Scan?
  • Como praticar a Meditação Body Scan?
  • Meditação Body Scan e Yoga Nidra são a mesma coisa?
  • Quais são as principais dicas para praticar a Meditação Body Scan?
  • Meditação Body Scan pode ajudar a aliviar dores?
  • Quais são os possíveis benefícios da Meditação Body Scan?
  • Percebi uma dor durante a Meditação Body Scan, o que devo fazer?

O que é a Meditação Body Scan?

A Meditação Body Scan é uma prática de atenção plena. A ideia é que, durante a atividade, a pessoa medite através de uma espécie de escaneamento do próprio corpo.

Mas o que isto quer dizer?

Quando pensamos na palavra “escanear”, é comum imaginarmos a digitalização de documentos e papéis, no geral.

Afinal, o termo ficou popular por aqui através do scanner, uma ferramenta utilizada para transformar uma folha física em uma imagem digital.

Esse funcionamento do scanner é importante para compreendermos também como ocorre o escaneamento corporal da Meditação Body Scan.

Para digitalizar uma folha de papel, o scanner examina toda a folha, capturando cada um dos detalhes nela.

Na Meditação Body Scan, a ideia é a mesma: você analisa separadamente cada parte do seu corpo, voltando o foco para áreas específicas ao longo da atividade.

Para melhor visualizar, também podemos utilizar a analogia do raio-x. O escaneamento corporal é como uma radiografia do corpo inteiro.

Para além do foco e do relaxamento

Por ter esse exercício de foco, inclusive, é que a Meditação Body Scan é considerada uma prática de atenção plena. Afinal, você não só foca em uma parte do corpo específica, você também a sente.

Pode parecer algo simples, mas pare para pensar: ao longo do dia, você se atenta a cada região do seu corpo? 

Muitas pessoas reparam em certas regiões do próprio corpo apenas quando sentem dores ou incômodos. E um dos objetivos da Meditação Body Scan é justamente tornar isso parte da sua rotina.

Desta forma, a prática deixa de ser apenas um exercício de foco e ferramenta de relaxamento, se tornando também uma atividade de conexão consigo e de autoconhecimento.

Como praticar a Meditação Body Scan?

Mesmo com a definição acima, algumas pessoas podem ter dificuldade em entender e visualizar como exatamente funciona a Meditação Body Scan.

Por isso, temos aqui um guia prático e resumido de como realizar esse tipo de prática.

Passo a passo da Meditação Body Scan

1) Deite-se ou sente-se em uma posição completamente confortável e de forma que consiga esticar seu corpo.

Lembre-se que a ideia aqui é examinar cada parte do seu corpo, algo que pode levar tempo e exige conforto.

2) Feche os olhos e volte sua atenção para a respiração.

O primeiro ponto de foco, para melhor concentração, deve ser no inspirar e expirar.

3) Escolha uma das extremidades do seu corpo para focar.

É comum que as pessoas iniciem essa meditação pelos pés, mas você também pode começar pelas mãos ou cabeça.

Preste atenção na região escolhida por alguns segundos e tente perceber as sensações: sentiu algum incômodo ou dor física?

Sentiu alguma emoção específica?

4) Reconheça essas sensações

Caso sejam negativas, imagine que elas estão indo embora.

Não espeque que, através disso, elas simplesmente sumam. Mas é importante você identificá-las e tentar relaxar, mesmo diante dessas sensações ruins.

5) Sentiu que não consegue manter o foco?

Sua mente está dispersa?

Não se cobre, e tente, aos poucos, voltar sua atenção para onde deve naquele momento. Lembre-se: foco é um exercício contínuo.

Por fim, siga para a outra parte do corpo e repita o mesmo processo. Caso tenha começado pelo pé direito, por exemplo, siga para o esquerdo e, depois, vá subindo para outras partes do seu corpo gradualmente.

Ao fim da prática, respire, sinta todo o corpo e abra os olhos. Caso sinta a necessidade, se alongue.

Meditação Body Scan e Yoga Nidra são a mesma coisa?

Para quem tem familiaridade com o chamado Yoga Nidra, pode haver uma confusão.

Isto porque o escaneamento corporal e o Yoga Nidra podem ser considerados práticas bastante semelhantes.

Nos dois casos, é preciso que você se deite — na posição do cadáver — ou encontre uma posição confortável e foque em partes específicas do seu corpo. Esse é o básico do escaneamento corporal e do Yoga Nidra. 

Apesar disso, a realização de cada uma das atividades apresenta diferenças.

Diferenças entre Meditação Body Scan e Yoga Nidra

Diferentemente do Yoga Nidra, a meditação Body Scan não busca o chamado sono yogui.

Este é um estado entre o sono e o despertar, que esta modalidade de yoga propõe para relaxamento corporal, mental e emocional.

Na Body Scan, você precisa estar mental e fisicamente ativo para identificar as sensações do seu corpo.

Além disso, o Yoga Nidra é conhecido por ser uma prática guiada.

Na Meditação Body Scan, por sua vez, não é necessário que a pessoa que pratica seja guiada por alguém, ela pode simplesmente seguir suas próprias orientações.

Quais são as principais dicas para praticar a Meditação Body Scan?

Agora que você já sabe como a Meditação Body Scan funciona, aqui vão algumas dicas para praticá-la.

Priorize locais tranquilos

Como se trata de uma prática que exige muito do foco de quem pratica, a primeira grande dica para a Meditação Body Scan é buscar um local tranquilo.

Dê preferência para locais silenciosos e sem muito movimento, para que você não tenha muita dificuldade em manter sua atenção onde precisa.

Não se cobre sobre foco ou resultados

É comum que, de início, você encontre dificuldade para ter o foco necessário, e também não sinta qualquer resultado diante da prática.

Mas é importante que você não se cobre sobre isso. É uma questão de hábito e de exercício, por isso é importante reconhecer seu processo e respeitar seu ritmo e avanços.

Inclua a Body Scan na sua rotina

Uma forma de avançar na prática e ter maior facilidade para realizá-la, inclusive, é incluí-la na sua rotina.

Como mencionado anteriormente, vencer as dificuldades desse tipo de meditação é uma questão de exercício, e a rotina pode ajudar bastante nesse sentido.

Uma possibilidade interessante é fazer do escaneamento corporal parte da sua higiene do sono. Isto porque a prática tem uma característica relaxante que pode ajudar corpo e mente perto da hora de dormir.

Meditação Body Scan pode ajudar a aliviar dores?

A Meditação Body Scan conta com alguns possíveis benefícios, e, sim, o alívio de dores faz parte desse grupo. O mais interessante é que isso pode acontecer por diferentes motivos.

Alívio de estresse

O estresse pode estar ligado a uma rotina intensa, preocupações, frustrações e outras diversas situações negativas.

Esse estresse, por sua vez, pode nos afetar mental e fisicamente de diversas formas, inclusive com dores musculares causadas por músculos tensionados.

Mas, quando desaceleramos com a Meditação Body Scan, podemos experimentar um alívio desse estresse, e consequentemente, alívio dessas dores.

Identificação de dores

Para alívio de dores, é preciso, primeiramente, identificar a dor ou o incômodo. Pode parecer algo simples, mas nem sempre é.

Uma dor de cabeça, por exemplo, pode ter diferentes causas, e identificar onde dói é essencial para entender o quadro e tratá-lo.

O mesmo vale para as demais partes do corpo. Desta forma você pode identificar se é algo muscular ou não, se é um incômodo pontual, se é resultado de algum movimento específico e assim por diante.

Nesses casos, o alívio da dor por meio da Meditação Body Scan é algo mais indireto. Afinal, a prática ajuda a identificar, para um tratamento fora da atividade. Trata-se de gerenciamento desses incômodos/dores.

De acordo com artigo da Escola de Medicina de Harvard, inclusive, esse é o melhor tipo de meditação para condições de dor.

Quais são os possíveis benefícios da Meditação Body Scan?

Além do alívio de dores, também existem outros benefícios que podem ser alcançados através da Meditação Body Scan. São eles:

  • Melhora da consciência corporal
  • Alívio de estresse
  • Melhora na compreensão e gerenciamento de emoções
  • Relaxamento
  • Melhora do sono

Percebi uma dor durante a Meditação Body Scan, o que devo fazer?

Durante o dia, com o ritmo acelerado de vida, podemos acabar normalizando algumas sensações negativas.

Podemos apenas aceitar que estamos sentindo algum incômodo, por exemplo, não agindo sobre ou apenas recorrendo a medicamentos que podem ajudar pontualmente, mas não necessariamente agem na raiz do problema.

É comum perceber dores durante a Meditação Body Scan

Durante a varredura da meditação, é comum que você perceba melhor algumas dessas dores e incômodos. Isto acontece porque durante a prática, você desacelera e volta sua atenção para o corpo.

Mas o que fazer quando isso acontece?

O básico: buscar ajuda médica.

Ajuda médica profissional é essencial

Pode ser que essas sensações sejam apenas fruto de estresse, mas também é possível que você esteja enfrentando um quadro sem mesmo saber disso. E um profissional da área médica poderá te ajudar em qualquer que seja o caso. 

A partir do momento em que você detecta essa dor/incômodo e leva essa queixa a um profissional, é possível investigar, diagnosticar e tratar. 

Como mencionamos anteriormente, a própria meditação Body Scan pode aliviar algumas dores, mas não todas. Então não deixe de priorizar seu bem-estar. Procure por ajuda especializada, e garanta uma saúde de melhor qualidade mesmo durante a prática.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.