Dia das Mães Arimo: Confira os melhores presentes!

Equilibrando Trabalho e Vida Pessoal: Estratégias para o Bem-Estar

Você já analisou sua rotina para saber se anda equilibrando trabalha e vida pessoal? A Arimo te ajuda a traçar estratégias para o bem-estar.


Você já reparou que está cada vez mais difícil traçar um limite entre vida profissional e vida pessoal?

Com aplicativos de mensagens, o acesso a conversas e envios referente ao trabalho fica disponível quase que 24 horas por dia. A qualquer momento, mesmo em seu descanso, você pode ser impactado por uma demanda de trabalho e afins. 

Algumas vezes, esse comportamento se estende por toda a nossa presença online, em diferentes redes sociais.

Ao mesmo tempo, as empresas também incentivam que os funcionários “vistam a camisa”. E não seria um problema se falássemos apenas de dedicação ao trabalho. A questão é que “vestir a camisa” muitas vezes significa ir além de suas atribuições, cargas horárias e limites para se dedicar quase que inteiramente ao trabalho.

As pessoas se tornam não só verdadeiras representantes das companhias em que trabalham, mas uma extensão dessas empresas.

A balança fica cada vez mais leve no lado da vida pessoal, e mais pesada do lado profissional. Mas o que fazer para equilibrar esses dois aspectos tão fundamentais para nós?

A Arimo traz aqui um breve guia com análises, reflexões e dicas para encontrar estratégias para o bem estar através desse equilíbrio. 

  • Como identificar sinais de desequilíbrio?
  • Estabelecer limites entre vida pessoal e trabalho
  • Como gerenciar seu tempo de forma eficaz?
  • Produtividade e bem-estar precisam estar lado a lado
  • A Arte de delegar e dizer “não”
  • A arte de delegar tarefas e funções
  • A arte de dizer “não”

Como identificar sinais de desequilíbrio?

Às vezes, estamos vivendo tanto no piloto automático, que nem mesmo notamos que a vida profissional está invadindo o espaço da vida pessoal. 

Por isso, antes de mais nada, precisamos incentivar que as pessoas tenham mais atenção sobre como gastam seu tempo. Desta forma, é possível ter maior consciência de quais pontos da sua vida precisam de mais cuidado.

Atenção à sua rotina

Uma forma de identificar isso, é colocando no papel — ou mesmo no bloco de notas do celular. O importante é dispor as informações de forma que você as visualize facilmente. 

Você pode fazer uma lista diária ou semanal de todos as tarefas e afazeres, por exemplo. Assim você consegue ver se a vida profissional e a vida pessoal estão, de fato, desequilibradas. Se for o caso, vale verificar quais âmbitos da vida pessoal precisam de mais dedicação.

Vale considerar as seguintes questões nesse planejamento inicial:

  • Saúde física e mental: Há tempo na sua rotina para a prática de exercícios e visitas regulares a médicos?
  • Prazer na vida: seu dia a dia permite que você tenha um hobby, se divirta e encontre amigos e família?

Escute seu corpo

Outra forma de identificar sinais de desequilíbrio entre vida profissional e pessoal é escutar seu corpo. Isto porque, na maioria das vezes, esse desequilíbrio afeta nossa saúde.

Não é à toa que se fala tanto sobre burnout. Este é um dos estágios mais avançados quando o assunto é desequilíbrio de vida profissional e pessoal. É quando o estresse do lado profissional nos incapacita física e mentalmente — mesmo que de forma parcial. 

Mas antes de chegar no nível de burnout, o profissional pode nos afetar com sintomas como:

  • Dores de cabeça e musculares
  • Indisposição física e mental
  • Falta de foco 

Estabelecer limites entre vida pessoal e trabalho

Uma vez que você consegue identificar o que vem causando desequilíbrio entre vida pessoal e profissional, é hora de partir para a prática. E uma maneira de equilibrar os dois lados da balança é estabelecer limites entre vida pessoal e trabalho.

Respeito ao horário de trabalho

O primeiro passo é respeitar e exigir respeito ao horário de trabalho. 

Como falamos na introdução do texto, com a praticidade dos aplicativos de mensagens, a qualquer momento podemos receber notificações sobre trabalho. Por isso, é importante que você coloque esse limite para si e para as pessoas com quem você trabalha.

O ideal é responder às demandas profissionais apenas durante seu horário de expediente.

Quem trabalha com atendimento nesses aplicativos pode, inclusive, deixar no seu perfil uma mensagem com seus horários e dias de trabalho. 

Também é válido desligar a sincronização do aplicativo de e-mails durante o período em que não está trabalhando.

É importante que, mesmo que receba notificações, e-mails e mensagens, você só verifique e gaste seu tempo e psicológico com eles durante o expediente de trabalho. 

Faça pausas

Ainda durante o horário de trabalho, também é importante reconhecer a importância e de fazer pausas.

Afinal, um período de descanso nos ajuda a aliviar o estresse, desanuviar a mente, e até melhorar a produtividade.

Respeito ao seu limite de produtividade 

Além de respeitar seu horário, também é interessante que você tenha maior consciência e respeito aos seus limites de produtividade. Isto quer dizer que de nada adianta aceitar novas demandas quando sabe que não conseguirá cumpri-las.

Para não se prejudicar nessa equação, determine também suas prioridades dentro das demandas.

Comunicação direta

Todas essas sugestões passam a funcionar melhor quando temos uma dinâmica de comunicação direta e clara no trabalho.

Desta forma, seus colegas também podem respeitar sua forma de trabalho.

Como gerenciar seu tempo de forma eficaz?

Gerenciamento de tempo também é uma ferramenta importante para quem busca equilibrar vida pessoal e vida profissional.

Há quem consiga resolver esse problema mais facilmente, apenas com a identificação de qual parte da vida precisa de mais atenção.

Para essas pessoas, técnicas que podem ser eficazes incluem a utilização de post-its e outras formas de lembrete — como despertadores. Desta forma, você pode otimizar o seu tempo de forma mais prática. 

A boa e velha lista de afazeres (ou To Do List) também pode ser eficiente. Não só para visualização, mas como incentivo para zerar as tarefas profissionais.

Mas e quando isso não é o suficiente?

Para algumas pessoas, a ideia de colocar a rotina no papel pode não ser o suficiente para encontrar soluções para equiparar o peso da vida pessoal e o da vida profissional. 

Nesse último caso, é interessante que esse grupo de pessoas conheça os diferentes métodos de gerenciamento de tempo. 

Método pomodoro

O método pomodoro propõe uma lógica de trabalho e/ou estudo com pausas. Quando usamos esse tipo de técnica, dedicamos a atenção total ao trabalho por 25 minutos. Nos 5 minutos seguintes, você pode descansar.

Acabou os 5 minutos de pausa? Comece mais um período de 25 minutos de trabalho/estudo. Repita esse processo quatro vezes, e, no quarto intervalo de descanso, prolongue a pausa por 15 minutos. Depois recomece.

Essa técnica pode ser especialmente interessante para quem experimenta dificuldade de foco ou se sente facilmente cansado com suas tarefas profissionais.

Além disso, a lógica de trabalho pausada pode ser revigorante porque a pessoa trabalha sabendo que poderá descansar, mesmo que rapidamente, em seguida.

Outras técnicas de gerenciamento de tempo

Confira outras técnicas de gerenciamento de tempo:

  • Método GTD (Getting things done)
  • Matriz de Eisenhower
  • Método RPM (Rapid Planning Method)
  • Método Eat that Frog

Produtividade e bem-estar precisam estar lado a lado

De nada adianta produtividade no trabalho, se sua vida pessoal é impactada negativamente por isso.

Todas essas técnicas de gerenciamento de tempo, por exemplo, precisam ser utilizadas com a consciência de que não somos apenas produtividade e que limites precisam ser respeitados.

O primeiro ponto, referente a produtividade, retoma a discussão central do texto: precisamos equilibrar profissional e pessoal.

Além disso, é preciso reconhecer quando um método está, de fato, funcionando. E não apenas em termos de produtividade,  mas no sentido de nos permitir que o trabalho e a vida pessoal estejam ambos em bom estado. É aí que entra também o respeito aos limites, que já mencionamos anteriormente. 

É interessante levar para a sua vida a lógica de que sua produtividade no trabalho deve equivaler ao seu bem-estar. Os dois precisam estar lado a lado.

A Arte de delegar tarefas e funções 

Um papel que deve ser ressaltado quando falamos sobre equilíbrio profissional/pessoal é o desempenhado por quem delega as funções no trabalho.

Isto porque, além de você colocar limites entre os dois âmbitos da vida, o ideal mesmo é que esse equilíbrio seja incentivado no próprio ambiente profissional. E quem atua na gestão e delegação de funções pode proporcionar isso justamente no planejamento das tarefas de cada um.

Se você é essa pessoa, é importante que você leve em consideração alguns pontos.

  • As funções desempenhadas por cada pessoa, para não delegar além do que ela é contratada para fazer
  • A capacidade e habilidades do profissional sob seu comando, delegando demandas para incentivar a melhora da pessoa, mas sem trabalhos em excesso
  • Colocar-se no lugar dos profissionais e saber ouvi-los. Desta forma você entende melhor a posição tomada pelas pessoas, além de conhecê-las melhor para entender como lidar em ambiente de trabalho.

Lembre-se: respeito e empatia são grandes características de um bom profissional que atua delegando tarefas e funções.

A arte de dizer não 

O que também pode ajudar, principalmente no sentido de impor limites no trabalho, é o ato de dizer “não”.

Esse é um ponto controverso, considerando que negar uma demanda de trabalho pode ser visto como arrogante e insolente. Além disso, nem todas as pessoas se sentem seguras para se expressar com honestidade no ambiente de trabalho. E isto acontece porque vivemos em uma sociedade em que o assédio moral é muito normalizado.

Mas é importante lembrarmos que dizer “não” deve ser parte dos processos de trabalho. E não precisa ser diretamente à pessoa. Você pode buscar ajuda de responsáveis pelos Recursos Humanos da empresa. Essas pessoas têm como função mediar e solucionar situações como atribuições de trabalho indevidas e casos de assédios — de qualquer natureza.

O importante é identificar essas situações, se negar a passar por elas, e buscar ajuda para apoiar essa decisão.

Para algumas pessoas, dizer “não” e comunicar esse tipo de situação pode ser difícil. Afinal, muitas vezes somos incentivados a agradar em ambiente profissional, e isso pode se confundir em aceitar toda situação que tentarem te submeter.

Por isso, aqui vão algumas dicas que a Arimo já abordou no blog para te ajudar a dizer “não” com assertividade

  • Comunique-se sempre de forma educada 
  • Aprenda a escutar o outro, para se posicionar de acordo
  • Tenha transparência nas suas palavras
  • Atente-se ao contexto do ambiente — ponto especialmente importante para locais de trabalho
  • Caso seja preciso, insista em seu posicionamento e reafirme sua visão de forma mais acessível para quem está te escutando.
Avatar

devlin

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.