Dez dicas de vídeo games para relaxar
Se você gosta de jogos e procura algum para desestressar, confira essa lista da Arimo com dez dicas de vídeo games para relaxar.
Ter um hobby e praticá-lo regularmente pode proporcionar uma melhor qualidade de vida. A atividade ajuda a desestressar, desenvolver novas habilidades, e até a conhecer pessoas novas e fazer amizades. E apesar de que muitas vezes esses — e outros — pontos positivos não sejam associados a jogos, a verdade é que os games também podem proporcionar tudo isso.
Afinal, vídeo games também podem ser considerados hobbies e funcionar muito bem como forma de relaxamento.
É preciso desmistificar que esses jogos são apenas para crianças e adolescentes, que tornam as pessoas violentas e são uma perda de tempo, por exemplo.
Não importa se é um jogo de luta ou de escape, que geralmente mexem com a adrenalina, ou de simulação e estratégia, que podem ser menos tensos. Fato é que jogos, no geral, podem ser ferramentas para te desligar de problemas e preocupações, te levar aos mais diferentes universos e possibilidades de diversão. Ou seja, o potencial de relaxamento dessa atividade é grande.
Por isso, separamos para você dez dicas de vídeo games para relaxar.
- Stardew Valley
- Journey
- Lake
- Untitled Goose Game
- The Sims
- A Short Hike
- Animal Crossing
- Cozy Grove
- Ori and the Blind Forest
- Unpacking
1) Stardew Valley
Se aquela vibe nostálgica de jogos é algo que te atrai, talvez na hora de relaxar, uma boa opção seja Stardew Valley. Com uma arte em pixels clássica, o visual do jogo te transporta para os primórdios dos vídeo games com uma narrativa bem simples e tranquila.
Nele, você herda uma fazenda de seu avô, em Stardew Valley, e precisa aprender a manejar e administrar o espaço. Mas além do novo trabalho, você também se dedica à vida pessoal e social, interagindo com as pessoas que vivem naquela área, e criando relações com elas.
A premissa pode parecer muito simples.
E realmente é.
Mas o interessante é que o jogo não se limita. Pelo contrário, você pode explorar as mais diversas possibilidades dentro dessa narrativa, oferecendo entretenimento constante.
Stardew Valley está disponível em diversas plataformas e consoles. Confira a lista completa no site oficial do jogo.
2) Journey
Ambientado em um deserto, Journey pode ter exatamente a dose de quietude e tranquilidade que você procura em vídeo games para relaxar.
O jogo propõe que você faça uma jornada solitária pelos extensos quilômetros de deserto. Você até encontra alguns outros personagens ao longo do caminho, e, em determinado momento, pode garantir acompanhantes.
Mas a ideia é que seu caminho seja trilhado, na maior parte do tempo, sem companhia.
Isto acontece porque a ideia é que, através dessa jornada, você reflita sobre quem você é, qual é o seu objetivo na vida e qual é o seu lugar no mundo.
Uma narrativa intimista e reflexiva, que não pressiona você, que está jogando. Ao invés disso, proporciona um momento de tranquilidade e conexão consigo mesmo.
Quem já teve alguma experiência com Journey, define o jogo como relaxante e intuitivo. E você pode testar, para descobrir se o mesmo vale para você, em diferentes plataformas. Consulte o site oficial de Journey e descubra onde você pode jogá-lo.
3) Lake
Às vezes tudo o que desejamos é desacelerar. Procurar refúgio em uma cidade pequena, se distanciar do trabalho e demais responsabilidades diárias, e se dedicar a um estilo de vida mais simples e tranquilo. E é exatamente esta a proposta de Lake.
Nele, você assume a identidade de uma jovem que, após trabalhar incansavelmente em um projeto, decide voltar à cidade natal para um descanso. Lá você passa seus dias trabalhando como entregadora de encomendas e desenvolvendo relações com as pessoas que moram na região.
Tudo isso ambientado na década de 80, em uma era pré-tecnologias que conhecemos hoje em dia, e, consequentemente, com um ritmo de vida diferenciado.
O simulador te permite fazer diferentes escolhas, interferindo no rumo do jogo, e oferece uma experiência visual inspiradora. Especialmente para quem gosta dessa vibe tranquila de cidade pequena e interiorana.
Você pode jogá-lo em diferentes consoles, indo desde os mais recentes Playstations e XBox One até mesmo PC. Saiba mais no site da desenvolvedora do jogo.
4) Untitled Goose Game
Se você é do time que, para relaxar, precisa colocar para fora um pouco da irritação que vem sentindo, talvez Untitled Goose Game seja seu jogo. Isto porque, nele, você assume a forma de um ganso (virtualmente, claro) que tem como objetivo perturbar moradores da região.
A ideia é pregar pegadinhas na população local e se divertir, rindo dos absurdos que o jogo proporciona.
O mais legal é que, após a atualização mais recente, você ganhou a opção de fazer isso com uma companhia. Neste caso, os moradores da área precisam lidar com a confusão que dois gansos podem causar em suas vidas.
Diversão, confusão e, claro, um relaxamento merecido. Você pode jogar Untitled Goose Game em diferentes plataformas. Confira a lista completa no site oficial do jogo.
5) The Sims
Quando o assunto é jogo de simulação — mais especificamente, simulação de vida real —, um dos exemplos mais clássicos é The Sims. Com seu primeiro jogo lançado no ano de 2000, a franquia vive até hoje com novas sequências e atualizações frequentes.
O jogo conta com diferentes atrativos no quesito simulação, e cada um deles pode ser mais interessante a depender de quem joga. Há quem, por exemplo, curta mais a parte de construir e decorar as casas, quem se divirta no desenvolvimento amoroso de cada Sim (personagem), ou no desenvolvimento profissional deles.
Independente de qual parte você mais gostar, é certo que a experiência total oferecida pelo The Sims será, no mínimo, divertida. Ali você se desconecta da sua vida para viver as infinitas possibilidades nas vidas de outros personagens.
E no meio do caminho se depara com as situações mais inusitadas possíveis, com direito até mesmo a fantasma que assombra sua casa.
Mas tudo de forma muito divertida.
Dica importante: recentemente, o pacote básico do The Sims 4 se tornou permanentemente gratuito. Basta você baixá-lo no seu console ou PC para jogar. Mas, caso você tenha interesse nas expansões, ainda é necessário pagar um valor pelos complementos do jogo.
6) A Short Hike
Sabe quando você está em um lugar onde o sinal do celular não pega direito, então precisa procurar um local que te permita se comunicar com o mundo? Esse é o objetivo de A Short Hike.
Nele, você é Claire, uma ave que está aguardando uma ligação e decide escalar até o único lugar onde pode conseguir isso: Hawk Peak.
Se fosse na vida real, a situação certamente seria estressante. Mas, A Short Hike oferece um visual diferenciado e paisagens agradáveis. E, com esse aspecto, é até gostosa a missão de caminhar, escalar e sobrevoar até o topo da montanha.
Este é um jogo de mundo aberto, ou seja, você tem liberdade completa para, além de cumprir tarefas, explorar todo o mapa. Tudo isso ao som dos instrumentais calmos e divertidos da trilha sonora original.
Confira o site oficial de A Short Hike e descubra em que plataformas você pode encontrá-lo.
7) Animal Crossing
Um jogo sem uma força maligna para derrotar e sem a possibilidade de perder. O que poderia ser mais relaxante? Este é Animal Crossing.
De acordo com a Folha de SP, inclusive, o fato de não haver perdedores é considerado como um dos motivos para a gigante popularidade do jogo. Para se ter noção, o mais recente lançamento da franquia, New Horizons, já vendeu mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo.
Mas o que mais faz com que todas essas pessoas queiram jogar Animal Crossing?
Os visuais adoráveis podem ser o principal atrativo para algumas pessoas. Afinal, no jogo, você assume a forma de um personagem fofo, que vive em uma ilha igualmente fofa e povoada por animais… também fofos.
Aliás, assumir a forma de um avatar e administrar a ilha em que mora, enquanto faz amizades, é justamente a essência do jogo.
Outro atrativo que colabora para a popularidade de Animal Crossing é o fato de que você pode personalizar tudo isso: seu avatar, suas roupas, sua casa… Tudo com a sua cara.
Além disso, você ainda tem a possibilidade de visitar as ilhas de amigos que também jogam Animal Crossing. Podendo, inclusive, trocar itens e até utilizar ferramentas disponíveis nessas áreas.
8) Cozy Grove
Fantasmas e espíritos geralmente são parte daqueles jogos de terror sobrenaturais. Mas quem disse que essas figuras não podem parecer amigáveis em outras narrativas? Em Cozy Grove, por exemplo, você chega a uma ilha considerada deserta, mas que, na verdade, é habitada por espíritos — o mais curioso: na forma de ursos.
Até lembra um pouco Animal Crossing, na teoria e em termos de gênero, já que ambos são jogos de simulação. Mas, no caso de Cozy Grove, você tem uma função muito específica: atuar como uma espécie de escoteiro de almas.
Isso quer dizer que você precisa ajudar os fantasmas que moram na ilha a encontrar paz. Você os ajuda a realizar desejos, os consola e contribui para o bem-estar não só dos espíritos, mas de toda a ilha, recuperando a cor do lugar.
A proposta de auxiliar as figuras que vivem na ilha — e as tarefas que isso envolve —, já pode ser considerada um fator para o jogo estar na lista de vídeo games para relaxar. Mas, além disso, vale ressaltar também a trilha sonora do jogo, que é reconhecida por ser especialmente tranquilizante.
O jogo está disponível em plataformas como Apple Arcade, Steam, e lojas do Nintendo Switch e PlayStation. Conheça mais sobre Cozy Grove em seu site oficial.
9) Ori and the Blind Forest
Outro exemplo de jogo que explora a conexão do personagem com o ambiente — diga-se de passagem: que ambiente — é Ori and the Blind Forest. Mas, diferente de Cozy Grove, que funciona como uma simulação, esta é uma experiência de plataforma.
No jogo você assume a forma de um espírito da floresta órfão, que precisa desbravar e salvar o local onde vive, após uma catástrofe misteriosa. Por se tratar de um jogo de plataforma, sua missão será enfrentar as ameaças que aparecem pelo caminho, onde deve também coletar itens.
Parecem tarefas básicas, certo? Então qual é o fator relaxante desse jogo? Bom, Ori and the Blind Forest oferece toda uma experiência artística.
Para começar, o visual é incrível e foi desenvolvido por um pequeno time de artistas. De acordo com um deles, Max Degen, o jogo conta com mais de 7 mil gráficos pintados à mão!
A narrativa emocionante também é um ponto chave entre os atrativos do jogo, que incluem ainda uma trilha sonora original apresentada por uma orquestra. As músicas acompanham o ritmo do jogo e são compostas com instrumentos que complementam o visual.
E toda essa experiência pode ser exatamente o que você precisa para relaxar.
Você encontra Ori and the Blind Forest em versão digital e física. Confira o site do jogo para saber mais.
10) Unpacking
A ideia de desempacotar itens de mudança parece chata e trabalhosa para você? Independentemente da sua resposta, tente pensar nessa atividade enquanto um jogo.
Mas não um jogo qualquer, onde você simplesmente precisa encontrar o lugar certo para as suas coisas. Ao invés disso, você não sabe o que há dentro das caixas e, através dessas descobertas, pode conhecer a vida de uma personagem completamente nova. Essa é a premissa de Unpacking.
Uma premissa simples, diga-se de passagem, que pode não parecer tão interessante para algumas pessoas. Mas basta dar uma olhada nas avaliações do jogo para entender que há sim algo de especial em um conceito tão simples.
O jogo vem colecionando prêmios pela experiência intimista e diferenciada que proporciona a quem se aventura com ele. E se você busca algo calmo e diferente para jogar, fica a dica!
Unpacking está disponível nas lojas do PlayStation, Steam, Nintendo Switch, XBox One e outras. Confira no site oficial do jogo.
Caso você não tenha um console de vídeo game ou outras formas de jogar as nossas indicações, vale buscar por gameplays. Isto é: vídeos em que você pode assistir a outras pessoas jogando esses jogos.