Dia das Mães Arimo: Confira os melhores presentes!

Como desenvolver a inteligência emocional: Descubra os 5 aspectos fundamentais

Você já refletiu sobre como desenvolver a inteligência emocional? Não sabe exatamente o que é esse conceito? Te ajudamos a entender 5 aspectos fundamentais.


Inteligência emocional. O termo pode ainda não ser de conhecimento geral, assim como seu significado. Mas, definitivamente, o conceito de inteligência emocional vem ganhando cada vez mais espaço entre as discussões sobre autoconhecimento e, principalmente, saúde mental.

E não é à toa. A ideia de inteligência emocional está diretamente conectada à construção do nosso autoconhecimento e à busca por melhora da saúde mental. É comum que até mesmo você trabalhe a inteligência emocional sem nem saber o que ela é.

Mas hoje a Arimo te ajuda a entender um pouco mais sobre esse conceito e sua importância para a vida diária. Além de trazer também algumas dicas para entender como aproveitar melhor esse aspecto na sua rotina.

Confira o resumo do texto nos tópicos abaixo:

  • O que é inteligência emocional?
  • Como saber se preciso melhorar a inteligência emocional?
  • Quais são os pilares da inteligência emocional?
  • Como posso melhorar minha inteligência emocional?
  • Existe um momento certo para buscar a melhora da inteligência emocional?
  • Como a inteligência emocional pode me ajudar na vida pessoal?
  • Como a inteligência emocional pode me ajudar na vida profissional?

O que é inteligência emocional?

A inteligência é comumente relacionada a uma alta capacidade de raciocínio e conhecimento. E quando falamos sobre inteligência emocional, a ideia não é tão diferente.

De acordo com artigo sobre o tema, a inteligência emocional trata da habilidade de entender o significado das emoções, tanto as suas quanto as de outras pessoas. E a partir disso, processar essas emoções, e usá-las para orientar seus pensamentos e atitudes — seja na sua relação consigo ou com os outros. 

Para você entender melhor, vamos fazer um teste. Você lembra de sentir frustração diante de alguma situação, mas não entende exatamente a origem disso e nem sabe como se livrar dessa sensação? Você pode até saber a quem essa frustração está direcionada e que situação gerou esse sentimento. Mas é possível que não entenda por que uma pessoa ou situação específica te levou a sentir dessa forma.

Pode ser que você já tenha passado por algo semelhante, e a situação atual seja algum tipo de gatilho para a frustração. E o motivo para essas duas situações se conectarem pode estar tanto explícito quanto guardado dentro de diferentes camadas de emoções.

Fato é que: quando você tem dificuldade de compreender a origem de emoções e isso afeta sua vida diária e emocional, você pode estar em falta com a tal inteligência emocional.

Como saber se preciso melhorar a inteligência emocional?

É importante lembrar que a inteligência emocional vai variar de pessoa para pessoa, e que é difícil usar o outro como medida para se analisar nesse sentido.

Por isso, se você está em dúvida sobre seu nível de inteligência emocional, vale considerar dois pontos. 

O primeiro deles é que, em caso de dúvida, sempre é válido buscar a confirmação. E se você já tiver um nível de inteligência emocional desejável, os exercícios — dicas que traremos abaixo — não vão atrapalhar em nada.

Outra opção é fazer um teste. Vale lembrar que o resultado desse tipo de teste é apenas um indicativo e não significa uma verdade absoluta. Mas, vale a pena tentar.

O teste oferecido pela CNBC está em inglês, mas você pode traduzir através da ferramenta de tradução do seu navegador.

Quais são os pilares da inteligência emocional?

Ao buscar sobre os principais aspectos da inteligência emocional, você pode encontrar diferentes números de fatores. Isto ocorre porque esse é um conceito relativamente novo.

Aqui vamos considerar 5 pilares, que são os fatores apontados pelo escritor e Ph.D. de Harvard Daniel Goleman, responsável por popularizar o conceito de inteligência emocional. 

Os 5 aspectos fundamentais da inteligência emocional são:

1) Autoconsciência

Quando falamos sobre autoconsciência estamos falando da necessidade de compreender a si mesmo da forma mais profunda possível.

Ou seja, se conscientizar sobre a origem de seus sentimentos e reações, compreender e respeitar seu processo de autoconhecimento e desenvolvimento. 

2) Autogestão

A partir do momento em que você passa a conhecer e entender suas emoções e seus sentimentos, é possível trabalhá-los.

Ou seja, você consegue manejar e gerenciar melhor suas emoções e controlá-las diante de situações adversas.

3) Motivação

A autoconsciência e autogestão juntas permitem que você consiga encontrar maior facilidade para alcançar seus objetivos.

Isto porque juntos esses dois aspectos trazem motivação para a sua vida. E não apenas para atingir metas, mas para romper com ciclos viciosos e prejudiciais.

A motivação é responsável por nos permitir mudanças para crescer mental e emocionalmente.

4) Empatia

A empatia também tem um papel importante na inteligência emocional.

Não adianta você se conhecer e se respeitar, se não consegue fazer o mesmo pelo outro. Por isso, é sempre importante ter consideração sobre sentimentos, atitudes e contextos — principalmente os subjetivos, como os sociais — das outras pessoas.

Assim, você consegue também entender suas ações e reações, e considerá-las para melhorar a relação que vocês mantêm.

5) Habilidades sociais

As habilidades sociais, portanto, são aquelas que trazem equilíbrio entre todos os aspectos citados anteriormente.

E, com isso, melhoram suas interações em diferentes esferas sociais da sua vida.

Como posso melhorar minha inteligência emocional?

É importante ressaltar que o caminho para melhorar a inteligência emocional é completamente individualizado. Ou seja, cada pessoa vai vivenciar essa experiência de maneiras diferentes.

Olhar para dentro e buscar se entender é uma constante nesse processo, mas cada pessoa terá uma necessidade ao longo disso.

Orientação psicológica

Há quem precise de orientação profissional nesse momento. Isto porque podemos encontrar dificuldade para entender nossas emoções, a origem delas, e saber processá-las de forma saudável.

Diminuir o ritmo

Há também casos em que a pessoa nem precisa da orientação profissional especificamente para melhorar a inteligência emocional. Muitas vezes, com o ritmo de vida acelerado, acabamos não notando como realmente nos sentimos diante de determinadas situações — sejam profissionais ou pessoais. Por isso, o simples ato de diminuir seu ritmo, já pode ajudar a melhorar suas percepções.

Atividades que ajudem a reflexão

Outras pessoas podem necessitar de alguma atividade que ajude no processo de reflexão. É o caso de quem vê na escrita de um diário a possibilidade de se entender melhor. Há que também consiga fazer isso através de meditações, rodas de conversas e cursos que exijam de sua capacidade de refletir sobre si.

Esses são apenas alguns exemplos. As formas como acessamos nossos sentimentos, pensamentos e emoções, no geral, são totalmente individualizadas.

Uma dica interessante e gratuita é o curso de gestão emocional oferecido gratuitamente pelo governo, que foca especificamente na ideia de inteligência emocional.

Existe um momento certo para buscar a melhora da inteligência emocional?

A inteligência emocional é algo que está sujeito a mudanças. Você pode se sentir completamente apta a lidar com suas emoções em um momento da vida, e, diante de novas experiências, perceber que já não se sente tão bem equipada para isso.

E tudo bem.

É importante notar que não existe um momento certo para buscar a melhora da inteligência emocional. Você deve fazer isso sempre que sentir a necessidade e perceber que não está lidando bem com situações, principalmente aquelas que parecem simples.

Lembre-se:

  • sentir que sua inteligência emocional não está alinhada com o que você precisa para lidar com a vida não é sinônimo de imaturidade.
  • pessoas de todas as idades são capazes de exercitar inteligência emocional, desde crianças até idosos. E incentivar isso à pessoas ao seu redor é super importante.

Não se apresse

Outro lembrete necessário: o tempo que precisamos para processar emoções e pensamentos também é diferente para cada pessoa. Traumas, contextos sociais e raciais são alguns fatores que impactam diretamente esse processo, por exemplo. Então não ignore esses pontos.

Tudo isso para dizer: você não deve se cobrar para alcançar uma inteligência emocional ideal em tempo recorde. 

Ter esse pensamento com você, inclusive, já é um passo adiante nesse caminho de autoconhecimento. Isso não quer dizer que você não deve se cobrar para melhorar, apenas que deve respeitar suas particularidades e considerá-las dentro de qualquer cobrança nesse sentido.

Como a inteligência emocional pode me ajudar na vida pessoal?

Como já mencionado, a inteligência emocional nos ajuda a ampliar nosso autoconhecimento. E isso, por si só, já é motivo o suficiente para buscar essa inteligência. Isto porque o autoconhecimento é uma porta de entrada para uma qualidade de vida positiva.

Através do autoconhecimento você passa a se entender melhor, podendo se respeitar mais e se relacionar melhor com o mundo. Afinal, você se conhecendo consegue identificar quais situações e relações te fazem bem ou mal, pode investir em atividades que melhoram seu humor, e até identificar quando precisa de ajuda/orientação médica.

Então, os benefícios da inteligência emocional na sua vida pessoal vão desde uma melhor relação consigo e demais pessoas, até maior cuidado com sua saúde.

Como a inteligência emocional pode me ajudar na vida profissional?

As relações interpessoais não se resumem apenas à vida pessoal, certo? Elas também permeiam nossa vida profissional. E por isso a inteligência emocional também pode ajudar em seu trabalho.

Através da inteligência emocional você pode identificar suas emoções no ambiente profissional, já que geralmente são diferentes do contexto de vida pessoal. Com isso, você pode evitar aborrecimentos e conflitos, ou fazer com que o impacto dessas emoções na sua vida seja menor.

Afinal, quem nunca esteve em uma situação incômoda no trabalho e viu isso tirar suas energias para qualquer outra atividade do dia a dia, fora do ambiente profissional?

Além disso, a inteligência emocional também é uma aliada para nos entendermos quanto a fatores como produtividade, esgotamento mental e capacidade de concentração. Estes são pontos importantes para saber se sua rotina profissional está realmente boa ou necessita de alguma mudança. Sendo uma dessas mudanças possíveis a busca por ajuda para melhorar a inteligência emocional.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.