Dia das Mães Arimo: Confira os melhores presentes!

Como alcançar novos níveis de desenvolvimento pessoal?

Imagem ilustrativa do texto "Como alcançar novos níveis de desenvolvimento pessoal?" publicado no blog da Arimo.

Saiba mais sobre o que é desenvolvimento pessoal, o que você pode fazer para alcançá-lo e como tudo isso pode melhorar sua qualidade de vida.


Desenvolvimento pessoal. O termo pode evocar a ideia das mais diversas práticas, indo desde cuidado com a saúde mental, através de psicoterapia, até o investimento na busca por autoconhecimento.

Essas diferentes possibilidades de desenvolvimento pessoal já revelam como o processo para alcançá-lo pode ser extremamente particular.

Ou seja, cada pessoa viverá isso de uma maneira distinta. Até pode haver semelhanças, como nos fatores que orientam esses processos, mas fato é que a tendência é que a cada pessoa viva isso de uma forma específica.

Hoje traremos aqui algumas dessas possibilidades de desenvolvimento pessoal, como é possível alcançá-lo e como tudo isso pode melhorar sua qualidade de vida.

Confira abaixo os tópicos que abordarão cada aspecto do desenvolvimento pessoal neste texto:

  • O que é desenvolvimento pessoal?
  • Existe diferença entre desenvolvimento pessoal e inteligência emocional?
  • Quais aspectos podem ajudar no desenvolvimento pessoal?
  • A importância de uma orientação no processo de desenvolvimento pessoal
  • A psicoterapia é a única opção de orientação no desenvolvimento pessoal?
  • Dicas para alcançar novos níveis de desenvolvimento pessoal
  • Afinal, por que devemos buscar o desenvolvimento pessoal?

O que é desenvolvimento pessoal?

Desenvolvimento pessoal é o processo que nos submetemos para buscar melhorar em diferentes âmbitos de nossa vida. A ideia por trás desse conceito visa o aprimoramento do indivíduo, entendendo que precisamos estar em constante evolução. 

Por esse motivo, o desenvolvimento pessoal exige constante autoanálise e autoconhecimento.

Afinal, é preciso se entender e se reconhecer para identificar em que áreas podemos melhorar e como podemos fazer isso.

Existe um tempo certo para buscar o desenvolvimento pessoal?

Algumas pessoas podem achar que por alcançarem determinada idade, não há mais o que se desenvolver. Apesar de comum, essa ideia é completamente equivocada.

A verdade é que, por mais que você seja uma pessoa experiente, o desenvolvimento pessoal não deixa de ser possível ou necessário. Pelo contrário.

Pessoas que não se consideram tão experientes assim, também não devem achar que o desenvolvimento pessoal só vem com o tempo. Nunca é cedo para isso. Nunca é tarde para isso.

Não há um momento errado para buscar desenvolvimento pessoal. Isto porque, sempre vamos nos beneficiar de melhorias na nossa qualidade de vida. E é exatamente isso que o desenvolvimento pessoal permite: aprimorar a qualidade de vida.

Desenvolvimento pessoal só impacta a nossa individualidade?

É verdade que o desenvolvimento pessoal é um processo individual, mas isso não quer dizer que impacte apenas assuntos da individualidade. 

O processo pode aprimorar nossas relações com outras pessoas, nossas habilidades profissionais e até abrir portas para novas experiências. 

As possibilidades são realmente múltiplas e sempre benéficas para você e sua relação com tudo que está ao seu redor.

Existe diferença entre desenvolvimento pessoal e inteligência emocional?

Quando falamos sobre desenvolvimento pessoal, é comum que as pessoas foquem em suas subjetividades. Mas, como mencionado anteriormente, desenvolver o seu lado pessoal não é focar apenas na individualidade, menos ainda apenas nas emoções.

Por isso, existe, sim, uma diferença entre desenvolvimento pessoal e inteligência emocional. Apesar disso, essas duas ideias são complementares.

A inteligência emocional pode ser um importante pilar do desenvolvimento pessoal, inclusive. Isso porque, através dela, é possível melhorar aspectos intrínsecos ao processo do desenvolvimento, como veremos a seguir.

Mas, antes disso, é importante reforçar a distinção entre esses dois conceitos.

Lembrando: o desenvolvimento pessoal visa melhorar nossa qualidade de vida, através do aprimoramento de diferentes aspectos de nossa individualidade, e impactando ate nossas experiências coletivas.

A inteligência emocional, por sua vez, visa compreender e processar as emoções — as próprias e as alheias. E, a partir disso, podemos usar essas emoções para orientar nossos pensamentos e atitudes.

Quais aspectos podem ajudar no desenvolvimento pessoal?

Imagem ilustrativa do texto "Como alcançar novos níveis de desenvolvimento pessoal?" publicado no blog da Arimo.

Como dito na introdução do texto, o desenvolvimento pessoal é algo bastante individualizado. E, para traçar estratégias para esse processo, é preciso olhar para si e entender quais aspectos necessitam de um trabalho de melhoria.

Portanto, cada pessoa terá uma experiência diferente ao longo do processo de desenvolvimento pessoal. Afinal, cada uma terá necessidades diferentes.

Mas, algumas dessas necessidades são comuns a quase todas as pessoas. E é importante observarmos essas áreas de nossas vidas para averiguar se precisamos colocá-las como alvo do desenvolvimento pessoal.

É o caso de:

  • Autoconhecimento
  • Habilidades profissionais
  • Qualidade da saúde física e saúde mental
  • Nível de autoestima
  • Relacionamento consigo e demais pessoas
  • Gerenciamento de tempo

Claro que esse é um resumo muito restrito. Existem muitos aspectos a se analisar, mas esses seis citados acima são um ótimo início para quem ainda não tem o hábito de se analisar para buscar melhorias.

Quando você começa a perceber, por exemplo, que tem frequentes pensamentos negativos sobre sua aparência, personalidade ou habilidades, há necessidade de trabalhar a autoestima.

Mas também pode ser que isso esteja relacionado a alguma questão de saúde mental. Neste caso, é importante buscar a ajuda médica indicada para que o quadro seja revertido e haja melhora.

E se eu não souber identificar onde preciso melhorar?

Se você nem mesmo consegue identificar onde melhorar, se sente perdida sobre si mesma, há, então, necessidade de aprimorar o autoconhecimento.

Vale notar que esse é um dos principais pilares do desenvolvimento pessoal, já que é a partir dele que podemos entender o que realmente precisamos. 

A importância de uma orientação no processo de desenvolvimento pessoal

Vamos manter aqui a ideia de quando não conseguimos identificar o que precisamos melhorar em nossa vida. Como é possível entender, então, que precisamos melhorar o autoconhecimento?

Podemos separar um momento para tentar nos autoanalisar. Tente se questionar sobre aspectos como os que mencionamos anteriormente:

  • Você considera saudável sua relação consigo e/ou com as outras pessoas?
  • Você se sente bem consigo? Consegue identificar os pontos positivos da sua personalidade?
  • Você se valoriza como profissional?
  • Você sente que aproveita bem o seu tempo?
  • Você vem sentindo e ignorando dores/desconfortos físicos ou sofrimentos mentais?

Algumas vezes é só uma questão de parar, olhar para dentro e conversar consigo. Algo que muitas pessoas podem não ter o hábito de fazer. 

Mas há quem, mesmo fazendo isso, encontre dificuldade. Nesses casos, a orientação pode ser essencial para avançar no processo de desenvolvimento pessoal. 

A orientação pode ser através de psicoterapia, por exemplo. Esse tipo de tratamento é extremamente benéfico porque não visa apenas o autoconhecimento.  Com ele, você pode aprimorar a saúde mental como um todo. 

Se você estiver passando por algum transtorno mental, a psicoterapia pode ainda reverter esse quadro. Mas, se esse não for o caso, o acompanhamento certamente te ajudará a visualizar melhor sua vida e a aprimorar suas tomadas de decisões. Isto porque você terá a ajuda de uma pessoa especificamente instruída para auxiliar no processo de autoconhecimento e cura.

Esses efeitos, portanto, fazem da psicoterapia uma estratégia super eficiente quando o assunto é desenvolvimento pessoal.

A psicoterapia é a única opção de orientação no desenvolvimento pessoal?

Há quem encontre orientação também dentro da religião e de diferentes estilos de vida. Até mesmo através da ajuda de coaches. 

Mas lembre-se: é sempre importante ter atenção para não cair em armadilhas. Afinal, há quem se aproveite desse momento de busca e de vulnerabilidade.

Portanto, é importante que você não apenas busque orientação onde se sentir bem recebida. É preciso se informar sobre os profissionais que vão lhe oferecer essa orientação. Busque saber sobre a reputação dessas pessoas e sobre as experiências que outras viveram com elas.

Também é importante conhecer a abordagem e conceitos que esses profissionais utilizam. Assim você pode ver se realmente se identifica com o trabalho dessa pessoa e se ela poderá te oferecer a orientação que você busca.

Dicas para alcançar novos níveis de desenvolvimento pessoal

Imagem ilustrativa do texto "Como alcançar novos níveis de desenvolvimento pessoal?" publicado no blog da Arimo.

A orientação por psicoterapia e a prática de autoanálise são duas dicas que já abordamos aqui sobre como alcançar novos níveis de desenvolvimento pessoal. Mas, obviamente, essas não são as únicas soluções.

1) Cuidado com a saúde física

Além da saúde mental, a saúde física também faz parte do desenvolvimento pessoal. Afinal, ao cuidar dessa parte da sua vida, você também está se aprimorando. 

Para isso, você pode

  • ir ao médico periodicamente, e não apenas em caso de necessidade
  • manter uma rotina de exercícios físicos 
  • focar em uma alimentação saudável e de qualidade

2) Focar em relações saudáveis 

Quando você tem relações saudáveis — consigo e com os outros — também está cuidando do desenvolvimento pessoal. 

Claro que há relações que a gente não consegue evitar, como de trabalho, e, às vezes, até mesmo familiares. Por isso, o ponto aqui é focar naquelas que são, de fato, saudáveis, e não apenas excluir aquelas que não são.

Algumas pessoas, no entanto, podem precisar de orientação para identificar relações não-saudáveis, e entender como lidar com isso. 

3) Invista nos seus pontos fortes

Uma vez com autoconhecimento, é possível entender quais são seus pontos fortes.

A partir disso, também é possível investir para utilizá-los em seu benefício. 

Se você tem facilidade de comunicação, por exemplo, pode buscar cursos e formas de trabalhar para melhorar ainda mais essa habilidade. Você também pode procurar oportunidades de trabalho que exijam boa comunicação,  e até mesmo usar disso para melhorar suas relações interpessoais.

O importante é identificar pontos fortes, ter confiança e investir neles.

4) Planeje como passar seu tempo

Vivemos em um ritmo tão acelerado e cheio de tantas responsabilidades, que é muito comum sentir que não temos tempo.

E saber gerenciar seu tempo também é desenvolvimento pessoal. Através disso, você pode evitar a sobrecarga de tarefas, encontrar momentos para descanso, e para colocar em prática as dicas citadas anteriormente.

Afinal, por que devemos buscar o desenvolvimento pessoal?

A pergunta que melhor se encaixa aqui é: por que não devemos buscar o desenvolvimento pessoal?

Afinal, através das práticas que se encaixam nessa ideia, você está constantemente buscando melhorar, se aprimorar, e viver melhor.

A única parte em que isso pode se tornar prejudicial é quando vira uma obsessão. O excesso pode fazer com que o desenvolvimento pessoal provoque ansiedade, por exemplo. Mas, a própria ideia de desenvolvimento pessoal, foge desse tipo de equívoco. 

Caso ainda reste dúvidas: devemos buscar o desenvolvimento pessoal porque ele tem como objetivo melhorar a sua vida. O foco é aprimorar sua qualidade de vida, suas experiências e relações. É essencialmente uma ideia que visa o bem-estar, que impacta positivamente todos os âmbitos da vida — desde o lado pessoal até o profissional.

Desenvolvimento é interessante até para empresas

Imagem ilustrativa do texto "Como alcançar novos níveis de desenvolvimento pessoal?" publicado no blog da Arimo.

Por esse último caso, inclusive, o desenvolvimento pessoal é benéfico até para empresas e o ambiente de trabalho.

Funcionários que estão bem desenvolvidos nesse sentido, podem apresentar resultados mais interessantes, e trabalhar melhor em equipe. 

Ou seja, é interessante até que as próprias empresas incentivem e ofereçam ferramentas para o desenvolvimento pessoal de seus funcionários.


Lembre-se: o texto acima contém dicas e informações gerais. O processo de desenvolvimento pessoal será sempre diferente para cada pessoa, dependendo de suas particularidades.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.