Dia das Mães Arimo: Confira os melhores presentes!

Banho de Floresta: o que é e como praticar?

Imagem ilustrativa para o texto "Banho de Floresta: o que é e como praticar?", postado no blog da Arimo.

Banho de Floresta é uma vivência de conexão com a natureza que vem ganhando o mundo, mas ainda é pouco conhecida por aqui. Confira o que é e como praticar essa atividade!


Com frequência escutamos as pessoas falarem sobre a necessidade de se conectar com a natureza.

Há quem, diante de situações de estresse, busque ir à praia ou às cachoeiras para se isolar em um ambiente de tranquilidade. Até porque, diante da grandeza natural do mundo, conseguimos colocar em perspectiva o nível de importância que nossos problemas têm ou ganham em nosso inconsciente.

Esse movimento de ir em busca da natureza para reencontrar equilíbrio e desacelerar é completamente válido. Principalmente em um momento em que vivemos em um ritmo tão frenético.

Por esse motivo também, práticas com esse intuito vem ganhando espaço na vida das pessoas por todo o mundo. E é nesse contexto que muitas pessoas conhecem o chamado Banho de Floresta, também conhecido como Silvoterapia.

Talvez esses termos não te sejam familiares, até porque designam algo que só agora está se tornando de fato conhecido por aqui. Apesar disso, é bem possível que as práticas de Banho de Floresta sejam conhecidas por você, mesmo que sem esse nome.

Bateu a curiosidade? Confira abaixo os tópicos abordados ao longo deste artigo:

  • Banho de Floresta: o que é?
  • Qual é a origem do Banho de Floresta?
  • Como praticar o Banho de Floresta?
  • É possível praticar Banho de Floresta no Brasil?
  • Quais são os benefícios possíveis para quem faz Banho de Floresta?
  • É preciso algum cuidado na prática de Banho de Floresta?

Banho de Floresta: o que é?

Quando se fala em banho, a primeira coisa — ou uma das — que vem à mente é a água, certo? Mas no caso do Banho de Floresta, este não é um fator decisivo. Isto porque a prática que se originou no Japão diz respeito a uma atividade muito simples de conexão com a natureza.

Para realizar o chamado Banho de Floresta, basta ir a uma floresta e aproveitar o momento, apreciando a natureza que te rodeia. Você pode caminhar entre as árvores, fazer uma trilha ou uma corrida pelo ambiente, sempre mantendo uma consciência presente de seus arredores.

A prática vale até para quem gosta de estar em contato com a natureza, mas não curte tanto a ideia de uma trilha, caminhada ou corrida nesse ambiente. É possível, por exemplo, simplesmente escolher uma parte da floresta para se sentar e absorver o ambiente. Isso mesmo, só ficar ali, sentada, observando tudo e se permitindo desviar o foco de coisas que, naquele momento, estão longe de você. Focando apenas no que você consegue ver, ouvir e sentir ali.

O importante é que você possa estar nesse ambiente natural de forma presente, ou seja, que esteja na floresta realmente vivendo a experiência que o local proporciona. É importante você se abrir para perceber o visual da floresta e para ouvir os sons que a natureza traz, por exemplo.

Essa não é uma experiência tão estranha, certo? Por isso, mencionamos que muitas pessoas podem praticar o chamado Banho de Floresta sem mesmo saber que existe um nome para essa atividade.

Afinal, quem nunca disse ou ouviu alguém dizer que estava precisando de um tempinho “no mato” para desestressar e recarregar as energias? Essa é uma mentalidade bem mais comum do que o termo “Banho de Floresta”, que ainda é tão pouco conhecido.

Qual é a origem do Banho de Floresta?

Imagem ilustrativa para o texto "Banho de Floresta: o que é e como praticar?", postado no blog da Arimo.

No fim das contas, não existe só um termo para designar essa atividade.

O Banho de Floresta é conhecido também como Silvoterapia e Shinrin-yoku. Este último é o termo de origem da atividade, que começou a ser explorada como prática medicinal no Japão na década de 80, de acordo com a Organização Nacional de Turismo do Japão.

A organização explica ainda que o Banho de Floresta ganhou força nesse momento porque a população passou por uma forte desconexão com a natureza.

A jornada de trabalho se tornou mais intensa, o volume de estímulos cresceu, trazendo sobrecarga sensorial, e as cidades foram ficando mais “pobres de verde”. 

É preciso lembrar que a evolução humana se deu dentro desse ambiente de natureza. Portanto, o processo de uma vida tomada de fatores artificiais tem sido árduo para nós.

Artificialização da vida que culminou na busca por natureza

Desde então, a calmaria das florestas se tornou menos presente na vida das pessoas justamente quando mais precisavam disso.

E, no Japão, logo ganhou popularidade e se tornou tema de estudos sobre os efeitos na saúde das pessoas.

Apesar disso, vale notar que a procura por tranquilidade na natureza e nas florestas não é algo exclusivo do país asiático. A origem da prática como uma terapia até pode ser creditada ao território, mas a atividade remonta hábitos de diferentes culturas e tempos.

Como praticar o Banho de Floresta?

Como falamos, é necessário muito pouco para praticar o Banho de Floresta. Basicamente, você precisa mesmo é da vontade e do acesso a um ambiente florestal. Mas, uma vez que você tem tudo isso, como proceder? 

1) Busque orientação especializada

A orientação especializada é importante principalmente se você não tem costume de circular nesse tipo de local.

O ideal é estar com alguém que conheça aquele ambiente, mas não só isso. A experiência também pode ser diferenciada quando há instrução do que fazer na floresta. 

Alguns profissionais podem te ajudar com orientações pontuais sobre atenção plena, por exemplo, ou guiar meditações e atividades como yoga.

2) Afaste-se da hiperconexão

Outro passo importante para embarcar em uma jornada de Banho de Floresta, é se afastar da hiperconexão em que nos encontramos atualmente.

Fazer um detox digital é um exemplo desse afastamento. Você pode tanto não levar o celular para a floresta quanto levá-lo e deixá-lo desligado ou em modo avião.

Mas o ideal é que você se concentre no ambiente físico em que você se encontra, ao invés do virtual que o celular proporciona. E isso inclui ainda a visualização do local. As fotos com o celular ficam para trás e os registros devem ser todos mentais.

3) Pratique atenção plena

A atenção plena também é importante para a prática de Banho de Floresta.

Isto porque, é através da consciência presente que podemos absorver melhor a experiência e nos afastarmos da agitação mental provocada pelo ritmo de vida diário. 

A diminuição do ritmo da nossa mente ajuda não só a acalmar ansiedades, mas também ajuda a perceber acontecimentos com maior facilidade. Você passa a escutar sons, identificar padrões visuais e enxergar acontecimentos que, em outra ocasião, passariam despercebidos. 

Tudo isso ajuda justamente na conexão com a natureza que tanto precisamos para encontrar bem-estar.

É possível praticar Banho de Floresta no Brasil?

Imagem ilustrativa para o texto "Banho de Floresta: o que é e como praticar?", postado no blog da Arimo.

Apesar de ter ganhado popularidade através da terapia e estudos desenvolvidos no Japão, o Banho de Floresta não se limita ao país.

Você pode realizar o banho em qualquer lugar do mundo que seja seguro para a presença e a circulação de pessoas.

Portanto, quando falamos de Brasil, o que não faltam são opções, independentemente de onde você esteja. Então, sim, o Banho de Floresta é completamente possível no Brasil. E algumas organizações até mesmo estão se articulando para tornar a atividade mais conhecida por aqui.

A Fiocruz e o Instituto Brasileiro de Ecopsicologia (IBE) participam, desde 2021, de uma cooperação técnica e científica para desenvolver a prática no Brasil. 

“A iniciativa brasileira chamou a atenção do pesquisador japonês [Yoshifumi Miyazaki] que se dispôs para contribuir com a Fiocruz e o IBE com o projeto de implementação do banho de floresta no Brasil. Yoshifumi é reconhecido como o responsável pelos principais estudos sobre o shinrin-yoku, ao provar cientificamente os benefícios desta prática em centenas de pessoas.”

É o que afirma artigo no portal da Fiocruz.

Então, é possível esperar que nos próximos anos o Banho de Floresta se torne não só mais discutido por aqui, como também ganhe cada vez mais adeptos. 

Se você gostou da ideia da atividade, já pode até pesquisar para decidir qual das muitas florestas brasileiras pode ser o cenário do seu início nessa jornada.

Você pode buscar por algo acessível e perto de casa. Outra opção é investir no chamado turismo de bem-estar e procurar um destino de viagem, que tenha florestas onde você possa praticar essa atividade.

Quais são os benefícios possíveis para quem faz Banho de Floresta?

Apesar de se tratar de um campo de pesquisa relativamente recente, já é possível atribuir ao Banho de Floresta alguns impactos positivos na saúde.

Algumas pessoas podem pensar que os benefícios do Banho de Floresta se limitam ao âmbito psicológico. Afinal, uma forte característica da atividade é o seu potencial para minimizar o estresse que vivenciamos e acabamos acumulando em nosso acelerado ritmo de vida.

Mas não se trata apenas de redução de estresse. A Organização Nacional de Turismo do Japão também aponta que a prática contribui para a melhora nos seguintes aspectos da vida:

  • qualidade do sono
  • pressão alta
  • humor
  • tensão muscular
  • capacidade de foco

Em resumo, o Banho de Floresta pode ajudar na saúde mental e física, e, no Japão, já é até mesmo recomendado por alguns médicos.

Internacionalmente, porém, a atividade enfrenta certa resistência por parte de uma parcela da comunidade científica. Para esse grupo de pessoas, estar na floresta não é o bastante para sentir os impactos positivos — principalmente os físicos — atribuídos ao Banho de Floresta. Nesses casos, os benefícios são geralmente atribuídos à caminhada que você faz na floresta ou para chegar até ela, ou a demais exercícios físicos realizados no período em que está na floresta.

É preciso algum cuidado na prática de Banho de Floresta?

Imagem ilustrativa para o texto "Banho de Floresta: o que é e como praticar?", postado no blog da Arimo.

É preciso lembrar que nem todo mundo vai se sair bem ao simplesmente entrar em uma floresta. Esse é um ambiente que muitas pessoas não têm contato frequente, e, com isso, acabam ficando mais vulneráveis.

Uma forma de sanar esse problema é buscar a orientação especializada, como falamos anteriormente. Pessoas que têm hábito de fazer Banho de Floresta ou mesmo de explorar as florestas podem te auxiliar com dicas específicas para cada local.

Mas há alguns cuidados que você deve sempre levar em consideração.

Avise alguém sobre sua atividade

Mesmo que você vá acompanhada de alguém, é importante que mais pessoas saibam para onde você está indo e o intuito dessa atividade. Assim, em caso de qualquer imprevisto, terá pessoas que poderão te ajudar, mesmo que de longe.

Cheque as condições climáticas

Se o dia promete chuvas ou sol muito forte, é interessante que você não se aventure pela floresta, menos ainda sem os devidos equipamentos para enfrentar essas situações.

Para não se surpreender quando já estiver no local, antes de qualquer Banho de Floresta, cheque as condições climáticas. 

Leve itens básicos e invista em roupas confortáveis

As condições climáticas estão boas para o Banho de Floresta? Não esqueça de levar consigo alguns itens básicos: água, alimentos, filtro solar, recipiente para descartar lixo e kit de primeiros socorros.

Ainda considerando condições climáticas e conforto: invista em roupas que sejam confortáveis para estar ao ar livre.

Com esses detalhes, você se livra de algumas preocupações que poderiam surgir diante da ideia de estar em um ambiente de natureza que você não tem hábito de frequentar. Desta forma, você pode sentir maior segurança e conforto para realizar o banho.


Não esqueça: informação nunca é demais! Então, antes de começar a praticar o Banho de Floresta, se informe, estude e busque a orientação de quem já faz essa atividade e guia demais pessoas nessa jornada.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.