Dia das Mães Arimo: Confira os melhores presentes!

Quer mudar o ambiente de um jeito fácil? Cinco formas de decorar com bandeiras

Imagem ilustrativa do texto "Quer mudar o ambiente de um jeito fácil? Cinco formas de decorar com bandeiras" para o blog da Arimo.

Você já ouviu falar em decoração com bandeiras? Hoje te mostramos essa interessante tendência, e trazemos dicas para você já aderir!


A decoração é uma parte importante para tornarmos os espaços que ocupamos mais nossos e receptivos. Por isso, é sempre interessante analisar esses locais e perceber como cada um nos faz sentir, e, a partir disso, pensar o que podemos mudar e o que devemos manter como está.

Vale apostar em todo tipo de mudança: desde repensar a localização de alguns móveis e pintar as paredes até adquirir acessórios que possam adornar o ambiente. E neste último caso, uma tendência vem ganhando popularidade nos últimos tempos: a decoração com bandeiras.

Mas não se engane, não queremos que você pendure bandeirinhas de países ou de festa junina pela sua casa — a não ser que esta seja a sua vontade! 

A decoração com bandeiras que falaremos aqui é aquela que usa bandeiras grandes e com diferentes temáticas, que dão todo um ar diferenciado para o local em que é posicionada.

Confira no resumo abaixo alguns pontos que ajudam a visualizar melhor esse tipo de decoração:

  • A importância da decoração e do design de interiores
  • Decoração com bandeiras
  • Formas de usar bandeiras decorativas
  • Decoração com bandeiras da coleção Arimo Home Flag
  • Faça sua própria bandeira decorativa

A importância da decoração e do design interiores

Seja sua casa, quarto, local de trabalho ou estudo: faz toda a diferença quando você chega nestes ambientes e consegue se sentir completamente à vontade. Parece que as coisas fluem melhor e que os momentos passados ali tendem a ser, no geral, mais agradáveis e, quando precisam ser, mais produtivos.

E isso não é à toa e nem algo dos dias de hoje, de acordo com uma entrevista do arquiteto Glaucus Cianciardi concedida à revista Casa Vogue. Na matéria, Cianciardi explica que o ato de decorar começou como uma demonstração de posse do local, e define isso como “um elemento de sobrevivência ancestral.”

Atualmente, a relação com a ideia de posse é um pouco mais diluída em outros aspectos e a decoração ganhou novos contornos através do design de interiores.

Esse último, por sua vez, não visa apenas adornar, mas pensar a composição de um ambiente levando em conta coisas como estética, funcionalidade e praticidade. E esses aspectos impactam diretamente o nosso bem-estar e o dia a dia.

Mas mesmo que você não tenha noção de design de interiores, é possível identificar pequenas mudanças que podem transformar os ambientes que você ocupa e suas rotinas.

Para te ajudar a visualizar melhor isso: pense no seu ambiente de trabalho ou estudo. Agora analise quais aspectos físicos do local influenciam diretamente sua produtividade. 

Se o ambiente é muito monocromático e você é uma pessoa de cores, por exemplo, vale investir em acessórios e móveis coloridos.

Se você é uma pessoa que precisa de anotações para se organizar, é interessante investir em um quadrinho para pendurar post its e outros papéis. A ideia é adornar o espaço com itens que te estimulem visualmente e tornam sua vida mais prática.

Mas onde que essas tais bandeiras entram nisso? Isso vai depender da sua escolha em como usá-las. Te explicamos mais no próximo tópico!

Decoração com bandeiras

Imagem ilustrativa do texto "Quer mudar o ambiente de um jeito fácil? Cinco formas de decorar com bandeiras" para o blog da Arimo.

Apesar de parecer um item atual e moderno para decorar a casa, essas grandes bandeiras vêm adornando espaços há anos.

De acordo com a Flux Magazine, essa aplicação — das também chamadas tapeçarias — acontece desde a idade média. Na época, eram os mosteiros e conventos cristãos que usavam esse tipo de decoração, e os tecidos retratavam histórias religiosas.

Pulando para os dias atuais, os temas que estampam as bandeiras decorativas são os mais diversos. Você pode encontrar tecidos com figuras que remetem ao esoterismo, com frases de efeito e até mesmo com artes autorais.

E essa nova diversidade de temas é o que torna a decoração com bandeiras tão versátil.

Os tecidos estampados servem para expressar um pensamento, estilo ou lema de vida,  e, de maneira mais simples, complementar a estética de um espaço. 

O melhor é que você não precisa gastar muito nem fazer grandes mudanças no local para alcançar qualquer um desses objetivos. Por isso, inclusive, é uma ótima opção de decoração, por exemplo, para quem não pode fazer muitas alterações em espaços alugados.

Quem está com pouca grana também pode investir no item para dar uma cara nova para seu cantinho.

Não sabe o que dar de presente para aquela amiga que está de casa nova? Fica aí também a ideia de um presente bem diferente do comum.

Formas de usar bandeiras decorativas

Mas com tantas opções de bandeiras decorativas hoje em dia, qual tipo é mais interessante para se investir?

A resposta para essa pergunta vai depender de cada pessoa, seu gosto pessoal e o objetivo que você tem para esse tipo de decoração. Outros pontos a se analisar antes da escolha são: o espaço em que a bandeira deve ficar e sua finalidade naquele ambiente.

Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas e perspectivas sobre as formas como você pode fazer essa decoração com bandeiras. 

1) Decoração com bandeiras para ambiente de trabalho home office

Com a chegada da pandemia de Covid-19, a ideia de trabalhar em casa, que poderia parecer impossível para muitas pessoas, acabou se tornando uma realidade. Algumas empresas, inclusive, mantiveram regimes híbrido (parte presencial e parte remoto) e home office mesmo após a flexibilização do isolamento social.

Mas o que isso tem a ver com a decoração com bandeiras? Talvez o vídeo abaixo já ajude a entender.

Quando trabalhamos em casa, muitas vezes precisamos participar de reuniões por vídeo com colegas. E aí vem a dúvida: onde fazer isso? Nem todas as pessoas têm um escritório em casa, e alguns cômodos podem parecer muito íntimos para o olhar profissional da situação.

Para driblar essa dificuldade, vale investir em uma bandeira e posicioná-la em um canto que você pode usar rotineiramente para esse tipo de ocasião. Seja este local uma parte do seu quarto, da sala de estar e jantar ou até mesmo em alguma área externa da sua casa.

Uma dica interessante para esse caso é buscar uma estampa neutra, para não destoar do tom profissional da reunião. Ou mesmo buscar uma bandeira que dialogue com sua área de profissão — como falaremos mais adiante no texto.

2) Transformando decoração com bandeiras em quadro

Uma outra maneira interessante de utilizar bandeiras decorativas é transformá-las em quadros. Você pode procurar por uma moldura que goste e que combine com a arte da estampa e pendurar em qualquer cômodo de casa, ambientes de estudo e de trabalho.

Esse tipo de aplicação serve não apenas para ideia de decoração, como também ideia de produto para artistas. Se você trabalha com ilustração e design, por exemplo, pode estampar suas produções nessas bandeiras e comercializar um produto diferenciado no mercado. 

Já se você está no lado consumidor da equação, essa é uma forma interessante de decorar enquanto apoia artistas independentes, comprando essas peças. Desta forma, você ainda traz um ar artístico e despojado para o ambiente que escolher exibir essa obra de arte.

3) Decoração com bandeiras para varanda e sacada

A decoração com bandeiras também funciona super bem para ambientes externos, como varandas e sacadas. 

O item pode tornar o ambiente mais aconchegante, por ter a sua identidade e a estética desejada, além de comunicar às visitas o que esperar do espaço que sua casa oferece. 

Se você curte plantas e cultiva algumas em áreas externas da casa, a bandeira serve ainda como um ótimo complemento visual para esse hobby.

4) Decoração com bandeiras para sala de estar

Na sala de estar, a decoração com bandeiras pode servir como uma forma de expressão do local e seus ocupantes. Para esse ambiente, vale pensar em estampas que traduzem sua identidade, como causas que você apoia e crenças e ideias que orientam sua personalidade e vida.

Há também, claro, a opção de a bandeira ser unicamente decorativa, apenas com cores e ilustrações. Neste caso, é interessante buscar um equilíbrio com toda a decoração da sala. Leve em conta aspectos como as cores da parede e os móveis que compõem esse conjunto.

5) Decoração com bandeiras para o quarto

Imagem ilustrativa do texto "Quer mudar o ambiente de um jeito fácil? Cinco formas de decorar com bandeiras" para o blog da Arimo.

No caso do quarto, é importante entender que se trata de um local para relaxamento e descanso. E isso deve orientar a escolha da bandeira decorativa que ficará no cômodo. Então vale investir em cores que ajudem a provocar sensação de calmaria e evitar aquelas que nos despertam, por exemplo.

E apesar de muitas pessoas usarem a bandeira como uma espécie de decoração para cabeceira — o que funciona muito bem —, vale testar em outras partes do quarto. É possível pendurar na porta e até utilizá-la como uma forma de separar o quarto em diferentes ambientes. 

Neste último caso, a ideia é uma boa opção para quem usa o ambiente tanto para dormir quanto para estudar e trabalhar.

Decoração com bandeiras da coleção Arimo Home Flag

Entre os muitos temas que estampam as bandeiras decorativas, aquelas com figuras consideradas “zen” são algumas das mais populares. E a Arimo acaba de lançar uma coleção que conversa com esse tipo de estética: a Arimo Home Flag.

A linha conta com quatro variações:

  • Saudação ao sol horizontal/vertical: bandeira estampada com asanas que compõem o Surya Namaskar e a imagem do astro Sol. Disponível na versão vertical e na horizontal.
  • A alma é o alvo: bandeira estampada com a frase do mestre B.K.S Iyengar “O corpo é o arco, o asana é a flecha e a alma o alvo”
  • Asanas: bandeira estampada com 72 asanas

As quatro bandeiras da coleção da Arimo são ótimas opções para qualquer praticante — seja mestre ou aprendiz. Mas, no caso de instrutores, a utilização do item no local de aula é um complemento bem interessante. 

Isso porque os ambientes de prática de yoga geralmente são pensados para proporcionar a experiência mais adequada à atividade para seus praticantes.

Então, quem é novo ali já pode ter uma noção do que deve esperar da aula. E aquelas pessoas que estão acostumadas a ocupar este local com frequência, podem ter, nessa bandeira, uma referência de momento de relaxamento e conexão consigo e com o universo. 

E se você deseja oferecer isso a alguém querido, lembre-se: a coleção Arimo Home Flag é uma ótima opção de presente para pessoas que praticam yoga. Fica a dica!

Faça sua própria bandeira decorativa

Além das bandeiras com temáticas de yoga, como as da Arimo, e tantas outras de temas variados disponíveis no mercado, uma opção interessante é você fazer a sua própria bandeira. Assim, você consegue ampliar ainda mais as opções.

Você pode fazer a própria seleção de tecidos, cores, materiais e estampa, não se limitando apenas aos modelos que você encontra nas lojas.

E se você acha que essa é uma opção muito trabalhosa e complicada, lembre-se que nem todo o processo precisa ser feito por você manualmente.

Essa até pode ser uma experiência divertida para quem gosta desse tipo de trabalho. Mas existe ainda a opção de procurar o serviço de uma estamparia para isso.

Recapitulando… Por que investir em uma decoração com bandeiras?

  • Mudança na estética de um espaço sem grandes intervenções e investimento ($)
  • Expressa sua identidade
  • Com utilidade versátil, pode oferecer desde um ar mais formal/profissional até uma cara mais despojada para o local
  • Leva arte para onde for
  • É um ótimo presente
Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.