Dia dos Pais Arimo com Frete Grátis para todo o Brasil - Cupom FRETEGRATIS

Tipos de exercícios para emagrecer

Quer perder alguns quilinhos? Te ajudamos nessa missão com uma lista de tipos de exercícios cardio para emagrecer. Vem!


A busca por emagrecimento é um forte motor que leva as pessoas a procurarem por formas de perder quilos.

Isso ocorre por diversos motivos, seja por necessidade — frequentemente vinculada à questões de saúde — ou por vontade, o que normalmente ocorre quando a pessoa decide se encaixar em um padrão estético e padrão de saúde diferentes. 

Mas o fato é que: independente da motivação de cada um, a perda de quilos é prioridade na vida de muitos, e é necessário ressaltar a importância de um emagrecimento saudável e responsável.

Não sabe como fazer isso? Então você veio ao lugar certo.

Hoje compartilharemos com você uma lista com tipos de exercícios cardio para emagrecer — e umas dicas do que pode ajudar nessa missão.

Mas antes de tudo, é importante lembrar: as dicas citadas abaixo podem funcionar melhor para umas pessoas do que para outras.

Além disso, cada pessoa tem seu próprio metabolismo, e, consequentemente, um ritmo particular. Então nada de exigir de si que essas atividades tenham resultados em um determinado período de tempo. 

Ao invés disso, aproveite esse momento para avaliar sua evolução, e, quem sabe, até mesmo retratá-la. Você certamente já viu imagens de antes e depois pelas redes sociais.

Obviamente você não precisa compartilhar com ninguém este seu processo, mas pode ser super interessante e até recompensador perceber suas mudanças e que tipo de exercícios funcionam para você.

Antes de entrarmos na lista, é importante lembrar também que, para qualquer tipo de atividade física, você precisa consultar um profissional antes.

Nem nós da Arimo, nem você pode determinar quais exercícios você deve praticar, qual série melhor se encaixa nos seus objetivos e limitações.

Então, a não ser que você tenha formação na área, procure um médico e uma pessoa que atue na preparação física.

Mas mais pra frente falamos melhor sobre esses importantes detalhes.

O que são os exercícios cardio? 

Antes disso, vamos a uma definição importante: afinal, o que são os exercícios cardio?

Para você entender essa atividade, é preciso saber primeiro o que são exercícios aeróbicos. Isso porque o treino cardio reúne diversos exercícios aeróbicos — ou seja, exercícios em que o oxigênio é o combustível dos músculos, diferente dos exercícios anaeróbicos.

Como os grupos musculares exigem mais oxigênio durante a realização de exercícios aeróbicos, o coração — que permite a distribuição de oxigênio em nosso corpo — assume um ritmo mais acelerado.

E é exatamente essa aceleração dos batimentos que caracterizam os exercícios cardio — também chamados de exercícios cardiovasculares.

Portanto, os exercícios cardio são aqueles que elevam o ritmo do seu coração e também da sua respiração, exigindo maior transporte de oxigênio para grupos de músculos.

Mas quais exercícios são esses?

Com toda essa explicação técnica, algumas pessoas podem se confundir ou não saber exatamente que exercícios se caracterizam como cardio.

Mas é mais simples do que pode parecer. Até porque corrida, caminhada e natação, por exemplo, são exercícios cardio.

Cinco tipos de exercícios cardio para emagrecer

Agora que você já consegue identificar melhor um exercício cardio, vamos ao objetivo principal deste texto?

Preparamos para você uma lista com tipos de exercícios cardio para emagrecer, que consiste no seguinte conjunto:

  • Caminhada
  • Corrida
  • Polichinelo
  • Natação
  • Pular corda

1) Caminhada

Um clássico. A caminhada é, provavelmente, uma das atividades físicas mais tradicionais.

É através dela que muitas pessoas deixam o sedentarismo de lado para iniciar uma vida mais ativa e saudável. E o emagrecimento também pode fazer parte disso.

De acordo com o portal ABM Saúde, é necessário que você caminhe por, no mínimo, uma hora, para conseguir perder peso com a atividade, pelo menos três vezes por semana.

Mas é bom lembrar que, caso você seja iniciante na prática, caminhar por uma hora pode ser uma tarefa difícil e um esforço excessivo para seu corpo.

Então respeite seus limites e se permita evoluir.

Apesar de ser relativamente simples, a caminhada também exige e desenvolve seu preparo físico. Então não vá além de seus limites.

E lembre-se que a prática de caminhada vai além de uma ferramenta para emagrecimento: te permite uma maior qualidade de vida.

Outra dica para quem busca emagrecer através da caminhada é alternar o ritmo do exercício. Isso porque, quando você divide a caminhada entre momentos de passadas mais rápidas e mais lentas, você também queima mais energia e calorias.

2) Corrida

Tão simples quanto a caminhada, a corrida também é um tipo de exercício cardio para emagrecer.

Obviamente a atividade não serve unicamente para emagrecimento, mas é forte o seu potencial para diminuição do peso.

De acordo com o portal GE, você pode queimar entre 150 kcal e 300kcal em uma corrida de cerca de 30 minutos. Tudo depende da intensidade da atividade.

Outra forma de intensificar o exercício e aumentar o gasto calórico é intercalando corrida e caminhada.

Esse revezamento entre uma e outra atividade pode ainda te ajudar a conseguir manter o momento de exercício por mais tempo. 

O bom da corrida e da caminhada — estejam elas juntas ou não — é que as atividades são democráticas.

Você não necessariamente precisa estar em uma academia e sobre uma esteira para praticá-las. O que você realmente precisa para praticar são roupas confortáveis e um tênis adequado.

Vale lembrar que, assim como na caminhada, na corrida você deve respeitar seus limites.

O exercício pode parecer uma brincadeira de criança, mas pode ser desafiador para muitas pessoas. E se você tiver dificuldades em manter a corrida por longos períodos, tenha paciência, com a prática você chega lá.

Uma forma de progredir na corrida — e de quebra emagrecer — é mantendo a constância.

É importante que você não fique muitos dias sem correr, portanto é interessante investir em uma rotina com o exercício orientada por profissional.

3) Polichinelo

Outro exercício cardio para emagrecer é o polichinelo. Considerando este e os exemplos anteriores, você pode perceber como esse tipo de exercício é dos mais tradicionais. 

No blog da personal trainer Denize Terra, ela conta que você pode realizar o polichinelo indicado como complemento a outras atividades. E realmente, o exercício pode ajudar a aumentar suas chances de emagrecimento, quando faz parte de uma rotina de atividade física.

Você pode, por exemplo, usar o polichinelo para aquecer o corpo para uma caminhada ou uma corrida.

Ou mesmo para uma pausa dentro de outras atividades, como musculação.

4) Natação

Os exemplos de tipos de exercícios cardio para emagrecer citados acima são bastante semelhantes.

Mas isso não impede que a natação, e toda sua distinção em relação a eles, entre para essa lista.

Mas para que você consiga emagrecer nadando, é necessário encarar a atividade para além de um hobby. Com a ajuda de uma pessoa profissional na área de preparo físico, você pode elaborar um treino de natação.

Nele é importante ter uma duração e uma distância determinadas para corresponder ao seu intuito de emagrecimento. 

E por isso é tão importante o acompanhamento profissional.

Essa pessoa qualificada é quem poderá entender como seu corpo funciona e traçar um plano responsável e saudável para que você alcance seu objetivo.

Como aponta o portal GE, a cada hora de natação, é possível queimar cerca de 600 calorias. 

Mas para que a perda de peso ocorra de forma consistente, assim como no caso dos exercícios citados acima, é preciso incluir também uma dieta saudável.

Mais à frente trataremos sobre o assunto, mas antes vamos fechar essa lista com…

5) Pular corda

Sim, pular corda também entra para a listinha de tipos de exercícios cardio para emagrecer, reforçando a noção de quão simples e tradicionais esses exercícios são.

De acordo com o professor de educação física Marcio Atalla, pular corda só fica atrás das corridas, quando o assunto é queima de calorias. O profissional afirma em seu site que é possível queimar cerca de 13 calorias a cada salto.

Vale lembrar que essas são médias gerais, mas cada pessoa pode encontrar um resultado diferente dentro da prática.

Mesmo com a prática constante, é possível que algumas pessoas encontrem mais dificuldade em perder peso e até mesmo em aprimorar seu condicionamento físico.

Além dos exercícios cardio: alimentação e dietas saudáveis

Agora que você já conhece alguns dos tipos de exercícios cardio para emagrecer, é importante ressaltar o imprescindível.

Para que a perda de peso seja efetiva, esses exercícios devem ser combinados com uma alimentação saudável e responsável.

A exemplo, disso, um estudo publicado na Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, observa o efeito desses hábitos em casos de pessoas com obesidade. “A combinação entre dieta de baixa caloria e exercício físico de intensidade moderada e regular, tal como circuito e a caminhada parecem ser benéficos no tratamento da obesidade”.

E isso também vale para demais casos, mas é preciso relembrar: a alimentação deve ser saudável e responsável.

Aquelas dietas extremas, excessivamente restritivas e sem lógica para nosso padrão de corpo e condicionamento físico não devem nem mesmo ser consideradas aqui.

Então, se o seu objetivo com um treino cardio é o emagrecimento, busque a ajuda de profissional nutricionista para determinar qual deve ser seu novo cardápio.

É essa pessoa quem pode te orientar de forma devida, além de avaliar quais alimentos devem compor sua alimentação neste momento.


Lembre-se que buscar orientação profissional qualificada quando iniciar uma nova atividade física é sempre necessário.

Além de consultar nutricionistas, você pode encontrar ajuda também com outras especialidades médicas, que podem avaliar se o treino cardio é a melhor opção para você, e até se você tem alguma limitação que pode dificultar a realização desses exercícios.

Novamente, não esqueça da importância de preparadores físicos, que também podem auxiliar nessa jornada.

O importante aqui é que você não apenas ganhe conhecimento sobre esse tipo de exercício físico, mas que também entenda a necessidade de um emagrecimento responsável.

Cuide-se!

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.