Dia das Mães Arimo: Confira os melhores presentes!

É ruim perder massa magra?

Durante um processo de emagrecimento, é comum se perguntar: é ruim perder massa magra? A Arimo te ajuda a encontrar as diferentes respostas para esse questionamento.


Quando falamos sobre emagrecimento, é preciso levar a conversa para além de dietas — principalmente as restritivas — e a idealização de corpos magros.

É comum encontrar na internet imagens de antes e depois de processos de emagrecimento impressionantes. Mas é extremamente importante ter atenção para o que envolve esse processo.

Um aspecto de extrema importância, por exemplo, é o que chamamos de massa magra. Este é um fator que sempre deve ser considerado em discussões sobre emagrecimento.

Muitas vezes, na pressa para perder peso, as pessoas podem nem pensar sobre o quão importante pode essa massa magra enquanto se perde calorias.

Mas essa é uma meta que todas as pessoas que estão em um processo de emagrecimento devem ter.

E a Arimo te ajuda a entender o porquê disso.

Ao longo deste texto, respondemos algumas questões sobre a importância da massa magra, processos de emagrecimento e dicas para melhores resultados. Confira o resumo do artigo nos tópicos abaixo.

  • O que é massa magra?
  • É ruim perder massa magra?
  • Como alguém perde massa magra?
  • Perder gordura é sempre aconselhável?
  • Como posso perder peso enquanto mantenho massa magra?
  • A perda de massa magra após os 50 anos
  • Grupos de atenção

O que é massa magra?

Antes de tudo, algo que precisamos entender é a definição de massa magra. Afinal, o que significa isso e qual é a importância dela para o funcionamento do nosso corpo?

Bom, pense no corpo humano e desconsidere a gordura (independente do nível dela) presente neste corpo. O que resta é o que chamamos de massa magra, ou seja, músculos, órgãos, ossos, sangue, e assim por diante.

Perceba que os músculos são os que primeiro citamos aqui como parte da composição da massa magra. Escolhemos apontar desta forma porque muitas vezes, quando o assunto é emagrecimento, a massa magra é relacionada justamente aos músculos.

Quando falamos sobre perder peso, mantendo massa magra, estamos falando principalmente em manter os músculos saudáveis. Sem esquecer, claro, dos demais componentes da massa magra, como ossos, etc.

Com essa definição, já é possível entender parte da importância da tal massa magra, certo? 

É ruim perder massa magra?

Apenas confirmando o que o item anterior já dava a entender: sim, é ruim perder massa magra.

Agora a dúvida que pode surgir é: por que é ruim perder massa magra?

Perda de massa magra pode aumentar risco de lesões

As razões para evitar de perder massa magra são muitas, incluindo fadiga e até mesmo aumento no risco de lesões.

É o que aponta o estudo “Mudanças na composição corporal na perda de peso: estratégias e suplementação para manutenção da massa corporal magra, uma breve revisão”.

Saúde mental também é afetada pela perda de massa magra

Também entram para a lista de prejuízos da perda de massa magra impactos negativos na saúde mental e na disposição de realizar atividades cotidianas.

Além disso, o estudo também indica que a perda de massa magra pode resultar no ganho de massa gorda, ou seja, de gordura corporal. Nesse caso, acaba havendo um desequilíbrio entre esses dois índices — algo que pode levar a outros diferentes problemas de saúde.

Então, sempre que estiver em um processo de emagrecimento, vale dois lembretes. O primeiro é que você deve evitar a perda de massa magra, e o segundo é que você deve manter um equilíbrio entre massa magra e massa gorda.

E somente profissionais podem entender a maneira certa de fazer isso.

Como alguém perde massa magra?

Para evitar perder a chamada massa magra, então, é importante também saber como uma pessoa pode perdê-la. 

E um dos erros mais comuns durante processos de emagrecimento é o de buscar resultados rápidos em pouco tempo.

Isto porque muitas vezes essa busca leva a dietas altamente restritivas e uma rotina exagerada de exercícios — duas coisas das quais você deve fugir!

Dietas exigem acompanhamento médico

Para começar, as dietas restritivas já são contraindicadas porque são muito difíceis de se manter. Por mais que a restrição seja a de só ingerir alimentos saudáveis e balanceados, uma pessoa que não tem esses hábitos pode ter grande dificuldade em seguir esse tipo de rotina alimentar.

E, com isso, a dieta pode gerar frustração e menor resultado.

Por esse motivo, as dietas restritivas só são válidas quando orientadas por profissionais e, na maioria das vezes, indicadas para um período específico, e não permanentemente.

Também é importante lembrar outros malefícios das dietas restritivas, como indisposição, fraqueza e queda de cabelo. Também é comum que esse tipo de rotina alimentar cause perda de massa muscular — justamente o que se busca evitar durante um processo de emagrecimento.

Rotina exagerada de exercícios é um problema

Além da alimentação, a rotina de exercício também influencia no ganho ou na perda de massa magra. Para manter um nível positivo, é preciso evitar rotinas exageradas. 

De acordo com artigo da Lionel University, exercício aeróbico de longa duração (+75 minutos), por exemplo, pode reduzir a massa muscular.

O texto ressalta que isso não quer dizer que esse tipo de exercício seja negativo e sempre leve à diminuição de massa magra. Mas é importante contextualizar e reconhecer o perigo de sessões de exercício prolongadas além do necessário.

Perder gordura é sempre aconselhável?

Que perder massa magra não é interessante, já sabemos. Mas e quanto a chamada massa gorda?

Algo que devemos levar em consideração aqui é que não só a perda de massa magra pode ser prejudicial. Para algumas pessoas, perder gordura também pode não ser ideal, sabia?

Isto porque a gordura corporal também é importante para o funcionamento do nosso metabolismo. Ela é responsável por nos dar energia e ajuda no equilíbrio da temperatura corporal, por exemplo.

Por isso é tão importante ter o acompanhamento de profissionais médicos quando você deseja emagrecer.

Afinal, muitas pessoas têm esse desejo quando nem mesmo é necessário. E, mesmo se necessário, são esses profissionais que poderão identificar as melhores estratégias para que você atinja um peso adequado.

Como posso perder peso enquanto mantenho massa magra?

Agora que você já sabe mais sobre a massa magra e fatores que a afetam negativamente, é hora de saber como mantê-la durante os processos de emagrecimento.

Por isso, separamos aqui 4 dicas que são super importantes para alcançar esse objetivo.

1) Equilibrar dieta e exercícios

Uma rotina de exercícios sem uma alimentação saudável pode não resultar na perda de peso desejada. Já a dieta sem exercícios pode levar à perda de massa magra. Por isso, para perder peso e manter massa magra, é de suma importância que você equilibre dieta e exercícios — sem excessos.

Priorize uma rotina de exercícios planejada com profissional e que tenha um aumento gradual de intensidade. Foque também em uma rotina alimentar estruturada por profissional na área.

2) Manter uma rotina alimentar saudável e rica em proteína

A rotina alimentar ideal para perder peso e manter massa magra é aquela que é saudável e rica em proteínas. Fuja de alimentos processados e industrializados!

3) Fique de olho no seu nível de vitamina D

A vitamina D também tem sua importância para a massa magra. Isto porque, ela ajuda a melhorar a força muscular. De acordo com essa leitura sugerida, a deficiência de vitamina D, muito frequente entre adultos, pode ser relacionada a uma fraca saúde muscular.

4) Respeite seu corpo e limites

Além de todos esses cuidados, também é super importante saber respeitar seu corpo e limites. Como já falamos anteriormente, rotinas exageradas de exercício, por exemplo, podem causar malefícios que incluem a perda de massa magra. O mesmo vale para dietas altamente restritivas e sem acompanhamento médico.

Por isso, respeite seu corpo e seus limites. Entenda que cada pessoa tem um metabolismo e um ritmo próprio, e tentar emagrecer em pouco tempo pode te prejudicar mais do que ajudar a alcançar seu objetivo.

A perda de massa magra após os 50 anos

A idade é outro aspecto importante para se considerar quando falamos sobre manter massa magra durante processos de emagrecimento. Isto porque durante a vida adulta, pode ser mais fácil perder massa magra do que parece, e, a partir dos 50 anos, esse problema pode se intensificar.

De acordo com artigo no blog do Dr. Dráuzio Varella, é nessa fase da vida que passamos por um processo natural e progressivo de perda de massa muscular. É o que chamamos de sarcopenia.

A sarcopenia, inclusive, é um dos agravantes para lesões e quedas em pessoas idosas, já que esse grupo de pessoas passam por perda de massa muscular, e, consequentemente, perdem força.

Esses dados revelam o quão importante é para pessoas idosas manterem um estilo de vida saudável, marcado por prática de exercícios físicos e rotina alimentar equilibrada. Também ressalta a necessidade de cuidados específicos para pessoas nessa idade, incluindo acompanhamento médico.

Mesmo que ao longo da vida você já tenha o hábito de controlar os níveis de massa magra do seu corpo, é importante averiguar isso durante a melhor idade. Não deixe de buscar orientação profissional para isso.

Grupos de atenção

Assim como no caso de pessoas idosas, há alguns grupos de atenção que devem ter especial cuidado quando buscam emagrecimento e manutenção da massa magra.

Crianças e adolescentes, por exemplo, devem passar por esse tipo de processo com um acompanhamento médico específico para suas idades. 

Pessoas grávidas também necessitam de cuidados especiais, assim como aquelas que estiverem amamentando. Afinal, a saúde delas impacta diretamente na saúde dos bebês.

Em caso de condições médicas e doenças crônicas, também é importante buscar orientação médica para que o processo seja o mais saudável possível.

Isso não quer dizer que pessoas que estão fora desse grupo de atenção não necessitam de acompanhamento médico enquanto emagrecem. Pelo contrário. Mas é importante ressaltar a necessidade de olhar as especificidades de cada caso, para que você emagreça de forma saudável e mantenha a massa magra necessária.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.