Dia das Mães Arimo: Confira os melhores presentes!

Caminhadas Matinais: por que investir nessa atividade?

As caminhadas matinais podem ser uma ótima forma de começar o dia, e a Arimo traz alguns dados que reforçam essa máxima.


Para muitas pessoas, a ideia de se exercitar logo pela manhã pode soar como um pesadelo.

Mas há também quem não troque um exercício físico matinal por nada.

E é possível entender os dois lados. Mas você já parou para pensar se há algum benefício específico para quem tem uma rotina física ativa logo cedo?

Ou ainda mais específico: já pensou sobre os benefícios das caminhadas matinais?

Se você é uma pessoa que circula pelas ruas durante a manhã, certamente já teve seu caminho cruzado com pessoas que mantêm esse hábito. E podemos garantir que essas pessoas têm acesso a um amplo número de benefícios. Afinal, as caminhadas matinais são extremamente benéficas.

Mas o que torna essa atividade tão positiva para seu corpo e sua mente? A Arimo separou aqui alguns motivos para você investir nas caminhadas matinais, e algumas dicas sobre como tornar essa atividade um hábito. Confira o resumo do texto nos tópicos abaixo:

  • Caminhadas matinais dão ânimo para encarar as tarefas diárias
  • Temperatura amena das caminhadas matinais é benéfica
  • Caminhadas matinais podem otimizar o seu tempo
  • Caminhar pela manhã pode reduzir a pressão?
  • Boa noite de sono pode garantir uma caminhada matinal melhor
  • Dicas para transformar as caminhadas matinais em um hábito
  • Dicas simples para tornar as caminhadas matinais mais prazerosas

Caminhadas matinais dão ânimo para encarar as tarefas diárias

Como falamos anteriormente, as caminhadas matinais são uma ótima forma de começar o dia.

Esta pode ser uma atividade muito importante para te dar a energia necessária para encarar as tarefas diárias que vem a seguir.

Liberação de endorfina é um dos benefício

Primeiro porque o exercício físico ajuda na liberação de endorfina. Ou seja, você começa o seu dia já com aquela sensação de satisfação e bem-estar, que o exercício físico proporciona. E isso também vale para caminhadas matinais.

Então, a prática dessas caminhadas pela manhã pode ser um grande diferencial para que você inicie o dia de bom-humor e com energia. 

Você já começa suas tarefas no ritmo

Além disso, quando você pratica caminhada antes das demais atividades do dia, na hora de realizá-las, já está em um outro ritmo. Já quando você começa o dia trabalhando ou estudando logo de cara, precisa pegar o ritmo já durante essas tarefas.

Em ambos os casos, o fato de você caminhar pela manhã pode ser especialmente benéfico se, em seguida, você precisar trabalhar ou estudar. Até mesmo se em seguida você se dedicar a algum hobby, a sua energia certamente estará mais alta.

Exercícios também são conhecidos por ajudar a melhorar a concentração e as habilidades de aprendizado. Isso independentemente do horário em que são praticados, o que inclui a manhã. 

Temperatura amena das caminhadas matinais é benéfica

Você já parou para notar a diferença de temperatura de quando você acorda para o restante do dia? É comum que o clima pela manhã seja mais ameno, principalmente em regiões mais quentes. Por isso, a caminhada matinal pode ser uma ótima alternativa para quem quer se exercitar, mas fica incomodado com a temperatura durante o restante do dia.

Caminhada matinal benéfica e sem sofrimento

As primeiras horas da luz do dia são ideais. Isso porque, após as 10h a exposição ao sol fica perigosa.

Além disso, por se tratar de um período de temperaturas mais altas, algumas pessoas podem ter dificuldade em caminhar tranquilamente. O calor pode incomodar e até mesmo causar mal-estar.

Portanto, você mantém seu corpo ativo com as caminhadas matinais, sem os riscos de uma exposição ao sol perigosa.

Aqueça seu corpo para encarar o dia

Já no período de temperaturas baixas, o problema pode ser a coragem para sair da cama e se aventurar em caminhadas matinais.

O que é completamente natural. Mas lembre-se: esta é uma forma de manter seu corpo aquecido, o que ajuda bastante a encontrar energia para seguir com seu dia.

Caminhadas matinais podem otimizar o seu tempo

Há quem tenha grande dificuldade em encaixar a prática de exercícios físicos em uma rotina corrida e ocupada.

Muitas pessoas também podem se ver cansadas demais durante a noite, após trabalho e estudo, e acabam sem disposição para se exercitar à noite ou pós-expediente.

Nesses casos, uma solução interessante é incluir caminhadas matinais nessa rotina. Não precisa nem ser por muito tempo ou acordar extremamente cedo.

Talvez acordar 20 ou 30 minutos mais cedo já seja o suficiente para você encontrar algum tempinho para caminhar pela manhã.

Outra dica para uma caminhada matinal em uma rotina atarefada, é usar dos momentos que já fazem parte do seu dia a dia.

Você pode caminhar até a estação de trem e metrô diariamente, se utilizar esses transportes. Se você usa ônibus, uma ideia é caminhar até um ponto à frente daquele que é mais próximo de você — se a distância não for absurda, claro.

Caminhar pela manhã pode reduzir a pressão?

De acordo com estudo, pessoas idosas podem se beneficiar de forma específica quando o assunto é sobre caminhadas matinais. Isso porque, pesquisas sugerem que a atividade “tem um efeito significativo” na redução da pressão.

“Além da caminhada, os pesquisadores sugerem fazer outras terapias, como tai chi, ioga e musicoterapia, como forma de solução para superar a hipertensão,” afirma o texto.

Claro que, se você ou uma pessoa conhecida sofrem com pressão alta, não é indicado que utilizem as caminhadas matinais como único tratamento. Não sem o aval de profissionais. Isto porque, por mais que um tratamento não-medicamentoso seja ótimo para a saúde, há casos em que os remédios são necessários.

Então, antes de simplesmente adotar as caminhadas matinais por conta própria, busque orientação médica para verificar se você pode mesmo fazer isso. Em alguns casos, é possível até trabalhar com um tratamento combinado, tendo a atividade física alinhada ao uso de remédios para a pressão.

Não esqueça: o cuidado consigo é importante, mas, mais importante é que ele seja feito de maneira responsável.

Boa noite de sono pode garantir uma caminhada matinal melhor

Como você viu até aqui, as caminhadas matinais são, de fato, uma ótima ferramenta para manter uma saúde física e mental de qualidade. Mas existe um fator que pode prejudicar a eficácia dessa atividade: o sono.

Você já acordou sentindo cansaço por não dormir bem e se sentiu sem disposição para fazer qualquer coisa imediatamente ou ao longo do dia? Se você tem as caminhadas matinais como atividade física, essa situação é um risco que você corre. Sem uma noite bem dormida, você pode encontrar dificuldade para ter disposição para caminhar logo cedo.

Então aqui vai uma dica: Quer apostar nas caminhadas matinais? Planeje uma rotina que te permita dormir por tempo o suficiente para acordar com disposição na manhã seguinte.

Se você tem dificuldade em pegar no sono, por exemplo, vale investir na chamada Higiene do sono. Isto porque o conjunto de práticas é voltado justamente para desacelerar seu ritmo e te preparar diariamente para o momento em que você precisa dormir.

Dicas para transformar as caminhadas matinais em um hábito

Para transformar as caminhadas matinais em um hábito, você pode investir em algumas estratégias. A começar pelo horário em que você acorda.

1) Acorde entre 20 e 30 minutos antes 

Muitas vezes, aquela preguiça da manhã pode falar mais alto. Mas, quando você acorda com alguns minutos de antecedência, você tem tempo para vencer a vontade de ficar na cama e dormir aqueles 5 minutinhos a mais.

Portanto, nossa primeira dica é que você acorde entre 20 e 30 minutos antes de sair para caminhar. Assim, você consegue não só driblar a preguiça, como também se preparar com calma. Neste período você pode tomar um banho, arrumar cabelo, assistir ou ler o jornal, ou até tomar uma vitamina para não sair de barriga vazia.

2) Adiante tudo o que puder na noite ou dia anterior

Também é interessante que você adiante o que puder na noite ou dia anterior. Parte da sua higiene do sono, por exemplo, pode ser a escolha de roupas para sua caminhada matinal da manhã seguinte.

Se você não caminha todos os dias no mesmo lugar, você pode ainda planejar com antecedência para onde irá no dia seguinte. O importante é que você esteja com sua atividade preparada e planejada. Desta forma, pela manhã, você tem menos coisas para se preocupar e mais prática para realizar.

3) Mantenha a rotina

A atividade física pode se tornar mais difícil e penosa para seus praticantes quando não faz parte de uma rotina. Por isso, para que o hábito das caminhadas matinais seja desenvolvido, é importante a consistência na rotina dessa atividade.

Claro que em alguns dias você terá imprevistos que te impedirão de acordar cedo e sair para caminhar um pouco. Mas quanto mais frequente essa atividade for no seu dia a dia, mais facilidade você encontrará para manter esse hábito.

Dicas simples para tornar as caminhadas matinais mais prazerosas

Outras dicas que podemos oferecer são algumas bem simples, que podem te ajudar a encarar as caminhadas matinais como algo positivo na sua rotina.

Planeje uma playlist animadora

A trilha sonora pode fazer toda a diferença. Por isso, vale planejar uma playlist que te dê ânimo para caminhar cedinho. Não importa se são músicas lentas, animadas ou apenas instrumentais, o importante é que sirvam de incentivo para você. Vale até mesmo começar a ouvi-la já em casa, para começar a pegar o ritmo da atividade.

Não gosta de exercícios solo? Busque companhia

Para quem não gosta de se exercitar sozinho, uma boa ideia é buscar companhia para as caminhadas matinais. Pode ser desde parceiro ou parceira a familiares e amigos. É uma ótima alternativa porque além de você estar cuidando da sua própria saúde, incentiva também a outra pessoa a se cuidar.

Mas é importante lembrar que ter companhia também pode servir como distração. Então é importante que você e a pessoa que estará ao seu lado estejam em total sintonia e que, de preferência, deixem para conversar em um outro momento.

Não deixe de se aquecer e alongar

Aquecimento e alongamento são duas etapas essenciais para uma rotina física saudável. Por isso, antes de sua caminhada matinal, é importante se aquecer para preparar o seu corpo.

Com o aquecimento, você aumenta a temperatura corporal e muscular e a frequência cardíaca, fatores que ajudam seu corpo a entender que é hora de se movimentar.

Já o alongamento ajuda a proteger seu corpo após a realização das caminhadas matinais.


As dicas e informações acima são introdutórias e básicas. Caso você não tenha o hábito das caminhadas matinais, vale procurar orientação profissional para identificar suas necessidades e estratégias para adotar a atividade.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.