Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

Séries e filmes sobre yoga e meditação no streaming

Imagem ilustrativa do texto "Séries e filmes sobre yoga e meditação no streaming" para o blog da Arimo.

Procurando séries e filmes sobre yoga e meditação no streaming? Trazemos uma lista com produções nas principais plataformas para você!


Seja para quem já pratica há muito tempo ou para iniciantes, yoga e meditação são temas que constantemente provocam dúvidas e curiosidade. Então é muito comum que as pessoas interessadas busquem textos, vídeos, podcasts e outros materiais sobre esses assuntos.

Afinal, ambas as atividades vão além da prática e contam com um amplo conteúdo teórico.

Além disso, é sempre interessante descobrir novas visões sobre algo pelo qual nos interessamos. Conhecer a forma como outras pessoas e culturas encaram yoga e meditação, saber mais sobre as origens das práticas e suas aplicações ao redor do mundo.

Tudo isso enriquece nossos saberes e, algumas vezes, pode servir até mesmo como entretenimento.

Neste caso, podemos considerar aqui as produções audiovisuais, como filmes e séries, que abordam temas como yoga, meditação e bem-estar, no geral. E na era do streaming, esses conteúdos podem estar mais perto de você do que imagina.

Por isso, fizemos uma pesquisa em algumas das principais plataformas de streaming atuantes no Brasil, e montamos a lista a seguir. Spoiler: se prepare para assistir a muitos documentários. Confira!

  • Séries e filmes sobre yoga e meditação na Netflix
  • Séries e filmes sobre yoga e meditação no Amazon Prime Video
  • Séries e filmes sobre yoga e meditação na Globoplay
  • Séries e filmes sobre yoga e meditação no Disney+, Star+ e na HBO Max
  • Séries e filmes sobre yoga e meditação no AppleTv+

Prepare a pipoca (ou um chazinho) e venha com a gente explorar esses catálogos.

Atenção aos alertas: sempre que ver um * na cor vermelha, a seção do texto contém algum tipo de gatilho.


Séries e filmes sobre yoga e meditação na Netflix

Imagem ilustrativa do texto "Séries e filmes sobre yoga e meditação no streaming" para o blog da Arimo.

Quando falamos de serviço de streaming, para muitas pessoas a Netflix é a principal referência. E não é à toa. Afinal, a empresa é a maior do segmento, atuando em mais de 190 países e contando com cerca de 221,6 milhões de assinantes em todo o mundo. 

Além disso, o catálogo do serviço de streaming é composto por milhões de conteúdos globais, que incluem alguns títulos que se encaixam nesta lista. E aqui no Brasil, seis produções que abordam yoga e meditação se destacam dentro da Netflix.

Confira quais são eles:

  1. Bikram: Yogi, Guru, Predador
  2. Wild, Wild, country
  3. Séries Headspace
  4. Em busca do bem-estar
  5. Midnight Gospel

Quer saber mais sobre cada uma dessas produções? Segue com a gente! 

Bikram: Yogi, guru, predador*

O documentário Bikram: Yogi, Guru, Predador é um dos principais títulos do catálogo da Netflix que aborda yoga e meditação. A produção é de suma importância, basicamente um serviço. 

*Alerta de gatilho

Isso porque o filme expõe acusações de cimes — que vão desde assédio moral a abuso sexual — dentro de uma popular modalidade de yoga: o Bikram yoga. 

Além disso, o doc mostra ainda um pouco sobre como o chamado Hot Yoga se popularizou ao se desassociar da figura de um predador sexual.

Wild wild country*

Você certamente já ouviu falar no nome Osho, certo? Mas você sabe quem é ele?

Sabe o motivo pelo qual se tornou tão popular em meios que envolvem meditação e bem-estar? Não importa se sua resposta for negativa ou positiva. Independente de seu conhecimento sobre o guru, vale assistir à série documental — recheada de reviravoltas e teorias — Wild wild country.

A produção investiga, em seis episódios, a empreitada de Bhagwan Shree Rajneesh (Osho) nos Estados Unidos, ao fundar uma comunidade baseada em suas crenças religiosas.

Séries Headspace

Para quem está buscando dicas de autocuidado e bem-estar, uma ótima opção dentro do catálogo da Netflix é o programa Headspace. Ele conta com três séries diferentes: cada uma com uma temporada e um foco. 

Se o seu interesse é a meditação, propriamente dita, a série Headspace – Meditação Guiada deve entrar na sua lista. Nela, você encontra oito episódios que propõem uma pausa para te oferecer caminhos de autoconhecimento e meditação guiada.

O Headspace conta ainda com outras duas séries: Guia para Dormir Melhor e Guia para Relaxar

Em sete episódios, o Guia para Dormir Melhor ajuda seus espectadores a entender melhor quais fatores influenciam na saúde do sono. Além disso, apontam hábitos que podem auxiliar em um sono restaurativo, exploram a questão de medicamentos para dormir e oferecem uma sessão de relaxamento guiado.

O Guia para Relaxar, no entanto, é toda uma outra experiência. E é uma experiência mesmo! Interativa, inclusive, onde o vídeo te oferece opções para você selecionar progressivamente. 

A experiência se inicia questionando como você se sente: sobrecarregado, agitado ou tenso. A partir de então, surgem as opções de meditar, relaxar ou dormir, e cada uma delas conta com um guia para você desacelerar e alcançar o objetivo desejado.

Em Busca do Bem-estar

Como o próprio título do filme diz, este documentário busca caminhos para alcançar o bem-estar. Para isso, algumas pessoas consideradas autoridades no assunto são consultadas, como um monge que é conhecido como o “homem mais feliz do mundo”.

Ao lado dele, outro monge e uma neurocientista orientam o documentarista em sua jornada particular — mas que acaba se tornando um pouco coletiva, por impactar também a visão  dos espectadores de maneira significativa.

Midnight Gospel

A animação Midnight Gospel é a produção mais diferente entre as séries e filmes sobre e yoga e meditação na Netflix. Isso porque trata-se de uma ficção que tem sua narrativa atravessada por dilemas filosóficos. E entre as soluções e discussões sobre esses dilemas, surgem as menções a temas como meditação mindfulness (episódio 1).

Por ser baseada em diversas entrevistas, a série é uma boa opção para quem busca inspiração em experiências de outras pessoas e outras vivências.

Amazon Prime Video

Imagem ilustrativa do texto "Séries e filmes sobre yoga e meditação no streaming" para o blog da Arimo.

Entre as plataformas de streaming, o Amazon Prime Video é, sem dúvida, o serviço com maior quantidade de filmes sobre yoga e meditação. Separamos aqui, então, seis documentários que você pode assistir por lá.

  1. Hermógenes: Professor e poeta do yoga
  2. O poder dos mantras
  3. Hare Krishna! O mantra, o movimento e o Swami que começou tudo
  4. Planeta Yoga
  5. Caminhe comigo 
  6. Liberando o stress

Hermógenes: Professor e poeta do yoga*

Um dos principais nomes do Yoga no Brasil, Hermógenes, é o personagem central neste documentário — o único nacional da lista. Ao longo das cerca de uma hora e meia de filme, o próprio Hermógenes e seus familiares, alunos, companheiros de ofício e admiradores discorrem sobre o caminho do yoga no Brasil. Além de explorar também o papel do professor na popularização da prática por aqui.

*Alerta de gatilho

Vale notar aqui que o documentário traz menções — mesmo que breves — a assuntos como suicídio e distúrbios alimentares. 

O poder dos mantras*

Entre todas as séries e filmes sobre yoga e meditação no streaming, este documentário talvez seja o que conta com um recorte mais definido. Diferente dos demais, o foco aqui não é a prática de yoga como um todo, mas um aspecto específico da atividade: os mantras.

O filme combina experiências de praticantes de diferentes atividades que envolvem entoação de mantra — como yoga e Kirtan Kriya — e a visão científica. Neste último caso, especialistas apontam como os mantras impactam as funções de nosso corpo e a importância da prática para desacelerar, por exemplo.

*Alerta de gatilho

O documentário lida com temas como depressão.

Hare Krishna! O mantra, o movimento e o Swami que começou tudo

Também trazendo os mantras para o centro da narrativa, este documentário abre as portas para que os espectadores entendam mais sobre o Hare Krishna. Não apenas o mantra, mas o movimento que se baseou nele.

Como o próprio título do documentário sugere, este filme explora também a vida e os feitos de um Swami. O guru foi responsável por levar esses ensinamentos aos Estados Unidos, onde se popularizou e alcançou diferentes partes do mundo, atingindo as mais diversas pessoas — incluindo até mesmo os Beatles. 

Planeta Yoga

Neste documentário, as diferentes experiências de yoga são ressaltadas por recortes geográficos e culturais.

Em uma viagem por diferentes partes do planeta, o filme explora práticas inclusivas e diversas transformações vivenciadas por yogis através da atividade.

Caminhe Comigo 

A meditação mindfulness — ou como também é conhecida, atenção plena — é o principal assunto no documentário Caminhe Comigo, também disponível no Amazon Prime Video.

No filme, é possível acompanhar uma comunidade de monges budistas que dedicam suas vidas a esse tipo de meditação com seu mestre: Thich Nhat Hanh.

Para entender suas particularidades, a equipe acompanhou esse grupo por três anos.

E o resultado é mostrado em um documentário reflexivo, onde as imagens falam mais alto. A narração é de Benedict Cumberbatch — intérprete do Doutor Estranho —, que já falou publicamente sobre o impacto dos ensinamentos de Thich Nhat Hanh em sua vida.

Liberando o Stress

O documentário Liberando o Stress se utiliza de uma abordagem mais ampla para buscar a solução de um problema que afeta todo o mundo: o estresse.

E entre as opções apontadas por especialistas está a meditação.

Aqui, vale ressaltar, que o foco não é totalmente na prática. O filme volta a discussão mais para o cenário global em que vivemos atualmente, que instaurou um estilo de vida que prioriza ritmo e produtividade, deixando de lado o bem-estar.

Séries e filmes sobre yoga e meditação na Globoplay

Engana-se quem acha que plataforma de streaming brasileiro não tem espaço para séries e filmes sobre yoga. A Globoplay, na verdade, oferece uma gama diferenciada de produções. E além dos documentários — gênero mais comum nas outras plataformas —, traz em seu catálogo também programas de TV. 

Ao pesquisar termos como “meditação” e “yoga” na plataforma, você encontra uma série de matérias exibidas em jornais e demais programas. E o melhor: este conteúdo tem acesso liberado, você pode assistir a maioria deles gratuitamente.

Já os assinantes que pagam pelo serviço de streaming têm mais opções. E separamos aqui dois documentários interessantes que se encaixam nessa categoria.

Sombras do Paraíso

O documentário Sombras do Paraíso chama atenção por contar com um nome célebre no centro de sua narrativa: David Lynch. 

O cineasta, conhecido pela série Twin Peaks e por suas obras surrealistas, é um praticante da chamada meditação transcendental. E, neste longa, ele explora, ao lado de Bobby Roth, as origens e transformações da prática em suas vidas e nas experiências de milhões de pessoas.

Iyengar: O Homem e a Ioga

A Globoplay também oferece um documentário sobre yoga super interessante. Iyengar: O Homem e a Ioga foca em um dos nomes mais importantes para a popularização desta prática no mundo — B.K.S Iyengar. Um fator bem atrativo no filme é que o próprio guru aparece nele.

B.K.S Iyengar é criador da modalidade de nome Iyengar yoga, e no doc ele compartilha sua história pessoal, assim como sua visão e conhecimentos sobre yoga.

Séries e filmes sobre yoga e meditação no Disney+, Star+ e na HBO Max

Disney+, Star+ e HBO Max são alguns dos serviços de streaming mais recentes no mercado brasileiro — e até mesmo mundial. E talvez por isso dividam uma característica comum: a ausência (ou quase) de títulos que abordam yoga e meditação em seus catálogos.

Na HBO Max é possível encontrar um conteúdo bem interessante sobre yoga. Isto porque se trata de um episódio da série infantil Hey Duggee, que apresenta a prática de yoga de forma atrativa e dinâmica para as crianças. Confira o episódio 20 da segunda temporada: A insígnia do yoga e dê o play para seus pequenos também.

Já nas plataformas Disney+ e Star+ realmente não encontramos produções que se encaixam com o recorte da lista, até o fechamento deste texto.

Séries e filmes sobre yoga e meditação no AppleTv+

O catálogo da AppleTV+ pode confundir um pouco quem não tem costume de mexer na plataforma. Afinal, além de ser um serviço de streaming, ele funciona também como agregador de conteúdos. 

Isso quer dizer que, quando você procura por um determinado tipo de conteúdo por lá, pode se deparar com resultados de catálogos de outros streamings. Os conteúdos da Amazon, por exemplo, podem aparecer nas pesquisas, assim como títulos disponíveis do iTunes, outro serviço da Apple.

Há ainda a possibilidade de comprar ou alugar um título disponível no catálogo da Apple, como o documentário Yoga Woman.


Dica: A lista da Arimo de séries e filmes sobre yoga e meditação no streaming ficou muito grande? Use nosso material como base para a sua própria lista! Veja quais títulos mais se alinham com sua área de interesse e se programe para assistir a essas produções em seu tempo livre. 

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.