Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

Para que servem os óleos essenciais?

Imagem ilustrativa para o texto Para que servem os óleos essenciais no blog da Arimo.

Se você não sabe para que serve óleo essencial, veio ao lugar certo! Neste post te contamos tudo que precisa saber para aderir a aromaterapia.


Em pesquisas e sugestões sobre autocuidado e até mesmo cuidados com a pele — o famoso skin care — é fácil esbarrar com um termo: óleos essenciais.

Os produtos vêm ganhando popularidade especial no Ocidente nos últimos anos, principalmente graças ao crescimento da prática de aromaterapia

Mas, ainda assim, os óleos essenciais podem ser considerados misteriosos para muitas pessoas.

Afinal, o que é exatamente um óleo essencial. E ainda mais curioso: para que serve óleo essencial?

Neste post trabalharemos para responder justamente a essas e outras dúvidas que podem surgir para você.

Aqui você encontra as seguintes respostas e definições:

  • O que é óleo essencial?
  • Como posso adquirir meu óleo essencial?
  • Para que serve o óleo essencial?
  • Como usar o óleo essencial?
  • Óleos essenciais na rotina esportiva
  • Para que serve óleo essencial limão siciliano
  • Para que serve óleo essencial laranja doce
  • Para que serve óleo essencial melaleuca
  • Para que serve óleo essencial eucalipto globulus

O que é óleo essencial e outras dúvidas frequentes

Para quem não está habituado com óleos essenciais, até mesmo sua própria definição pode não ser exatamente algo fácil de se deduzir. Afinal, um óleo essencial é algum tipo de óleo especial? O tão popular óleo de coco é também um óleo essencial? O que diferencia este dos demais óleos?

São muitas as possíveis dúvidas, e é completamente natural. Mas aqui vai a resposta para a principal pergunta entre iniciantes nesse meio: o que é óleo essencial, afinal?

Arin Murphy-Hiscock em seu livro “Bruxa natural” explica que os óleos essenciais são aqueles que “carregam a essência pura da planta”. Essa é, inclusive, a principal diferença entre os óleos essenciais e os chamados óleos perfumados, por exemplo, que passam por processos artificiais de aromatização.

Como posso adquirir meu óleo essencial?

Para muitas pessoas o ato de adquirir um óleo essencial é algo pessoal, que envolve trabalho manual e investir sua própria energia neste processo. Isso porque elas próprias criam seus óleos e combinações deles.

Para quem já cultiva ou tem a vontade de cultivar ervas e demais plantas em casa — seja por hobby ou mesmo uso medicinal —, esta é, inclusive, uma aplicação super interessante. 

Mas, este é um hábito ainda mais comum para quem lida com aromaterapia — que é justamente uma prática que se utiliza de óleos essenciais para tratamento de sintomas e melhoria da qualidade de vida.

Saiba, porém, que: para ter um ou uma combinação de óleos essenciais em casa você não precisa, obrigatoriamente, cultivar as plantas. Hoje em dia principalmente, considerando que com o crescimento da aromaterapia como uma terapia holística, se estabeleceu também um mercado para esse produto. E hoje em dia é possível comprar o óleo essencial já pronto em lojas de produtos naturais. 

A facilidade de encontrar o produto é bem maior e tanto as lojinhas físicas quanto as virtuais oferecem diferentes opções para você.

Para que serve o óleo essencial?

Quem não faz parte do universo da aromaterapia, a função do óleo essencial também pode gerar dúvidas. Afinal, se há pessoas que até mesmo passam a cultivar algumas plantas para criar esse extrato, deve haver também benefícios interessantes, certo? Quais seriam eles?

Bom, como mencionamos anteriormente, são creditados a esses óleos melhoras de sintomas e de vida diária, em geral. Mas, podemos citar alguns benefícios específicos, como a sensação de relaxamento, e, em alguns casos, até mesmo melhora da força muscular.

Os benefícios vão depender sempre do extrato ou dos extratos utilizados para compor o óleo. E isso terá a ver principalmente com as propriedades medicinais da planta em questão.

Vale lembrar que: parte da sabedoria popular, as plantas consideradas medicinais nem sempre contam com estudos aprofundados sobre suas propriedades. E por isso é muito importante você encontrar a orientação de um aromaterapeuta.

Por serem pessoas que se especializam nos estudos desses óleos, eles poderão te apontar quais substâncias você deve adquirir, além de avaliar riscos. Afinal, cada pessoa tem suas particularidades, e aspectos como condições de saúde podem caracterizar até mesmo uma contraindicação a alguns óleos.

Então, respondendo: os óleos essenciais servem para os mais diversos objetivos, mas, em suma, são mais uma ferramenta para a melhora na sua qualidade de vida.

Como usar o óleo essencial?

Há quem goste de colocar um pouco do óleo essencial em um difusor, para que o aroma tome conta de um ambiente, e quem goste de aplicar em alguma parte do corpo. Não existe uma única forma correta de usar óleos essenciais. Mas certamente existem as utilizações mais comuns:

  1. Aromático
  2. Tópico
  3. Ingestão

O primeiro deles, uso aromático, se encaixa na descrição acima, onde usa-se um difusor

E o uso tópico é justamente a descrição que vem a seguir: quando passamos a substância em alguma parte do corpo. 

Neste segundo caso, você pode usar algumas gotas onde achar que precisa — ou onde o aromaterapeuta indicar. Há ainda a possibilidade de incorporar, junto a outros óleos, em massagens. 

Já a ingestão é uma utilização que requer ainda mais cuidado. Isso porque nem todo óleo essencial é próprio para esse tipo de uso. Além disso, é preciso saber exatamente a quantidade que se pode ingerir, para não provocar nenhum dano à saúde. 

Não tome qualquer óleo e em qualquer quantidade: busque ajuda de um ou uma aromaterapeuta. É o que fazem, inclusive, preparadores físicos na busca de um melhor preparo para seus atletas. 

Óleos essenciais na rotina esportiva

Sim, o uso de óleo essenciais cresceu tanto que já é comum até mesmo no mundo do esporte.

De acordo com o portal GE, há, inclusive, até mesmo protocolos que orientam o uso das substâncias em equipes de futebol aqui no Brasil, e em outras regiões do mundo, como Europa e Ásia.

Em uma matéria para o programa Esporte Espetacular, Thaisa, central do time de vôlei do Minas Tênis Clube, revelou a importância do óleo essencial em sua rotina (3:15). Ela conta que tem muitos rituais que faz para dormir bem antes de um jogo importante, como uma final, e que o uso de óleo essencial é parte dessa lista.

Somente por aí, já dá para desmistificar um pouco a ideia de usar esse tipo de substância. Afinal, não é segredo para ninguém que a medicina natural é encarada por muitas pessoas com certo receio e desconfiança.

Mas os resultados obtidos no esporte podem nos ajudar a repensar essa visão, e começar a considerar esse tipo de terapia holística.

Abaixo, por exemplo, você pode conferir alguns exemplos de óleos essenciais — e suas funções. Desta forma você consegue entender também o motivo pelo qual estão tomando conta do mundo esportivo e podem tomar conta também do seu universo. Seja ele qual for.

Para que serve óleo essencial limão siciliano?

Para quem está querendo começar nesse universo dos óleos essenciais, o de limão siciliano pode ser uma boa escolha para esse momento. Principalmente se você é daquelas pessoas que adora um aroma cítrico.

Dentro da aromaterapia, alguns dos efeitos creditados ao óleo essencial de limão siciliano são:

  • diminuição no nível de estresse
  • ação antibactericida
  • purificação do sangue
  • descongestionante
  • ação diurética

Mas o óleo essencial de limão também ajuda em questões que tangem nossa saúde mental. Por isso, ele também é usado quando se busca:

  • aumentar a concentração
  • organizar a mente e os pensamentos
  • melhora de quadros depressivos (vale lembrar que não é um tratamento, mas um suporte)

ATENÇÃO: Este não é um óleo comumente indicado por especialistas para utilização via ingestão. 

Lembre-se que, se você tem algum problema relacionado aos aspectos listados acima — ou outros sobre os quais o limão siciliano age —, é preciso consultar especialistas antes de utilizar a substância.

Para que serve óleo essencial laranja doce?

Os estudos sobre o efeito do óleo essencial de laranja doce ainda estão caminhando. Isso quer dizer que os resultados obtidos, até o momento, dizem respeito a pesquisas pontuais.

Mas é possível, através dessas observações, relacionar o uso do óleo a fatores positivos como:

  • alívio de dores (a curto prazo)
  • ação antimicrobiana
  • melhora de sintomas de ansiedade e depressão
  • melhora no desempenho físico

Para que serve óleo essencial melaleuca?

Uma opção de óleo essencial muito interessante para ter sempre com você é o óleo essencial de melaleuca. Isso porque essa substância tem um vasto campo de atuação benéfica — indo desde o fortalecimento das unhas até a cicatrização de feridas.

Entre os muitos aspectos positivos proporcionados pela utilização do óleo de melaleuca, estão:

  • Redução de acne e de manchas na pele
  • Desinfecção e cicatrização de feridas
  • Fortalecimento das unhas
  • Diminuição de caspas
  • Alívio de dores musculares

ATENÇÃO: O óleo de melaleuca também não é comumente indicado para utilização via ingestão. Consulte um especialista para entender sua necessidade e aplicabilidade da substância. 

Para que serve óleo essencial eucalipto globulus?

Com um aroma refrescante, o óleo essencial de eucalipto globulus também traz uma lista interessante de benefícios para quem se interessar em adquiri-lo.

E pode ser uma escolha ainda mais produtiva para aquelas pessoas que sofrem com problemas respiratórios, já que é uma das áreas de maior atuação do extrato.

Por ser expectorante, ele ajuda bastante em casos de sinusite, rinite, gripe, bronquite e até mesmo pneumonia.

Além disso, entram para a lista de benefícios do óleo essencial de eucalipto globulus:

  • auxílio na melhora da circulação sanguínea
  • alívio de dores musculares
  • ajuda na melhora da concentração/foco

Este é um texto introdutório. Se você desejar incorporar os óleos essenciais à sua vida, reforçamos aqui a importância de encontrar alguém com especialização na aromaterapia. Seu autocuidado não precisa e nem deve ser imprudente!

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.