Frete Grátis acima de R$99 (Consulte Regiões)

O que é Vinyasa Yoga: guia introdutório para a prática

Imagem ilustrativa para o texto: "O que é Vinyasa Yoga", para o blog da Arimo.

Você sabe o que é Vinyasa yoga? Venha conhecer essa prática marcada pelo ritmo, fluidez e versatilidade.


São muitas as modalidades de yoga. Se você pesquisar a fundo, a diversidade é tamanha que há estilos para basicamente todo perfil de praticante. E isso inclui o grupo de pessoas que não se identifica tanto com as variantes mais paradas, pausadas e sem muito ritmo.

Se você é uma pessoa que tem vontade de entrar ou se manter no universo do yoga, mas dentro de uma prática mais fluida, este post é para você.

Bem-vindo ao mundo do Vinyasa yoga!

Neste guia introdutório para a prática de Vinyasa yoga te apresentaremos as noções básicas sobre essa modalidade que pode trazer novos movimentos à sua vida. Para isso, exploraremos os seguintes tópicos:

  • O que é Vinyasa yoga?
  • Qual é a diferença entre Vinyasa yoga e Ashtanga yoga?
  • Quem pode praticar o Vinyasa yoga?
  • Benefícios do Vinyasa yoga
  • Dicas para praticar Vinyasa yoga
  • Dicas para uma boa execução no Vinyasa yoga

Vamos lá?

O que é Vinyasa yoga?

Criada nos Estados Unidos, durante os anos 70, o Vinyasa yoga é uma modalidade que se inspira em outra derivação do Hatha yoga: o Ashtanga Vinyasa Yoga.

Pela similaridade do nome, inclusive, é fácil se confundir em pesquisas iniciais sobre cada estilo. 

Então, fica aí uma dica inicial: tenha atenção ao pesquisar sobre Vinyasa yoga, para não rolar confusão — e no próximo tópico falamos sobre as diferenças entre essas práticas.

Enquanto isso, vamos focar na definição de Vinyasa yoga — que você pode achar mais facilmente em pesquisas como Vinyasa Flow yoga.

O Vinyasa yoga é um estilo caracterizado principalmente por seu caráter dinâmico, marcada por movimentos e sincronização com a respiração. Nela, quem instrui a prática determina uma sequência composta por diferentes asanas.

E a execução destas posturas é realizada de forma fluida. Ou seja, você não sai de uma pose e se arruma para executar a próxima.

No Vinyasa, a ideia é você sair de uma pose já entrando na postura seguinte. Existe uma conexão entre os asanas e esse momento de transição de poses é marcado pela sincronização do movimento que você está fazendo com a sua respiração.

No vídeo a seguir você consegue visualizar melhor como esse processo acontece

Por trabalhar ativamente diferentes funções do seu corpo, esta é uma modalidade que exige bastante foco e concentração de seus praticantes. Este aspecto, inclusive, pode ser considerado como um adicional ao nível de dificuldade da prática. Mas não se assuste.

Tudo é questão de adaptação e cada pessoa terá seu próprio ritmo e desenvolvimento.

Em resumo, podemos definir o Vinyasa yoga como uma prática que:

  • É composta por diferentes sequências de asanas
  • Trabalha a sincronização do movimento com a respiração
  • Exige foco total
  • Trabalha com respirações profundas
  • Apresenta dinamismo e versatilidade diferenciados

Qual é a diferença entre Vinyasa yoga e Ashtanga yoga?

Imagem ilustrativa para o texto: "O que é Vinyasa Yoga", para o blog da Arimo.

Se você já conhece o Ashtanga yoga, certamente percebeu algumas semelhanças com o Vinyasa yoga. Ambas as atividades trabalham com séries de asanas e são caracterizadas como dinâmicas, por exemplo.

Mas então, o que diferencia essas duas modalidades de yoga?

Podemos apontar aqui duas principais diferenças entre Vinyasa yoga e Ashtanga yoga:

  • As sequências
  • A evolução na prática

Sequências

Para começar, uma diferença importante entre Vinyasa e Ashtanga está nas próprias sequências que fazem parte das atividades.

Isso porque o Ashtanga yoga trabalha com sequências fixas de posturas. E o Vinyasa yoga, por sua vez, é mais livre nesse sentido: quem instrui a prática é quem define quais poses entram em quais sequências.

Dessa forma, o Vinyasa yoga se apresenta como uma prática mais diversa e até mesmo inclusiva, já que pode ser adaptada para diferentes casos e finalidades.

A evolução na prática

A questão das sequências também influencia em outra diferença entre as suas modalidades: a evolução de seus praticantes. No Ashtanga, o avanço na atividade depende de como você consegue executar a sequência. 

Enquanto você não domina a série inicial, por exemplo, você não consegue partir para a próxima. É preciso dominar aquele conjunto de posturas para que você possa iniciar uma nova sequência.

Já no caso do Vinyasa yoga essa limitação não precisa definir sua prática.

Novamente, cabe a quem está instruindo a aula entender as necessidades e particularidades de seus alunos, para definir como será a sequência.

E aqui vale ressaltar a importância desse ou dessa profissional. Isso porque é preciso um amplo conhecimento para determinar essas séries de asanas para uma prática segura e que obedeça aos princípios da atividade.

Afinal, nem todas as posturas podem se conectar com a fluidez proposta pelo Vinyasa, assim como determinadas sequências podem não ser sinônimo do equilíbrio buscado.

Quem pode praticar o Vinyasa yoga?

Imagem ilustrativa para o texto: "O que é Vinyasa Yoga", para o blog da Arimo.

A ideia do yoga, em geral, é que todas as pessoas possam praticar e, através da atividade, encontrar um caminho de equilíbrio, harmonia e melhor qualidade de vida.

Com o Vinyasa yoga não é nada diferente.

Quando você assiste a um vídeo de prática de Vinyasa, pode parecer desafiador, já que as pessoas saem de uma postura para a outra de forma muito natural. Mas isso é algo que se adquire, não se assuste.

Antes de fazer a sequência com toda essa naturalidade, você aprenderá cada uma das posturas. O ritmo e a fluidez de execução são coisas que você irá aprimorar ao longo da prática.

Então se desprenda da ideia de que o Vinyasa yoga é para quem já conhece outras modalidades e não serve para iniciantes.

Além disso, vale relembrar algo que falamos no item anterior: o Vinyasa yoga é adaptável, portanto é também uma atividade acessível. Então, se você tem algum tipo de limitação física, por exemplo, uma prática de Vinyasa yoga pode ser pensada justamente para comportar esse seu diferencial.

Desta forma, é possível dizer que basicamente não há um perfil de pessoa que não possa praticar Vinyasa yoga.

Se você tem interesse na prática, busque um ou uma profissional com qualificação nessa modalidade e eles te mostrarão suas possibilidades dentro desta atividade.

Benefícios do Vinyasa yoga

Muitas pessoas acabam também decidindo que tipo de yoga praticar com base nos benefícios que cada modalidade oferece.

E o Vinyasa yoga, assim como demais estilos de yoga, é um caminho para diferentes aspectos positivos na qualidade de vida de seus praticantes. A começar, por exemplo, pela diminuição nos níveis de estresse.

Mas também são considerados benefícios do Vinyasa yoga:

  1. Melhora na flexibilidade e mobilidade corporal
  2. Melhora na capacidade cardiovascular
  3. Queima de calorias

Além disso, vale considerar que, ao trabalhar com total foco e concentração durante as aulas de Vinyasa yoga, a pessoa praticante também pode melhorar essas aptidões.

E aqui não falamos apenas sobre sua rotina de yoga, mas também além dela. 

Ou seja, a partir do momento em que o Vinyasa yoga entra na sua vida, seu foco e sua concentração podem melhorar até mesmo para atividades diárias como estudo e trabalho.

Dicas para praticar o Vinyasa yoga

Por se tratar de uma modalidade fluida, com movimentos contínuos, é extremamente importante que você consiga encontrar as circunstâncias ideais para praticar o Vinyasa yoga.

A chave aqui é entender o que funciona para você durante essa prática. Afinal, a circunstância ideal vai depender de cada pessoa. Vale considerar perguntas como:

  • O que me ajuda a não perder o foco na prática?
  • Que tipo de roupa funciona melhor para mim?
  • Me sinto bem praticando após uma refeição?

E, assim, cada pessoa pode ir entendendo e determinando o que acontece antes, durante e depois da sua prática.

Apesar de não existir uma única resposta para essas perguntas, alguns pontos-chave devem ser levados em consideração.

Dicas para ter foco no Vinyasa yoga

O Vinyasa yoga exige foco total para sua execução. Afinal, a prática não só inclui séries de asanas — que você deve memorizar para realizar —, como também exige uma sincronização entre movimentos e respiração.

Para que esse conjunto seja executado sem prejuízo, é preciso foco. 

Então, se você pratica em casa, por exemplo, pode ser interessante reservar um espaço onde outras pessoas ou seus pets não possam interferir. 

Outra dica para manter o foco diz respeito aos sons. Se sons externos te dispersam da atividade, vale dar play em instrumentais relaxantes no momento da prática ou encontrar um espaço com menor intervenção sonora externa.

Pode parecer uma observação não muito relevante, mas quem usa cabelo grande, por exemplo, pode preferir prender os fios para esse tipo de prática. Assim você não precisa pausar a execução para afastar o cabelo do rosto ou coisas do tipo, que podem interferir no seu foco e até mesmo na execução de sua prática. 

Dicas para uma boa execução no Vinyasa yoga

Imagem ilustrativa para o texto: "O que é Vinyasa Yoga", para o blog da Arimo.

Uma vez que você tem um ambiente que funcione bem para a sua prática, é hora determinar o que te ajuda na execução do Vinyasa yoga.

Como essa é uma prática de movimento fluido, é necessário vestir algo que não te trave na hora de realizar um asana ou no momento de transicionar de uma pose para a outra.

E neste quesito de roupas, vale ainda considerar se a roupa vai te esquentar muito ou te deixar, de alguma forma desconfortável ao longo da prática.

Mas não é questão apenas de figurino, os acessórios também são ótimos aliados para o yoga. Então, se você sente necessidade de se utilizar de blocos ou demais materiais de apoio, não deixe de adicioná-los à sua prática.

Dicas para ter conforto e segurança no Vinyasa yoga

Como mencionado nos pontos acima, até mesmo as menores coisas — como roupas e acessórios — podem definir como sua prática funcionará. E quando falamos de conforto, não é diferente. 

Vale procurar um tapete que te permita fazer a transição entre posturas com segurança, sem escorregar.

Apesar de não ser um apoio material, o respeito aos seus limites e corpo também é essencial para uma prática confortável e segura. É preciso entender que o avanço no yoga é gradual e respeitar seu tempo, para que seu momento de prática seja de uma evolução agradável e sem perigos de lesão.

Avatar

arimo

A gente sempre tem coisas legais pra te contar!

  1. Descontos exclusivos para nossa lista de emails.
  2. Enviamos conteúdos informativos.
  3. Novidades sobre nossos produtos e promoções.
  4. Enviamos poucos emails.
  5. Você pode sair da lista a qualquer momento.
  6. Respeitamos sua privacidade: não rastreamos seu email.

Utilizamos cookies para o funcionamento de nossa loja online. Também utilizamos cookies de terceiros para personalização de experiências de anúncios nas plataformas deles.